Skip to main content
Header

Internet Móvel 4g Lenta

• Kilobyte
  • 23 comentários

Sou cliente da NOS ha bastante tempo ( infelizmente ), e apesar da pressão para renovar contracto com fidelização, por motivos óbvios ( não é por falta de me ligarem a chatear ) nao quero fidelizar-me com a Nos a não ser que este problema seja REALMENTE resolvido.

Portanto, o que se passa é simples. Idependemente do sinal 4g, das 10/11h da manha ( varia mas este é o intervalo em média ) até as 2/3 da madrugada, apesar de supostamente ter 40mb down, 4 mb up, o upload mantem-se estavel e por vezes até acima do contratado ( 5 mb ou 6 mb por vezes ) seja qual fora a hora do dia, mas, o download durante esse periodo de tempo com sorte anda nos 2mb mas normalmente NEM 1 MB de download.

Antes das dicas do costume ( que começo realmente a ficar farto de ouvir sempre a mesma coisa e de ninguem me ouvir a mim ), ja tomei várias medidas para tentar resolver a situação, e agora que finalmente acabou a fidelizaçao no fim do ano passado, estou livre para mudar de operadora.

O router ja foi mudado 3x ( o problema nao é do router ), utilizei um router 4g desbloqueado para testar e o resultado é o mesmo durante esse periodo (10 as 2 da manha aproximadamente ), o mesmo router com um cartão da concorrencia atinge valores estupidamente mais altos ( 100mb com a vodafone, e o mesmo com 4g da meo ). O sinal do router curiosamente é mais alto com a NOS mas nao se reflecte nem em estabilidade nem em velocidade. Instalei uma antena exterior, mesmo resultado ( melhorou a velocidade da concorrencia em coisa de 20/30mb, com a NOS fora das 2 da manha ás 10 da manha ( em dias bons ) nao tenho mais de 1mb o que é inadmissivel.

Portanto, ninguem me tira da cabeça que o problema é unicamente do lado da NOS, ainda mais porque sempre que ligo para la a reclamar ( depois das teorias do costume de quem atende ) o problema é resolvido temporariamente e passado uns dias volta ao mesmo… abaixo de 1mb.

E o mais engraçado no meio disto tudo, é que com o meu telemovel tambem da NOS, as velocidades nunca baixam tao drasticamente, ou seja net movel fixa abaixo de 1mb e no telemovel com um cartao da mesma rede, raramente baixa dos 40/50mb, o que deu origem á teoria de trocar de router, meter uma antena exterior e nada funciona ate ao momento em que ligo e reclamo, fica bom durante uns dias depois volta ao mesmo.

Agora pergunto eu, porque é que isto acontece, sempre á mesma hora, todos os dias? Antes de acabarem com o sinal 3g, bastava.me mudar para o mesmo e tinha internet estavel ( pings mais altos ) mas estavel a nivel de velocidade de download, hoje em dia o mesmo não é possível como tal passo 90% do dia sem internet em condiçoes, e acabo por ter de usar a do telemovel que tem limites e impede-me de fazer tudo o que necessito sem pagar uma conta astronómica.

51 Comentários

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 4196 comentários
  • 22 de fevereiro de 2025

Se o cartão funciona normalmente quando inserido num smartphone, pode estar relacionado com o equipamento, já tentou ir a uma loja?

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30109 comentários

Boa tarde, ​@M3ss

Queremos ajudar. 
Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de contribuinte para o ​perfil @Fórum
Obrigado,  

• Autor
  • Kilobyte
  • 23 comentários
Olaf escreveu:

Se o cartão funciona normalmente quando inserido num smartphone, pode estar relacionado com o equipamento, já tentou ir a uma loja?

Nao é o mesmo cartao. Se ler o meu post eu menciono que o router ja foi trocado 3x, o que só pode ser feito fisicamente numa loja, se é possível sem a deslocaçao do cliente á loja então fui informado de forma errada por quem me atendeu.

Mário P. escreveu:

Boa tarde, ​@M3ss

Queremos ajudar. 
Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de contribuinte para o ​perfil @Fórum
Obrigado,  

Eu nao quero ajuda privada, quero uma resposta com base em factos e não em promessas que me fazem perder horas a falar com pessoas que não ouvem o que lhes é dito.

