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O eSIM (Embedded SIM ou SIM embutido) é a evolução dos cartões SIM físicos em que o cartão deixa de vir no seu formato normal e passa a estar embutido (de fábrica) no equipamento. Isto permite-lhe ativar um plano móvel, sem que seja necessário inserir o cartão físico na ranhura do telemóvel. 😎

Vantagens do eSIM

O eSIM permite ativar um tarifário móvel em equipamentos como smartphones e smartwatches sem necessidade de inserir um cartão físico.

O eSIM pode ser utilizado como um segundo cartão SIM, num único equipamento, permitindo:

  • Ter um número pessoal e outro profissional;
  • Adicionar um tarifário de dados secundário;
  • Ter um número temporário;
  • Facilita o processo de portabilidade, uma vez que não requer mudança de cartões físicos quando existe alteração do Operador;
  • Protege o equipamento e reduz o risco de avarias por abertura do slot para o cartão;
  • Elimina o risco de avarias com o cartão físico;

 

Como aderir ao eSIM

Para aderir ao eSim necessita apenas de ter um equipamento compatível com a tacnoloia eSim. Consulte a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM. 😉

Pode aderir ao eSIM através da loja da NOS e da loja online, ou peça um cartão eSIM diretamente no site da NOS. Saiba como:

  1. Aceda ao Site NOS e selecione a opção “Pedir cartão grátis”;

     

     

  2. Preencha o formulário e selecione “Enviar Pedido”;

     

     

O pedido de 2.ª via de um cartão em formato eSim apenas é possível na loja física.

Consulte em detalhe todas as condições de adesão ao Cartão eSIM.

 

Como ativar o eSIM

Para ativar o seu eSIM é necessária uma ligação à internet. Ligue-se a uma rede Wi-Fi e, de seguida, siga os passos para o seu equipamento:

  • Samsung
    1. No menu “Definições”, selecione “Ligações”;

       

    2. Escolha “Gestor de cartão SIM”;

       

    3. De seguida, selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    4. Aguarde a adição do plano móvel;

       

    5. Se não detectar o plano, selecione “Digitalizar código QR do operador”;

       

    6. Escolha “Adicionar e utilizar agora”;

       

    7. Insira o seu PIN;

       

    8. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • Huawey
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. De seguida, escolha “Gestão dos SIM”;

       

    3. Selecione “Adicionar eSIM”;

       

    4. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    5. Aguarde enquanto a transferência do eSIM é concluída;

       

    6. Selecione “Adicionar este eSIM”;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPhone
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. Escolha “Plano móvel”;

       

    3. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    4. Selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    5. Selecione “SIM digital” para o desbloquear;

       

    6. Insira o seu PIN;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPad
    1. Aceda às definições e, de seguida, em “Dados Móveis”, selecione “Outra”;

       

    2. Faça o Scan do QR code do cartão eSIM;

       

    3. Selecione “Plano móvel”;

       

    4. Insira o seu PIN do SIM;

       

    5. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

Equipamentos compatíveis

Os fabricantes começam a disponibilizar o eSIM em equipamentos como os Smartphones e Smartwatches.
A NOS disponibiliza a ativação do eSIM por leitura de QR Code e os equipamentos disponíveis com o serviço eSIM que têm essa forma de associação e já confirmados pela NOS são:

Smartphones

  • Apple
  • iPhone SE (2020)
  • iPhone SE (2022)
  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone XR
  • iPhone 11
  • iPhone 11Pro
  • iPhone 11Pro Max
  • iPhone 12
  • iPhone 12mini
  • iPhone 12Pro
  • iPhone 12 Pro Max
  • iPhone 13
  • iPhone 13mini
  • iPhone 13Pro
  • iPhone 13 Pro Max
  • iPhone 14
  • iPhone 14 Pro
  • iPhone 14 Pro Max 
  • iPhone 14 Plus
  • Samsung
  • Galaxy Z Flip
  • Galaxy Z Flip 3 5G
  • Galaxy Z Flip 4
  • Galaxy Fold
  • Galaxy Fold 2
  • Galaxy Fold 3 5G
  • Galaxy Z Fold 4
  • Galaxy Note 20
  • Note 20 5G
  • Note 20 Ultra
  • Galaxy S20 4G
  • Galaxy S20 5G
  • Galaxy S20 Ultra 5G
  • Galaxy S20 Plus 4G
  • Galaxy S20 Plus 5G
  • Galaxy S21 5G
  • Galaxy S21 Ultra 5G
  • Galaxy S21 Plus 5G
  • Galaxy S22 5G 
  • Galaxy S22 Ultra 5G
  • Galaxy S22 Plus 5G
  • Galaxy S23 5G
  • Galaxy S23 Plus 5G
  • Galaxy S23 Ultra 5G
  • Google
  • Pixel 2 (not dual SIM)
  • Pixel 2 XL
  • Pixel 3
  • Pixel 3 XL
  • Pixel 3a
  • Pixel 3a XL
  • Pixel 4
  • Pixel 4a
  • Pixel 4a (5G)
  • Pixel 4 XL
  • Pixel 5
  • Pixel 5a
  • Pixel 5a (5G)
  • Pixel 6
  •  Pixel 6a
  • Pixel 6 Pro
  • Pixel 7
  • Pixel 7 Pro
  • Huawei
  • P40
  • P40 Pro
  • P50 Pro
  • Mate 40 Pro
  • Mate 30
  • Mate 30 5G
  • Mate 30 Pro 5G
  • Mate 30 RS Porsche
  • Mate 40
  • Mate 40 Pro
  • Mate 40 Pro+
  • Oppo
  • Motorola Razr 2019
  • Nuu Mobile X5
  • Gemini PDA
  • Rakuten Mini
  • Oppo Find X3 Pro
  • Oppo Reno 5A
  • Oppo Reno6
  • Oppo Pro 5G
  • Oppo Find X5
  • Oppo Find X5 Pro
  • Oppo Reno 6 Pro
  • Xiaomi

12T Pro

 

Tablets

  • Apple
  • iPad
  • iPad Air
  • iPad mini (superiores a 2019)
  • iPad Pro 11
  • iPad Pro 12.9
  • iPad Pro 12.9 (2018)​​

 

Smartwatch

  • Apple

Watch SE

Watch SE 2

Watch Series 3

Watch Series 4

Watch Series 5

Watch Series 6

Watch Series 7

Watch Series 8

Watch Ultra​​​​​​

  • Samsung

Galaxy Watch

Galaxy  Watch 3

Galaxy  Watch 4

Galaxy  Watch 5

Galaxy Watch Active 2

Galaxy Watch Active4

  • Huawei

Watch 2

Watch GT 2

Watch 3

 

Ficou com dúvidas sobre o eSIM na NOS? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. Em que lojas está disponível o serviço eSIM?

    O eSIM está disponível em todas as lojas da NOS do Continente, Madeira, Açores e online, condicionado à disponibilidade de stock em cada Loja.

  2. Posso utilizar o eSIM se tiver só um número no meu telemóvel?

    Sim, pode utilizar um eSIM como o seu único tarifário móvel, desde que tenha um equipamento com esta tecnologia.

  3. Posso usar vários eSIMs em simultâneo?

    No caso dos modelos de smartphone disponíveis em Portugal, é possível associar mais do que um eSIM, mas só um pode estar ativo de cada vez. É possível alternar entre os eSIM associados através do menu do telemóvel.

  4. Posso usar o eSIM só para cartões de dados?

    Sim, é possível usar um eSIM apenas com plano de dados móveis.

  5. Posso usar o eSIM e o cartão físico com serviços de operadoras diferentes?

    Sim, desde que o equipamento esteja desbloqueado. O eSIM só pode ser utilizado com o plano de uma operadora que já disponibilize o serviço eSIM.

  6. Posso utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) mais do que 1 vez?

    Sim, Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

  7. Como escolho o n.º pré-definido para as chamadas e para dados?

    É possível definir qual o nº pré-definido para comunicações de voz e sms, bem como para utilização de Dados móveis, através do menu do telemóvel.

