Header

WI-FI Extender NOS (Arris-VAP4300)


Reputação 7
Crachá +1
Boa tarde
Em primeiro lugar devo dizer que estava um pouco cético em relação ao extensor porque é um modelo compacto e estava desconfiado, mas fiquei agradavelmente surpreendido e por bons motivos.

Começando pela configuração foi fácil e linear configurei como “extender”, não usei o botão WPS porque gosto de fazer "á mão" á moda antiga, mas tem possibilidade de WPS.
O meu router principal é o 4.0 com velocidades em wi-fi de 200/20 em HFC …sim sou dos sortudos eu sei 😊.
O “extender” nos 5GHz tem dificuldade em atravessar paredes sem perder sinal, mas se ficar numa zona onde apanha 5GHz do router principal, até nem se porta mal tenho velocidades próximas dos 120 Mbps (pacote 200/20) mas nos quartos mais afastados dele já so tenho entre 30 a 40 Mbps

Tinha um extensor/router já "velho” e não era Norma ac nem 5GHz, e claro este é AC 1200(867ac+300n) e tem n em 5GHz, como tenho equipamentos norma ac e n 5Ghz claro voam.
No caso dos 5GHz não permite usar em todos os locais do primeiro andar, tenho varias paredes para atravessar e os 5GHz não são bons nisso, ainda assim fiquei melhor, mas não a 100%.

Nos 2.4 Ghz não tenho muito a dizer porque funciona praticamente com velocidades próximas do anterior que já tinha que era norma n.
Não gostei da luminosidade dos leds é muito forte e não dá para desligar, mas pode-se sempre tapar.

Como sempre depende de caso para caso, claro que existem melhores, mas no meu caso cumpre a função que pretendo dele que é ter internet no 1 andar e poder jogar online sem problemas.
Peço desculpa pelo alongar do post

24 Comentários

Reputação 7
Crachá +1
Confirmo que esse Extender funciona muito bem e é muito fácil de configurar, graças a ele ja consigo ter wifi no meu jardim, holandeses bem vindos acampar, e no interior da casa tenho cobertura total, antes perdia sinal em algumas zonas. Um perfeito companheiro para o power router 4.0 🙂
A minha experiencia nao correu assim tao bem... Mas a culpa nao foi do Arris, mas sim do Hitron que entre outras paranoias, tem um servidor DHCP que teima em tirar umas sonecas em horario laboral, especialmente quando ativada a filtragem MAC.
Resumindo, uma boa opçao para quem, nao querendo/podendo refidelizar como contrapartida do Power Router, pretender ter um AP 5GHz... perdoando as paranoias do Hitron ;)

Proxima avaliaçao: no inicio do proximo mes, irei iniciar a avaliaçao de um paralelepípedo preto a que chamam Smart Router.

Saudinha da boa, para todos.
Reputação 7
Crachá +1
Bem, fico numa posição difícil, depois da excelente análise que o @Armindo Mateus fez, dos contributos do @AJ67 e do @C24XXXX201 e quando ainda não tive tempo de fazer o principal teste que desejava fazer.
Mesmo assim, para não ser ingrato faço já a análise preliminar do que apurei, mesmo correndo o risco de "chover no molhado".

O Extender NOS tem um aspecto moderno mas sóbrio, comparado com outros disponíveis no mercado.
Não sendo volumoso teremos de ter em conta que ocupará uma tomada elétrica e poderá complicar o acesso a outras, em caso de tomadas múltiplas, se não for colocado na tomada superior.

Dispõe - ao contrário de uma boa parte deles - de um botão para ligar e desligar que não sendo imprescindível para a função que se pretende dele, pode tornar-se útil.Dispõe igualmente de um botão físico para mudar o estado entre Extender e Access Point. O conjunto de leds frontais que permite aquilatar da qualidade da ligação / distância ao router principal, estando legendado de forma muito compreensível - apesar da inutilidade de tal facto quando em utilização, devido à distância e tamanho das letras - tem a característica irritante de uma verdadeira árvore de Natal que me desagradou como o fez ao colega.

