Skip to main content

Neste tópico damos-lhe algumas sugestões sobre o que pode fazer para testar a velocidade e conseguir o melhor desempenho possível.

O primeiro passo é fazer um teste de velocidade.

Pode fazer o teste através do seu computador, no site NOS.

 

Existem algumas questões que influenciam o resultado do teste, por isso, é preciso que:

  • Utilize preferencialmente um computador com porta de rede Gigabit
  • Ligue o computador ao router com um cabo de rede CAT5E, ou superior
  • Desligue todas as aplicações e equipamentos ligados aos Router
  • O seu computador tenha todas as atualizações em dia. Tenha em conta que algumas características técnicas, como CPU ou memória RAM, podem influenciar a velocidade e o resultado dos testes
  • Faça vários testes ao longo do dia e da semana, para ir percebendo se os valores mostrados oscilam

 

Como fazer o teste?

  1. Aceda ao teste de velocidades em speedtest.nos.pt
  2. Leia e selecione a autorização dos  Termos e Condições de Utilização do Teste de Velocidade de Internet da NOS - Speedtest e clique em “Entrar”
     
  3. Por fim, aparecerá o resultado do teste, onde são medidos 4 componentes:
  • A velocidade de download, corresponde à velocidade de transmissão e extração de dados de um servidor para o seu dispositivo;
  • A velocidade de upload, corresponde à velocidade de transmissão e envio de dados do seu dispositivo para um servidor;
  • O Ping também conhecido por latência, que corresponde ao tempo em milisegundos que demora a enviar e a receber dados. Quanto mais baixo estiver, melhor.  
  • O Jitter mede a estabilidade da ligação, independentemente da velocidade que atinge.

    Quanto menor for o resultado, menos distorção há em chamadas de vídeo e áudio, por exemplo.

     

     

Ao fazer o teste de velocidade através do Wi-Fi tenha em conta que o funcionamento e resultados dependem das características do equipamento que está a usar, do número de equipamentos ligados à Internet e ainda das condições de propagação e interferência do sinal Wi-Fi.

Conheça melhor aqui as velocidades, de download e upload, do serviço de acesso à Internet.


Para melhorar o funcionamento da Internet via Wi-Fi, pode  escolher a rede Wi-Fi da banda 5GHz, com “-5” no nome da rede, veja como aqui.

Deve também evitar colocar o router em locais que possam ter obstáculos por perto e siga as dicas e conselhos que lhe damos, aqui.

 

Saiba também como resolver avarias de internet na App NOS em: 

Se precisar da nossa ajuda, estamos disponíveis. :relaxed:

 

 

O que fazer para melhorar a velocidade da Internet?

Um upgrade para um pacote com mais velocidade de net 🤤😲

Foi só uma brincadeira para descontrair 😂😊


Este natal podiam oferecer aos clientes um upgrade de velocidade da net 😁

Era 5 estrelas!


Olá @Pedro Rios e @Migl,

Um upgrade de pacote com mais velocidade de Internet poderá também ajudar. :blush:

Se surgirem novidades sobre novas ofertas, divulgaremos. 

Obrigada


Um upgrade de velocidade seria mudar para outro service provider que este já cheira mal. Nos últimos meses de 200 megas só cá chegam 10? 20(muito raro)?

Aqui no Algarve a net bom vem só no verão?

Eu já estou a tratar do meu upgrade na Vodafone ou MEO e vocês? O que esperam?


Um upgrade de velocidade seria mudar para outro service provider que este já cheira mal. Nos últimos meses de 200 megas só cá chegam 10? 20(muito raro)?

Aqui no Algarve a net bom vem só no verão?

Eu já estou a tratar do meu upgrade na Vodafone ou MEO e vocês? O que esperam?

Boa noite, qual o router que tem instalado ?


Olá @Tiago André17 e @Jose Rodrigues

Pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. :sweat:

@Tiago André17, o @Jose Rodrigues fez uma boa questão! Pedimos que nos indique qual é o seu Router, por favor. 

