Skip to main content
Header
DestaqueTutorial

Como ativar a rede 5G+ da NOS no seu equipamento

Mostre a primeira mensagem

85 Comentários

• Megabyte
  • July 16, 2025

Boa Tarde,

Tenho o 5G standalone activo no meu telefone (iPhone 15 Pro Max) mas o mesmo nunca faz o registo em standalone. O Meu tarifário está dentro dos parametros para aceder ao 5G SA (200Gb pós pago). Haverá algum parametro do vosso lado que não esteja correto?

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • July 16, 2025

Boa Tarde,

Tenho o 5G standalone activo no meu telefone (iPhone 15 Pro Max) mas o mesmo nunca faz o registo em standalone. O Meu tarifário está dentro dos parametros para aceder ao 5G SA (200Gb pós pago). Haverá algum parametro do vosso lado que não esteja correto?

Então não deves estar num sitio com cobertura 5G SA, só isso.

um bem haja 

• Megabyte
  • July 16, 2025

Boa Tarde,

Então não deves estar num sitio com cobertura 5G SA, só isso.

um bem haja 

A 30 m de um site com N78 que reporta SA e NSA entre outros. Por certo não será essa a razão.

• Kilobyte
  • July 16, 2025

Boa tarde, Não temos visualmente como validar se estamos a utilizar 5G+ (iphone 15 Pro Max) ?
Obrigado

• Megabyte
  • July 16, 2025

Boa tarde, Não temos visualmente como validar se estamos a utilizar 5G+ (iphone 15 Pro Max) ?
Obrigado

Boa tarde, Sim temos marcar *3001#12345#* e chamar

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • July 16, 2025

@Djdj, boa noite. 

Indique-nos, por favor, o nome do tarifário. Saiba como o fazer em: 

Obrigado,

• Megabyte
  • July 16, 2025

@Djdj, boa noite. 

Indique-nos, por favor, o nome do tarifário. Saiba como o fazer em: 

Obrigado,

Boa Noite,  WTF 200gb pós 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • July 16, 2025

@Djdj, agradecemos o seu feedback.

O tarifário em causa ainda não dispõe do 5G+

Obrigado, 

• Kilobyte
  • July 17, 2025

Obrigado

Bom dia, como posso saber se estou a utilizar 5G+ no iphone?
esse comando mostra a capacidade SA 

Obrigado

• Megabyte
  • July 17, 2025

Obrigado

Obrigado

Bom dia, 

Onde diz Capabilities deverá mostrar apenas SA, isso significará que está em SA, se aparecer SA+NSA ou apenas NSA significa que não está em SA

Cumprimentos

• Kilobyte
  • July 17, 2025

Obrigado

Obrigado

Bom dia, 

Onde diz Capabilities deverá mostrar apenas SA, isso significará que está em SA, se aparecer SA+NSA ou apenas NSA significa que não está em SA

Cumprimentos

Obrigado pela informação, localização telheiras, SA+NSA, não deveria ser nesta zona 5G+?

Obrigado

• Megabyte
  • July 17, 2025

@Djdj, agradecemos o seu feedback.

O tarifário em causa ainda não dispõe do 5G+

Obrigado, 

Bom dia,

Nesse caso existe informação incorreta no vosso site. Perante o que consta o tarifário WTF 200Gb Pós deveria ter acesso ao 5G+.

Citação do descrito no site NOS:

“· Nova oferta de tarifários para Telemóvel 5G+ pós-pagos constituídos por 4 perfis de dados – 100GB, 200GB, 500GB e ilimitados. Os tarifários que, além do acesso a 5G+, incluem os serviços de Smart Number e Navegação Segura gratuitos.”

Sugiro que façam a disponibilização do serviço 5G+ no referido tarifário de forma a cumprir com a informação prestada no vosso site.

Com os melhores cumprimentos

• Kilobyte
  • July 17, 2025

Obrigado

Obrigado

Bom dia, 

Cumprimentos

Obrigado pela informação, localização telheiras, SA+NSA, não deveria ser nesta zona 5G+?

