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O eSIM (Embedded SIM ou SIM embutido) é a evolução dos cartões SIM físicos em que o cartão deixa de vir no seu formato normal e passa a estar embutido (de fábrica) no equipamento. Isto permite-lhe ativar um plano móvel, sem que seja necessário inserir o cartão físico na ranhura do telemóvel. 😎

Vantagens do eSIM

O eSIM permite ativar um tarifário móvel em equipamentos como smartphones e smartwatches sem necessidade de inserir um cartão físico.

O eSIM pode ser utilizado como um segundo cartão SIM, num único equipamento, permitindo:

  • Ter um número pessoal e outro profissional;
  • Adicionar um tarifário de dados secundário;
  • Ter um número temporário;
  • Facilita o processo de portabilidade, uma vez que não requer mudança de cartões físicos quando existe alteração do Operador;
  • Protege o equipamento e reduz o risco de avarias por abertura do slot para o cartão;
  • Elimina o risco de avarias com o cartão físico;

 

Como aderir ao eSIM

Para aderir ao eSim necessita apenas de ter um equipamento compatível com a tacnoloia eSim. Consulte a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM. 😉

Pode aderir ao eSIM através da loja da NOS e da loja online, ou peça um cartão eSIM diretamente no site da NOS. Saiba como:

  1. Aceda ao Site NOS e selecione a opção “Pedir cartão grátis”;

     

     

  2. Preencha o formulário e selecione “Enviar Pedido”;

     

     

O pedido de 2.ª via de um cartão em formato eSim apenas é possível na loja física.

Consulte em detalhe todas as condições de adesão ao Cartão eSIM.

 

Como ativar o eSIM

Para ativar o seu eSIM é necessária uma ligação à internet. Ligue-se a uma rede Wi-Fi e, de seguida, siga os passos para o seu equipamento:

  • Samsung
    1. No menu “Definições”, selecione “Ligações”;

       

    2. Escolha “Gestor de cartão SIM”;

       

    3. De seguida, selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    4. Aguarde a adição do plano móvel;

       

    5. Se não detectar o plano, selecione “Digitalizar código QR do operador”;

       

    6. Escolha “Adicionar e utilizar agora”;

       

    7. Insira o seu PIN;

       

    8. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • Huawey
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. De seguida, escolha “Gestão dos SIM”;

       

    3. Selecione “Adicionar eSIM”;

       

    4. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    5. Aguarde enquanto a transferência do eSIM é concluída;

       

    6. Selecione “Adicionar este eSIM”;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPhone
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. Escolha “Plano móvel”;

       

    3. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    4. Selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    5. Selecione “SIM digital” para o desbloquear;

       

    6. Insira o seu PIN;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPad
    1. Aceda às definições e, de seguida, em “Dados Móveis”, selecione “Outra”;

       

    2. Faça o Scan do QR code do cartão eSIM;

       

    3. Selecione “Plano móvel”;

       

    4. Insira o seu PIN do SIM;

       

    5. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

Equipamentos compatíveis

Os fabricantes começam a disponibilizar o eSIM em equipamentos como os Smartphones e Smartwatches.
A NOS disponibiliza a ativação do eSIM por leitura de QR Code e os equipamentos disponíveis com o serviço eSIM que têm essa forma de associação e já confirmados pela NOS são:

Smartphones

  • Apple
  • iPhone SE (2020)
  • iPhone SE (2022)
  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone XR
  • iPhone 11
  • iPhone 11Pro
  • iPhone 11Pro Max
  • iPhone 12
  • iPhone 12mini
  • iPhone 12Pro
  • iPhone 12 Pro Max
  • iPhone 13
  • iPhone 13mini
  • iPhone 13Pro
  • iPhone 13 Pro Max
  • iPhone 14
  • iPhone 14 Pro
  • iPhone 14 Pro Max 
  • iPhone 14 Plus
  • Samsung
  • Galaxy Z Flip
  • Galaxy Z Flip 3 5G
  • Galaxy Z Flip 4
  • Galaxy Fold
  • Galaxy Fold 2
  • Galaxy Fold 3 5G
  • Galaxy Z Fold 4
  • Galaxy Note 20
  • Note 20 5G
  • Note 20 Ultra
  • Galaxy S20 4G
  • Galaxy S20 5G
  • Galaxy S20 Ultra 5G
  • Galaxy S20 Plus 4G
  • Galaxy S20 Plus 5G
  • Galaxy S21 5G
  • Galaxy S21 Ultra 5G
  • Galaxy S21 Plus 5G
  • Galaxy S22 5G 
  • Galaxy S22 Ultra 5G
  • Galaxy S22 Plus 5G
  • Galaxy S23 5G
  • Galaxy S23 Plus 5G
  • Galaxy S23 Ultra 5G
  • Google
  • Pixel 2 (not dual SIM)
  • Pixel 2 XL
  • Pixel 3
  • Pixel 3 XL
  • Pixel 3a
  • Pixel 3a XL
  • Pixel 4
  • Pixel 4a
  • Pixel 4a (5G)
  • Pixel 4 XL
  • Pixel 5
  • Pixel 5a
  • Pixel 5a (5G)
  • Pixel 6
  •  Pixel 6a
  • Pixel 6 Pro
  • Pixel 7
  • Pixel 7 Pro
  • Huawei
  • P40
  • P40 Pro
  • P50 Pro
  • Mate 40 Pro
  • Mate 30
  • Mate 30 5G
  • Mate 30 Pro 5G
  • Mate 30 RS Porsche
  • Mate 40
  • Mate 40 Pro
  • Mate 40 Pro+
  • Oppo
  • Motorola Razr 2019
  • Nuu Mobile X5
  • Gemini PDA
  • Rakuten Mini
  • Oppo Find X3 Pro
  • Oppo Reno 5A
  • Oppo Reno6
  • Oppo Pro 5G
  • Oppo Find X5
  • Oppo Find X5 Pro
  • Oppo Reno 6 Pro
  • Xiaomi

