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Depois de conhecer todas as novidades sobre o Alarme Inteligente NOS | Securitas, como todos os equipamentos, funcionamento da App NOS Securitas ou ligação à Central, ficou com alguma dúvida?

 

Neste artigo encontra respostas às perguntas mais frequentes sobre o Alarme Inteligente NOS | Securitas.

  1. Quem pode aderir e onde?

    Todos os clientes podem aderir ao Alarme Inteligente NOS | Securitas, mesmo nos casos em que não disponham de serviços de comunicações e/ou independentemente do fornecedor atual destes serviços. Uma ligação de internet fixa é apenas necessária caso pretenda ter câmaras de vídeo.

  2. Quais são os benefícios de aderir ao Alarme Inteligente NOS | Securitas?

    O Alarme Inteligente NOS | Securitas é a primeira solução de segurança que combina a experiência da Securitas e a mais avançada tecnologia de segurança da NOS garantindo a tranquilidade na proteção da sua casa ou negócio. A Securitas monitoriza, permanentemente, a sua casa 24h por dia e 365 dias por ano e alerta as autoridades em caso de risco. A comunicação com a Central da Securitas é assegurada mesmo que existam cortes de energias, comunicações ou mesmo se existir uma tentativa de sabotagem.

  3. Posso subscrever a mais do que um serviço de alarme?

    Pode contratar vários serviços de alarmes desde que em moradas de instalação diferentes, mantendo a independência de cada um dos contratos e respetivas condições comerciais e de fidelização.

  4. Como funciona a parceria entre a NOS e a Securitas?

    Todos os alarmes comercializados e instalados pela NOS são ligados à Central da Securitas sendo a sua monitorização feita por profissionais qualificados para identificar e prevenir intrusões e outras ocorrências. Esta parceria veio combinar a avançada tecnologia da NOS e a elevada experiência da Securitas

  5. Como é feita a instalação do Alarme Inteligente?

    O Alarme Inteligente| Securitas é instalado por um técnico especializado da NOS e tem a duração máxima de 4h. Todos os equipamentos são aparafusados à parede em cumprimento da legislação como também da segurança da solução.  É recomendado que o utilizador principal desta solução esteja presente para conhecer o funcionamento configurando as funcionalidades do alarme às necessidades e rotinas.

  6. Já tenho equipamentos de segurança, posso usá-los no Alarme Inteligente NOS | Securitas?

    Não. Esta solução funciona apenas com os equipamentos que disponibilizamos, só assim podemos garantir uma ligação segura à Securitas em caso de intrusão.

  7. Tenho vantagens se for cliente de comunicações da NOS? As vantagens tradicionais da NOS aplicam-se a clientes de alarmes?

    Sim, os clientes com o serviço de televisão ou internet têm a oferta de instalação e ativação e desconto na mensalidade, em qualquer solução e ao longo de todo o contrato. Consulte em detalhe todas as condições do Alarme Inteligente.

    Os clientes de alarmes que não sejam cumulativamente clientes de comunicações da NOS, não têm acesso, pela via do serviço de alarmes, aos benefícios dos pacotes de comunicações, nomeadamente o cartão NOS e tráfego grátis nas App’s NOS

  8. Que elementos compõem o sistema de alarme?

    O Alarme Inteligente NOS | Securitas é composto por um painel de controlo e equipamentos periféricos, entre os quais: detetor de movimento com câmara, detetor de movimento sem câmara, sensor magnético de porta/ janela e placa dissuasora. Pode também adicionar outros equipamentos como: câmara de vídeo, sirene interior, sensor de fumo e temperatura, detetor de monóxido de carbono, botão de pânico, entre outros.

    O painel de controlo funciona como hub do sistema de alarme, estabelecendo uma ligação sem fios com todos os equipamentos através do protocolo proprietário Power G, com encriptação de nível militar. É também através deste painel que é estabelecida a comunicação com a Securitas. O Alarme Inteligente inclui ainda o acesso à App e portal Web, através dos quais pode controlar o alarme.

  9. O que acontece quando dispara o alarme?

    Se o alarme disparar, a sirene de alta potência irá soar e será alertado de imediato no seu smartphone, via App, sendo informado do(s) sensor(es) que acionaram o alarme. Nesse momento, é contactado pela Securitas, que tem como objetivo despistar eventuais falsos alarmes e efetuar a ligação à polícia, caso se confirme uma potencial intrusão.

    A lei da segurança privada prevê que a Central da Securitas considere potencial intrusão os casos em que i) existe confirmação visual de intrusos, captada através de um fotodetetor/ equipamento de vídeo, ou ii) num tempo inferior a trinta minutos, existe deteção de movimento, de forma sucessiva, em dois ou mais equipamentos de deteção localizados em espaços diferentes. É por este motivo que todas as soluções base incluem um sensor para porta de entrada e um detetor de movimento com câmara.

    Caso se trate de um falso alarme, desarme-o no painel de controlo, na App NOS Securitas ou no portal web.

  10. Como é que o alarme comunica com a Central da Securitas? O que acontece se falhar a rede móvel ou a ligação Wi-Fi?

    O painel de controlo do alarme inteligente possui um cartão SIM com tecnologia 2G, 3G e 4G, através do qual é estabelecida a ligação com a Central da Securitas (único no mercado com conetividade 4G). O cartão está configurado na rede de todos os operadores nacionais, tendo capacidade de selecionar aquela que tem maior cobertura.  Assim, permite assegurar que, na eventualidade de existir uma falha na rede móvel de um dos operadores, a ligação à Central da Securitas mantem-se estável conseguindo ligar-se a outra rede.

