Header
Destaque

Hospital 5G – Primeiro hospital 5G em Portugal

  • 17 November 2021
  • 1 comentário
  • 84 visualizações

Reputação 7
Crachá +2

A NOS e o Grupo Luz Saúde juntam-se para criar o primeiro hospital 5G e transformar os cuidados de saúde no nosso país.:hospital::slight_smile:

Um hospital que, com a 5º Geração de rede móvel, pode ter tudo ligado em tempo real e contar com a ajuda da inteligência artificial

 

A parceria pioneira mostra que o 5G é uma realidade pronta a chegar aos hospitais. Transformando os cuidados de saúde com conectividade e a ajuda da inteligência artificial, foram instalados no Hospital da Luz 17 antenas que cobrem áreas nucleares como as consultas externas, as salas de cirurgia, o centro de formação e o auditório.

Uma criança de quatro anos, inconsciente e taquicardia, com possível choque séptico, precisa de uma intervenção urgente. A médica de serviço nunca fez o procedimento, mas recebe imediatamente as instruções, através de uns óculos de Realidade Aumentada, de uma especialista que se encontra longe do local. Este é um dos possíveis cenários que conta agora com uma resposta mais rápida e precisa na intervenção aos pacientes. Fazendo parte do centro de formação Hospital da Luz Learning Health, que conta ainda com um robô equipado com uma câmara 360º que recolhe imagens em tempo real, a parceria mostra que estamos totalmente prontos para transformar a Saúde e a sociedade.

 

Acompanhamento de doentes 24 horas

A formação médica e o treino hospitalar naquele que é o maior centro de simulação médica do país será uma das áreas onde as mais-valias do 5G serão postas em prática em primeiro lugar, no Hospital da Luz.

O Hospital 5G conta com a disponibilização das maiores inovações da rede 5G. Tecnologias como a Realidade Virtual e Aumentada são utilizadas, por exemplo, nos cuidados paliativos do hospital, para tranquilização dos doentes. É tempo de garantir uma maior proximidade e acompanhamento. :blush:

O 5G vai permitir ainda a possibilidade de monitorização em internamento domiciliário, permitindo alguns doentes serem acompanhados em casa, com a segurança de que uma equipa médica está a monitorizar 24 horas por dia, sete dias da semana.

Com a ajuda da NOS, o 5G permite desenvolver o remote healthcare, para colaboração médica à distância. Possibilitando as equipas multidisciplinares, dos quatro cantos do mundo, poderem trabalhar em conjunto e em tempo real, seja para partilha de conhecimento, seja até para a realização de cirurgias em conjunto. O melhor médico disponível imediatamente, à distância de um ecrã? É tempo de a Saúde garantir isso, com 5G.

 

Os hospitais do futuro vão salvar mais vidas

Dado o primeiro passo para o que serão os hospitais do futuro, em que médicos e doentes vão poder estar mais ligados, os diagnósticos vão ser mais rápidos e informados, a sonorização massiva vai permitir o acompanhamento médico permanente e a gestão hospitalar vai conseguir otimizar custos, a NOS quer contribuir para a revolução tecnológica do 5G e fazer, pela primeira vez, tudo o que ninguém fez. :blush:
 

Descubra também a primeira Praia 5G e todas as potencialidades que a quinta geração oferece.

Conheça melhor a rede 5G na NOS, veja tudo o que precisa de saber sobre esta rede móvel aqui.
Quer saber mais sobre o 5G? Preparamos informação sobre os equipamentos 5G e as principais características e conceitos da rede móvel 5G.

Consulte também as perguntas mais frequentes e saiba tudo sobre o 5G.
 

Faça o que ninguém fez!


1 Comentário

Reputação 7
Crachá +2

Olá a todos!:blush:

Conheça o primeiro hospital 5G em Portugal, preparado para transformar os cuidados de saúde no nosso país.

Saiba mais sobre o 5G na NOS, aqui:

Obrigada

Comentário