Header

Ligar 2 routers na rede da nos


Sou cliente Iris, tenho o router da nós na cave e tenho cabo de rede espalhado por toda a casa.
Pretenoo ligar 2 routers adicionais na casa, mas gostaria que ficassed sempre associados à rede principal, de forma a que, independertemente do local da casa em que estivem, possa aceder à mesma rede interna. Quando tento fazer uma rede no Windows quando estou ligado ao router da cave, quando chego ao router do 1º andar, a mesma rede não está acessivel.
O que devo fazer??

34 Comentários

tem que levar dois cabos utp da cabe para o primeiro andar e comprar dois routers wireless e ligar 1 cabo utp para cada router
o seja no router da nos / zon tem de ter ligado os dois cabos em duas saída rj45 e ligar um cabo a cada router adicional
Uma das soluções possíveis será uma rede "LAN to LAN", ligando uma das portas LAN do router principal a uma das portas LAN do segundo router.
Este tipo de cascata forma uma ponte entre os dois routers e entre as duas redes Wi-Fi.
Exige que os routers estejam no mesmo segmento de IP para permitir que os computadores e outros dispositivos se liguem a ambos os routers. Para isso, será necessário desativar o servidor DHCP do segundo router.

A vantagem desta configuração é que todos os dispositivos estão efetivamente na mesma LAN e podem comunicar em qualquer protocolo sem necessidade de configurações adicionais.
Outra vantagem importante é que sendo uma única rede em ponte, configurando os dois routers com o mesmo SSID e password, os dispositivos transitam de forma transparente entre os dois routers, ligando-se ao que tem o sinal mais forte sem perderem a ligação quando se deslocam entre eles.
  • Atribua ao segundo router um endereço IP livre (não deve ser usado por nenhum outro dispositivo com endereço IP estático nem deve ser atribuído pelo servidor DHCP).
  • Desligue o servidor DHCP do segundo router.
  • Atribua a cada router um canal Wi-Fi diferente.
Configurações como, Port Forwarding, Dynamic DNS, etc, devem ser efetuadas no router principal, pois no segundo não terão qualquer efeito já que o mesmo não está ligado através da porta Ethernet / WAN.
Obrigado.
Vou tentar executar o procedimento.

Esperemos que corra bem.
Vamos lá ver se consigo explicar bem.
A seguir ao router da NOS tenho um switch (acho que é o SF1008D) que por sua vez os cabos estão ligados a uma "régua" (tenho um mini bastidor) que por sua vez distribui os vários cabos de rede pela casa.
Os routers estão ligados em 2 pontos LAN da casa.

A configuração que devo fazer continua a ser aquela que referem?
Tendo em conta a distância dos routers (os sinais wi-fi raramente se cruzam em casa), é necessário atribuir canais wi-fi diferentes?

Obrigado desde já pela ajuda.
Independentemente da necessidade do switch que refere, aconselho a testar a configuraçao anteriormente sugerida sem o switch pelo meio. Encaminhe duas portas do router NOS, atraves do bastidor, diretamente para os locais onde tem os outros routers instalados.
Reputação 7
Crachá +1
Desde que o sinal de rede chegue aos "pontos de acesso" a configuração destes pode coincidir em todos ou não.
Não tenho rede física mas, substitui por powerlines e desde que o sinal lá chegue a configuração final vai depender da nossa escolha. A melhor solução é testar.
Esqueci-me de referir que a separaçao de canais wi-fi sera apenas aconselhavel na medida da distancia que separa a localizaçao dos routers. Se acha que nao interferem na cobertura uns dos outros pode deixar em AUTO.
[ Peço a algum moderador que remova os meus dois posts anteriores por se encontrarem incorretos ]
-----

Mais que um router, mesmo SSID e senha de acesso permitindo viajar sem turbulência.

