Skip to main content
Header
Bruno S.
Terabyte
June 21, 2023
Respondido

Disponibilidade do 5G Standalone (NR SA) na NOS

Boa tarde,

Gostaria de saber se a NOS já disponibiliza o 5G na sua versão standalone (SA) aos clientes, uma vez que ao forçar o meu telemóvel a utilizar apenas a rede 5G (excluindo então o 5G NSA que em simultâneo usa a voz 4G/LTE) fica em SA apenas em “Só Chamadas de Emergência”. Ao consultar as informações de rede, afirma que a rede 5G SA que estou conectado pertence à NOS e neste momento diz que estou conectado a antena gNB 34024:211 (zona do NorteShopping). De realçar que nas outras redes funciona perfeitamente, apenas não funcionando no 5G SA.

Quanto ao equipamento, estou a usar um Samsung Galaxy A52s 5G (quanto ao equipamento não tenho dúvidas que seja o problema), tarifário pós-pago em pacote TV de 50GB e cartão preparado para 5G (ativado em fev/23).

Agradeço um feedback quanto à dificuldade no acesso,

P.S.: Por algum motivo na publicação deste tópico no título o S da palavra NOS foi substituído por um link de um tópico do mesmo tema.

Melhor resposta por João H.

Boa tarde a todos,

Três anos depois de ter sido a primeira a lançar o 5G, em Portugal, a NOS é agora a primeira a disponibilizar o 5G+ aos seus clientes, uma rede ainda mais rápida e sustentável. 📶🛜

Saiba mais sobre o 5G+ da NOS, também tecnicamente conhecido por 5G Stand Alone (SA),  através do nosso artigo:

Obrigado

140 Comentários

Kilobyte
July 3, 2024

E como faço para ativar o 5G standalone?

Kilobyte
July 3, 2024

Boa tarde a todos, 

De momento, apenas confirmamos que o tarifário indicado inclui o acesso ao 5G Standalone.

Continuamos a trabalhar para melhor e, por conseguinte, disponibilizar o serviço de forma gradual. 

Assim que tenhamos mais novidades, partilhamos aqui convosco no Fórum NOS.

Obrigado, 

o tal tarifário indicado é o Sem Limites Max?

Kilobyte
July 3, 2024

Sim é

Exabyte
July 3, 2024

Boa tarde a todos, 

De momento, apenas confirmamos que o tarifário indicado inclui o acesso ao 5G Standalone.

Continuamos a trabalhar para melhor e, por conseguinte, disponibilizar o serviço de forma gradual. 

Obrigado, 

E já existe zonas em que possamos aceder ao 5G SA? 

Olaf
Super User
Super User
July 5, 2024

@Daniel S É verdade, mas por exemplo para pessoas que se desloquem entre zonas e que tenham equipamento ou cartão 3G pelo menos já ficam a saber antecipadamente que nessas zonas podem ter maior dificuldades de rede. Diria que para essas já é uma boa ajuda também

Kilobyte
July 5, 2024

Ligando para o 16990 eles conseguem ativar o 5G standalone no meu tarifário Sem limites max?

Exabyte
July 5, 2024

@Daniel S É verdade, mas por exemplo para pessoas que se desloquem entre zonas e que tenham equipamento ou cartão 3G pelo menos já ficam a saber antecipadamente que nessas zonas podem ter maior dificuldades de rede. Diria que para essas já é uma boa ajuda também

Acho que era no tópico do desligamento do 3G essa questão 😅

Jorge C
Super User
Super User
July 5, 2024

Ligando para o 16990 eles conseguem ativar o 5G standalone no meu tarifário Sem limites max?

Boa tarde @Wesley M Lima,

Penso que apenas é necessário que se encontre numa localização com cobertura 5G SA e tenha um equipamento compatível.

Obrigado.

João H.
Gestor da comunidade
July 10, 2024

Boa tarde @Bruno S. e @Celso Costa,

Agradecemos a sua mensagem @Bruno S..

@João H. O VoNR em 5G Standalone já se encontra disponível nesse tarifário que inclui o 5G Standalone?

Atualmente não se encontra ainda disponível contudo, estamos a trabalhar para que seja disponibilizado futuramente. 

Agradecemos a sua questão @Celso Costa.

Boa tarde a todos, 

Obrigado, 

E já existe zonas em que possamos aceder ao 5G SA? 

De momento não temos novidades. Breve partilharemos mais informação sobre a disponibilização do 5G SA.

Logo que surjam mais informações, serão partilhadas através desta via. Fique atento a todas as novidades aqui, no Fórum NOS. 🙂

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
CP001
July 11, 2024

https://www.nos.pt/movel/tarifarios-movel/tarifarios-movel-pos-pagos

https://web.archive.org/web/20240603160506/https://www.nos.pt/movel/tarifarios-movel/tarifarios-movel-pos-pagos

No site antigo constava a informação sobre este tarifário telemóvel ilimitado

O tarifário com dotação de dados ilimitada é apenas para utilização pessoal e exclusiva do utilizador final do serviço telefónico móvel da NOS e no respetivo terminal de acesso, não podendo ser utilizado em qualquer outro tipo de equipamento

No caso de utilização indevida do serviço, a NOS reserva-se o direito de aplicar restrições à sua utilização, efetuar o desligamento ou retirar de serviço o respetivo cartão SIM.

No site novo apagaram este texto.

A NOS acabou com essa restrição? Era uma restrição que só existia neste tarifário. Nem os kanguru ilimitados têm essa restrição.