Header
Destaque

Internet NOS - Como medir a velocidade da Internet


Reputação 7
Crachá +2

Neste tópico damos-lhe algumas sugestões sobre o que pode fazer para testar a velocidade e conseguir o melhor desempenho possível.

O primeiro passo é fazer um teste de velocidade.

Pode fazer o teste através do seu computador, no site NOS.

 

Existem algumas questões que influenciam o resultado do teste, por isso, é preciso que:

  • Utilize preferencialmente um computador com porta de rede Gigabit
  • Ligue o computador ao router com um cabo de rede CAT5E, ou superior
  • Desligue todas as aplicações e equipamentos ligados aos Router
  • O seu computador tenha todas as atualizações em dia. Tenha em conta que algumas características técnicas, como CPU ou memória RAM, podem influenciar a velocidade e o resultado dos testes
  • Faça vários testes ao longo do dia e da semana, para ir percebendo se os valores mostrados oscilam

 

Como fazer o teste?

  1. Aceda ao teste de velocidades em speedtest.nos.pt
  2. Leia e selecione a autorização dos  Termos e Condições de Utilização do Teste de Velocidade de Internet da NOS - Speedtest e clique em “Entrar”
     
  3. Por fim, aparecerá o resultado do teste, onde são medidos 4 componentes:
  • A velocidade de download, corresponde à velocidade de transmissão e extração de dados de um servidor para o seu dispositivo;
  • A velocidade de upload, corresponde à velocidade de transmissão e envio de dados do seu dispositivo para um servidor;
  • O Ping também conhecido por latência, que corresponde ao tempo em milisegundos que demora a enviar e a receber dados. Quanto mais baixo estiver, melhor.  
  • O Jitter mede a estabilidade da ligação, independentemente da velocidade que atinge.

    Quanto menor for o resultado, menos distorção há em chamadas de vídeo e áudio, por exemplo.

     

     

Ao fazer o teste de velocidade através do Wi-Fi tenha em conta que o funcionamento e resultados dependem das características do equipamento que está a usar, do número de equipamentos ligados à Internet e ainda das condições de propagação e interferência do sinal Wi-Fi.

Conheça melhor aqui as velocidades, de download e upload, do serviço de acesso à Internet.


Para melhorar o funcionamento da Internet via Wi-Fi, pode  escolher a rede Wi-Fi da banda 5GHz, com “-5” no nome da rede, veja como aqui.

Deve também evitar colocar o router em locais que possam ter obstáculos por perto e siga as dicas e conselhos que lhe damos, aqui.

 

Saiba também como resolver avarias de internet na App NOS em: 

Se precisar da nossa ajuda, estamos disponíveis. :relaxed:

 

 


78 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @kcir784188,

Agradecemos a sua mensagem.

De momento não temos informações sobre este tema. Fique a par de todas as novidades aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Tenho um pacote satélite, pois a NOS não tem outro serviço na minha zona.

A internet é horrível, e apesar de terem dito o ano passado que iriam ter fibra brevemente, nada fizeram. Já trocaram de router, não resolveu.

Estou a pagar por um serviço que não me dá o estabilidade para conseguir trabalhar em casa se tiver necessidade disso.

Gostava de resolver a situação, ou terei que rescindir o contrato, pois estou a pagar por um serviço deficiente, e que apesar de eu já ter reportado o caso ninguém faz questão de tentar ajudar.

A única coisa que fazem, é incomodar com chamadas, mesmo a horas que eu digo que não posso atender a querer que eu adira a mais serviços e a insistir em saber o porquê de eu não aderir, como se eu fosse obrigada a aderir a alguma coisa. 

 

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Isabel Veiga,

Lamentamos a situação que descreve. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

  • O seu número de cliente NOS;
  • Número de contribuinte associado ao contrato;

Obrigado

Comentário