Skip to main content
Header
Ana P.
Moderador
July 31, 2020
Destaque

Wi-Fi – Qualidade de sinal e Cobertura

Queremos que tenha sempre a melhor experiência de Wi-Fi em sua casa, tanto a nível de cobertura como de velocidade e estabilidade!

Existem vários fatores que podem influenciar o funcionamento da sua rede Wi-Fi. Vamos explicar-lhe quais, para que possa perceber melhor como tudo funciona e como pode tirar o máximo partido da sua rede.

Neste artigo descubra:

• O que é o Wi-Fi?
  • Bandas Wi-Fi
  • Obstáculos do Wi-Fi
  • Interferências do Wi-Fi
  • O que pode influenciar a velocidade da internet
  • Como é avaliada a qualidade do sinal Wi-Fi?            
  • Dicas e conselhos

O que é o Wi-Fi?

As redes Wi-Fi são um sistema de transmissão por ondas rádio. A potência destas ondas mede-se em decibéis miliwatt (dBm), e têm sempre valores negativos.

Nesta escala, quanto mais próximo do 0 mais potente é o sinal.

Por exemplo se o seu sinal estiver em -65dBm é considerado um sinal razoável para streaming de vídeo, ou para ver o seu email ou navegar na Internet em -70dBm é igualmente um sinal bom.

Bandas Wi-Fi

Existem, neste momento, em funcionamento duas Bandas Wi-Fi, a 2.4GHz e a 5GHz. Em soluções com tecnologia Wi-Fi 6e, como o Wi-Fi Total 6e, pode já encontrar a banda de 6GHz.

As principais diferenças entre as ligações Wi-Fi a 2,4 GHz e a 5 GHz são a velocidade e o alcance.

• A frequência de 2,4GHz do router Wi-Fi proporciona uma maior área de cobertura e é melhor para atravessar objetos sólidos, embora com uma velocidade máxima da ordem de 150 Mbps.
  • A frequência de 5GHz e 6GHz do router Wi-Fi oferece maiores velocidades. Contudo, proporcionam uma menor área de cobertura e têm maior dificuldade de atravessar objetos sólidos. A de 6GHz é uma nova banda e, por isso, sem congestionamento.

Conheça em maior detalhe as Bandas Wi-Fi através do nosso artigo:

Obstáculos do Wi-Fi

O sinal Wi-Fi pertence à “família” dos sinais eletromagnéticos, como a luz visível, e quando encontra um obstáculo a sua propagação sofre os mesmos fenómenos que a luz.

Estes fenómenos são:

• Reflexão, quando atinge o obstáculo inverte a direção
  • Refração, ao atingir o obstáculo altera ligeiramente a sua direção
  • Espalhamento, o sinal é propagado em múltiplas direções

Todos os materiais físicos bloqueiam a propagação dos sinais eletromagnéticos e no caso do Wi-Fi acontece o mesmo.

Alguns materiais que fazem parte da sua casa, têm maior poder de bloqueio que outros, mas todos eles podem contribuir para atenuar a propagação do seu sinal Wi-Fi.

Uma porta de vidro pode atenuar o sinal apenas até 2dB enquanto que uma parede de betão o valor sobe até aos 10dB.

Por isso, se possível, para que a sua rede funcione melhor deve evitar colocar o router em locais onde estes materiais possam estar a ser um obstáculo.

Interferências do Wi-Fi

Sim, todos os equipamentos que trabalhem na mesma gama de frequência do sinal Wi-Fi causam interferências.

Se o seu router está a funcionar nos 2.4GHz (Wi-Fi 4) ou 5GHz (Wi-Fi 5), é possível que existam interferências quando, por exemplo:

• O micro-ondas está em uso
  • O telefone sem fios está muito perto do router
  • Usa uma coluna de som bluetooth ou um aparelho de vigilância de bebés

O que pode influenciar a velocidade da Internet

Existem diversos fatores que podem influenciar a velocidade da sua internet, externos como obstáculos ou interferências, ou internos como por exemplo as características dos seus equipamentos. Fique a conhecer melhor o que pode influenciar a velocidade de internet através do nosso artigo: 

Saiba ainda como medir a velocidade da sua internet: 

Como é avaliada a qualidade do sinal Wi-Fi?

A qualidade do sinal Wi-Fi é avaliada pela:

1. Cobertura – que significa a potência do sinal recebida
  2. Velocidade – é quanto recebe de Upload e Download
  3. Estabilidade – refere-se às quebras ou estabilidade do sinal

Dicas e Conselhos

Agora que conhece melhor o que é o Wi-Fi e o que influencia esta tecnologia, consulte as principais dicas e conselhos para melhorar o sinal e cobertura Wi-Fi:

Fique a conhecer ainda melhor a tecnologia Wi-Fi. Saiba o que são Normas e Bandas Wi-Fi:

Esperamos que este artigo o tenha ajudado a perceber melhor como funciona o Wi-Fi.

