Skip to main content
Header
DestaqueTutorial

Como configurar regras de Port Forward no Router na App NOS Net

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29117 comentários

Configurar regras de Port Forward no router, como abrir ou encaminhar portas de rede, permite ligar diretamente um equipamento ou programa à internet, sem ter que passar por uma firewall, na App NOS Net ou em nosnet.pt.

Neste artigo explicamos-lhe como configurar regras de Port Forward e redirecionar portas de rede nalguns routers através da App NOS Net.
Saiba ainda como o fazer através de nosnet.pt

É ainda assim preciso cuidado ao fazer a abertura, uma vez que existem vantagens e desvantagens ao utilizar esta funcionalidade. Um dos riscos da abertura de portas é abrir livremente o seu computador a possível malware, sem que este tenha de passar pela firewall do sistema.

Configurar regras de Port Forward

1. Aceda à App NOS Net, com os seus dados de acesso NOS ID, escolha “Mais” no meu inferior da App e selecione “Configurações Avançadas”;

2. Selecione “Port Forwarding” e, de seguida para configurar portas de rede escolha “Criar regra”;

3. Preencha informação solicitada, ao escolher um equipamento, e selecione “Avançar”.
    De seguida, escolha o serviço e selecione “Criar Regra” para concluir a configuração.

4. Após conclusão, é redirecionado para a página “Port Forwarding” onde agora pode:
    • Criar uma nova regra, ao selecionar “Criar regra”, ou;
    • Editar uma regra, ao selecionar “Editar” de uma das regras já criadas.

Quer saber mais sobre Wi-Fi? Consulte as nossas dicas e conselhos:

Saiba tudo sobre a App NOS Net e as funcionalidades em:

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão do serviço de internet em nos nosnet.pt ou na App NOS Net, disponível através do Google Play e da App Store

Caso tenha alguma dificuldade na abertura de portas, partilhe connosco.

Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?
78% acharam o tópico útil

24 Comentários

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 29117 comentários
  • 11 de maio de 2023

Configurar regras de Port Forward no routercomo abrir ou encaminhar portas de rede, permite ligar diretamente um equipamento ou programa à internet, sem ter que passar por uma firewall. 😎

Saiba ainda como fazer esta configuração via web em nosnet.pt:

• Kilobyte
  • 2 comentários
  • 10 de setembro de 2023

Olá,
Eu tenho um Giga Router 5.0 cilindrico, um TCG310 da Askey com o plástico da NOS à volta.
Quanto à conecção de internet tudo bem, mas preciso de servir coisas de uma máquina na minha LAN e para isso ser possivel, preciso de fazer Port Forward de várias portas, entre elas a 80.

Tentei fazer o Port forwarding via a App exactamente como aqui está descrito. O processo aparenta funcionar mas do lado da máquina nada muda.
Fui também usar o processo indicado no tutorial da nosnet, via browser, e deparei-me com mais problemas e nenhum sucesso:
1. As configurações de portas alteradas na app não se reflectem online no browser. (Muito engraçado se as mensagens de confirmação forem apenas client-side)
2. Portas configuradas em tanto a app como o site não ficam configuradas.
3. Assim que se perde a sessão no browser ou se fecha a app, toda a configuração desaparece.

Fui investigar mais pelos forums, e como o utilizador @marcolopes entre outros indicaram, o PF neste Giga Router não funciona.
Isto é uma funcionalidade básica, quando o meu operador era a MEO por muito dificil que fossem as coisas de se configurar tinhamos acesso às funcionalidades dos aparelhos localmente sem ter um DRM a bloquear configuração.
Ora, por acaso tenho um router D-link que usava noutra casa e portanto aventurei-me a usar o Giga Router 5.0 em bridge mode. Também sem sucesso para o que pretendo fazer também.
A. A funcionalidade de Bridge mode para a porta LAN 4 está activa e o meu D-Link com todas as máquinas da rede está ligado à porta LAN 4, mas o  Giga Router 5.0 continua a gerir as portas. 
B. A internet é passada para o outro Router correctamente mas as comunicações ainda estão a ser geridas pelo Giga Router que deveria estar em bridge mode. Tenho assim conflictos por estasrem 2 routers a tentar gerir a rede.