12T Pro

 

Tablets

  • Apple
  • iPad
  • iPad Air
  • iPad mini (superiores a 2019)
  • iPad Pro 11
  • iPad Pro 12.9
  • iPad Pro 12.9 (2018)​​

 

Smartwatch

  • Apple

Watch SE

Watch SE 2

Watch Series 3

Watch Series 4

Watch Series 5

Watch Series 6

Watch Series 7

Watch Series 8

Watch Ultra​​​​​​

  • Samsung

Galaxy Watch

Galaxy  Watch 3

Galaxy  Watch 4

Galaxy  Watch 5

Galaxy Watch Active 2

Galaxy Watch Active4

  • Huawei

Watch 2

Watch GT 2

Watch 3

 

Ficou com dúvidas sobre o eSIM na NOS? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. Em que lojas está disponível o serviço eSIM?

    O eSIM está disponível em todas as lojas da NOS do Continente, Madeira, Açores e online, condicionado à disponibilidade de stock em cada Loja.

  2. Posso utilizar o eSIM se tiver só um número no meu telemóvel?

    Sim, pode utilizar um eSIM como o seu único tarifário móvel, desde que tenha um equipamento com esta tecnologia.

  3. Posso usar vários eSIMs em simultâneo?

    No caso dos modelos de smartphone disponíveis em Portugal, é possível associar mais do que um eSIM, mas só um pode estar ativo de cada vez. É possível alternar entre os eSIM associados através do menu do telemóvel.

  4. Posso usar o eSIM só para cartões de dados?

    Sim, é possível usar um eSIM apenas com plano de dados móveis.

  5. Posso usar o eSIM e o cartão físico com serviços de operadoras diferentes?

    Sim, desde que o equipamento esteja desbloqueado. O eSIM só pode ser utilizado com o plano de uma operadora que já disponibilize o serviço eSIM.

  6. Posso utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) mais do que 1 vez?

    Sim, Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

  7. Como escolho o n.º pré-definido para as chamadas e para dados?

    É possível definir qual o nº pré-definido para comunicações de voz e sms, bem como para utilização de Dados móveis, através do menu do telemóvel.

  8. Como faço a portabilidade de um n.º que usa eSIM?

    A portabilidade de números é efetuada da mesma forma quer para cartões SIM físicos quer para cartões eSIM. Não é o cartão SIM que sofre portabilidade mas sim a numeração associada. Consulte aqui mais informações acerca do processo de portabilidade.

  9. Onde posso encontrar mais informação acerca do eSIM e manter-me a par das novidades sobre este serviço?

    Nesta página do site NOS e nas páginas de suporte dos fabricantes, a informação mantem-se atualizada sobre novos equipamentos que venham a disponibilizar esta tecnologia. Por exemplo, nesta página de suporte da Apple é possível encontrar toda a informação necessária acerca do eSIM.

  10. Quais os equipamentos disponíveis com tecnologia eSIM?

    Consulte aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.

  1. Como posso trocar o eSIM para outro equiapamento?

    Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

     


Conheça, também, o serviço Smart Number da NOS (MultiSIM) permite usufruir do seu número de telemóvel e das capacidades do mesmo em outros dispositivos, nomeadamente em smartwatch em: 

 

https://forum.nos.pt/telemovel-nos-24/o-smart-number-chegou-a-nos-21654

 


Consulta aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.

Olá!

 

A minha situação é a seguinte: tenho uma empresa com um sócio, e somos uns garotos que trabalham em sitios diferentes a horas diferentes, de maneira que queríamos ter um número da empresa - o mesmo em dois telefones diferentes, para além do nosso número pessoal nos mesmo equipamento, ou seja:

 

Pessoa 1 - equipamento 1

93444444 Número pessoal - cartão fisico

93000000 Número da empresa (eSIM)

 

Pessoa 2 - equipamento 2

93888888 Número pessoal - cartão fisico

93000000 Número da empresa (eSIM)

 

Isto será possível, ter dois eSIM em dois equipamentos distintos, mas ambos com o mesmo número? E se for assim:

 

Pessoa 1 - equipamento 1

93444444 Número pessoal - eSIM

93000000 Número da empresa - cartão fisico

 

Pessoa 2 - equipamento 2

93888888 Número pessoal - cartão fisico

93000000 Número da empresa (eSIM)

 

Ou isto funciona como os cartões gémeos e continuamos a procurar outra solução (com custos baixinhos) ?

 

Muito obrigado.

Cumprimentos

Fábio.

 

 

 

 

 


Bom dia @fabiodbventura

Pelo seu exemplo, quanto à disponibilização do eSIM é apenas necessário garantir que ambos os equipamentos são compatíveis com a tecnologia. 

No que diz respeito à possibilidade de ter o mesmo número (da empresa), em formato físico, sim, é possível para tarifários empresas com o serviço Twin. Este serviço permite a utilização de dois cartões SIM com o mesmo número e estar contactável em dois equipamentos. O Serviço Twin, de momento, apenas está disponível para cartões SIM e não eSIM. 

Assim, a opção compatível seria a do 1.º exemplo. 

Se tiver alguma questão, por favor, partilhe connosco. 

Obrigado 


@Mário P. muito obrigado.

portanto sera

pessoa 1 e 2

numero pessoal - eSim

numero empresa twin - fisico

correcto?

 

Como posso obter informações sobre o serviço Twin para empresas?

 

obrigado mais uma vez

 

cumprimentos

Fábio

 


Bom dia @fabiodbventura

Sim. :slight_smile:

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de contacto para o perfil @Fórum. Vamos endereçar este tema à equipa que o pode ajudar e contactar. 

Ficamos a aguardar a sua mensagem. 
Muito obrigado


Boa Tarde,

 

é possivel ter o serviço kanguru xl com esim?

 

Obrigado,

Vitor


Bem-vindo ao Fórum NOS @vrmoreira

Sim, é possível usar um eSIM apenas com plano de dados móveis. 

Diga-nos, por favor, já tem o tarifário Kanguru XL e pretende a 2ª via do cartão eSIM ou pretende aderir?

Obrigado


Bom dia, de momento não me encontro no pais mas preciso urgentemente de aderir ao E-SIM, existe alguma forma de o fazer ‘a distancia?


Bom dia @MARCO ROBERTO RAPOSO RAMOS

Infelizmente, mesmo que fosse possível enviar um cartão para o estrangeiro, seria sempre necessário que o primeiro acesso fosse em território nacional. 😥

Lamentamos o transtorno.

Muito obrigado 


É possível realizar a ativação de um eSIM do estrangeiro (no caso, do Brasil), com a contratação de pacotes de dados online (também direto do estrangeiro) para uso na União Europeia?

Faço tal questionamento porque pretendia baixar o eSIM já no Brasil, contratar o plano de dados também do Brasil e já utilizá-lo em países da UE. Considerando que a minha entrada na UE será direto na França, isso é viável? 

Grato.

 


Bem-vindo ao Fórum NOS @André Livinalli Wedy

Movemos o seu comentário para o artigo sobre o eSIM. 😀Deste modo, garantimos a boa organização do Fórum NOS. 

A ativação do cartão e o seu primeiro acesso deve ser à rede NOS, pelo que a primeira utilização deve ser em território nacional. 
Obrigado


No passado dia 28 de maio fui a uma loja NOS e pedi o cartão eSIM. Foi me dado um cartão com um código QR e disseram me que o cartão iria estar ativado no máximo em 2 horas. Não me foram dadas mais instruções. Li o código qr com o meu iPhone e adicionei o cartão através das definições do telemóvel.