E é assim o dia todo, fora das 2 da manha ate ás 10 da manha com sorte. Ja foi trocado o equipamento, ja foi trocado o cartao, ja foi instalada uma antena exterior, no entanto o problema só desaparece temporariamente apos eu ligar a reclamar do serviço. Acho inadmissivel esta situação e estou FARTO de andar constantemente a ser obrigado a caçar gambuzinos pelos pseudos tecnicos de suporte que percebem tanto disto como eu de fisica quantica.

Jorge C
Super User
  • 8397 comentários

Boa noite ​@M3ss

Como o problema é recorrente no mesmo período diário, podem ser estas medidas.

“A NOS poderá definir e aplicar, se necessário, medidas de gestão de tráfego, de forma a garantir uma utilização eficaz dos recursos de rede e a melhoria global da qualidade de transmissão. “

Condições da oferta do serviço Telefónico Móvel | NOS 

Obrigado.

• Autor
  • Kilobyte
  • 23 comentários
  • 23 de fevereiro de 2025
Jorge C escreveu:

Boa noite ​@M3ss

Como o problema é recorrente no mesmo período diário, poderá ser estas medidas.

“A NOS poderá definir e aplicar, se necessário, medidas de gestão de tráfego, de forma a garantir uma utilização eficaz dos recursos de rede e a melhoria global da qualidade de transmissão. “

Condições da oferta do serviço Telefónico Móvel | NOS 

Obrigado.

Ora, finalmente alguém que chegou ao ponto onde eu queria. Sim é conhecido isso, MAS:

Falho em perceber onde é que isto é para fornecer uma utilizaçao eficaz. Para não falar que, eu sei, velocidades ATÉ X MB, mas existe uma tolerância máxima para a diferença que deveria ser imposta pelas entidades responsáveis, e pelo que sei ( posso estar enganado no valor ) mas supostamente é uma diferença máxima de 20%. ora de 40mb para 290kps… vai bem mais do que 20%… mas nem vou por ai… Nos dias de hoje, onde é que ALGUEM pode considerar velocidades destas aceitáveis?

Tenho de estar acordado de MADRUGADA para poder TRABALHAR.

Hoje por exemplo nao passou disto:

Mas melhor que nada, o sinal continua praticamente ao maximo ( 75/80% de força do sinal). A concorrencia com 60% do sinal nao baixou dos 80mb. O meu telemovel, tambem da rede nos, continua a debitar velocidades superiores á “fixa” mas sempre muito abaixo da concorrencia.

Portanto, acho que o melhor a fazer é continuar a juntar documentação e logs, screenshots diarios de testes e dar andamento ao processo com a defesa do consumidor, porque isto é abuso. Eu pago por algo que não consigo utilizar, o apoio ao cliente ( sim vou usar uma palavra menos bonita ) é uma ******* autentica, onde a formaçao dada a quem atende é ler de um monitor de pc e fazer sempre as mesmas perguntas idiotas. as cookies e a cache do meu browser influenciam directamente a velocidade da internet do ISP, sou tao burro tao idiota que nunca pensei em fazer reset ao router, ou em desligar e ligar o mesmo, que preciso que um idiota me diga pra fazer COISAS de senso comum que nada resolvem.

Fico feliz sim porque alguem finalmente LEU e chegou á mesma conclusao que eu. A ma qualidade do serviço é propositada da parte das NOS, porque o equipamento esta bom, o cartao está bom, funciona bem com toda a gente menos com a NOS, e sempre durante as mesmas horas. Ultimamente nem de madrugada está bem, nao passa do mostrado no screenshot acima.

Agora, eu quero isto resolvido porque chega… farto de pagar por algo que nao tenho acesso, farto de promessas de melhorarem o serviço e resolverem o problema. Farto de GASTAR dinheiro para LIGAR para o apoio… que nunca leva menos de 10m ate a chamada chegar a um ser humano, sim porque cobrar pelo apoio que é devido ao cliente é indespensavel… fora as deslocaçoes á loja mais perto ( cerca de 30km de distantcia ) onde ao telefone me dizem que o equipamento está pronto a ser levantado, chego lá e ainda tenho de esperar mais de 2 horas porque faz parte do protocolo isto e aquilo ( entao porque me ligaram a dizer para ir levantar o equipamento ás 5 se só podia ser levantado ás 7? ).

Eu não entendo como continua a ser viavel para empresas continuarem a não cumprir determinadas legislações, onde se fosse EU um simples Ze Ninguem a fazer algo semelhante meu deus, era o fim do mundo em cuecas. Continuo a aguardar uma resposta com base em FACTOS por parte da NOS ou de um representate da NOS, amanha ligo novamente e o serviço deve normalizar durante uns dias, e é esse o loop… mas já vi que é melhor mudar pra concorrencia… mais barato e net que realmente da pra navegar na net.