Para piorar tudo isto, deixei de ter acesso ao status do Router em 192.168.1.1, mesmo que na nosnet.pt ainda o indique ser o endereço do router e a App no meu telemovel agora apenas apresenta um ecrã negro por alguma razão.

Isto é sériamente desapontante. Tenho que entrar em contacto convosco no sentido de me trocarem o Router para um que permita Port Forwarding nativamente?

marcolopes
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 2518 comentários
  • 10 de setembro de 2023
AdNecrias escreveu:

Olá,
Eu tenho um Giga Router 5.0 cilindrico, um TCG310 da Askey com o plástico da NOS à volta.
Quanto à conecção de internet tudo bem, mas preciso de servir coisas de uma máquina na minha LAN e para isso ser possivel, preciso de fazer Port Forward de várias portas, entre elas a 80.

Tentei fazer o Port forwarding via a App exactamente como aqui está descrito. O processo aparenta funcionar mas do lado da máquina nada muda.
Fui também usar o processo indicado no tutorial da nosnet, via browser, e deparei-me com mais problemas e nenhum sucesso:
1. As configurações de portas alteradas na app não se reflectem online no browser. (Muito engraçado se as mensagens de confirmação forem apenas client-side)
2. Portas configuradas em tanto a app como o site não ficam configuradas.
3. Assim que se perde a sessão no browser ou se fecha a app, toda a configuração desaparece.

Fui investigar mais pelos forums, e como o utilizador @marcolopes entre outros indicaram, o PF neste Giga Router não funciona.
Isto é uma funcionalidade básica, quando o meu operador era a MEO por muito dificil que fossem as coisas de se configurar tinhamos acesso às funcionalidades dos aparelhos localmente sem ter um DRM a bloquear configuração.
Ora, por acaso tenho um router D-link que usava noutra casa e portanto aventurei-me a usar o Giga Router 5.0 em bridge mode. Também sem sucesso para o que pretendo fazer também.
A. A funcionalidade de Bridge mode para a porta LAN 4 está activa e o meu D-Link com todas as máquinas da rede está ligado à porta LAN 4, mas o  Giga Router 5.0 continua a gerir as portas. 
B. A internet é passada para o outro Router correctamente mas as comunicações ainda estão a ser geridas pelo Giga Router que deveria estar em bridge mode. Tenho assim conflictos por estasrem 2 routers a tentar gerir a rede.

Para piorar tudo isto, deixei de ter acesso ao status do Router em 192.168.1.1, mesmo que na nosnet.pt ainda o indique ser o endereço do router e a App no meu telemovel agora apenas apresenta um ecrã negro por alguma razão.

Isto é sériamente desapontante. Tenho que entrar em contacto convosco no sentido de me trocarem o Router para um que permita Port Forwarding nativamente?

Peça UPGRADE para o ROUTER 5 v2

• Kilobyte
  • 2 comentários
  • 10 de setembro de 2023
marcolopes escreveu:

Isso é um upgrade de firmware ou hardware? Mas de qualquer maneira obrigado pelo conselho, se é uma hipotese certamente o vou mencionar se precisar de entrar em contacto telefónico.

marcolopes
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 2518 comentários
  • 10 de setembro de 2023
AdNecrias escreveu:
marcolopes escreveu:

Isso é um upgrade de firmware ou hardware? Mas de qualquer maneira obrigado pelo conselho, se é uma hipotese certamente o vou mencionar se precisar de entrar em contacto telefónico.

HARDWARE! O Router 5v2 permite PF (testado por mim e outros utilizadores) embora com alguns BUGS!

