Skip to main content
widget chatbot
Header

Comunicação LAN -> Bridge

Boa tarde, fiz o setup to meu router NOS para ativar o modo bridge na porta LAN4 para a instalação de um pequeno servidor de teste. O servidor ontem um IP público com sucesso e consegue acesso a internet. Também ativei serviço de SSH e HTTP e consigo acessar ambos os serviços externamente quando estou fora de minha residência ou pelo plano de dados de meu telemóvel.

Porém quando estou conectado na WiFi do roteador NOS não consigo acessar nenhuma das portas do servidor ligado a porta Bridge. Tanto pelo IP público do servidor ou pelo domínio DDNS associado ao servidor.

Novamente todos os acessos funcionam quando conecto de fora da minha moradia e também pelo meu telemóvel ligado a rede de dados, mas não consigo acessar quando ligado a WiFi do roteador NOS (WiFi ou qualquer porta LAN1,2 ou 3).

Alguma explicação? Bloqueio de firewall da NOS? Consigo alterar esta limitação?

Obrigado.

8 Comentários

Jorge C
Super User
  • 8769 comentários
  • 7 de maio de 2025

Boa noite ​@Fogaroli

Sugiro que verifique que IP está a usar no modo bridge e no outro IP que usa para a Wi-Fi aqui.

Podem existir problemas de compatibilidade em IPv6 e/ou CGNAT.

Obrigado.

• Autor
  • Kilobyte
  • 3 comentários
  • 7 de maio de 2025

Boa noite ​@Jorge C ,

Sim já utilizei site equivalente. Ambos acessos do servidor e pelo roteador da NOS produzem IP 89.152.179.xxx e 89.152.179.yyy sem um IPv6 associado.
Não entendo por onde poderia estar este bloqueio.

Obrigado.

Jorge C
Super User
  • 8769 comentários
  • 7 de maio de 2025
Fogaroli escreveu:

Boa noite ​@Jorge C ,

Sim já utilizei site equivalente. Ambos acessos do servidor e pelo roteador da NOS produzem IP 89.152.179.xxx e 89.152.179.yyy sem um IPv6 associado.

Obrigado.

Sugiro que verifique se tem o modo bridge ativo. 

Obrigado.

• Autor
  • Kilobyte
  • 3 comentários
  • 7 de maio de 2025
Jorge C escreveu:
Fogaroli escreveu:

Boa noite ​@Jorge C ,

Obrigado.

Sugiro que verifique se tem o modo bridge ativo. 

Obrigado.

Sim, está ativo, os IPs são diferentes entre o roteador NOS e o servidor ligado em modo Bridge, eles apenas estão na mesma subrede (255.255.248.0).

Jorge C
Super User
  • 8769 comentários
  • 7 de maio de 2025

O problema está pode estar relacionado com a falta de suporte para NAT loopback. 

Quando o router está configurado em modo bridge (por exemplo, na porta LAN4), o seu servidor recebe um IP público, enquanto os dispositivos na rede interna (Wi-Fi ou nas outras portas LAN) continuam a utilizar IPs privados. Esta situação pode levar ao facto de, estando na sua rede interna, não conseguir aceder ao servidor através do IP público ou do domínio DDNS.

Sugiro que tente contornar desta forma:

1. Utilizando o IP privado do servidor (ex: 192.168.x.x) para aceder ao servidor sempre que se encontrar na rede interna. Isto evitaria o problema do NAT loopback, pois estaria a utilizar o IP local, em vez do IP público.

2. Configurar o ficheiro hosts nos dispositivos da sua rede interna. Assim, sempre que tentar aceder ao servidor através do domínio DDNS, o tráfego seria redirecionado para o IP local do servidor, em vez de tentar utilizar o IP público. Basta adicionar uma entrada semelhante no ficheiro hosts do dispositivo:

192.168.1.100 meuservidor.ddns.net

Estas soluções devem ser suficientes para contornar a limitação do NAT loopback, visto que o router NOS não permite alterar essa funcionalidade de forma direta. 

Obrigado.

• Autor
  • Kilobyte
  • 3 comentários
  • 7 de maio de 2025

Olá ​@Jorge C , novamente obrigado pela atenção.
Não creio que isso seja possível pois meu servidor não está ligado a mesma LAN dos meus dispositivos WIFI ou ligados as outras portas LAN do roteador. Ele não possui um IP local.

Isso só seria possível se o servidor estivesse na mesma rede LAN e eu estivesse a utilizar redirecionamento de portas, mas esta solução é inconsistente com os roteadores da NOS e abrem riscos de segurança para minha rede LAN. 

Em meu entendimento o roteador NOS e meu servidor ligado na porta Bridge possuem IPs públicos independentes da NOS, eles deveriam ser capazes de “ver” um ao outro na rede.

Existe alguma forma de forçar estes IPs a estarem em subredes diferentes? Para que façam a comunicação através do gateway NOS? Ou forçar um IP estático na porta bridge em uma máscara diferente? Ou pela propria NOS através do MAC do roteador NOS?

Obrigado.

Jorge C
Super User
  • 8769 comentários
  • 7 de maio de 2025

Olá ​@Fogaroli

Tem razão, ao ativar o modo bridge numa porta, o equipamento ligado (o seu servidor) recebe um IP público e fica fora da LAN criada pelo router NOS. Mesmo que ambos tenham IPs públicos da mesma gama, o router da NOS não faz encaminhamento de tráfego entre essas interfaces, nem via NAT loopback nem roteamento interno, por limitação do próprio firmware.

Como alternativa simples e segura, pode considerar usar o Tailscale que cria uma VPN ponto-a-ponto entre os dispositivos, permitindo-lhe aceder ao servidor (mesmo fora da LAN) através de um IP virtual seguro, independentemente da rede onde esteja. 

Obrigado.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30859 comentários
  • 12 de maio de 2025

Boa tarde, ​@Fogaroli 

Lamentamos não conseguir ajudar. No entanto, para questões relacionadas com configurações próprias e micro informática, recomendamos o contacto com a PC Medic, o parceiro informático da NOS, através do 16991.

Saiba mais através do Site NOS. Em alternativa poderá aguardar ajuda da comunidade.

Obrigado

Comentário