• Autor
  • Kilobyte
  • 23 comentários

Ah, enquanto a minha resposta gorda é vista pelos moderadores antes de ser publicada. ​@Jorge C , precisamente. Mas nao se pode dizer que 290kps de net é uma gestao de trafego que garante a melhor utilizaçao eficaz dos recursos. Nos dias de hoje nem da pra abrir uma pagina.

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 4196 comentários

Fez o que o moderador pediu? 

• Autor
  • Kilobyte
  • 23 comentários

Nao tenho nada que fazer o que o moderador pede, e cortaram um post, sem problema. Eu continuo a dizer o mesmo.

O apoio ao cliente nesta empresa é uma anedota ( muda-se o adjectivo pode ser que passe ). Não falei com um unico operador na linha que SOUBESSE realmente o que estava a dizer… limitam-se a seguir os passos que a empresa quer, conhecimento proprio = 0. Falar com alguem do apoio tecnico da NOS e usar o google… o google é mais util, porque ao menos controlo a informaçao que recebo, o apoio tecnico sao sempre pelo menos 30m perdidos… 10m em espera a ouvir musica da caca, 10m a tentar fazer quem atende perceber qual é o problema, e depois 10m de rotinas e soluçoes que nao fazem sentido porque quem atende nao é formado para este tipo de serviço, e sai mais barato ter um ze pincel qualquer a ler do ecran do pc respostas pre definidas do que dar formaçao decente ao pessoal contratado.

Liguei hoje novamente ( sim porque dá para acertar o relogio ) visto que neste momento estou com menos de 1mb novamente. Curioso… 11h em ponto passei de 30mb para 1mb, e agora até as 2h/3h da madrugada mais ou menos.

Volto a repetir, eu quero que ALGUEM da NOS me diga porque é que isto acontece, sem tretas, sem desculpas, sem mensagens privadas. Quero tudo visivel ao publico.

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 4196 comentários

Então aguarde a resposta 

• Autor
  • Kilobyte
  • 23 comentários
Olaf escreveu:

Então aguarde a resposta 

Eu nao sou obrigado a dar dados como o meu numero de contribuinte num forum onde a segurança = 0. Posso fornecer a localizaçao onde usufruo do serviço, posso fornecer logs e screenshots do comportamento do serviço nos ultimos 24 meses, onde a minha media de velocidade de download é 0.7 mb ( o contratado é 40mb ), o uptime da ligaçao anda nos 94% ( menos mal… mas isto só quer dizer que estou ligado, fazer algo da ligaçao é outra conversa ).

O problema é interno na nos, como tal só pode ser resolvido pela nos. Por motivos de comodismo, vou aguardar ( ate ter data confirmada com o tecnico da concorrencia ),e, testar o serviço da concorrencia. Se ate lá não resolverem, simples… mudo de operadora, cancelo o contrato e a NOS pode vir buscar o equipamento deles porque eu nao vou deslocar-me 60km ( ir e vir ) para ir entregar o equipamento.

Depois, o futuro o dirá… foram 4 anos a pagar sem ter o serviço aceitavel. 4 anos de chatices e tentativas de resolver isto. Anteriormente era simples, ta mau no 4g, muda pra 3g e consegues continuar a trabalhar normalmente, agora? Com o fim do 3g, quando o 4g falha nao ha alternativa.

EDIT:

6 da manha
“Agora”

E não… nao tenho downloads nenhuns a correr, e o unico dispositivo ligado á rede é este pc.

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 4196 comentários

Não é obrigado a nada, mas se for necessário tratamento individual se não der fica sem ajuda. Mas para cada escolha existe uma consequência…

• Autor
  • Kilobyte
  • 23 comentários
Olaf escreveu:

Não é obrigado a nada, mas se for necessário tratamento individual se não der fica sem ajuda. Mas para cada escolha existe uma consequência…

Unica consequencia neste caso é nao resolverem nem responderem e eu mudar de operadora. Falho em ver o negativo disso para mim.
 E so um idiota é que fornece dados pessoais num forum na internet, seja num post ou por mp… seja que forum for de que entidade for. Dados pessoais unicos não se devem partilhar online, seja em que situaçao for, fora excepçoes para algumas entidades.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30109 comentários