Siga este tópico. Leia a partir daqui para ter a idea do problema que enfrenta: 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 29117 comentários
  • 11 de setembro de 2023

Boa tarde @AdNecrias,

Agradecemos a sua mensagem e partilha, assim como o testemunho do @marcolopes. Vamos ajudar a analisar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

• Kilobyte
  • 2 comentários
  • 5 de junho de 2024

Boa noite,

Instalaram há dias em minha casa um Router TG2492NO (penso que seja o Router 4) e estou a tentar configurar o acesso externo ás minhas câmeras através de DDNS + Port forwarding.

Isto no router antigo foi mais ou menos “straight forward” e funcionava bem, neste estou há horas a alterar configs e não consigo que o acesso externo funcione. 

Já tenho saudades do router antigo que tinha quase 10 anos...

O PF está mesmo a funcionar neste router ou é melhor pedir já que me troquem pelo mais recente e não perder mais tempo com isto?

Obrigado e cumprimentos,

Sérgio

marcolopes
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 2518 comentários
  • 6 de junho de 2024
Sergio T escreveu:

Boa noite,

Instalaram há dias em minha casa um Router TG2492NO (penso que seja o Router 4) e estou a tentar configurar o acesso externo ás minhas câmeras através de DDNS + Port forwarding.

Isto no router antigo foi mais ou menos “straight forward” e funcionava bem, neste estou há horas a alterar configs e não consigo que o acesso externo funcione. 

Já tenho saudades do router antigo que tinha quase 10 anos...

O PF está mesmo a funcionar neste router ou é melhor pedir já que me troquem pelo mais recente e não perder mais tempo com isto?

Obrigado e cumprimentos,

Sérgio

Leia a partir daqui para ter a idea do problema que enfrenta: 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29238 comentários
  • 6 de junho de 2024

Bom dia, @Sergio T
Precisamos de mais informação para conseguirmos ajudar e melhor compreender o que se passa. 

@marcolopes, agradecemos a partilha, no entanto, remete o utilizador para um artigo onde abordamos as dificuldades que existem quanto ao Router 5.0 v2 e segundo o @Sergio T tem o Power Router. 

Neste equipamento, de momento, não temos conhecimento de que existam dificuldades. Há, no entanto, em todos os routers portos que se encontram reservados à gestão NOS. 
Obrigado, 

• Kilobyte
  • 2 comentários
  • 6 de junho de 2024
Mário P. escreveu:

Bom dia, @Sergio T
Precisamos de mais informação para conseguirmos ajudar e melhor compreender o que se passa. 

@marcolopes, agradecemos a partilha, no entanto, remete o utilizador para um artigo onde abordamos as dificuldades que existem quanto ao Router 5.0 v2 e segundo o @Sergio T tem o Power Router. 

Neste equipamento, de momento, não temos conhecimento de que existam dificuldades. Há, no entanto, em todos os routers portos que se encontram reservados à gestão NOS. 
Obrigado, 

Viva caro @Mário P. ,

Agradeço a resposta.

Curiosamente após ter testado o acesso através de um PC fora da minha rede, consegui aceder ao dominio (DDNS) e porta à qual fiz PF. Pelo que consegui indagar pela pesquisa que fiz, isto deve-se ao facto de o router não ter “NAT loopback”. Confirmam esta situação? Há alguma forma de contornar isto no Router?

Obrigado.

• Byte
  • 1 comentário
  • 3 de julho de 2024

Boas, tenho o mesmo problema. Foi-me instalado um Power Router.

Não consigo configurar o encaminhamento as portas 80,443(tcp) para um equipamento interno.

Mesmo com o nível de firewall configurado no mínimo.

O DMZ tb não funciona.

Existe alguma solução que não passe por usar o modo bridge ?

Obrigado.

