Skip to main content
Header
Resposta

Ativar 5g

Aderi a um tarifário 5G+ e a opção no iOS para ativar essa funcionalidade está desativada, não me permitindo ativar esse serviço. 
o que fazer e porquê isto estar a acontecer?

Melhor resposta por Mário P.

@Olaf, ​@Jorge C e ​@cmfm2204,  a informação que dispomos, até ao momento, é que a maioria dos equipamentos não é feita diferenciação e continuará a ver um ícone “5G” num dos cantos superiores. 
Numa versão beta, exatamente por ser isso, uma versão não comercializada não prestamos apoio. 

Obrigado, 

20 Comentários

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • July 28, 2025

Boa noite, ​@cmfm2204

Diga-nos, por favor, desde quando é que tem o cartão SIM.

Isto porque, os Cartões SIMs adquiridos a partir de junho de 2024, em princípio, são compatíveis com o 5G+ e os Cartões eSIMs adquiridos a partir de julho de 2025, em princípio também são compatíveis com 5G+. 
Obrigado, 

• Autor
  • Kilobyte
  • July 28, 2025

Tenho um eSIM que adicionei há cerca de um ano. 
informo também que o meu tarifário 5G+ apenas foi ativado hoje. Será que é por isso?!!! Ou há algum problema com o eSIM que tenho instalado?

• Autor
  • Kilobyte
  • July 28, 2025

Como pode constatar, a opção está desativada e não me permite aceder ao toggle. 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • July 28, 2025

@cmfm2204, sim, atualmente, apenas os eSIM comercializados a partir de  julho de 2025 são compatíveis com o 5G+. 
Assim, e atendendo ao que indica, é necessário solicitar a 2.ª VIA do eSIM para conseguir aceder à tecnologia. 
Obrigado, 

• Autor
  • Kilobyte
  • July 28, 2025

Como o posso fazer? Pode ser online? Ou por telefone?

Pensei que sendo um cartão virtual, poderia ser atualizado automaticamente. 
Assim sendo é visto que apenas os eSIM adquiridos em julho suportam 5G+, isto é muito recente nos iPhones, é isso?

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • July 28, 2025

Sendo a 2.ª via de um eSIM, o processo, atualmente, é exclusivamente feito em Loja, ​@cmfm2204

Nos equipamentos Apple, é necessário utilizar cartões SIM ou eSIM específicos, ou seja, comercializados a partir de determinada data, devido às características técnicas próprias da marca e à evolução dos nossos cartões, sendo por isso necessário garantir a compatibilidade.
Obrigado,

• Autor
  • Kilobyte
  • July 29, 2025

Outra questão: como saber se estou numa área com cobertura 5G+?

Haverá alguma indicação no telefone a indicar isso?

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • July 29, 2025

Boa noite, ​@cmfm2204 
Estamos continuamente a investir para levar o 5G+ a cada vez mais clientes – já cobrimos aproximadamente 73% da população portuguesa.

Estamos disponíveis para ajudar sempre que precisar.

Obrigado,

• Autor
  • Kilobyte
  • July 29, 2025

Não respondeu à minha pergunta. 
O telefone dá alguma indicação quando se está numa área com cobertura 5G+, como por exemplo, aparecer no nome da rede, 5G+ em vez de 5G, ou 5G SA (Stand Alone)?

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • July 29, 2025

O telefone dá alguma indicação quando se está numa área com cobertura 5G+, como por exemplo, aparecer no nome da rede, 5G+ em vez de 5G, ou 5G SA (Stand Alone)?

Eu respondo! A partir do iOS 26 beta 2 apresenta a indicação 5G+ 😊 

ℹ️ iOS 26 beta 2 trouxe ao iPhone suporte para 5G+ (5G SA)

Obrigado.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • July 29, 2025

Quando estiver a utilizar a rede 5G+, na maioria dos equipamentos não é feita diferenciação e continuará a ver um ícone “5G” num dos cantos superiores do seu telemóvel, junto ao sinal de rede, tal como na rede 5G, ​@cmfm2204

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • July 29, 2025

Obrigado.

Na realidade no iPhone apenas aparece 5G, mas no entanto o ‘field test mode’ diz que estou ligado em 5G SA  

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • July 29, 2025

Obrigado.

Na realidade no iPhone apenas aparece 5G, mas no entanto o ‘field test mode’ diz que estou ligado em 5G SA  

Apesar de o iPhone mostrar apenas '5G', a ligação está em 5G+ (Standalone), como se vê no Field Test Mode onde aparece 'Network Capabilities: SA'. 

A partir do iOS 26 beta 2, o ícone '5G+' passa a aparecer quando ligado em SA.

Installing and using Apple beta software - Support - Apple Developer

Nas versões anteriores, mesmo em 5G+, o ícone continua a mostrar só '5G'. 

Obrigado.

• Autor
  • Kilobyte
  • July 30, 2025

Obrigado.

Apesar de o iPhone mostrar apenas '5G', a ligação está em 5G+ (Standalone), como se vê no Field Test Mode onde aparece 'Network Capabilities: SA'. 

A partir do iOS 26 beta 2, o ícone '5G+' passa a aparecer quando ligado em SA.

Installing and using Apple beta software - Support - Apple Developer

Nas versões anteriores, mesmo em 5G+, o ícone continua a mostrar só '5G'. 

Obrigado.

Bom, desculpe contradizer, mas estou com iOS 26 beta 4 e apenas aparece 5G. 

• Autor
  • Kilobyte
  • July 30, 2025

As imagens que aqui coloquei são tiradas do iOS 26 beta 4. 

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • July 31, 2025

Lamento discordar, a informação que existe é que aparece 5G+ pelo que caso entenda pode fazer um update dos carrier settings. 

Se mesmo assim não funcionar, é uma versão beta portanto tem bugs.

Obrigado.

• Autor
  • Kilobyte
  • July 31, 2025

Lamento discordar, a informação que existe é que aparece 5G+ pelo que caso entenda pode fazer um update dos carrier settings. 

Obrigado.

Pois, não aparece mesmo. 
Como fazer update dos carrier settings?

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • July 31, 2025

Obrigado.

Pois, não aparece mesmo. 
Como fazer update dos carrier settings?

Manually update your carrier settings on your iPhone or iPad - Apple Support

Obrigado.

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • July 31, 2025

Obrigado.

A fonte utilizada( o pplware) não diz que vai ter a sinalização do 5G+ diz que que a versão tem suporte 5g+.

“A primeira versão beta do iOS 26 chegou três dias depois. A opção 5G+ (5G SA) tinha desaparecido das definições do iPhone. Mas isso foi apenas temporário, pois o Beta 2 restabeleceu a opção.” apenas restabeleceu nas definições a opção de escolher apenas o 5G+, não significa que aparece no canto do visor

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • Resposta
  • July 31, 2025

@Olaf, ​@Jorge C e ​@cmfm2204,  a informação que dispomos, até ao momento, é que a maioria dos equipamentos não é feita diferenciação e continuará a ver um ícone “5G” num dos cantos superiores. 
Numa versão beta, exatamente por ser isso, uma versão não comercializada não prestamos apoio. 

Obrigado,