Apesar da estética interessante, o principal motivo da sua obtenção será sempre a utilidade na melhoria da cobertura do wifi.
Nessa parte e reduzindo por agora o teste à função de Extender, acho que é um equipamento capaz de melhorar a qualidade do wifi em locais que de outro modo seriam mal (ou nem seriam) cobertos pelo router principal.

No caso do Power Router (que possuo há meses por ser piloto NOS) a ligação foi sugerida pelo software e concretizada através da rede 5GHz, para ser possível assegurar a comunicação entre os dois por uma banda com maior largura, diminuindo o impacto na possibilidade de distribuição da internet com a maior força e velocidades possíveis.
Aceitando a escolha pelo principio válido que a justifica, fiquei "preocupado" pois tal como o colega @Armindo Mateus bem referiu, esta tem maior dificuldade em ultrapassar alguns dos obstáculos que, para azar do wifi, se repetem nas nossas casas: paredes, portas, móveis e outros.

Devo acrescentar que por razões que ainda não consegui apurar, na minha instalação o Power Router, estando a funcionar bem, tem apresentado melhores resultados a grande distância e com muitos obstáculos na rede 5GHz do que nos 2.4GHz. Sei que não é normal e tenho tentado apurar as causas e chateado imenso o apoio dos pilotos NOS para o perceber.
O estudo não é feito porque quero contrariar o que já está provado, mas porque em comparação com outros equipamentos que estão instalados, de igual ou menor capacidade que o Power Router, os resultados são bastante inferiores em 2.4GHz sendo agradavelmente superiores em 5GHz, nomeadamente na manutenção numa grande área da velocidade máxima disponível (120/10 em HFC em instalação sem problemas).

Ora por causa disso, ou porque entrei no teste com os vícios das minhas preferências, os resultados sendo bons não foram os que gostaria que fossem.

Quando falo em preferências, talvez pela dimensão do espaço que pretendo cobrir ou por ter obtido bons resultados com a tecnologia, prefiro utilizar pontos de acesso alimentados por powerline porque assim consigo ter o melhor das duas tecnologias: a máxima velocidade por cabo ligado ao powerline cliente e igualmente uma excelente velocidade por wifi em todos os locais bem cobertos pelos pontos de acesso.
O mesmo será conseguido por quem tiver instalação de rede física com maior margem de futuro (garantia de velocidade e até de upgrade mais barato) e certamente menor custo. Mas como não a tenho não ser tornou prático instalar.

Como tal pretendo em breve testar o Extender NOS como ponto de acesso para ver como se comporta na instalação, estando certo que pelo que já vi se deve comportar à altura.

Gostava de deixar uma última nota sobre o valor do equipamento.
Não sou vendedor, nem sequer represento a NOS como mais que cliente, mas tenho de referir que embora haja equipamentos equivalentes no mercado, alguns até em conta, o valor marcado apesar de não ser uma pechincha inclui a instalação que, não sendo imprescindível, é uma mais valia que poderá valer bem a diferença para outros extenders. E atenção que estou a referir os verdadeiramente equivalentes, pois não faltam no mercado extenders muito inferiores na parte técnica, alguns por preços superiores ao fixado.

Para terminar como já se vem repetindo não consegui ser resumido.

Espero não ter afastado os leitores do fórum e, nem que seja só um pouco, ter contribuído para dar a conhecer o equipamento.
Reputação 7
Crachá +1
Como se diz que os últimos são os primeiros não quis deixar créditos por mãos alheias...

Não será ainda o teste que desejava, é o possível

Por curiosidade resolvi colocar o Extender em modo AP e ver o que dava
E deu!. Bem. Confirmou as minhas expectativas.

Já o avançara sem o conhecer e reforço agora que o vi em ação.