Irei apenas mostrar a configuração de dois routers para além do da NOS e quem pretenda mais decerto conseguirá configurá-los, confrontando os exemplos.
Para utilizadores que gostam de experiências avançadas, mas particularmente para os de routers mais antigos, sugiro que lhes seja instalado o _respectivo_e_aplicável_ firmware da dd-wrt.com , permitindo-lhes maior flexibilidade de items para desempenho.
Por questões de fuga a invenções de tradução irei apresentar os termos/items em inglês. Alguma dúvida... Google Translate.
Por favor não me metralhar com outras configurações paranormais porque o aqui descrito é apenas o básico, exequível e aplicável à maioria dos routers.


Mesmas configurações em todos os routers:
_Network/LAN
Subnet Mask: 255.255.255.0
Gateway: 192.168.1.1
_Wireless_
. SSID: MesmoSSIDparaTODOS
. Security: (MesmaParaTodos) WPA and WPA2 - Authentication: Pre-Shared Key - Pre-Shared Key: **MesmaSenhaParaTODOS** - Encryption: TKIP and AES
- Os IPs a atribuir dependem da quantidade de equipamentos que possam estar ligados simultâneamente, sendo esta demonstração projetada para até 19 (daí a configuração do router da NOS com o 'start IP address/End IP Address e o espaçamento dos IPs nos routers em 1-19, 20..., 40...).

Mesmas configurações no 2º e 3º router:
_Modo: AP (Access Point)
_Local DNS: 192.168.1.1
_DHCP Server: Disabled
_WAN: Disabled
- Não usar no 2º e 3º router a porta WAN, ligando o cabo do da NOS na posição 4 (embora funcione na 1,2,3...).
- Para melhor desempenho os routers 2 e 3 deverão estar ligados por cabo ethernet cat. 5e ou superior às portas do router da NOS (e não um switcher que regonocie os IPs, caso haja).

- O canal de wireless tem que ser diferente em todos os routers (evitar-se seleção automática).
Para escolha dos canais a usar ir à configuração do router da NOS, em Local Network|Site Survey, escolher os mencionados como "Excelent", ou seja, os que "possuem" menos "ruído/lixo..." ou usar um dos muitos programas para smartphones para o efeito.
___

[1º Router (NOS)]
_Network|Settings_
. IP: 192.168.1.1
- IP Address Distribution -
. Start IP Address: 192.168.1.1
. End IP Address: 192.168.1.19
[_] Enable Bridge Mode on port 4: (não necessário para este método)

_Wireless_
. Mode: 802.11
. Channel: 12
___

[2º Router (VOS)]
_LAN_
IP: 192.168.1.20
_Wireless_
. Channel: 6
___

[3º Router (ELES)]
_LAN_
IP: 192.168.1.40
_Wireless_
Channel: 11

---"---
Penso não me ter esquecido de nada do necessário. Espero ter sido útil.
Abraço
LuizCB
Olá. Gostaria de saber se é possível ter 2 routers Zon Hub em casa (se a NOS aluga o 2º), uma vez que preciso de 2 computadores ligados por cabo (estando em lados opostos da casa) e ter os meus dois telefones em lados diferentes também.

Obrigado.
Possível é!
Se um seu vizinho lhe emprestar o Zon Hub, consegue instala-lo em sua casa sem problema...
Ja quanto a ter dois equipamentos associados ao mesmo contrato na mesma morada de prestaçao do serviço tenho muitas duvidas... acho mesmo que nao o fazem.

Existem soluçoes diversas para o que pretende, dependendo do tipo de instalaçao.
Boa noite,
Estou com um problema em casa, tenho o nos hub na sala e nao apanho sinal nos quartos. Decidi usar um modem smcwbr14s-g2 que tinha parado. Tenho um cabo de rede a passar da sala para o quarto que esta ligado ao nos hun, esse cabo esta ligado ao meu pc no escritorio e a net funciona bem. Tentei ligar o cabo de rede ao modem smc atraves da porta wan, fico com net via wireless , mas basta entrar numa pagina que a net vai logo abaixo, ou seja, continuo ligado a rede mas sem internet.
Alguem me pode ajudar ?
Desde ja agradeco toda a possivel ajuda
Melhores cumprimentos
Veja se encontra soluçoes no topico Ligar 2 routers na rede da nos .
Boas,

Gostaria de saber se é possível ter mais um router nos para além do principal a funcionar.
No meu caso já tenho um router na sala e queria ter internet via cabo no quarto, evitando passar um cabo de internet pela casa toda.
No quarto tenho o cabo coaxial para ver tv digital, mas não dou muito uso.
É possível ligar aqui outro router?