Obrigado

efetivamente, em lisboa não vejo aparecer apenas SA neste campo

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • July 17, 2025

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@Djdj.

A informação partilhada encontra-se correta. Pode consulta-la através do nosso artigo ou Site NOS:

A informação relativa ao seu tarifário especifico pode ser consultada no Site WTF

Agradecemos a sua mensagem ​@MS1. Nesse caso o seu terminal irá recorrer à ligação que for mais estável.

Obrigado

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • July 28, 2025

Boa tarde a todos,

Atualizámos o nosso artigo. 

O VoNR (Voice Over New Radio) é uma tecnologia que permite a realização de chamadas de voz diretamente sobre a rede 5G+, sem depender de redes 4G. 

Em equipamentos Xiaomi para ativar o VoNR no seu equipamento, certifique-se de que o Modo Autónomo está ativo e que a opção “Utilizar VoNR” está ativa. 
Obrigado, 

Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img

Boa tarde ​@Tiago Ferreira,

Agradecemos o seu testemunho.

Estamos a analisar este tema internamente junto das equipas NOS responsáveis.

Assim que tenhamos mais informações, partilhamos consigo por esta via.

Obrigado

Boa tarde ​@João H. 

Após mais de 1 mês aguardar por uma resposta das equipas NOS responsáveis, é possível saber se algo vai ser esclarecidos relativamente ao problema reportado?

Obrigado,

Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img

Agradecemos o seu testemunho.

Estamos a analisar este tema internamente junto das equipas NOS responsáveis.

Assim que tenhamos mais informações, partilhamos consigo por esta via.

Obrigado

Boa noite ​@Mário P. 

Visto que nunca mais obtive um esclarecimento da vossa parte fase ao encaminhamento do ​@João H. há 2 meses atrás para as equipas da NOS responsáveis sobre o tema da anomalia aqui reportado anteriormente e que já se encontrava ultrapassado, no entanto devido à necessidade da minha troca de cartão nanoSIM para um compatível com o 5G+ o problema com a mudança de rede de 4G/5G para NOS EDGE voltou a surgir, quando entramos no menu Definições / Aplicações / Telefone, (iOS 18.6 ou anterior) e selecionamos as opções, Mostrar o meu número ou Reencaminhamento, e rede NOS muda de 4G/5G para NOS EDGE e após essa mudança, a opção Serviço de Chamada em Espera, volta ao problema já anteriormente reportado por mim, apresentando o erro que eu menciono no link baixo:

Para contornar esta situação o que podem os clientes fazer é ativar o modo de voo, desativar uns segundos depois, o iPhone regista-se novamente na rede 5G e após esse procedimento já é possível Ativar/Desativar, o Serviço de Chamada em Espera através do menu do equipamento, no entanto não podemos entrar nas opções acima indicadas, Mostrar o meu número ou Reencaminhamento, porque caso o façamos, volta outra vez a rede a mudar para NOS EDGE, e mesmo que deixemos o próprio iPhone se registar novamente em 5G sem usarmos o modo de voo, a opção de Ativar/Desativar o serviço de Chamada em Espera, não fica a funcionar, apenas só volta a funcionar se repetirmos o processo do modo de voo anteriormente indicado.

Desta forma e visto ser um problema recorrente e que encarece de urgência e até já repetidamente aqui reportado várias vezes e não sendo um caso isolado e que abrange todos os clientes da NOS com equipamentos Apple iPhone, problema este que já se estende desde 2021, acho que está na altura destas equipas da NOS responsáveis, resolverem definitivamente este assunto e duma vez por todas encerrar este tema.

Aguardo por uma nova resposta mais objetiva e esclarecedora para todos nós.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • September 11, 2025

Agradecemos a sua mensagem.

Após análise junto das equipas NOS responsáveis, partilhamos que o comportamento é o esperado para quem não tem serviços suplementares sobre 4G/5G disponíveis no perfil ou no software do terminal. 