    O painel estará também conectado via Wi-Fi, assegurando um mecanismo adicional.

    Sempre que forem detetados cortes ou interferências na rede, a Central da Securitas recebe um alerta.

  11. A que dados têm acesso a Securitas e a NOS?

    Cada entidade envolvida neste serviço tem acesso apenas aos dados estritamente necessários para cumprimento das suas respetivas responsabilidades, de acordo com os princípios e regras que decorrem do Regulamento Geral de Proteção de Dados e a Lei da Segurança Privada.

  12. Como é feita a manutenção do Alarme Inteligente?

    A manutenção do sistema é da responsabilidade da NOS e pode ser despoletado de duas formas:

    • Manutenção preventiva – intervenção técnica presencial, agendada, anualmente, sem qualquer custo para o cliente. Nestas intervenções é feito uma revisão geral ao sistema, avaliando estado dos sensores e todos os parâmetros de conectividade do painel de controlo.
    • Manutenção corretiva – intervenção técnica agendada na sequência da deteção de alguma anomalia do sistema por parte do cliente ou da Securitas.
  13. Como posso armar/desarmar o alarme?

    O alarme pode ser armado/desarmado, diretamente, no painel de controlo ou, remotamente, através da App NOS Securitas ou Portal Web. 
     

    Através do painel de controlo:


    O processo é igual para desativar o alarme.

     

    Através da App NOS Securitas:

     

     

    Através do Portal Web

    O processo é igual para inactivar o alarme.
     

  14. Como posso adicionar ou gerir utilizadores? Posso atribuir níveis de permissão diferentes para cada utilizador?

    O alarme inteligente da NOS permite criar até 240 utilizadores, cada um com o seu respetivo código de acesso, sem custo adicional. Esta ação pode ser executada diretamente no painel de controlo, na App ou no Portal Web.

    Os utilizadores do alarme podem ter níveis de permissão distintos, com restrições horárias ou acessos temporários. Esta funcionalidade permite, por exemplo, criar um utilizador com permissão apenas para ativar/ inactivar o alarme, cujo código permite inactivar o sistema apenas durante um determinado intervalo de horas. Estes utilizadores podem ter, de igual forma, um login na App ou portal web, com níveis de permissão customizáveis. É possível, também, alterar ou eliminar o código de um utilizador via App ou portal web, bem como no painel de controlo.

     

    Através do painel de controlo:
    ​​​​​

    Pode também editar um utilizador já criado ou mesmo eliminá-lo.

     

    Através da App NOS Securitas:
     

    Pode também, através do Portal Web, adicionar utilizadores com login de acesso à App NOS Securitas ou ao Portal Web.

     

  15. Posso customizar notificações?

    Através da App e portal web, na área notificações, poderá definir quais os tipos de eventos para os quais pretende ser notificado, que utilizadores são notificados pelos mesmos e de que forma (notificação na app ou via email).


    Através da App NOS Securitas:
     

    Através do Portal Web:

     

  16. O alarme também me protege quando estou em casa?

    Sim. Ao ativar “Armar (ficar)” ativa apenas os sensores de portas e janelas, mantendo inativos os detetores de movimento. Este modo é o mais indicado quando pretende armar o alarme, permitindo a circulação de quem está dentro de casa (p.e. durante a noite ou na presença de animais domésticos).

    O “Armar (sair)” ativa todos os sensores e detetores. Este modo é recomendado sempre que a casa se encontrar sem ninguém.

  17. Como posso criar regras para gravação de vídeo?

    No Portal Web pode criar diversas regras para gravações de curtos clips de vídeo, sempre que se verifique um determinado evento. A gravação de um vídeo quando o alarme dispara já vem configurada, por defeito, sendo igualmente possível gravar pequenos clips em outras situações, tais como sempre que o sensor de porta/ janela é aberta durante a noite, sempre que é detetada atividade numa determinada zona, entre muitos outros.

    É igualmente possível definir os destinatários para o envio destes clips e a forma de notificação (via email ou na App).
     

     

  18. Posso alterar os equipamentos de sítio após a instalação?

    Não recomendamos, sob qualquer circunstância, remover proactivamente, e de forma autónoma, os equipamentos da parede. Se por algum motivo pretender trocá-los de lugar, tem de contactar a linha 16106 para agendamento de uma intervenção técnica.

    As câmaras de vídeo constituem uma exceção a esta regra e podem ser colocadas onde desejar ao longo do tempo, devendo voltar a calibrá-las posteriormente.

  19. Se precisar de ajuda quem devo contactar?

    O suporte do serviço de alarmes da NOS está disponível através da linha gratuita 16106.  Exceto em caso de emergência.

  20. Qual a diferença entre os dois modos de armar?

    O Alarme NOS Securitas tem dois modos de armar: 

    Armar (ficar) – ativa apenas os sensores de portas e janelas, mantendo inativos os detetores de movimento. Este modo é o mais indicado quando o cliente pretender armar o alarme, permitindo a circulação de quem está dentro de casa, por exemplo, durante a noite ou na presença de animais domésticos.

    Armar (sair) – ativa todos os sensores e detetores. Este modo é recomendado sempre que a casa se encontrar sem ninguém.

     

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