Skip to main content
Header
Destaque

Como mudar o cartão SIM para eSIM na my NOS

• September 15, 2025
  • 77 comentários
  • 12026 visualizações

Mostre a primeira mensagem

77 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • April 6, 2026

Tem que entrar com as mesmas credenciais. E associar o serviço se não aparecer o numero

Isso ja eu tentei. Nao me deixa fazer 

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • April 7, 2026

Bom dia ​@hugopereiracp,

Agradecemos a sua mensagem e, também, a ajuda da comunidade.

Após selecionar “Serviços contratados” na sua my NOS, em “Telemóvel” surgem todos os números associados ao contrato.

Antes de selecionar a opção de mudar para eSIM, escolha o número de telemóvel em causa.

Lembramos que o login feito na my NOS no equipamento da sua filha deve ser o mesmo onde tem associado o contrato.

Partilhe, por favor, connosco o seu feedback.

Obrigada

O numero dela nao aparece ainda na minha conta pois diz que tenho de enviar do telemovel dela uma mensagem a dizer SIM para o 12080 e a mesma nao é enviada

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • April 8, 2026

Agradecemos o seu testemunho ​@hugopereiracp,

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF e número de telemóvel em causa.

Obrigado

• Kilobyte
  • April 10, 2026

A NOS instalou o meu serviço da Internet fixa de maneira excelente, há dois dias. O técnico deixou 4 cartões SIM para os nossos telemóveis. Na mesma noite, pedi a portabilidade dos nossos telemóveis da MEO para a NOS. Após uma chamada da MEO na qual pressionaram-me muito para ficar,  hoje liberaram os números e agora os números antigos estão associados com o nosso serviço com a NOS. Fantástico.

Agora o problema. Os nossos telemóveis só usam eSIM. Entendia que ia só ser uma questão de ir a app myNOS e pedir o eSIM. Mas nos 4 cartões, quando tento gerir eSIM, dá-me a mensagem "Não é possível gerir o eSIM". Agora já não tenho serviço de telemóvel para chamar a linha de apoio (e não tenho a certeza de que poderiam ajudar), e não é muito conveniente ir à Loja NOS, e menos conveniente ter de pagar pelo serviço de trocar o SIM por eSIM na Loja. É gratuito na app, e quero usar a app, mas a app não está a funcionar.

Alguém tem uma ideia? Agradecido por qualquer eventual ajuda...

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • April 10, 2026

Bom dia ​@Sean Carter, bem-vindo ao Fórum NOS. 

Agradecemos a sua mensagem. Para organização da informação, movemos o seu comentário para o artigo onde este tema já é abordado.

Confirme-nos, por favor, se seguiu todos os passos como aqui descrito e se a dificuldade se mantém.

Obrigada

• Kilobyte
  • April 10, 2026

@Rafaela F. , sim, segui todo o que puder. Mas sempre vejo esta mensagem, então, não posso prosseguir além deste passo.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • April 10, 2026

Boa tarde ​@Sean Carter

Agradecemos o seu feedback.

Diga-nos, por favor, se já utilizou os cartões SIM uma primeira vez para que se registem na rede e, assim, ficarem ativos antes de fazer esta alteração.

Obrigada

Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img

Boa tarde ​@Sean Carter

Agradecemos o seu feedback.

Diga-nos, por favor, se já utilizou os cartões SIM uma primeira vez para que se registem na rede e, assim, ficarem ativos antes de fazer esta alteração.

Obrigada

Boa tarde ​@Rafaela F. 

Desculpe que lhe diga, mas deveria ler com mais atenção os comentários dos clientes. O cliente frisou muito bem num dos seus comentários que “Os nossos telemóveis só usam eSIM.” portanto como deve calcular o cliente ainda não utilizou os cartões SIM uma primeira vez, dado que os equipamentos não aceitam cartões físicos.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • April 10, 2026

Boa tarde ​@Tiago Ferreira,

Agradecemos o seu alerta e lamentamos a confusão.

O que queremos compreender é se já existiu a possibilidade de utilizar os cartões SIM uma primeira vez noutro equipamento compatível para que haja o registo na rede e, assim, o serviço ficar ativo.

Caso não tenha sido possível fazê-lo ou a dificuldade permaneça na alteração para eSIM, ​@Sean Carter, por favor, envie-nos uma mensagem privada através do perfil ​@Fórum com os números em causa e o NIF associado para podermos ajudar.

Obrigada

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • April 10, 2026

Boa tarde,

Agradecemos o seu alerta ​@Tiago Ferreira.

@Sean Carter, o erro que apresenta surge após o passo número 3 descrito neste artigo? 

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o NIF associado ao contrato.

Obrigado

• Kilobyte
  • May 31, 2026

Neste momento estou em França e queria trocar o meu SIM por um eSIM. O cartão SIM físico já não funciona, e o código QR para o eSIM que recebi por e-mail também não funciona.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • May 31, 2026

Boa tarde ​@Marcos PT , seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

Agradecemos a sua mensagem.

Vamos ajudar. A ativação de um eSIM ou cartão SIM, tem de ter o seu primeiro registo numa rede NOS, pelo que apenas em território nacional é possível fazê-lo. 

Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 

Obrigada

• Kilobyte
  • May 31, 2026

Olá Rafaela. É relativamente à ativação do eSIM em França. Estou atualmente em França a trabalhar por 3 meses e, por isso, infelizmente não consigo ir a Portugal. Que outras opções existem?

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • June 1, 2026

Boa tarde ​@Marcos PT,

Para organização do Fórum NOS, movemos o seu comentário para o artigo onde este tema é já abordado.

Para garantir o funcionamento do serviço, a ativação do eSIM tem de ser feita em território nacional, motivo pelo qual não consegue ativar o serviço uma vez que está fora de Portugal, o que lamentamos.

Caso pretenda obter uma 2.ª via do SIM, é possível fazê-lo através da my NOS. Contudo, e como já esclarecido, apenas garantimos o correto funcionamento do serviço no estrangeiro após o 1.º registo da rede em território nacional.

Partilhe connosco se surgir mais alguma questão. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • July 13, 2026

Bom dia a todos,

💢A funcionalidade para gestão do eSIM através da my NOS encontra-se temporariamente indisponível.💢

Caso pretenda mudar o seu SIM para eSIMtransferir o eSIM entre equipamentos ou pedir uma 2.ª via do eSIM, pode fazê-lo numa loja NOS mais perto de si, através do Quick Transfer caso possua um equipamento iOS ou falando connosco aqui, no Fórum NOS, para receber o cartão via CTT.

Partilhe connosco se surgir alguma dúvida ou questão. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada

Gostava de migrar meu cartão SIM convencional para um eSIM porém, já não acho mais esta opção no app MY OS.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • July 21, 2026

Bom dia ​@Murilo Lobato, bem-vindo ao Fórum NOS.

Para organização da informação, movemos o seu comentário para o artigo onde este tema já é abordado.

De momento, a funcionalidade para gestão do eSIM através da my NOS encontra-se temporariamente indisponível, pelo que para efetuar esta alteração é necessário fazê-lo diretamente numa loja NOS.

Em alternativa, podemos ajudar aqui, no Fórum NOS, com o envio da 2.ª via em formato eSIM via CTT para a sua morada.

Obrigada

@Rafaela F. , pode me ajudar com esse assunto então, por favor? 

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • July 22, 2026

Bom dia ​@Murilo Lobato,

Sim. Estamos aqui para ajudar. 😊

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

• O número de telemóvel em causa
  • NIF associado
  • Morada onde pretende receber a 2.ª via do eSIM

Lembramos que, caso possua um equipamento iOS, pode converter o seu SIM para eSIM gratuitamente e sem requerer leitura do QR Code, utilização da app my NOS, contacto com o serviço ao cliente ou visita a uma loja NOS. Saiba como:

Obrigada

• Kilobyte
  • July 27, 2026

Venho aqui mostrar o meu desagrado pela forma como a NOS está a funcionar.

A minha esposa comprou um telemóvel com eSIM e no sábado fui a uma loja perguntar se podia passar do SIM físico para eSIM na app, ao que disseram que sim para pesquisar com o google e seguir as instruções.

Chego a casa, sigo as instruções e não dá, pesquiso um pouco e descubro que afinal não é possível fazer pela app, informação que me deveriam ter dado na loja.

Domingo vou à loja pedir o eSIM e, apesar de ter explicado que na app não dava, queriam cobrar 10€ pelo eSIM, o que acho errado pois a responsabilidade do problema não é meu, enquanto não desse por self-care não deviam cobrar nada na loja. Nem é pelo valor mas pelo princípio.

Disseram também, após ter falado disso, que pelo fórum não dava e tinha de ser pela linha de apoio, que para piorar tudo só funciona durante dias úteis e num horário definido.

Incrível como eu tinha mais informação do que a pessoa da loja.

Com tudo isto e contando com o envio pelo correio fica o cliente uns 5 dias para ter algo que foi criado para facilitar e agilizar estas questões.

Vou enviar mensagem para o perfil @Fórum e espero receber o eSIM rapidamente.

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • July 27, 2026

A transferência pela app está temporiamente indisponivel parece.

Pela loja o valor é sempre 10€. Por correio é 10€ na mesma. 

• Kilobyte
  • July 27, 2026

A transferência pela app está temporiamente indisponivel parece.

Pela loja o valor é sempre 10€. Por correio é 10€ na mesma. 

Na loja disseram-me que pelo apoio ao cliente não se pagava…

Entretanto ​@Rafaela F. já fiz pedido para o @Forum , mas ainda não me responderam, é normal?

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • July 27, 2026

Bom dia ​@ciberg,

Agradecemos a sua mensagem e a partilha do ​@Guimas sobre o tema.

É possível fazer a mudança de SIM para eSIM através da my NOS. No entanto, a funcionalidade para essa gestão encontra-se temporariamente indisponível, o que lamentamos.

Assim, para poder fazer esta mudança é necessário deslocar-se a uma loja NOS para obter uma 2.ª via de forma mais rápida.

Caso possua um equipamento iOS, pode ainda fazer esta mudança através do seu telemóvel e sem qualquer valor associado. Saiba como: 

A 2.ª via de um cartão SIM físico ou eSIM tem o custo de €10, conforme descrito no Site NOS.

Estamos aqui para ajudar se surgir alguma outra questão.

Obrigada