Skip to main content
Header
Megabyte
October 7, 2023
Respondido

Configurar APN Hotspot 5G

Bom dia, já tinha o hotspot 4G Kanguru ilimitado, fizeram upgrade substituindo os cartões sim de 4G para 5G, que podia usufruir sem limites o uso em 5G.

Recentemente adquiri um hotspot 5G da Alcatel, livre, coloquei o cartão sim, funcionou logo à primeira, porém com o rodar do tempo, fiquei sem acesso, alterei o APN, funcionou mais um curto tempo e voltou a não ter acesso à net, pus o problema à firma onde comprei o equipamento, alega que será da configuração do APN, face a isto preciso da vossa ajuda para o configurar o APN.

Aguardo resposta.

Melhor resposta por Jorge C

Já fiz, desde onde estou, Alpiarça, a Santarém e até Portimão. 

Problema persiste, eu entendo que nada tem a ver com local, por mesmo que não apanhe o 5G, tinha obrigação apanhar o 4G. Mas, simplesmente não liga à rede, coisa que já chegou a funcionar, por curto tempo. Tudo indica é questão de configuração do APN, mas só os técnicos da matéria poderão ajudar.

Aguardo sentado.... 

Sugiro a leitura deste tópico com um desfecho agradável.

Obrigado

46 Comentários

CP001
October 9, 2023

@FBranco experimente trocar IPv4v6 por apenas IPv4. A NOS não utiliza IPv6 na rede móvel.

Tipicamente usa-se IPv4v6 (dual-stack), mas por descargo experimente IPv4.

FBrancoAutor
Megabyte
October 9, 2023

Obrigado pela ajuda, mas já tinha feito isso e o problema se mantem!

CP001
October 9, 2023

@FBranco desculpe-me a pergunta, mas é útil para despistarmos que é mesmo um problema do lado da NOS?

Experimentou colocar um cartão de telemóvel de outra operadora no hotspot? Funciona bem?

FBrancoAutor
Megabyte
October 9, 2023

Bem, não é mal pensado, mas como não tenho outro cartão doutra rede, não consigo tirar conclusão. 

CP001
October 9, 2023

Bem, não é mal pensado, mas como não tenho outro cartão doutra rede, não consigo tirar conclusão. 

E não consegue pedir emprestado a um colega de trabalho ou amigo? Deixo essa sugestão.

FBrancoAutor
Megabyte
October 9, 2023

Não, dos que conheço não!

Mas deste uma brilhante ideia!

Primeiro tentei usar o meu cartão Sim 5G do meu telemóvel, não deu!

Mas depois surgiu-me outra ideia, porque não experimentar cartão 4G que possui 7Gbytes e é de graça, acompanhado do meu pacote NOS?

Dito e feito, não fiz nenhuma configuração no APN, funcionou logo à primeira, tinha net e não só, era em 5G, conforme printscrean que anexo, mais a configuração que estava no APN e por fim o teste de velocidade.

Conclui que é mesmo problema da NOS, entre o novo cartão 5G, algo não está ativado ou coisa assim, convém resolver, alguma dúvida ou esclarecimento da minha parte, disponham, mas….mas é melhor eu ficar à espera, sentado, neh?

FBrancoAutor
Megabyte
October 9, 2023

Anexo a configuração do APN (default)

FBrancoAutor
Megabyte
October 9, 2023

E por fim a velocidade testado com o Hotspot 5G + cartão SIM 4G com 7GB free.

Este teste feito aqui em casa, Alpiarça

FBrancoAutor
Megabyte
October 9, 2023

E o mais “engraçado” depois de usar o SIM de 4G em referência, tornei a repor o SIM de 5G ilimitado, não é que está a funcionar, conforme printscrean.

FBrancoAutor
Megabyte
October 9, 2023

E quanto à configuração do APN, fico com o default, conforme printscrean.

Contudo sei que por tempo indeterminado, pode ser daqui uma hora ou amanhã ou depois de amanhã, voltar a não conseguir conectar!

Pelo que agradeço que a NOS resolve duma vez a minha frágil situação!