Este equipamento pode resolver uma parte das queixas de muito utilizador NOS.
Com rede capaz ele pode transmitir uma rede wifi de muito boa qualidade.
No raio mais próximo arriscaria mesmo dizer que em 2.4GHz consegue melhores resultados que o próprio Power Router. O que nem será de estranhar: as diferentes dimensões, funções e o tipo de equipamento em que se inserem, permitem maior "mobilidade" ao Extender que ao Power Router. O que mesmo assim me facilita uma sugestão: este equipamento como complemento do ZonHub será uma excelente "aquisição".

Passando a alguns detalhes:
Fiquei com algumas dúvidas quanto ao software do equipamento e à sua vontade própria - aconselho quem o quiser utilizar a certificar-se bem que foram respostas as configurações de fábrica para garantir resultados mais corretos.

Utilizei a rede powerline (rede ethernet sobre a rede eléctrica) que me garante em toda a instalação a mesma velocidade do router por cabo.
Como já indiquei a minha ligação tem sido estável e certinha desde a adesão à NOS.
Após ligação tentei usar a mesma configuração de redes wifi do Power Router, mas a tal vontade própria originou uma adulteração dos resultados, pelo que reiniciei completamente o equipamento e utilizei o modo assistido da configuração, colocando o nome da rede com indicação expressa de extender e diferenciando entre 2.4 e 5GHz (é o modo comum dos equipamentos wifi AC que conheço).

Os resultados das medições de velocidade que fiz demonstraram-me o que me parecia desde o início: em rede 5GHz configurado em norma AC deu-me os 120Mbps sem dificuldades (como vi antes que dá em norma N); em rede 2.4GHz (logo norma N) o Extender conseguiu resultados acima ou perto dos 100Mbps, estando colocado num canto da divisão a uns 3 metros do equipamento cliente.

O sinal da rede do extender estava sempre forte


a rede NOSxxx_5G é a do Power Router que está distante. Como notarão o sinal de um router colocado em bridge consegue ser mais forte o que ainda não decifrei...

Não foi um teste exaustivo mas, na minha opinião, confirmou o que esperava do equipamento - em modo AP com boa rede é uma mais valia.

Devo realçar que acho errado - para instalações de dimensão média - pensar-se que um router, da gama em que se inclua o Power Router, será suficiente para a cobertura wifi adequada. A própria concorrência o confirma, ao promover produtos para colmatar essa "insuficiência".
Não posso falar de routers de grandes características porque não lido com eles, mas a tendência no mercado parece ser no sentido de multiplicar os pontos de acesso melhorando/simplificando a interação entre eles e o utilizador (redes mesh). Pode ser uma moda, pode ser um negócio mas também pode ser uma opção.

Este extender pode, em conjunto com um router NOS, seja ele o ZonHub ou o PowerRouter, ser uma via não demasiadamente dispendiosa para se ter melhor wifi.
Reputação 7
Crachá +1
Amigo @Vaz, excelente post ....reconheço que tens jeito para a escrita, muito fluída e entendivel....temos escritor ;)

Esclareço também que não sou vendedor, nem sequer represento a NOS, sou um mero cliente e piloto NOS do power router (4.0).

Nao fico admirado pelo facto de teres melhor cobertura em 5 do que 2.4, porque isto de redes wi-fi é mesmo assim, cada caso é um caso, por isso digo sempre que "no meu caso".

Concordo com tudo o que disseste anteriormente eu também sou da opinião que - para instalações de dimensão média - nao chega ter só um router e este equipamento é uma boa opção para se ter em conta.

No meu caso nao utilizo as powerline, porque é uma instalação de R/Chao e 1º Andar e o Power Router esta colocado numa zona central do R/C e basta-me um outro no 1 andar para ter cobertura em todo o lado.E atenção que utilizo "streaming 4k Chromecast Ultra" sem stress nenhum.O que era impossível para mim com o router 3.0.
Abraço
Boas tardes. É possível adquirir o Extender sem ser preciso vir o técnico? Numa loja ou assim?

Abraço,
Rui
Reputação 7
Crachá +1
Boas tardes. É possível adquirir o Extender sem ser preciso vir o técnico? Numa loja ou assim?