Para as versões referidas em que testou,  a APPLE não disponibiliza os serviços suplementares em 4G/5G apenas em 2G. Na versão atual 18.6, no entanto a situação já está corrigida.

Adicionalmente a informação que possuímos é que, no IOS26, os serviços suplementares em 4G/5G foram desativados pela Apple por lapso, devendo ser ativados de novo no software que será disponibilizado, à partida, em dezembro. 

Sugerimos que tenham sempre atualizado o software do equipamento para a última versão de forma a garantir que todos os serviços da NOS estão a funcionar de forma correta.

Obrigado 

Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img

Após análise junto das equipas NOS responsáveis, partilhamos que o comportamento é o esperado para quem não tem serviços suplementares sobre 4G/5G disponíveis no perfil ou no software do terminal. 

Para as versões referidas em que testou,  a APPLE não disponibiliza os serviços suplementares em 4G/5G apenas em 2G. Na versão atual 18.6, no entanto a situação já está corrigida.

Adicionalmente a informação que possuímos é que, no IOS26, os serviços suplementares em 4G/5G foram desativados pela Apple por lapso, devendo ser ativados de novo no software que será disponibilizado, à partida, em dezembro. 

Sugerimos que tenham sempre atualizado o software do equipamento para a última versão de forma a garantir que todos os serviços da NOS estão a funcionar de forma correta.

Obrigado 

Boa tarde ​@João H. 

Peço-lhe que seja mais claro sff.

Você refere o seguinte “Para as versões referidas em que testou,  a APPLE não disponibiliza os serviços suplementares em 4G/5G apenas em 2G. Na versão atual 18.6, no entanto a situação já está corrigida.

A minha pergunta é. A Apple não disponibiliza os serviços suplementares em 4G/5G? Quais serviços suplementares? Você refere-se ao quê? Como é que a Apple enquanto fabricante pode manipular ou decidir quais serviços as operadoras pode ou não ter?

Você informa que a situação foi corrigida? Que situação foi corrigida?

A informação que tenho em meu poder vinda de técnicos internos da Apple é que a Apple não controla os serviços de rede das operadoras e que são as próprias que têm que atualizar as suas redes com base no avanço das tecnologias e ajustes que vão sendo feitos nas recentes versões do iOS.

Quanto aos serviços suplementares (o que desconheço o que são para si serviços suplementares), não tenho indicação de suspensão de serviços de rede no iOS26, mas irei enviar e-mail para quem trabalha internamente dentro da Apple e irei obter mais esclarecimentos sobre o tema, pois pela informação que você nos presta, desconfio que a NOS possa estar a ter novos obstáculos com o iOS26 e que precise fazer novos reajustes na rede, mas para não assumir os seus erros, prefere mais uma vez informar que a culpa é da Apple, quando eu volto a referir, a Apple não controla ou manipula serviços de rede.

Os meus testes foram realizados com cartão NOS, Vodafone e MEO, e esta mudança de rede entre 5G e EDGE não se verifica nas restantes operadoras, quando acedo ao serviços de rede Mostrar o meu número ou Reencaminhamento no menu do equipamento.

Salvo relembrar que como é que o ​@João H. faz tal afirmação com base no que lhe foi reportado pelas equipas NOS responsáveis, se antes de trocar de cartão para um novo cartão nanoSIM compatíveis com 5G+ estes comportamentos de mudança de frequência na rede da NOS não se verificava?

Agradeço que as suas respostas sejam mais esclarecedoras e não esteja a pretender encerrar este assunto com respostas vagas ou pense que eu sou um mera utilizador básico de apenas usar um iPhone para consultar redes sociais.

Este seu comportamento, faz-me lembrar os técnicos do apoio ao cliente e loja de assistência técnica da NOS na Av. República 10, onde diziam que eu deveria entrar em contacto com a Apple ou levar o meu equipamento a uma assistência técnica, e quando um dia entrei na loja com 5 iPhones e fiz eles testarem o comportamento com o serviço de chamada em espera na rede da NOS, depois lá admitiram que era um problema de rede e tinha que ser reportado para a engenharia. Andamos nisto desde 2021 com estes problemas, e vocês sacodem o problema para a Apple, mas vamos lá a ser profissionais e a responder com mais clareza.

