Skip to main content
Header
Respondido

Port forwarding router TCG310J

Boa noite,

Segui as instruções publicadas para:

1. Criar um endereço DDNS
  2. Expor o meu NAS no porto 5000 utilizando o port forwarding

De forma resumida, não consigo aceder ao NAS nem pingar o endefeço DDNS.

Algo que me falte fazer? 

Melhor resposta por Jorge C

Boa tarde ​@Isabel Pintado

Existem diversos relatos sobre problemas para a configuração que menciona. 

Erro ao configurar port forward | Forum NOS 

Sugiro que teste em modo bridge e recordo que a firewall fica desligada na port 4. 

Obrigado.

Ver pergunta inicial
Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?

5 Comentários

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29286 comentários
  • 5 de janeiro de 2025

Boa tarde ​@Isabel Pintado,

Agradecemos a sua mensagem e partilha.

Pedimos, por favor, que nos detalhe a finalidade da configuração em causa. 
Pretende ligar um sistema de armazenamento de dados ao router e possibilitar o seu acesso fora da rede NOS? 

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • 2 comentários
  • 5 de janeiro de 2025

Boa tarde João,

Sim, a finalidade é exatamente essa. Pretendo expor o meu NAS na Internet para permitir o acesso a alguns serviços do mesmo world wide.

Não sei se ajuda no processo de despiste, mas adicionei um segundo dispositvo (http server) para o qual criei igualmente uma regra. 

O funcionamento é o mesmo. i.e. consigo aceder aos portos partilhados do IP publico (85.139.116.181) se estiver dentro da rede NOS, assim que saio o acesso fica barrado.

Obrigado.

Jorge C
Super User
  • 8038 comentários
  • Resposta
  • 5 de janeiro de 2025

Boa tarde ​@Isabel Pintado

Existem diversos relatos sobre problemas para a configuração que menciona. 

Erro ao configurar port forward | Forum NOS 

Sugiro que teste em modo bridge e recordo que a firewall fica desligada na port 4. 

Obrigado.

• Autor
  • Kilobyte
  • 2 comentários
  • 5 de janeiro de 2025

Boa tarde Jorge,

Na porta 4 do router tenho configurada outra infraestrtura, pelo que não a posso utilizar para esse fim. Essa é a unica opção?

Se for esse o caso, penso que faria sentido estar descrito no tutorial que escreveu para boa informação dos clientes e prevenção de situações semelhantes no futuro.

Sobre os varios relatos que refere, apenas posso referir que o IP dos dispositivos que quero expor está dentro do range do DHCP, pelo que não será o mesmo caso.

Obrigado

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29286 comentários
  • 5 de janeiro de 2025

Boa noite ​@Isabel Pintado,

Agradecemos o seu testemunho sobre o tema, assim como a ajuda partilhada pelo ​@Jorge C.

Para segurança da rede interna, o acesso exterior ao router, fora da rede NOS, é limitado, pelo que o acesso que pretende não é garantido. Adicionalmente, a ligação USB do router encontra-se inativa para transmissão de dados. 

Como partilhado pelo ​@Jorge C, a configuração do acesso através da LAN 4 em modo bridge, por não ser alvo de restrições da firewall, pode permitir este tipo de configurações.

De forma a podermos analisar em maior detalhe este pedido, por favor, envie uma mensagem privada com o seu número de cliente para o meu perfil ​@João H..

Obrigado

Comentário