Obrigada 


Bom dia, sou novo no fórum e tenho andado a adiar falar convosco mas não posso continuar sem dizer nada! A minha Internet está constantemente a ir abaixo desde que instalei o serviço! Não sei se será por esse motivo que a box da UMA também bloqueia imensas vezes e só fica resolvido após tirar o cabo de alimentação e voltar a colocar. Tanto usando cabo de rede como Wi-Fi acontece o mesmo, por dia chego a ficar sem Internet 20 vezes! Eu estou em teletrabalho!! Outra situação é que tenho contratados 500MB mas no teste de velocidade é sempre inferior a 100MB...Agradeço uma resposta e ajuda o mais breve possível.

Obrigado


O que se passa com os vossos serviços de internet?!?!  Estou a trabalhar a partir de casa em IT, gestão de base de dados, e assim é impossível!
Tenho a Empresa á questionar o meu serviço (que depende do vooso!!!)
Tenho um router 5G, máquina ligada por cabo direto e são estes o valores, não é possível !!

 


Falem com o apoio técnico 16990


Boa tarde, mais que uma vez já reportei que a vossa internet está constantemente a ter quebras e fica temporariamente indisponível, estou mais que cansado desta situação. Daqui 3 meses (para não haver confusões) falamos acerca do contrato.

No entanto com 200Mbps de velocidade contratado só recebo ¼  do contratado, mas pago na totalidade.

Cuidem-se, os tempos não são fáceis!

 


@Pedrompfaria Boa tarde, esta medição foi feita num computador ligado por cabo de rede ao router ? Não parece, mas se sim ligue 16990 apoio técnico opção 3 para que um técnico faça os despistes necessários que levem à deteção do problema que está a afetar o normal funcionamento do aparelho. Entretanto, proceda a um reset ao router para ver se melhora a performance.


Muito bom dia já á 3 semanas que a net não me está a funcionar bem digo isto pk sempre que vou a net a net bloqueia e encrava sou sempre obrigado a utilizar os dados móveis dentro de casa para para ter net já liguei várias vezes para o apoio ao cliente e não me ajudaram já falei para o fórum tb não me ajudaram,alguém me pode ajudar a resolver este problema ou será que estou a pedir muito?

Obrigado 


Muito bom dia já á 3 semanas que a net não me está a funcionar bem digo isto pk sempre que vou a net a net bloqueia e encrava sou sempre obrigado a utilizar os dados móveis dentro de casa para para ter net já liguei várias vezes para o apoio ao cliente e não me ajudaram já falei para o fórum tb não me ajudaram,alguém me pode ajudar a resolver este problema ou será que estou a pedir muito?

Obrigado 

Bom dia, siga as directrizes sugeridas neste Tópico. Em principio a sua internet deve melhorar.


A internet melhorava se as pessoas que trabalham na Nos ajudassem os clientes pk só sabem dizer que querem melhorar e nem um cliente ajudam,o que importa é o cliente pague todos meses as faturas,uma vergonha.


Olá a todos, 

Desde já, pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. :sweat:
@Azul, @Pedrompfaria, @Id_Pirata e @ANTONIO PEDRO RODRIGUES as dificuldades que nos reportaram ainda se mantêm? Ficamos aguardar o vosso feedback. 

Obrigada


Sim,para não falar que não consigo apanhar net na casa toda e vivo num apartamento T2,sinceramente acho ridículo.


Vão demorar a dar uma resposta e resolver o problema?


Sim,para não falar que não consigo apanhar net na casa toda e vivo num apartamento T2,sinceramente acho ridículo.


Isso depende da casa. pode precisar de um extensor.


Olá a todos, 

Desde já, pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. :sweat:
@Azul@Pedrompfaria@Id_Pirata e @ANTONIO PEDRO RODRIGUES as dificuldades que nos reportaram ainda se mantêm? Ficamos aguardar o vosso feedback. 