Boa tarde, ​@M3ss 

Confirme-nos, por favor, o código postal da localidade em que se encontra a utilizar o serviço para verificarmos a cobertura existente. 
Obrigado, 

• Autor
  • Kilobyte
  • 23 comentários
  • 24 de fevereiro de 2025

8375 SB Messines

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 4196 comentários

Isso é um código postal? 🤦‍♂️

• Autor
  • Kilobyte
  • 23 comentários

Não, sao os numeros do euro milhoes

Jorge C
Super User
  • 8397 comentários

Boa tarde a todos(as),

@M3ss  e ​@Olaf, vocês já desbloquearam a M3SS, mas ainda faltam os 3 dígitos do código postal para concluir esta missão! 🎮🔢

Sem eles, estou a tentar analisar a cobertura com a mesma precisão de quem tenta apanhar Wi-Fi num elevador… ou numa gruta! 📡🐢

Não temam! A solução não está escondida num baú do tesouro, mas sim aqui: 

Códigos Postais de São Bartolomeu de Messines 

Basta partilharem esses três algarismos sagrados e logo vemos se o 4G está a fazer uma sesta épica ou se há mesmo um problema! 😆💨

Obrigado.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30109 comentários

Boa noite, ​@M3ss

O ​@Olaf deu uma boa ajuda. 

Precisamos do código postal completo para analisar a situação. 

Obrigado, 

• Autor
  • Kilobyte
  • 23 comentários
  • 25 de fevereiro de 2025

Vivo dentro da localidade, nao precisam de saber mais que isso.

Jorge C escreveu:

Boa tarde a todos(as),

@M3ss  e ​@Olaf, vocês já desbloquearam a M3SS, mas ainda faltam os 3 dígitos do código postal para concluir esta missão! 🎮🔢

Sem eles, estou a tentar analisar a cobertura com a mesma precisão de quem tenta apanhar Wi-Fi num elevador… ou numa gruta! 📡🐢

Basta partilharem esses três algarismos sagrados e logo vemos se o 4G está a fazer uma sesta épica ou se há mesmo um problema! 😆💨

Obrigado.

Se for como a precisão geral da NOS, acho que nem com coordenadas gps

Jorge C
Super User
  • 8397 comentários
  • 25 de fevereiro de 2025

Bom dia ​@M3ss,

Caso entenda partilhar, pode sempre enviar uma mensagem privada para ​@Fórum para que os gestores da comunidade possam verificar conforme mencionaram.

Obrigado.

• Autor
  • Kilobyte
  • 23 comentários
  • 26 de fevereiro de 2025

Eu gosto de ver como tratam todos como idiotas que nao percebem nada disto. Meu amigo esta como devia estar a esta hora… e o resto do do dia? Vai-me dizer que é da posiçao do router? Falta de cobertura? Problema do user?

A minha localidade é 8375-000, moro dentro da LOCALIDADE. Nao conseguem ver a cobertura assim? Querem saber tambem o meu tipo de sangue para me darem “tanga” do problema nao ser propositamente causado pela má gestao do serviço pela parte da NOS?

Querem que confie em “macacos” treinados os quais o objectivo nem sequer é ajudar o cliente? Eu fiz uma pergunta simples. Contratei 40mbs, raramente os tenho. Porquê?

edit: Speedtest tambem, que é mais preciso.

• Autor
  • Kilobyte
  • 23 comentários
Jorge C escreveu:

Boa tarde a todos(as),

Obrigado.

Já agora… condescencia e sarcasmo comigo nao pegam muito bem. E já agora, se quer falar comigo como se eu tivesse 10 anos, eu falo consigo igual.

Explicar a esta gente o problema e receber uma resposta minimamente decente e satisfatória é o mesmo que esperar vencer no euromilhoes sem jogar. Não há hipotese disso. Mas nao temam, a solução está escondida no bau da deco e no livro de reclamaçoes. Basta a NOS deixar de contratar mentecaptos arrogantes que sacodem o capote sempre pra cima do cliente e tudo se resolve. Ou Não.

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • 2314 comentários
M3ss escreveu:

Eu gosto de ver como tratam todos como idiotas que nao percebem nada disto. Meu amigo esta como devia estar a esta hora… e o resto do do dia? Vai-me dizer que é da posiçao do router? Falta de cobertura? Problema do user?

A minha localidade é 8375-000, moro dentro da LOCALIDADE. Nao conseguem ver a cobertura assim? Querem saber tambem o meu tipo de sangue para me darem “tanga” do problema nao ser propositamente causado pela má gestao do serviço pela parte da NOS?

