Skip to main content
Header
Respondido

Velocidade 5G limitada a 2 linhas a ~150mbps

Olá,
Sou cliente NOS há mais de um ano. Desde que mudei da Vodafone para a NOS, fiquei satisfeito por ver que a velocidade do meu telemóvel 5G não estava limitada a 300 Mbps, como na Vodafone, e alcançava os 1000 Mbps completos.

Recentemente, renovei o contrato para 100GB no 5G+, mas agora ambas as minhas linhas móveis estão limitadas a cerca de 150 Mbps.

Fiz testes e confirmei que não é um problema técnico do telemóvel, mas sim uma limitação imposta pela NOS nas minhas linhas. Tenho um eSIM estrangeiro que, em roaming na rede NOS em Portugal, atinge 1000 Mbps no mesmo iPhone.

Além disso, um amigo, também cliente NOS, com um iPhone mais antigo, consegue os 1000 Mbps completos, enquanto eu só recebo ~150 Mbps no mesmo local (minha casa).

Como se pode ver no “Field Test Mode”, a intensidade do sinal (RSRP) é boa e está ligada à banda n78 na rede 5G.

Por que razão a NOS está a limitar a minha velocidade 5G?

Michael

Melhor resposta por Michael Kh

Bom dia a todos,

Estou feliz em dizer que o limite de 150Mbps foi removido e agora posso acessar a rede novamente na maior velocidade disponível.

Meu contrato foi alterado de volta para o anterior, chamado Telemóvel Nos Mobile, em vez do novo, que é o Telemóvel Gigas 5G+.

Muito obrigado a todos pela ajuda!

Ver pergunta inicial
Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?
17% acharam o tópico útil

22 Comentários

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 3937 comentários
  • 19 de março de 2025

qual o tarifário?

• Autor
  • Kilobyte
  • 20 comentários
  • 19 de março de 2025
Olaf escreveu:

qual o tarifário?

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 3937 comentários
  • 19 de março de 2025

Só com o 5G+ tem velocidades superiores Velocidades máximas de 1Gbps, na tecnologia 5G+.

O iPhone não é compatível com 5G+

Tens disponível aqui informações detalhadas sobre a velocidade anunciada, velocidade máxima e estimativa da velocidade máxima do serviço de acesso à Internet móvel (secção 3).

• Autor
  • Kilobyte
  • 20 comentários
  • 19 de março de 2025

Está enganado.
Como já disse, o meu iPhone 15 consegue 1Gbps com uma linha eSIM estrangeira em Portugal em roaming na NOS. E já estava a receber 1Gbps antes de ter renovado o meu contrato com a NOS há uma semana.
E como eu disse, um amigo com um iPhone 14 está a conseguir 1Gbps no seu tarifário pré-pago na NOS.

Mesmo antes da NOS começar a publicitar o 5G+ (atualmente não suportam iPhone) eu já tinha 1Gbps no meu iPhone.

• Autor
  • Kilobyte
  • 20 comentários
  • 19 de março de 2025

Acho que encontrei o problema. 
O meu contrato anterior foi celebrado antes de 01.04.2024.

Mas, no meu novo contrato, não se diz nada sobre a velocidade limitada, e estes parecem ser alguns ficheiros de “informações gerais”…

A NOS limitou de facto a minha velocidade por eu ter renovado o meu contrato? 

Gostava muito que alguém da NOS me pudesse explicar.

https://www.nos.pt/content/dam/nos/assets/pdfs/regulamento_2120%20_nos_comunicacoes.pdf

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 3937 comentários
  • 19 de março de 2025

sim, se alterou o contrato aplica-se as novas condições em vigor

• Autor
  • Kilobyte
  • 20 comentários
  • 19 de março de 2025
Olaf escreveu:

sim, se alterou o contrato aplica-se as novas condições em vigor

Não fui informado sobre essas "novas condições" e nada disso está escrito no contrato que recebi por e-mail.

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 3937 comentários
  • 19 de março de 2025

estará nas condições especificas do serviço… os Resumos e as clausulas gerais contratuais redirecionam para as clausulas especificas. 

CG_CE_Servico_Telefonico-Movel_set2024.pdf

• Autor
  • Kilobyte
  • 20 comentários
  • 19 de março de 2025

Não fui notificado sobre os termos de limitação de velocidade antes de a NOS renovar meu contrato, o que torna isso factualmente ilegal.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29560 comentários
  • 19 de março de 2025

@Michael Kh, boa noite. 
As condições contratuais encontram-se disponíveis publicamente quer no site, juntamente com as condições gerais contratuais bem como nas condições dos tarifários, pelo que não verificamos qualquer irregularidade. 
Ainda assim, pedimos que nos detalhe se o tarifário a que se refere é de Telemóvel ou de Internet móvel. 
Isto porque, a alteração aplica-se a tarifários de internet móvel. 
Obrigado, 

• Autor
  • Kilobyte
  • 20 comentários
  • 20 de março de 2025

Boa noite, Mario. Estou falando de um tarifário de telemóvel, como na captura de tela acima.

Michael Kh escreveu:
Olaf escreveu:

qual o tarifário?

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29560 comentários
  • 20 de março de 2025

Como pode verificar pela imagem que mostra acima e destaca a amarelo, ​@Michael Kh a alteração aplicar-se-á a tarifários de Internet Móvel. 

Sugerimos que, por favor, reinicie o equipamento e volte a testar as velocidades, no entanto, e de preferência, em https://www.speedtest.net/pt
Obrigado, 

• Autor
  • Kilobyte
  • 20 comentários
  • 20 de março de 2025

Obrigado por ter reparado na diferença de tarifa.

Obviamente, reiniciei o telemóvel.
Também disse que obtenho a velocidade limitada no iPhone 15pro da minha mulher, por isso não é um problema do telemóvel.
Eu consigo 1Gbps no outro tarifário quando estou em roaming na rede NOS.
O meu amigo na NOS com um iPhone mais antigo consegue obter 1Gbps quando está sentado perto de mim, e eu só consigo ~150Mbps.

Portanto, o limite de velocidade está especificamente na minha conta com os dois novos tarifários com contrato na NOS.
Não é um problema de cobertura de rede, estou localizado no centro de Lisboa com sinal máximo.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29438 comentários
  • 20 de março de 2025

Boa tarde ​@Michael Kh,

Agradecemos o seu testemunho.

O cartão SIM que está a utilizar é antigo? 

Na maioria dos casos não é necessário haver troca do cartão SIM para aceder à rede 5G e atingir velocidades superiores.
Em caso de dúvida consulte o número do seu cartão SIM, uma vez que todos os cartões SIM com código iniciado por “21” ou “22” estão preparados para ter acesso à tecnologia 5G, assim como todos os eSIM

Mostre o conteúdo

Partilhe connosco o seu testemunho.

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • 20 comentários
  • 20 de março de 2025

É um eSIM.

Tudo indica que a minha conta NOS (2 tarifários de telemóvel) está a ser limitada pela NOS.

Jorge C
Super User
  • 8114 comentários
  • 20 de março de 2025

Boa tarde ​@Michael Kh

Confirme as informações detalhadas sobre a velocidade anunciada, velocidade máxima, velocidade normalmente disponível e velocidade mínima do serviço referidas aqui.

As velocidades de transferência entre o utilizador e o servidor onde se encontra a informação são condicionadas por diversos fatores que podem influenciar a perceção de qualidade da ligação. 

Obrigado. 

• Autor
  • Kilobyte
  • 20 comentários
  • 20 de março de 2025

O que é isso e por que é relevante para o fato de que a NOS limita minha velocidade enquanto não limita outros usuários?

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29438 comentários
  • 20 de março de 2025

Agradecemos o seu testemunho ​@Michael Kh. Vamos ajudar a analisar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF e número de telemóvel em causa.

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • 20 comentários
  • 20 de março de 2025

@João H.  Mensagem enviada. Obrigado.
Eu apreciaria uma resolução rápida e transparente sobre o problema.🙏

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29438 comentários
  • 20 de março de 2025

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho ​@Michael Kh,

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • 20 comentários
  • Resposta
  • 25 de março de 2025

Bom dia a todos,

Estou feliz em dizer que o limite de 150Mbps foi removido e agora posso acessar a rede novamente na maior velocidade disponível.

Meu contrato foi alterado de volta para o anterior, chamado Telemóvel Nos Mobile, em vez do novo, que é o Telemóvel Gigas 5G+.

Muito obrigado a todos pela ajuda!

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29438 comentários
  • 25 de março de 2025

Bom dia ​@Michael Kh,

Agradecemos o seu feedback. Ficamos contentes por saber que já está tudo resolvido. 😊

Se surgirem mais questões, por favor, partilhe connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar, aqui, no Fórum NOS.

Obrigado,

Comentário