Abraço,
Rui

Boa tarde

Não tenho informação sobre isso para além do site, mas acho que, se for bem assegurada, essa instalação por técnico poderá ser uma grande mais valia.
Nunca fui assessorado presencialmente* nessa parte porque me vou desenrascando, mas a boa experiência com técnicos no serviço técnico NOS justifica a minha opinião.
Poderá ser feita uma avaliação com conhecimentos e equipamentos de que não dispomos e sair uma instalação de melhor qualidade.

*Mas já tive apoio telefónico muito benéfico
Não é nada contra os técnicos da NOS eheh. É só porque eu já sei o sítio ideal para o colocar. Até porque é para fazer um upgrade ao repeater ja existente (que não suporta a gama AC) e assim possívelmente ainda poupava uns dinheiros da deslocação do técnico eheh 🙂
Reputação 7
Crachá +1
Não é nada contra os técnicos da NOS eheh. É só porque eu já sei o sítio ideal para o colocar. Até porque é para fazer um upgrade ao repeater ja existente (que não suporta a gama AC) e assim possívelmente ainda poupava uns dinheiros da deslocação do técnico eheh :)não deve ser obrigatório uma deslocação do técnico, quem poupava era a NOS, porque técnico ou não o custo final é o mesmo.
o melhor é ir aqui www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/power-wi-fi.aspx
e clicar em Liguem-me gratis no fundo da pagina e esclarecer a sua duvida melhor.
Reputação 7
Crachá +1
Não é nada contra os técnicos da NOS eheh. É só porque eu já sei o sítio ideal para o colocar. Até porque é para fazer um upgrade ao repeater ja existente (que não suporta a gama AC) e assim possívelmente ainda poupava uns dinheiros da deslocação do técnico eheh :)
Se bem entendi o que estava escrito até há pouco a instalação/deslocação estava incluida - não posso saber agora mas penso que se mantem.
Até porque será a mais valia NOS (para além de um apoio específico e eventualmente os valores em "prestações" sem garantias extra), pois para venda online ou em loja há outras opções
Reputação 7
Crachá +6
Olá @Rui Pedro Caldeira,

A comunidade deu uma excelente ajuda. 🙂 Todas as modalidades do Power Wi-Fi incluem avaliação, instalação e suporte.
Reputação 4
Crachá +1
Pena é com os problemas que NET que a NOS tem este produto não ser oferecido a todos os clientes sem custo, parece que a NOS só se interessa que os clientes paguem mas não com a prestação de um bom serviço.
Reputação 7
Crachá +1
Pena é com os problemas que NET que a NOS tem este produto não ser oferecido a todos os clientes sem custo, parece que a NOS só se interessa que os clientes paguem mas não com a prestação de um bom serviço.
Não nego que fosse uma boa estratégia da NOS que sei que até será seguida em casos pontuais.

Mas atenção que este equipamento não resolve os problemas de net da ligação NOS. Não havendo sinal em condições ou velocidade não há muito que se possa fazer no interior da instalação.
Nem este nem nenhum extensor wifi ou outro consegue resolver ou amenizar essa parte dos problemas.

Pode ajudar na parte do wifi mas também não faz milagres.
E nisso tenho de lhes dar razão quando salientam que muitos factores podem interferir na boa recepção wifi incluindo os equipamentos "clientes" e os obstáculos que qualquer casa tem à sua distribuição
Reputação 4
Crachá +1
Pena é com os problemas que NET que a NOS tem este produto não ser oferecido a todos os clientes sem custo, parece que a NOS só se interessa que os clientes paguem mas não com a prestação de um bom serviço.
Não nego que fosse uma boa estratégia da NOS que sei que até será seguida em casos pontuais.

Mas atenção que este equipamento não resolve os problemas de net da ligação NOS. Não havendo sinal em condições ou velocidade não há muito que se possa fazer no interior da instalação.
Nem este nem nenhum extensor wifi ou outro consegue resolver ou amenizar essa parte dos problemas.

