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Pagamento por descodificador não contratado


Boa noite!
Sou cliente NOS há relativamente pouco tempo (menos de um mês ) e, acho que já me começo a arrepender da mudança que fiz;

No serviço que contratei, tenho um Giga Router e uma Box UMA, sem custos mensais (o que acho corretos, uma vez que são necessários para fazer chegar o serviço até ao cliente). No entanto, na outra televisão que tenho em casa (e que não está ligada à box), segundo o técnico que instalou o serviço, foi necessário um descodificador (que foi ligado à televisão). No momento da instalação achei um pouco estranho, pois o aparelho apesar de não ser novo, também não é propriamente velho. Além disso tem TDT e, transmitia os canais do serviço MEO (operadora anterior) sem ser necessário recorrer a qualquer outro tipo de equipamento. Como se não bastasse, quando vejo televisão nesse aparelho, “volta e meia” a imagem trava, fica a “soluçar” ou simplesmente desaparece, surgindo a informação “SEM SINAL. VERIFIQUE SE O CABO ESTÁ LIGADO. ID: 643”. E sim, o cabo está ligado… tal e qual como o técnico deixou há poucos dias atrás! Quanto a esta situação, caso continue, terei que contactar o apoio técnico (não estamos a começar bem… )!

Hoje, ao verificar a primeira fatura emitida, verifico que me é cobrado o aluguer do Descodificador Digital. 
Porque motivo é que a operadora está a cobrar este valor? Os encargos referentes aos aparelhos necessários para fazer com que o serviço chegue ao cliente, não deveriam ficar a cargo do prestador do serviço (tal como acontece com os restantes aparelhos)? E, que culpa tem o cliente, se o serviço prestado usa um sinal “XPTO” que a televisão não dispõe (quando ainda por cima, aparentemente, é a única operadora nessa situação)?

Quando pesquisei um contacto de email da NOS ou formulário de contacto por escrito - na área de cliente, cheguei à (triste) conclusão que este meio de contacto, simplesmente não existe, nesta operadora. Pelo que percebi, dispõe apenas de contacto telefónico e fórum… que desilusão!



 

 


 

Melhor resposta por Jose Rodrigues

Bom dia ​@Jonyzinho, para ver televisão numa TV sem box é necessário que:

“Para ter acesso a grelha de canais é necessário ter uma televisão com opções de sintonia digital ou sintonia por cabo DVB-C. Verifique no manual da TV ou fabricante se a sua televisão dispõe da tecnologia DVB-C integrada ou mais detalhes de como sintonizar.”

Não tendo DVB-C precisa de um descodificador

https://www.nos.pt/ajuda/tv/resolver-avarias/continuar-a-ver-tv-sem-box

 

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13 Comentários

Guimas
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  • 19 de janeiro de 2025

Sim só existe por telefonema. Relativamente ao DTA isso fica ao critério de cada cliente aderir ou não e caso adira tem um custo de aluguer. É como se fosse uma box.

Do id 643 é relativamente ao cabo coaxial. Convém retirar e voltar a colocar em ambas as pontas para despistar a hipótese que seja mau contacto apenas. Caso persista o problema é enviado técnico á residência para averiguar o que se passa


Olaf
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  • 19 de janeiro de 2025

Mas na box uma está a funcionar normalmente?


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  • 19 de janeiro de 2025
Guimas escreveu:

Sim só existe por telefonema. Relativamente ao DTA isso fica ao critério de cada cliente aderir ou não e caso adira tem um custo de aluguer. É como se fosse uma box.

Do id 643 é relativamente ao cabo coaxial. Convém retirar e voltar a colocar em ambas as pontas para despistar a hipótese que seja mau contacto apenas. Caso persista o problema é enviado técnico á residência para averiguar o que se passa

Resumindo; ainda agora mudei e já vi que dei um tiro nos pés! 


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  • 19 de janeiro de 2025
Olaf escreveu:

Mas na box uma está a funcionar normalmente?

