Skip to main content
Header
Armindo Mateus
Super User
Super User
May 25, 2018

WI-FI Extender NOS (Arris-VAP4300)

Boa tarde
Em primeiro lugar devo dizer que estava um pouco cético em relação ao extensor porque é um modelo compacto e estava desconfiado, mas fiquei agradavelmente surpreendido e por bons motivos.

Começando pela configuração foi fácil e linear configurei como “extender”, não usei o botão WPS porque gosto de fazer "á mão" á moda antiga, mas tem possibilidade de WPS.
O meu router principal é o 4.0 com velocidades em wi-fi de 200/20 em HFC …sim sou dos sortudos eu sei 😊.
O “extender” nos 5GHz tem dificuldade em atravessar paredes sem perder sinal, mas se ficar numa zona onde apanha 5GHz do router principal, até nem se porta mal tenho velocidades próximas dos 120 Mbps (pacote 200/20) mas nos quartos mais afastados dele já so tenho entre 30 a 40 Mbps

Tinha um extensor/router já "velho” e não era Norma ac nem 5GHz, e claro este é AC 1200(867ac+300n) e tem n em 5GHz, como tenho equipamentos norma ac e n 5Ghz claro voam.
No caso dos 5GHz não permite usar em todos os locais do primeiro andar, tenho varias paredes para atravessar e os 5GHz não são bons nisso, ainda assim fiquei melhor, mas não a 100%.

Nos 2.4 Ghz não tenho muito a dizer porque funciona praticamente com velocidades próximas do anterior que já tinha que era norma n.
Não gostei da luminosidade dos leds é muito forte e não dá para desligar, mas pode-se sempre tapar.

Como sempre depende de caso para caso, claro que existem melhores, mas no meu caso cumpre a função que pretendo dele que é ter internet no 1 andar e poder jogar online sem problemas.
Peço desculpa pelo alongar do post

27 Comentários

Tiago C.
    Moderador
    June 4, 2018
    Olá @Rui Pedro Caldeira,

A comunidade deu uma excelente ajuda. 🙂 Todas as modalidades do Power Wi-Fi incluem avaliação, instalação e suporte.
    Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Emanuel Araújo
    Exabyte
    January 31, 2019
    Pena é com os problemas que NET que a NOS tem este produto não ser oferecido a todos os clientes sem custo, parece que a NOS só se interessa que os clientes paguem mas não com a prestação de um bom serviço.
    Vaz
    Super User
    Super User
    January 31, 2019
    Pena é com os problemas que NET que a NOS tem este produto não ser oferecido a todos os clientes sem custo, parece que a NOS só se interessa que os clientes paguem mas não com a prestação de um bom serviço.
    Não nego que fosse uma boa estratégia da NOS que sei que até será seguida em casos pontuais.

Mas atenção que este equipamento não resolve os problemas de net da ligação NOS. Não havendo sinal em condições ou velocidade não há muito que se possa fazer no interior da instalação.
    Nem este nem nenhum extensor wifi ou outro consegue resolver ou amenizar essa parte dos problemas.

Pode ajudar na parte do wifi mas também não faz milagres.
    E nisso tenho de lhes dar razão quando salientam que muitos factores podem interferir na boa recepção wifi incluindo os equipamentos "clientes" e os obstáculos que qualquer casa tem à sua distribuição
    Emanuel Araújo
    Exabyte
    January 31, 2019
    Não nego que fosse uma boa estratégia da NOS que sei que até será seguida em casos pontuais.

Mas atenção que este equipamento não resolve os problemas de net da ligação NOS. Não havendo sinal em condições ou velocidade não há muito que se possa fazer no interior da instalação.
    Nem este nem nenhum extensor wifi ou outro consegue resolver ou amenizar essa parte dos problemas.

Pode ajudar na parte do wifi mas também não faz milagres.
    E nisso tenho de lhes dar razão quando salientam que muitos factores podem interferir na boa recepção wifi incluindo os equipamentos "clientes" e os obstáculos que qualquer casa tem à sua distribuição

Concordo plenamente consigo, apenas em alguns casos que conheço e que o problema poderia ser solucionado com este equipamento a NOS só o fornece mediante uma mensalidade ou aquisição do mesmo, quando seria do interesse da NOS que o cliente fica-se com o problema solucionado e se a solução do mesmo passar pela colocação deste equipamento porque não o fornecer gratuitamente ao cliente?
    Vaz
    Super User
    Super User
    January 31, 2019
    O equilibro entre o nosso interesse e o da empresa é desfavorável a essa solução. A não ser que sejamos muito persuasivos nos momentos de negociação. Mas muitas vezes este é um pormenor em relação ao conjunto contratado...

O desejável seria que resolvessem os problemas até nossa casa para depois se concentrarem lá dentro.

Depois há a questão comercial que limita: a empresa comercializa-os como uma solução paga - que até já chegou a fazer parte das ofertas...
    E isto é um mercado interessante para a indústria - basta ver a oferta comercial nestas soluções em que quase tropeçamos...
    marcolopes
    Super User
    Super User
    October 16, 2019

https://www.nos.pt/particulares/ajuda/equipamentos-servicos/internet/internet-fixa/Pages/default.aspx#tab6

Existem 2 modelos de EXTENDER

Qual deles é o equipamento deste tópico?

Pelos relatos, parece ser o Wi-Fi Extender (segundo equipamento da lista)

Alguém já testou os 2 e tem uma opinião formada sobre a qualidade de cada um?

Preços (é por COMPRA ou aluguer ou estão incluídos nos novos pacotes NOS? Quais?)

Guimas
    Super User
    Super User
    October 16, 2019

Só se vende o wifi extender agora penso eu. 2.49 mensalmente(24 meses) ou a pronto penso que 49.99.  Pelo site não estou a ver opção de o selecionar. não devem vir em novos pacotes.

Vaz
    Super User
    Super User
    October 16, 2019

https://www.nos.pt/particulares/ajuda/equipamentos-servicos/internet/internet-fixa/Pages/default.aspx#tab6

Existem 2 modelos de EXTENDER

Qual deles é o equipamento deste tópico?

Pelos relatos, parece ser o Wi-Fi Extender (segundo equipamento da lista)

Alguém já testou os 2 e tem uma opinião formada sobre a qualidade de cada um?

Preços (é por COMPRA ou aluguer ou estão incluídos nos novos pacotes NOS? Quais?)

Este tópico foi sobre o Wifi Extender NOS fabricado pela ARRIS e modificado pela NOS.

O outro é fabricado pela Devolo tem estado à venda em lojas há algum tempo e não deve ter interface alterado pela NOS.

Só coneço o primeiro ARRIS VAP4300 / NOS Extender e apesar de limitado pelo interface NOS funciona bem na função e tem um alcance razoável - prefiro o modo AP mas para isso precisamos ter rede no local.

O valor era 49,99 com instalação e 39,99 sem instalação comprado numa loja

Tiago C.
    Moderador
    October 16, 2019

Olá @marcolopes,

Saiba aqui mais sobre o Power Wi-Fi. 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Kilobyte
    February 10, 2020

Boa tarde, tenho o repetidor de sinal conectado ao router, aparece-me nas listas de pesquisa de rede wi-fi, mas nao me consigo ligar, qual será o problema? Obrigado