  8. Como faço a portabilidade de um n.º que usa eSIM?

    A portabilidade de números é efetuada da mesma forma quer para cartões SIM físicos quer para cartões eSIM. Não é o cartão SIM que sofre portabilidade mas sim a numeração associada. Consulte aqui mais informações acerca do processo de portabilidade.

  9. Onde posso encontrar mais informação acerca do eSIM e manter-me a par das novidades sobre este serviço?

    Nesta página do site NOS e nas páginas de suporte dos fabricantes, a informação mantem-se atualizada sobre novos equipamentos que venham a disponibilizar esta tecnologia. Por exemplo, nesta página de suporte da Apple é possível encontrar toda a informação necessária acerca do eSIM.

  10. Quais os equipamentos disponíveis com tecnologia eSIM?

    Consulte aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.

  1. Como posso trocar o eSIM para outro equiapamento?

    Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

     


Conheça, também, o serviço Smart Number da NOS (MultiSIM) permite usufruir do seu número de telemóvel e das capacidades do mesmo em outros dispositivos, nomeadamente em smartwatch em: 

 

https://forum.nos.pt/telemovel-nos-24/o-smart-number-chegou-a-nos-21654

 


Consulta aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.

@Ana P. Sim a ideia era manter o mesmo número e quando liguei disseram que seria possível usar o mesmo número e até perguntei se desligando no telemóvel e ligando no relógio que era possível…ou seja não sei já o que é certo nem os custos associados nem as hipóteses para ter o telemóvel e o relógio com o mesmo relógio 


Olá @nandhpc,

Com o Smart Number poderá ter o seu número no smartphone e no smart watch em simultâneo. Sugerimos que consulte mais informações:

 

Obrigada


Olá @nandhpc,

Com o Smart Number poderá ter o seu número no smartphone e no smart watch em simultâneo. Sugerimos que consulte mais informações:

 

Obrigada

Então o que terei de ativar é o smartnumber, e no iphone funciona como esim, tem valored associados ou não é que queria usar o mesmo número alternando entre um e outro, mas sugeriram-me um esim no iphone e depois sem custos colocar no apple watch, podem explicar melhor.

obrigado


Olá @nandhpc,

O serviço Smart Number tem um custo de 4,49€ mensais. Todo o procedimento disponível aqui 👇🏽

 


Olá @nandhpc,

O serviço Smart Number tem um custo de 4,49€ mensais. Todo o procedimento disponível aqui 👇🏽

 

Mas se quiser usar o esim no iphone não posso usar, alternadamente o mesmo no iphone e no apple watch, é que me foi dito que sim…e tenho fatura em pacote, esse valor poderei pagar em separado?


@nandhpc,

Terá ambos os equipamentos com o mesmo n.º de telemóvel, e será possível utilizá-los sem qualquer problema ao mesmo tempo. O serviço ser-lhe-á cobrado na sua fatura NOS.

O iPhone permite ter um cartão SIM e eSIM, ao realizar o processo de ativação do Smart Number pode escolher o cartão principal em que deseja ativar o serviço.​


@nandhpc,

Terá ambos os equipamentos com o mesmo n.º de telemóvel, e será possível utilizá-los sem qualquer problema ao mesmo tempo. O serviço é cobrado na fatura do seu serviço NOS.

O iPhone permite ter um cartão SIM e eSIM, ao realizar o processo de ativação do Smart Number é possível escolher o cartão principal em que deseja ativar o serviço.​

Obrigado, mas por exemplo se usar alternativamente o serviço também terei de pagar, então o valor de 5€ não poderá ser pago à parte pois era o que desejava; eu pensei que com o esim poderia duplicar o cartão para o relógio sem custos, pois foi o que me disseram quando liguei, nunca me falaram em 5€.

obrigado


Olá, veja á se este tópico ajuda: 

 

Boa tarde, desde já agradeço a resposta.

Já tinha lido este tópico porém fiquei sem perceber se essa transferência foi possível e se tudo correu bem.

É que sendo possível, avanço para a aquisição do smartphone, agora o meu receio prende-se com a impossibilidade de utilizar o eSIM em Portugal neste smartphone  e basicamente se limitar a uma smartphone single SIM.