Conheça aqui mais sobre a rede de Internet Fixa da NOS.
Fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar. 😊

47 Comentários

Kilobyte
January 31, 2022

Terei que contactar o apoio técnico para saber. Eu só acho estranho a tv e o telefone funcionarem na perfeição, todo o dia, e a Internet, que uso por wi-fi, que tb é necessária por vezes desliga - se e o router fica a piscar na cor de laranja. Sabem - me explicar o porquê? 

Jose Rodrigues
Super User
Super User
January 31, 2022

Terei que contactar o apoio técnico para saber. Eu só acho estranho a tv e o telefone funcionarem na perfeição, todo o dia, e a Internet, que uso por wi-fi, que tb é necessária por vezes desliga - se e o router fica a piscar na cor de laranja. Sabem - me explicar o porquê? 

Boa noite, pode haver qualquer desconfiguração no router que provoque essas interrupções, experimente fazer reset ao aparelho e se o problema se mantiver, terá que ligar 16990 apoio técnico opção 3 chamada gratuita da rede NOS ou enviar para o perfil @Fórum o seu número de cliente NOS para que a moderação possa agendar uma intervenção do departamento competente. Quando isso acontece deveria ficar também sem linha telefónica e pelo que diz, isso não acontece.

Kilobyte
January 31, 2022

Muito obrigada pela(s) resposta(s). 

Kilobyte
January 31, 2022

Boa noite, pode haver qualquer desconfiguração no router que provoque essas interrupções, experimente fazer reset ao aparelho e se o problema se mantiver, terá que ligar 16990 apoio técnico opção 3 chamada gratuita da rede NOS ou enviar para o perfil @Fórum o seu número de cliente NOS para que a moderação possa agendar uma intervenção do departamento competente. Quando isso acontece deveria ficar também sem linha telefónica e pelo que diz, isso não acontece.

Muito obrigada pela resposta. Vou experimentar fazer o reset. 

Jose Rodrigues
Super User
Super User
January 31, 2022

Boa noite, pode haver qualquer desconfiguração no router que provoque essas interrupções, experimente fazer reset ao aparelho e se o problema se mantiver, terá que ligar 16990 apoio técnico opção 3 chamada gratuita da rede NOS ou enviar para o perfil @Fórum o seu número de cliente NOS para que a moderação possa agendar uma intervenção do departamento competente. Quando isso acontece deveria ficar também sem linha telefónica e pelo que diz, isso não acontece.

Sabe como se faz ? Se o router for o que está em baixo será no orificio que se encontra por cima da porta USB, deve introduzir algo pontiagudo e pressionar com alguma força durante 5 segundos e largar.  Se for outro modelo será onde se encontrar o orificio.

Kilobyte
January 31, 2022

Sabe como se faz ? Se o router for o que está em baixo será no orificio que se encontra por cima da porta USB, deve introduzir algo pontiagudo e pressionar com alguma força durante 5 segundos e largar.  Se for outro modelo será onde se encontrar o orificio.

Sim é exatamente como este da imagem e já vi onde é. Obrigada 

João H.
Gestor da comunidade
January 31, 2022

Boa noite,

Agradecemos a sua mensagem @Daniela Lucas

A comunidade prestou uma boa ajuda.

Diga-nos, por favor, se notou melhorias após o reset do router.

Obrigado 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
João H.
Gestor da comunidade
February 1, 2022

Boa tarde @neuleonel,

Agradecemos a sua mensagem. O @Guimas fez uma boa sugestão. Aguardamos o seu testemunho.

Movemos os vossos comentários para este artigo que aborda o mesmo tema.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
February 2, 2022

Boa noite,

Agradecemos a sua mensagem @Daniela Lucas

A comunidade prestou uma boa ajuda.

Diga-nos, por favor, se notou melhorias após o reset do router.

Obrigado 

Olá, 

Boa tarde. Fiz o reset ao router e apesar de estar algum tempo o sinal azul a piscar intermitente já estabilizou. Vou aguardar para verificar se acontece mais alguma situação. É que todos os dias entre as 16h - 17h tinha esta quebra. Muito estranho. Se tiver mais algum problema avisarei por aqui ou contactarei o apoio técnico. Obrigada. 

Mário P.
Gestor da comunidade
February 2, 2022

Muito obrigado pelo seu feedback, @Daniela Lucas:slight_smile:

Se tiver alguma questão, por favor, partilhe-a connosco. Estamos aqui para ajudar. 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.