Skip to main content
Header
Pergunta

cobrança de taxa de instalação

• December 2, 2025
  • 8 comentários
  • 56 visualizações

Bom dia, fiz a cessação do contrato, porém estão a me cobrar um valor absurdo por taxa de instalação, valor de quase 400€, isto esta incorreto, há alguma forma de cancelar esta cobrança de forma amigável?

8 Comentários

CP001
  • December 2, 2025

Bom dia, fiz a cessação do contrato, porém estão a me cobrar um valor absurdo por taxa de instalação, valor de quase 400€, isto esta incorreto, há alguma forma de cancelar esta cobrança de forma amigável?

Bom dia, 

Fez o contrato por telefone ou por meios digitais? 

Em que data fez o contrato? (1)

Em que data recebeu a documentação relativa ao contrato? (2)

Em que data rescindiu o contrato? (3)

Se for novo cliente e a resposta à primeira pergunta for afirmativa, e entre a data (3) e a data (2) tiverem passado menos de 14 dias, há boas hipóteses de conseguir uma redução do valor que pagou. Pelo menos houve casos iguais a esse em que os clientes foram para centro de arbitragem e tiveram sucesso.

Verifique aqui:

Sim, esta dentro do prazo de 14 dias, porém tentei uma comunicação pela mesma linha onde me fizeram a venda(via telefone) e agora estão a me dizer isso sobre a taxa de instalação. 

Estou a tentar um meio amigável

CP001
  • December 2, 2025

Sim, esta dentro do prazo de 14 dias, porém tentei uma comunicação pela mesma linha onde me fizeram a venda(via telefone) e agora estão a me dizer isso sobre a taxa de instalação. 

Estou a tentar um meio amigável

Note que este direito de livre resolução apenas se aplica a contratos celebrados por clientes particulares e que não sejam empresários em nome individual. É o seu caso?

Os 14 dias começam a contar na data em que celebra o contrato (ou o mais tardar na data em que recebe o contrato com as condições gerais) e nunca na data de instalação. Atente também nessa questão.

Diz que pretende uma via amigável. Todos os clientes que tiveram situações iguais à sua ultimamente, não me recordo de um caso que tenha sido bem sucedido pela via amigável. Com este tipo de empresas sugiro a via litigiosa. Comece por aqui https://www.livroreclamacoes.pt/inicio/ e depois (se estivesse no seu lugar) seguia para centro de arbitragem. Como se costuma dizer, o “não” é garantido.  Tente por essa via. Sendo certo que nada é garantido, muitos têm-se saindo bem indo pela via litigiosa. É o melhor que lhe consigo dizer.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • December 2, 2025

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@Felipe M R Menezes e partilha do ​@CP001.

Vamos ajudar a analisar a situação. Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@Felipe M R Menezes e partilha do ​@CP001.

Vamos ajudar a analisar a situação. Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

Bom dia! Ja enviei uma mensagem com meu NIF, se for resolvido assim, fica bem e rápido para ambas partes, agora se for preciso vamos a um centro de arbitragem 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • December 3, 2025

Boa tarde ​@Felipe M R Menezes,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho.

Recebemos a sua mensagem privada e estamos a acompanhar este tema. Contamos ser breves na resposta.

Obrigado

Agradecemos a sua mensagem e testemunho.

Recebemos a sua mensagem privada e estamos a acompanhar este tema. Contamos ser breves na resposta.

Obrigado

Ok, obrigado.  Aguardo que seja resolvido de forma prática assim, ainda recebi um e-mail a ter de pagar uma multa por encerramento do contrato estando dentro dos 14 dias?

Confesso que não estou a perceber direito essas coisas ...

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • December 4, 2025

Lamentamos a demora. Estamos a acompanhar o tema por mensagem privada e vamos responder-lhe o mais breve que nos for possível.

Obrigado pela compreensão