Grato pela atenção.

Cumps.


Olá @nandhpc,

O @Diogo S. deu uma boa ajuda.

Para utilizar o seu cartão SIM ou eSIM em simultâneo no smartphone e smart watch só é possível com o Smart Number pelo valor indicado.

Se quiser alternar a utilização do cartão SIM entre equipamentos, não é possível com o eSIM, uma vez que o cartão fica associado apenas a um equipamento.

Obrigada


@Inês B. Pois já entendo mas com o smartnumber já é possível, e o valor posso pagar fora da fatura mensal?


@nandhpc,

O Smart Number está disponível apenas para tarifários pagos em fatura e o valor deste serviço é também debitado em fatura.

Obrigada


Olá @Hélio Oliveira,

O eSIM é compatível com os modelos Google Pixel 3, 4, 5 e 6.

Se tiver mais questões estamos disponíveis para ajudar.

Obrigada

 


Obrigado penso já ter entendido, o esim é para os smartphones que só pode ser em loja para 2a via e o smartnumber para smartwatch pode ser feito na app.

obrigado


Sim, @nandhpc, o Smart Number é utilizado num smartphone e em até 3 smart watches e a ativação é feita através da app compatível com o seu sistema operativo iOS ou Android.

Se tiver mais questões estamos disponíveis para ajudar.

Obrigada


Ah pensei que não dava, posso usar no meu iphone e no smartwatch usando a app certo?


Ok. Muito obrigado pelo esclarecimento.

Cumps.


Boa noite @nandhpc,

Exato, sugerimos a consulta de mais informação sobre este tema no artigo que criámos sobre o Smart Number.

Caso surja alguma outra questão, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


Olá,

Tenho um cartão de internet móvel Kanguru físico. Posso alterar por um eSIM. Tem algum custo? Posso solicitar esta alteração online ou só em loja?

Obrigado!


Boa noite @Rúben Daniel Baía,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

É possível ter um eSim com tarifário de dados. A ativação do eSim deverá ser realizada em loja.

Caso surja alguma questão, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


Boa tarde,

 

Adquirir um iPhone 12 mini na loja online, tendo-o recolhido na loja física do CC Estação Viana na passada quarta feira.

Ao recolher o iPhone, pedi um cartão eSim para utilizar como 2.º cartão nesse iPhone para a minha internet móvel.

Tiraram cópia do meu CC e fizeram-me assinar um documento para a ativação do cartão eSim.

Deram-me o cartão para ativar no iPhone e disseram-me que já tinham pedido a ativação do mesmo e que demoraria cerca de 2 horas até estar a funcionar.

Acontece que hoje é domingo, passaram-se 4 dias e continuo sem dados móveis no iPhone porque o cartão ainda não está ativo!

Contactei a NOS por Messenger e dizem-me que tenho de ir a uma loja fisica para ativar o cartão??!!

Estão a brincar comigo? Então o que é que eu fiz na quarta feira??

Como é possível tamanha incompetência? Acham que não tenho mais nada que fazer?

Agradeço que me indiquem uma forma CÈLERE para resolverem esta situação!


Boa tarde @Viana Castelo o eSIM é mesmo ativado na loja NOS física.


Boa tarde @Viana Castelo o eSIM é mesmo ativado na loja NOS física.

Sim, eu sei, mas já foi ativado na quarta feira, porque é que ainda não está ativo?

Recuso-me a ir lá novamente, a não sequer que me pageum o tempo perdido!!


Boa tarde @Viana Castelo o eSIM é mesmo ativado na loja NOS física.

Sim, eu sei, mas já foi ativado na quarta feira, porque é que ainda não está ativo?

Recuso-me a ir lá novamente, a não sequer que me pageum o tempo perdido!!

Parece não haver outra forma de conseguir ativar o Cartão, no entanto aguarde que outro user responda à sua mensagem ou um moderador.


Olá @Viana Castelo,

Lamentamos a demora.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum. Vamos ajudar.

Obrigada


A NOS permite a adição manual do esim, com o código SM-DP+  e respectivo código activação?

 


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