Destaque

Preciso ativar o roaming? Qual a rede que devo escolher no estrangeiro?


Reputação 5
Crachá +2
Se tem um tarifário com fatura, o serviço de roaming está pronto a ser usado em todos os países do Mundo com quem a NOS tem acordo (consulte aqui a lista de países). Nesta modalidade (roaming contratual), o valor das suas comunicações em roaming vai aparecer na sua fatura.
Se tem um tarifário por carregamento, o serviço de roaming está pronto a ser utilizado na maioria dos países da Europa e principais destinos mundiais (consulte aqui aqui a lista de países). Nesta modalidade (roaming automático), o custo das comunicações em roaming será descontado automaticamente do seu saldo. Assim, antes de viajar verifique o saldo disponível e se for preciso, faça um reforço através de um carregamento.

Se tem um tarifário por carregamento e prefere uma estadia sem preocupações com o saldo, ou vai viajar para um país onde não existe acordo de roaming automático, ative o roaming contratual. Neste caso, o custo das comunicações em roaming será descontado da sua conta bancária através da sua autorização de débito direto em conta.

Para ativar o roaming contratual, tem as seguintes alternativas:
  • Lojas NOS: precisa de levar consigo o seu BI/cartão de cidadão;
  • Linha apoio ao cliente voz móvel 16993;
  • Proposta de subscrição: Preencher a proposta disponível aqui e enviar para: NOS Remessa Livre 52690 EC Campo Grande 1721-962 Lisboa (não necessita de selo). A Proposta de Subscrição inclui a autorização de pagamento por Débito Direto em conta que deve ser obrigatoriamente preenchida.

A ativação do serviço de Roaming Contratual é feita dentro de 24 horas após o recebimento de toda a documentação necessária.
Pode comprar serviços de roaming separadamente.

Como posso escolher uma rede quando estou no estrangeiro?
Em roaming, o seu telemóvel vai registar-se automaticamente num dos operadores com os quais a NOS tem acordo. Se isto não resultar, selecione manualmente a rede, acedendo ao menu de “Definições/Rede” e escolha o operador que quer.

Se tiver alguma dificuldade na utilização do seu telemóvel no estrangeiro, sugerimos que veja este tópico.

43 Comentários

Bom dia, após várias tentativas para activar um pacote de roaming e de várias peripécias estranhas que denotam alguma incompetência da vossa parte, agradeço que me informem, qual o tarifário de roaming para a Europa que tenho activo
Reputação 4
Crachá
paulo,

Se este post nao tiver informação que precise, o melhor é ligar para a linha de apoio. Eles dão-lhe essa informação rapidamente.
Boa tarde
Encontro me em Cuba por motivos de trabalho e não consigo registar me na unica rede disponivel (CUBACEL), necessito urgentemente de me manter contactavel via telemovel.
Em roaming, o seu telemóvel irá registar-se de forma automática num dos operadores com os quais a NOS tem acordo. Se este procedimento não resultar, poderá fazer uma seleção manual de rede acedendo ao menu de Definições/Rede do telemóvel do seu dispositivo e selecionando o operador que deseja.

A Empresa de Telecomunicaciones de Cuba S.A., também referida como ETECSA, é uma empresa governamental que opera todos os serviços de telecomunicações da ilha de Cuba.
O primeiro sistema de telefonia móvel de Cuba foi o Cubacel, usando D-AMPS.
O segundo sistema, C-com, foi instalado usando-se o GSM.
Em 2005, o governo cubano comprou a Sherritt e fundiu o Cubacel e C-com em uma divisão da Etecsa. Os dois nomes continuam como marcas.

Em Cuba a rede com acordo da NOS é a C_COM, mas se quiser saber mais consulte a página da NOS sobre o assunto.

https://www.nos.pt/particulares/telemovel/servicos/Paginas/roaming.aspx#tab2

Se mesmo assim nao conseguir resolver o problema, pode telefonar para o apoio ao cliente:
+351 931 699 300
Boa noite,

Agradeço a V/. resposta mas infelizmente quer via automática ou manual o meu telemóvel não se consegue registar na única rede disponível (CUBACEL). É necessário a activação de outro tipo de roaming (contractual)?

Agradeço a V/. resp. tão célere quanto possível.
Ha alguns anos atras tinha que ser contratual.
A lista actual de países e respetivos operadores com quem a NOS tem acordo refere para Cuba ser o operador "C_COM", com Tipo de Roaming "Contratual e Automático" e Tipo de rede disponível "GPRS, 3G".

Permita-me no entanto colocar-lhe a seguinte questao:
Atendendo ao tarifario roaming para essa zona (África e América), efetuadas - €2,447/min, recebidas - €0,932/min, nao ficaria mais em conta adquirir localmente um cartao, atendendo a que as chamadas de Portugal para Cuba rondam os €0,696/min (Tudo) €0,861/min (Livre) €0,625/min (Smart) e as chamada de Cuba para Portugal em pre-pago por volta de €1,07/min?
Reputação 7
Crachá +2
Olá a todos,

Como já existe, no Fórum, um tópico dedicado a este tema, juntámos aqui as vossas publicações. Assim a consulta de informação sobre roaming torna-se mais fácil.

nunopires, já conseguiu aceder à rede? O HASPT e o C24XXXX201 deram boas ajudas. 🙂
Como autorizar roaming pela internet?
Reputação 7
Crachá
Maiadonelo, dá uma vista de olhos nesta página: http://www.nos.pt/particulares/telemovel/servicos/Paginas/roaming.aspx
Eu comprei um Cartão Kanguru Livre, posso usá-lo no exterior?
Reputação 7
Crachá
Chn, queres usá-lo no estrangeiro, é isso? Vê esta página: http://www.nos.pt/particulares/internet/internet-movel/servicos/Paginas/roaming.aspx
Boa tarde
Encontro me em Cuba por motivos de trabalho e não consigo registar me na unica rede disponivel (CUBACEL), necessito urgentemente de me manter contactavel via telemovel.


Eu tenho o mesmo problema. Sou residente em Cuba e desde Janeiro deste ano de 2017 não consigo registar-me na unica operadora CUBACEL. Até então não tinha problema com o roaming. Estando agora em Portugal de férias em qualquer loja da NOS ou no site, a informação é que a NOS tem acordo de roaming em Cuba mas com a operadora C_COM. Esta operadora já não existe pois desde 2004 que se fundiu com Cubacel e só existe esta. Resultado: não consigo entender que ocorre: Há acordo de roaming em Cuba ou não? Se há, porque é que eu não consigo registar-me em Cubacel? Outra coisa que me estranha é o seguinte: entre tantas pessoas que viajam de Portugal a Cuba e têm cartão da NOS, será que também não conseguem comunicar por roaming?

Agradeço qualquer ajuda

mariag
Reputação 7
Crachá +2
Olá, @mariag, bem-vinda ao Fórum NOS. :)

Agradecemos o alerta e confirmamos que a NOS tem acordo, contratual e automático, com a operadora ETECSA / CUBACEL.
Caso o roaming automático não esteja ativo ou se voltar a ter alguma dificuldade, sugerimos que nos ligue:
  • Em Portugal: 16993
  • A partir do estrangeiro: +351 931 699 300

Consulte a lista de Acordos de Roaming da NOS aqui.
Olá Carolina V. NOS Moderadora

Obrigada pela resposta. Para eu ficar mais descansada, porque parto para Cuba em breve, confirma que anteriormente não se podia registar em Cubacell e que agora já se pode? Ou será que o problema existia só comigo? Se isso corria só comigo ainda fico preocupada. Apesar do poder contactar a NOS a partir do estrangeiro, caso tenha dificuldade, a verdade é que uma chamada feita para Portugal aí fica cara.
Reputação 7
Crachá +6
Olá mariag,

O acesso à rede Cubacel estava disponível. Antes de regressar a Cuba, pedimos-lhe que confirme se tem o Roaming ativo no seu cartão. Pode confirmar o estado do serviço através das nossas Linhas de Apoio ou numa Loja NOS.
Ola Tiago C. Moderador


Agradeco a informacao mas devo dizer que, ao contactar o servico tecnico pelo numero 16990, opcao 3, foi_me garantido que o meu cartao ja tem o roaming activo.
Se e assim, porque razao eu nao consegui registar o meu telemovel na rede de Cubalcel, desde janeiro ate junho deste ano 2017. Voltaram-me a dizer que caso tivesse problema agora novamente em Cuba ligasse para +351 931 699 300 .
Vou partir para Cuba com a incerteza de poder comunicar por roaming atraves da NOS, pois nenhuma alteracao foi feita no meu telemovel.
Nao sera possivel de forma alguma comunicar com a NOS por email desde o estrangeiro?
Reputação 7
Crachá
@mariag a única maneira é mesmo por telefone. assim também resolves logo o problema, escusas de esperar por resposta escrita. 😕
Pois, juli89...
A questão é que um telefonema internacional não fica propriamente barato...
Exponha o caso no site da Provedoria NOS
Sabem de onde foi obtida esta imagem?


Exatamente! É apenas uma parte das opçoes disponiveis na secçao "Serviços" da Area de Cliente de uma concorrente... e como podem ver, o cliente pode consultar/ativar/desativar a opçao Roaming Automatico, entre outras que a NOS nem nos lembra...
Nao esquecendo o facto de esta Area de Cliente ser fornecida "as is"... ou seja, nao é o cliente que adiciona serviços.
Os serviços sao adicionados pelo operador!
O cliente consulta e CONFIGURA serviços!
Seria muito bom que a NOS tambem fornecesse esta possibilidade aos seus clientes.
Reputação 7
Crachá +2
Olá, @C24XXXX201 e @mariag. :)

Agradecemos a ótima sugestão. De momento, não temos previsão para a integração desta funcionalidade na Área de Cliente. Caso surjam novidades sobre este tema, comunicamos nos canais habituais. 🙂
Devo dizer que já me encontro em Havana, CUBA, há uma semana. Continuo com o mesmo problema , isto é, sem roaming. o meu cartão da NOS não consegue ligar-se à operadora de Cuba, CUBACELL. Com dois cartões de outras duas concorrentes do meu marido não há nenhum problema: conseguem ligar-se e ele tem roaming. Já experimentei várias coisas: pus o meu cartão da NOS no telefone do meu marido e continuo sem roaming; ele pôs os cartões dele no meu telemóvel e os dois têm roaming.
Isto significa que o problema não é do meu telemóvel mas sim do cartão da NOS. Já telefonei para Cubacell aqui e foi-me informado que têm acordo com a operadora OPTIMUS que já não existe pois integrou a NOS. Eu pergunto: o acordo entre CUBACELL e NOS já foi actualizado depois que se fundiram a OPTIMUS e a ZON.? Tenho este cartão há muito tempo e pertencia à ZON. De forma nenhuma gostaria de pedir a portabilidade do meu número para outra operadora que tenha possibilidade de roaming aqui em Cuba. Mas se não tiver outra alternativa terei que o fazer apenas por esta situação que me custa porque sempre me satizfez a operadora NOS.
Vou deixar passar três dias, aproximadamente, para dar tempo a que um moderador/a deste forum veja esta mensagem para, finalmente, fazer uma chamada telefonica para o número de ligação desde o estrangeiro, a qual me vai ficar cara; nesse momento vou pedir que me seja devolvida a chamada pela NOS e oxalá seja merecedora dessa atenção. Neste momento estou a escrever de um ponto de ligação a internet (a qual também não me sai barata) pois não tenho internet em casa.
Obrigada pela vossa atenção.
@mariag, teve azar, se em vez de ter ido a Cuba tivesse ido à China, de certeza que o seu cartao funcionava.:(
Exponha o caso no site da Provedoria NOS
Volto a insistir, reporte a situaçao a Provedoria NOS!
Pelo forum nao recebera respostas oficiais, apenas ajudas de outros utilizadores.

Comentário