Obrigada

Boa noite,

Na semana passada falhou 3 a 4 vezes por dia...apesar de ser menos vezes não devia falhar nenhuma vez! Sei que a minha zona é considerada crítica mas não é razão para não investirem na cobertura, eu nunca falho com o pagamento...gostava muito de dizer o mesmo do vosso serviço!

Obrigado


Sim,para não falar que não consigo apanhar net na casa toda e vivo num apartamento T2,sinceramente acho ridículo.


Isso depende da casa. pode precisar de um extensor.

Bom dia se com um roteur de 200 Gb e depende da casa então o roteur ou a net da Nos é uma vergonha pk se fosse uma casa muito grande até compreendia mas neste caso já não entendo,já para não falar que o wi-fi do roteur não tem funcionado bem e tenho que ligar os dados móveis dentro de casa para para ter net em casa,a Nos quer é que os clientes paguem todos meses as faturas agora se o cliente está satisfeito isso eles já não se importam,uma vergonha,só sabem dizer que vão ajudar mas não vejo nenhuma ajuda,nem sei para quê serve o fórum se não ajudam os clientes.

Obrigado 


Sim,para não falar que não consigo apanhar net na casa toda e vivo num apartamento T2,sinceramente acho ridículo.


Isso depende da casa. pode precisar de um extensor.

Bom dia se com um roteur de 200 Gb e depende da casa então o roteur ou a net da Nos é uma vergonha pk se fosse uma casa muito grande até compreendia mas neste caso já não entendo,já para não falar que o wi-fi do roteur não tem funcionado bem e tenho que ligar os dados móveis dentro de casa para para ter net em casa,a Nos quer é que os clientes paguem todos meses as faturas agora se o cliente está satisfeito isso eles já não se importam,uma vergonha,só sabem dizer que vão ajudar mas não vejo nenhuma ajuda,nem sei para quê serve o fórum se não ajudam os clientes.

Obrigado 


O forum encaminha para o apoio técnico. Tem que deixar mensagem e os seus dados para @Fórum 

 


Sim,para não falar que não consigo apanhar net na casa toda e vivo num apartamento T2,sinceramente acho ridículo.


Isso depende da casa. pode precisar de um extensor.

Bom dia se com um roteur de 200 Gb e depende da casa então o roteur ou a net da Nos é uma vergonha pk se fosse uma casa muito grande até compreendia mas neste caso já não entendo,já para não falar que o wi-fi do roteur não tem funcionado bem e tenho que ligar os dados móveis dentro de casa para para ter net em casa,a Nos quer é que os clientes paguem todos meses as faturas agora se o cliente está satisfeito isso eles já não se importam,uma vergonha,só sabem dizer que vão ajudar mas não vejo nenhuma ajuda,nem sei para quê serve o fórum se não ajudam os clientes.

Obrigado 


O forum encaminha para o apoio técnico. Tem que deixar mensagem e os seus dados para @Fórum 

 

Ainda mais sms que já lá deixei no fórum,cada vez mais me acredito que eles só ajudam quem lhes convém.


Olá @ANTONIO PEDRO RODRIGUES, @Azul e @Guimas

Desde já, pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. :sweat:

@ANTONIO PEDRO RODRIGUES a dificuldade que nos reporta ainda se mantém? 

@Azul, já estamos a verificar a sua situação.

Obrigada 


Olá @ANTONIO PEDRO RODRIGUES@Azul e @Guimas

Desde já, pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. :sweat:

@ANTONIO PEDRO RODRIGUES a dificuldade que nos reporta ainda se mantém? 

@Azul, já estamos a verificar a sua situação.

Obrigada 

Já que estão a verificar então quando fica verificado?

Obrigado 


Olá @Azul,

Vamos responder à sua mensagem logo que possível.

Obrigada


Comentário