Pode ajudar na parte do wifi mas também não faz milagres.
E nisso tenho de lhes dar razão quando salientam que muitos factores podem interferir na boa recepção wifi incluindo os equipamentos "clientes" e os obstáculos que qualquer casa tem à sua distribuição

Concordo plenamente consigo, apenas em alguns casos que conheço e que o problema poderia ser solucionado com este equipamento a NOS só o fornece mediante uma mensalidade ou aquisição do mesmo, quando seria do interesse da NOS que o cliente fica-se com o problema solucionado e se a solução do mesmo passar pela colocação deste equipamento porque não o fornecer gratuitamente ao cliente?
Reputação 7
Crachá +1
O equilibro entre o nosso interesse e o da empresa é desfavorável a essa solução. A não ser que sejamos muito persuasivos nos momentos de negociação. Mas muitas vezes este é um pormenor em relação ao conjunto contratado...

O desejável seria que resolvessem os problemas até nossa casa para depois se concentrarem lá dentro.

Depois há a questão comercial que limita: a empresa comercializa-os como uma solução paga - que até já chegou a fazer parte das ofertas...
E isto é um mercado interessante para a indústria - basta ver a oferta comercial nestas soluções em que quase tropeçamos...
Reputação 7
Crachá +2

https://www.nos.pt/particulares/ajuda/equipamentos-servicos/internet/internet-fixa/Pages/default.aspx#tab6

Existem 2 modelos de EXTENDER

Qual deles é o equipamento deste tópico?

Pelos relatos, parece ser o Wi-Fi Extender (segundo equipamento da lista)

Alguém já testou os 2 e tem uma opinião formada sobre a qualidade de cada um?

Preços (é por COMPRA ou aluguer ou estão incluídos nos novos pacotes NOS? Quais?)

Reputação 7
Crachá +2

Só se vende o wifi extender agora penso eu. 2.49 mensalmente(24 meses) ou a pronto penso que 49.99.  Pelo site não estou a ver opção de o selecionar. não devem vir em novos pacotes.

Reputação 7
Crachá +1

https://www.nos.pt/particulares/ajuda/equipamentos-servicos/internet/internet-fixa/Pages/default.aspx#tab6

Existem 2 modelos de EXTENDER

Qual deles é o equipamento deste tópico?

Pelos relatos, parece ser o Wi-Fi Extender (segundo equipamento da lista)

Alguém já testou os 2 e tem uma opinião formada sobre a qualidade de cada um?

Preços (é por COMPRA ou aluguer ou estão incluídos nos novos pacotes NOS? Quais?)


Este tópico foi sobre o Wifi Extender NOS fabricado pela ARRIS e modificado pela NOS.

O outro é fabricado pela Devolo tem estado à venda em lojas há algum tempo e não deve ter interface alterado pela NOS.

Só coneço o primeiro ARRIS VAP4300 / NOS Extender e apesar de limitado pelo interface NOS funciona bem na função e tem um alcance razoável - prefiro o modo AP mas para isso precisamos ter rede no local.

O valor era 49,99 com instalação e 39,99 sem instalação comprado numa loja

Reputação 7
Crachá +6

Olá @marcolopes,

Saiba aqui mais sobre o Power Wi-Fi. 

Boa tarde, tenho o repetidor de sinal conectado ao router, aparece-me nas listas de pesquisa de rede wi-fi, mas nao me consigo ligar, qual será o problema? Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Desligue o repetidor da tomada e veja se conecta. Pode ser anomalia. Volte a ligar o repetidor e veja se este fica com 1 luz acesa apenas( vermelha/amarela ou verde)

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Tiago lobo,

O @Guimas deu uma boa ajuda. A dificuldade manteve-se? 

Boas, não resultou, peço desculpa na demora da resposta, mas não consegui ter tempo, mas a dificuldade em conectar o repetidor mantém-se , será algo nas configurações? 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Tiago lobo

Pode descrever-nos a cor e sequência das luzes que verifica no seu Extender, por favor? 

Comentário