Querem que confie em “macacos” treinados os quais o objectivo nem sequer é ajudar o cliente? Eu fiz uma pergunta simples. Contratei 40mbs, raramente os tenho. Porquê?

edit: Speedtest tambem, que é mais preciso.

Percebes que a cobertura não é a mesma em todos os pontos da mesma localidade, por vezes varia com a distancia de um prédio pra outro, porque o serviço de Internet não vem do espaço, vem de antenas 4g…..

se quisesses realmente ser ajudado, respondias ao que te perguntam em vez de assumires que percebes mais que “os macacos treinados”, porque ao menos esses claramente receberam treino ao contrário de ti, que queres que te ajudem, mas só nos limites que estabeleces para ser ajudado xD 

tipo estás a tentar que te expliquem qual o problema com o teu serviço e nem sequer és capaz de dizer o código postal de onde estás a aceder por causa de teorias da conspiração puxadas da sacola xD tas com medo do que? que te vão bater à porta porque disseste um código postal na net? 

já agora, 30 Mb num serviço 4g está perfeitamente normal para o que é oferecido, se queres mais sugiro que vás ver o que a starlink oferece, pagas 400 de instalação e ficas com serviço de 100bmps que realmente é satélite e não 4g….

um bem haja 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30109 comentários

Boa noite ​@M3ss,

O ​@Jorge C e o ​@Bruno Aleixo deram uma boa ajuda.

Para podermos verificar a situação, precisamos que nos envie o contribuinte associado ao serviço por mensagem privada para ​@Fórum.

Obrigado, 

• Autor
  • Kilobyte
  • 23 comentários
  • 28 de fevereiro de 2025

“Percebes que a cobertura não é a mesma em todos os pontos da mesma localidade, por vezes varia com a distancia de um prédio pra outro, porque o serviço de Internet não vem do espaço, vem de antenas 4g….. “

Procure lá por 8375-000 sr dr, e veja la o que é, é capaz de lhe dar uma rua dentro da localidade onde moram pessoas. Eu incluido.

“já agora, 30 Mb num serviço 4g está perfeitamente normal para o que é oferecido, se queres mais sugiro que vás ver o que a starlink oferece, pagas 400 de instalação e ficas com serviço de 100bmps que realmente é satélite e não 4g….”

Já vi que o caro amigo nao sabe ler. porque se soubesse via que eu nao me queixo de ter 30mb quando pago 40. Eu queixo-me sim de não ter sequer 1mb durante grande parte do dia (90% do dia ). E se o problema fosse causado pela cobertura, pois o sinal nao ia andar nos 80/85% como anda, e a cobertura não sofre alterações com o horário. Falta de cobertura o problema seria 24h por dia e não como é, que dá praticamente para saber que horas são com base na velocidade da internet.

“ se quisesses realmente ser ajudado, respondias ao que te perguntam em vez de assumires que percebes mais que “os macacos treinados”, porque ao menos esses claramente receberam treino ao contrário de ti, que queres que te ajudem, mas só nos limites que estabeleces para ser ajudado xD “

Caro sr sabe qual é a minha profissão? Um bem haja pra si e pra sua sapiência extraordinaria, deixe estar que já resolvi o problema após DOIS DIAS com 200kbps de net, até foi uma solução muito simples, contrato novinho com a concorrência, 80mbits estaveis até agora ( 3 dias ate agora com internet a funcionar como deve de ser ). Mesmo equipamento, com o cartão do meu contrato actual com a NOS no mesmo periodo do dia 1.2mbit ( ao menos melhorou ). Se tudo correr bem, só falta acabar com o serviço da NOS.

Mário P. escreveu:

Boa noite ​@M3ss,

O ​@Jorge C e o ​@Bruno Aleixo deram uma boa ajuda.

Para podermos verificar a situação, precisamos que nos envie o contribuinte associado ao serviço por mensagem privada para ​@Fórum.

Obrigado, 

Uma ajuda indespensável… nada que o google nao ensine a ninguem, perolas de sabedoria e supremo respeito pelos outros, nada condescendente. Agora é só os passos finais, portal da queixa, terminar o contrato e NOS nunca mais. Grato pela enorme ajuda e apoio fornecidos, continuem os srs power users a puxar lustro á NOS, porque já vi que o problema não é a cobertura nem o equipamento, mas mesmo a porcaria de serviço que a empresa fornece.

Comentário