• Kilobyte
  • 2 comentários
  • 11 de setembro de 2024

Tenho tentado tbm sem sucesso algum configurar PF. Mesmo realizando tudo processo a porta nunca abre. Acho isso um desrespeito. Até pq os serviços não são desbarato para ter tanta restrições e bloqueios mesmo pagando pelos serviços.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29238 comentários
  • 12 de setembro de 2024

Boa tarde, @Jean Silvaa

Vamos ajudar a resolver a situação.

Diga-nos, por favor, qual o erro que verifica no momento em que faz a configuração.

Obrigado.

• Kilobyte
  • 7 comentários
  • 13 de novembro de 2024

Eu também tenho um router TCG310J com a versão 1.1.16.3.2, o port forwarding não funciona e aparentemente o  modo bridge não deixa entrar pacotes. Firewall no mínimo e nada. Desde o último upgrade deixou de funcionar. O serviço é caro, os equipamentos são maus, e o suporte é péssimo.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 29117 comentários
  • 13 de novembro de 2024

Boa tarde @c0ntact0,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Sugerimos que faça um reset de fábrica ao equipamento e teste novamente. 

Detalhe-nos, por favor, a ligação que testou e a dificuldade sentida.

Obrigado

• Kilobyte
  • 7 comentários
  • 13 de novembro de 2024

Ninguém resolve nada. Incrível.

• Kilobyte
  • 7 comentários
  • 13 de novembro de 2024

“Tente mais tarde” é o lema da NOS.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 29117 comentários
  • 13 de novembro de 2024

Agradecemos o seu testemunho @c0ntact0.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu NIF.

Obrigado

• Kilobyte
  • 2 comentários
  • 9 de dezembro de 2024
c0ntact0 escreveu:

“Tente mais tarde” é o lema da NOS.

Estamos exatamente com o mesmo problema. Como solução, exigem que me refidelize e só assim trocam o router.

Uma configuração básica que ninguem quer/consegue resolver!

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 29117 comentários
  • 9 de dezembro de 2024

Boa tarde ​@MAW LDA,

Agradecemos a sua mensagem.

Testou a configuração de diferentes regras? 
Pode partilha connosco, por favor, exemplos de regras que tentou criar e não foram possíveis? 

Sugerimos que, caso não o tenha feito, faça um reset de fábrica ao router e teste novamente.

Obrigado

• Kilobyte
  • 2 comentários
  • 9 de dezembro de 2024
João H. escreveu:

Boa tarde ​@MAW LDA,

Pode partilha connosco, por favor, exemplos de regras que tentou criar e não foram possíveis? 

Sugerimos que, caso não o tenha feito, faça um reset de fábrica ao router e teste novamente.

Obrigado

Qualquer Regra. Necessitamos de reencaminhar o porto 1723…

O router foi trocado após avaria do antigo em que o redirecionamento estava activo. Assim que trocaram o equipamento (já vai no segundo após avaria) deixei de conseguir configurar. 

Nem a linha de apoio (a pagar) consegue resolver…

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 29117 comentários
  • 9 de dezembro de 2024

Agradecemos a sua mensagem ​@MAW LDA. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

• Kilobyte
  • 7 comentários
  • 11 de dezembro de 2024
MAW LDA escreveu:
João H. escreveu:

Boa tarde ​@MAW LDA,

Obrigado

Qualquer Regra. Necessitamos de reencaminhar o porto 1723…

O router foi trocado após avaria do antigo em que o redirecionamento estava activo. Assim que trocaram o equipamento (já vai no segundo após avaria) deixei de conseguir configurar. 

Nem a linha de apoio (a pagar) consegue resolver…

Eu resolvi o meu problema configurando o meu router privado como DMZ no router da NOS. Assim não dependo das regras no router deles e faço NAT no meu router.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 29117 comentários
  • 11 de dezembro de 2024

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho e sugestão sobre este tema ​@c0ntact0.

Partilhe com a comunidade qualquer duvida ou sugestão que possa surgir. Os contributos da comunidade são muito importantes.

Obrigado