Passados 4 dias, o cartão continuava desativado por tanto desloquei me à mesma loja e reportei a situação. A colaboradora da loja informou-me que realmente havia um problema com o cartão, mas que infelizmente não conseguiam resolver na loja, tinha que ligar para a linha de apoio. Liguei para a linha de apoio e a colaboradora da linha de apoio disse que realmente havia um problema com o cartão, mas que infelizmente não conseguiam resolver na linha, que no espaço de 2 horas no máximo iria ser contactado por um membro da linha técnica. Entretanto ja passaram 3 dias, não fui contactado por ninguém e o eSIM continua a não funcionar. No entanto, o pedido de assistência registado na “Area de cliente” encontra-se marcado como “resolvido” 


Boa tarde @MARCO ROBERTO RAPOSO RAMOS,

Lamentamos a situação que descreve. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado


Boa noite,

 

Aderi hoje ao vosso tarifário movel ilimitado, tendo em conta que tenho um número da empresa e este para uso pessoal, gostaria de saber se posso passar numa loja e ativar 2 Via do meu número mas em formato eSim e se sim qual o custo uma vez que nos campos de preenchimento de adesão, ao solicitar um novo cartão não me foi possível escolher o formato do mesmo, sendo-me enviado o cartão físico.

 

Obrigado desde já

FábioMCN


Boa tarde @FábioMCN, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
Pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. 

Movemos o seu comentário para o artigo 

Sim, pode solicitar a 2ª via do número em eSIM. O custo de uma 2ª via é de €7,5. 

Obrigado


Muito obrigado e não tem de pedir desculpa por nada, 
 

Fui à loja no dia seguinte e fiz a ativação, foi gratuita e já está em pleno funcionamento! 
 

Agradeço de qualquer das formas a sua resposta @Mário P. votos de um bom fim de semana para si.


Excelente, @FábioMCN
Muito obrigado pelo seu feedback. Ficamos contentes que tenha conseguido. 

Qualquer questão, fale connosco. 
Obrigado


Boas!

 

Já vi aqui várias respostas oficiais por parte da NOS, mas gostava de ter uma o mais atual possível.

 

Vou trocar de iPhone e tenho o serviço da NOS através de um eSIM.

Vou ser obrigado a ir a uma loja NOS e gastar €7,50 numa 2ª via para passar o eSIM para o novo iPhone ou efetivamente o QR Code funciona até 5x e é uma questão de apagar o eSIM do iPhone antigo e ler o código e configurar o eSIM no iPhone novo?

 

Obrigado!


Boas!

 

Já vi aqui várias respostas oficiais por parte da NOS, mas gostava de ter uma o mais atual possível.

 

Vou trocar de iPhone e tenho o serviço da NOS através de um eSIM.

Vou ser obrigado a ir a uma loja NOS e gastar €7,50 numa 2ª via para passar o eSIM para o novo iPhone ou efetivamente o QR Code funciona até 5x e é uma questão de apagar o eSIM do iPhone antigo e ler o código e configurar o eSIM no iPhone novo?

 

Obrigado!

Acho incrível como a “evolução” faz com que em vez de trocar de telemóvel seja só mudar o SIM de um dispositivo para outro se tenha que pagar às operadoras por um “chip” que nem sequer existe. É o típico mudar para digital ficou mais caro.


Boa tarde @Gonçalo Ribeiro

Sim, é possível utilizar o mesmo QRCode. Em caso de troca de equipamento deve, em primeiro lugar, assegurar que possui ligação à internet através de Wi-Fi. De seguida, remova o eSIM do dispositivo antigo em Definições > Dados Móveis > Plano de Dados > Remover plano de Dados e de seguida configure o eSIM no dispositivo novo.

Obrigado


@Gonçalo Ribeiro,

movemos o seu comentário para o artigo sobre 

Deste modo, garantimos a boa organização da informação facilitando a pesquisa. 
Muito obrigado


Boa tarde @Gonçalo Ribeiro

Em caso de troca de equipamento deve, em primeiro lugar, assegurar que possui ligação à internet através de Wi-Fi. De seguida, remova o eSIM do dispositivo antigo em Definições > Dados Móveis > Plano de Dados > Remover plano de Dados e de seguida configure o eSIM no dispositivo novo.

Obrigado


Certo, eu sei configurar um eSIM, a dúvida é se o QR Code utilizado para configurar no antigo funciona para configurar o eSIM no novo equipamento (já que vocês não suportam transferência direta de eSIM de um iPhone para outro).

Porque se não der, é um pouco sem sentido eu ter de ir pagar por uma segunda via de um código digital…


Peço desculpa, editei o meu comentário, @Gonçalo Ribeiro
Sim, como disse, é possível utilizar o QRCode até 5x. 

Muito obrigado


Peço desculpa, editei o meu comentário, @Gonçalo Ribeiro
Sim, como disse, é possível utilizar o QRCode até 5x. 

Muito obrigado

Obrigado, pela resposta, Mário! 🙌🏻


Ora essa, @Gonçalo Ribeiro
Obrigado nós. Qualquer questão, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 


Boa tarde, gostaria de saber se o eSIM funciona no iphone 12mini e se tem diferença o telefone ser comprado em Portugal ou em França ? 
 

já sou cliente NOS e tenho um cartão associado seria possível desse cartão físico ter um eSIM ? 
 

 


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