Se estes comportamentos são o esperado mas não acontecem nas restantes operadoras, como é que você me explica que na NOS colocam restrições que nas restantes operadoras não se verificam?

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • September 11, 2025

Os serviços suplementares são tais como os que refere neste tópico.

A informação que possuímos é, como partilhado, que a situação será solucionada com disponibilização de novo no software que será disponibilizado, à partida, em dezembro. 

Lamentamos o transtorno causado.

Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img

Boa tarde ​@João H. 

Mas as dificuldades que eu aqui reporto e que você lhe chama de serviços suplementares, você indica que só ficarão resolvidos em Dezembro. É isso?

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • September 11, 2025

Exato, pela informação que atualmente possuímos e acima transmitimos.

Esta situação prende-se com o facto de após atualização do seu SIM para eSIM, em iphone com iOS 18, deixou de ter possibilidade de ativar a funcionalidade “chamada em espera” e a ligação fica presa como EDGE, correto? 
Toda a informação sobre este tema, que partilhou connosco, foi transmitida internamente junto das equipas NOS responsáveis pelo serviço. 

Por favor, confirme-nos se é de facto este tema e sintomas que estamos a tratar. 

Obrigado

Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img

Esta situação prende-se com o facto de após atualização do seu SIM para eSIM, em iphone com iOS 18, deixou de ter possibilidade de ativar a funcionalidade “chamada em espera” e a ligação fica presa como EDGE, correto? 
Toda a informação sobre este tema, que partilhou connosco, foi transmitida internamente junto das equipas NOS responsáveis pelo serviço. 

Por favor, confirme-nos se é de facto este tema e sintomas que estamos a tratar. 

Obrigado

Boa tarde ​@João H. 

O senhor está equivocado, talvez pelo facto de falar com vários membros se confunda. Eu não tenho eSIM eu troquei o meu cartão nanoSIM por outro nanoSIM eu nunca lhe transmiti que tinha eSIM, portanto esta falha não se acentua apenas nos clientes com eSIM.

Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img

Obrigado

Boa noite ​@João H. 

Nove dias já se passaram depois da minha última resposta e o ​@João H. não me deu mais nenhum esclarecimento sobre as suas observações. Eu continuo aguardar que sejam esclarecidas, fase à incoerência das informações prestadas da sua parte, em relação às dificuldades técnicas apresentadas por mim à mais de 2 meses e que ficaram de encarecer de resposta por parte das equipas NOS responsáveis, mas que o ​@João H. à nove dias esclareceu com base em problemas técnicos na rede NOS fase aos clientes com eSIM o que não é o meu caso.

Quanto às observações que o ​@João H. fez relativamente à Apple ter desativado serviços suplementares, já obtive esclarecimentos pelos engenheiros internos da Apple, onde me informaram que a NOS precisa de fazer reajustes na rede na compatibilidade do funcionamento do iOS 26 e não foi a Apple que desativou quaisquer serviços, até porque mesmo antes de pedir à engenharia interna da Apple esclarecimentos, eu já tinha aqui afirmado à nove dias atrás, que a Apple não tem forma de manipular ou interagir com o funcionamento das redes, mas sim são as redes que têm que realizar reajustes fase às recentes atualizações do sistema operativo iOS 26. 

Contudo, e fase aos seus esclarecimentos e visto que eu não sou um cliente com eSIM, mas sim um cliente que solicitou a troca de um cartão nanoSIM 5G por um nanoSIM compatível com 5G+, eu gostaria de me desse um posicionamento mais objetivo sobre o tema fase às dificuldades técnicas.

Obrigado,

• Kilobyte
  • September 21, 2025

Para quando o VONR no s25 ultra ou chamadas pelo 5G+???