Cumprimentos
Julgo que não dá para fazer isso, mas podes sempre comprar um repetidor de sinal com saída RJ45. Assim ele capta o wireless e repete e também sai para um cabo. Mas... para teres velocidades decentes aconselhava a teres um router com wifi 5Ghz. Senão estarás sempre limitado a velocidade máxima do wifi 2.4ghz.
Isso ou então um PLC decente.
Só dar para ter uma segunda box, para ter outro router tinha de fazer um segundo contrato.

Para ter internet no quarto pode ligar um cabo de rede à saida do router, e depois ligar ao equipamento no quarto, para isso recomendo um cabo de rede CAT6.

Também pode ligar através de um powerline, basta ligar um dos módulos à saida do router, ligar na tomada electrica e depois no quarto ligar o outro módulo a uma tomada electrica e ligar depois ao equipamento.

https://pplware.sapo.pt/tutoriais/networking/powerline-ethernet-na-rede-electrica/

Queria usar um antigo router (fora de uso) para melhorar a rede wi-fi em zonas da casa nova com pouca ou nenhuma cobertura pelo Giga Router. Tenho cabo de rede em todas as divisões.

O que devo fazer?

Obrigado.

@jcribeiro , dê uma leitura no tópico Ligar 2 routers na rede da nos.

Boa noite,

Tenho NOS Íris em casa com um router no 1o andar e uma rede Powerline espalhada pelo rês do chão.

 

Agora necessitava ter internet na cave numa sala onde estou a fazer obras e que pretendo que seja um escritório, sala de televisão. Contudo a Powerline chega muito fraca e com muito “ruído”.

 

Nessa sala tenho uma tomada de televisão que penso que funciona e lembrei-me que podia ligar aí um segundo router. 
 

Seria possível? Que modelo aconselham e que tipo de configurações preciso fazer? As acima mencionadas nas outras respostas?

 

Muito Obrigado.

@golfman , ligar um router numa tomada de televisão?? Está a pensar num segundo router da NOS? O operador não tem disponível essa opção.

Será que posso reconverter a tomada de televisão numa tomada de internet e ligar um segundo router (talvez espelho do primeiro)?

 

Obrigado. 

Será que posso reconverter a tomada de televisão numa tomada de internet e ligar um segundo router (talvez espelho do primeiro)?

 

Obrigado. 

@golfman , reconverter significa substituir o cabo coaxial por cabo utp?

Sim, com uma ligaçao ethernet pode instalar outro router ou apenas um Access Point.

@C24XXXX201, confesso pensei que fosse mais simples que isso. Tinha ideia que quando aproveitam uma tomada que aqui tinha em

casa para converter em internet tinha sido só necessário mudar o encaixe da parede e tinha quase a certeza que não tinha havido substituição de cabos. 
Então na mesma “tomada” não posso ter internet e televisão?

 

Ethernet através do dito cabo utp?

@golfman , na mesma tomada (caixa de aparelhagem embutida ou nao na parede) pode ter os serviços que desejar, desde que existam na instalaçao os cabos apropriados a cada um dos serviços.

 

@C24XXXX201 , a minha tomada só tem duas entradas, tv e rádio parece-me. 
Será que estou desgraçado?

@golfman , desgraçado é obviamente forte demais.

A solução pode passar por utilizar a mesma tubagem (se de diâmetro suficiente) para passar um cabo UTP.

As soluções para uma rede de dados no mesmo cabo coaxial da TV existem, mas são obviamente bem mais dispendiosas…

Já ouviu ou leu o termo MoCA (Multimedia over Coax)?

 

Comentário