Sim, a TV ligada à box funciona bem. A outra, ligada ao descodificar, apresenta (constantemente) este problema. Já liguei e desliguei o cabo, mas continua a acontecer o mesmo.

 


Jose Rodrigues
Super User
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  • Resposta
  • 19 de janeiro de 2025

Bom dia ​@Jonyzinho, para ver televisão numa TV sem box é necessário que:

“Para ter acesso a grelha de canais é necessário ter uma televisão com opções de sintonia digital ou sintonia por cabo DVB-C. Verifique no manual da TV ou fabricante se a sua televisão dispõe da tecnologia DVB-C integrada ou mais detalhes de como sintonizar.”

Não tendo DVB-C precisa de um descodificador

https://www.nos.pt/ajuda/tv/resolver-avarias/continuar-a-ver-tv-sem-box

 


Olaf
Super User
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  • 19 de janeiro de 2025

Pode ser do descodificador ou do sinal.  A sua televisão é compatível com a tecnologia dvb-c?


Jorge C
Super User
  • 8100 comentários
  • 19 de janeiro de 2025

Boa tarde ​@Jonyzinho

O problema que refere ID 643 é relativo a problemas com o sinal, em relação do débito. 

“Porque motivo é que a operadora está a cobrar este valor?” 

Caso não esteja previsto no contrato não o deveria fazer, sugiro que consulte o mesmo. 

Como consultar documentos emitidos pela NOS na my NOS | Forum NOS 

Obrigado.


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  • 20 de janeiro de 2025
Olaf escreveu:

Pode ser do descodificador ou do sinal.  A sua televisão é compatível com a tecnologia dvb-c?

Boa questão!!!
Não faço ideia!
Sei que com a TDT é. Com a MEO não tinha problemas! A transmissão era normal!
 


Jorge C
Super User
  • 8100 comentários
  • 20 de janeiro de 2025

Boa tarde ​@Jonyzinho

Caso pretenda ajuda, partilhe a marca e o modelo da sua TV. 

Obrigado.


Mário P.
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  • 29517 comentários
  • 20 de janeiro de 2025

@Jonyzinho, boa tarde. 
Indique-nos, por favor, a marca e modelo da sua televisão. A informação, se a televisão é ou não compatível com a norma DVB-C, em regra, consta do manual. 
Obrigado, 


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  • Kilobyte
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  • 21 de janeiro de 2025
Mário P. escreveu:

@Jonyzinho, boa tarde. 
Indique-nos, por favor, a marca e modelo da sua televisão. A informação, se a televisão é ou não compatível com a norma DVB-C, em regra, consta do manual. 
Obrigado, 

Bom dia. O modelo da TV é LG32LH3000.

Pelo que li no manual e do pouco que percebo do assunto, acho que o aparelho é compatível com DVB-c...


  • Autor
  • Kilobyte
  • 5 comentários
  • 21 de janeiro de 2025
Mário P. escreveu:

@Jonyzinho, boa tarde. 
Indique-nos, por favor, a marca e modelo da sua televisão. A informação, se a televisão é ou não compatível com a norma DVB-C, em regra, consta do manual. 
Obrigado, 

No manual do aparelho, consta esta informação:

 

“Para assistir a DVB-C em países excluindo a Finlândia e a Suécia, selecione '--' como País em OPÇÃO;

Durante o modo de sintonização Completa, alguns canais podem ser restringidos por alguns Operadores de Serviços de Cabo (SO), portanto a sintonização poderá ser mais longa.

Nota:

O seu fornecedor de serviços de cabo pode cobrar pelos serviços, ou requisitar um acordo ás condições e itens de negócio.

O cabo DVB-C pode não funcionar corretamente com alguns fornecedores por cabo.

A compatibilidade com a transmissão cabo digital DVB-C não é garantida.”


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • 29391 comentários
  • 21 de janeiro de 2025

Boa tarde ​@Jonyzinho,

Agradecemos o seu testemunho.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado