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Como alterar o canal da minha rede Wi-Fi?


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Como alterar o canal da minha rede Wi-Fi?

Caso esteja com dificuldades no acesso à sua internet por Wi-Fi, a dificuldade poderá estar relacionada com o facto de o canal Wi-Fi em que o router se encontra estar congestionado ou com algum tipo de incompatibilidade entre o canal em questão e o seu equipamento. Isto acontece quando routers de vizinhos, por exemplo, estão ligados no mesmo canal, o que afeta a qualidade do sinal. Para ultrapassar esta dificuldade, explicamos-lhe como mudar o canal da sua rede Wi-Fi.

Power Router e GiGA Router:

Através do site aminhanet.nos.pt:

1.aceda ao site e insira os seus dados de acesso à Área de Cliente

 

2.escolha o router que quer gerir

3.clique em "Wi-Fi" e selecione "Monitorização de rede"

 

4.escolha a frequência (2.4Ghz ou 5Ghz) em que quer alterar o canal e carregue em "Otimizar". O router irá selecionar automaticamente o canal menos congestionado

 

Na App NOS Net:

1.carregue em "Entrar"

 

2.insira os seus dados de acesso à Área de Cliente e carregue em "Entrar"

 

3.carregue nas três linhas horizontais, no canto superior esquerdo da App

4.selecione “Wi-Fi

 

5.escolha "Monitorização de rede"

 

6.escolha a frequência em que quer alterar o canal e carregue em "Otimizar Wi-Fi". O router irá selecionar automaticamente o canal menos congestionado

 

Quer saber mais sobre Wi-Fi? Veja aqui outras dicas úteis e conselhos.

Caso tenha alguma dificuldade na mudança de canal Wi-Fi, partilhe connosco. :grinning:


76 Comentários

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Olá @Tiaguh Rodrigues,

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Feito

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Faça reset de fábrica ao router que é o que a NOS lhe vai dizer. Tb recomendo. Lado direito do router com um palito até ele reiniciar.

já tentei por o link ou o endereço de ip e não resultam ambos, como e que troco de canal wi-fi no router?

Qual o modelo do router?

este aqui

Router 4.0?

O acesso às configurações faz-se pelo endereço https://aminhanet.nos.pt/

Pode também aceder pela sua Área de Cliente > Gerir Serviço > Internet Fixa > Equipamentos > Gerir Router

o site esta indisponivel agr mas obg

 

Qual o browser que está a usar? Chrome?

Limpe os dados de navegação do browser e tente de novo.

Se o erro persistir terá que contactar o apoio ao Cliente para verificarem se o serviço/router está correctamente registado

ja limpei os dados de navegaçao e o problema continua

mas obg pela ajuda

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@AFONSO CARDOSO NUNES  Boa noite, tem os seus serviços registados na sua Área de Cliente ?

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Atenção que a página interna do power router ou router 4.0 está indisponivel para ftth no momento. Não sei se será mesmo todos.

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Também será boa ideia ligar por cabo de rede directamente ao router. Alguns modelos bloqueiam, por omissão, acesso à configuração quando ligado por wifi.

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Bem-vindo ao Fórum NOS, @AFONSO CARDOSO NUNES.

A comunidade deu uma boa ajuda. Neste momento a dificuldade mantém-se?

Para garantir a boa organização do Fórum, movemos o seu comentário para uma publicação já existente sobre este tema. 

Olá!

Já tentei quase tudo, só ainda não tentei ligar por cabo ao router porque não tenho cabo.

Então sim o problema persiste

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Olá @AFONSO CARDOSO NUNES,

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Boa tarde.

De facto eu também não consigo alterar o canal da rede 2.5Ghz

Já configurei por diversas vezes o canal 11 e depois ele volta ao 5 ou 6. Após esta mudança decidi configurar o 5 ou o 6 mas mesmo assim ele vai alterando o que não era suposto. pois tenho uma rede com PLC e pretendo maner op mesmo canal em toda a rede e assim torna-se impossível.

Por outro lado aparece várias vezes o erro 1002.

Alguém sabe como se resolve esta situação?

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Boa tarde.

De facto eu também não consigo alterar o canal da rede 2.5Ghz

Já configurei por diversas vezes o canal 11 e depois ele volta ao 5 ou 6. Após esta mudança decidi configurar o 5 ou o 6 mas mesmo assim ele vai alterando o que não era suposto. pois tenho uma rede com PLC e pretendo maner op mesmo canal em toda a rede e assim torna-se impossível.

Por outro lado aparece várias vezes o erro 1002.

Alguém sabe como se resolve esta situação?

O router faz a gestão dos canais automaticamente, ele procura e sintoniza o melhor canal.

O facto o router gerir o melhor canal é uma situação para quem tem apenas o router.

Eu tenho uma rede doméstica pelo que não posso aceitar que o router me imponha essa gestão. A minha casa tem vários andares e por isso tenho uma powerline com vários PLC para gerir a rede necessito de definir o canal.

Se a gestão automática dos canais Wi-Fi pelos Routers fosse, em toda e qualquer situação,  a melhor das opções, porquê colocar nos interfaces de configuração, as restantes opções (que afinal parece que nem deviam existir)?

Coloquem o aviso: “A gestão dos canais é automática. Tenha fé e reze para que o seu vizinho tenha um router da concorrência”.

É que só assim será possível organizarem-se no espectro rádio...

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Bem-vindo ao Fórum NOS, @Dr_Sildenafill.

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Tenho o router 5.0 e essa opçao nao aparece nem na app nem no site..mas da para mudar manualmente mas como é que fico a saber qual é o melhor canal??

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Tenho o router 5.0 e essa opçao nao aparece nem na app nem no site..mas da para mudar manualmente mas como é que fico a saber qual é o melhor canal??

O Router procura automaticamente o melhor canal. Reiniciar o Router é obrigá-lo a procurar o melhor canal.

Tenho o router 5.0 e essa opçao nao aparece nem na app nem no site..mas da para mudar manualmente mas como é que fico a saber qual é o melhor canal??

O Router procura automaticamente o melhor canal. Reiniciar o Router é obrigá-lo a procurar o melhor canal.

Mas cada vez que faço isso fica sempre no canal1

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Tenho o router 5.0 e essa opçao nao aparece nem na app nem no site..mas da para mudar manualmente mas como é que fico a saber qual é o melhor canal??

O Router procura automaticamente o melhor canal. Reiniciar o Router é obrigá-lo a procurar o melhor canal.

Mas cada vez que faço isso fica sempre no canal1

Poderá ser que no caso do Giga Router as coisas se passem  de modo diferente, o seu router é para instalação em rede HFC  ou ftth ? Para tirar dúvidas, de como alterar o canal e se efetivamente ele procura e sintoniza automaticamente o melhor canal, ligue o 16990 apoio técnico opção 3 chamada gratuita da rede NOS e se conseguir saber, informe aqui no Fórum.

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Boa Tarde,

Tenho Power Router e contrato para DL=200Mbps.
Com cabo ethernet tudo funciona na perfeição.
Em Wi-Fi tudo funcionava bem até há cerca de 3 / 4 semanas atrás.
Agora, fora da quarto (pequeno escritório) onde o Router está, nada funciona em Wi-Fi, especialmente de tarde e à noite. De manhã ainda vai funcionando.
Já tentei as “mézinhas” todas que foram recomendadas acima e no post em https://forum.nos.pt/novidades-16/como-escolher-o-melhor-canal-para-minha-rede-wi-fi-17041 , mas nada faz melhorar o sinal de Wi-Fi quer para um PC portátil quer para os 2 Tlms que temos em casa.
Alguém com alguma ideia de como solucionar (não descrita acima) ?
Obrigado.

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