Skip to main content
Header

IP Fixo em modo brigde

Bom dia.

Tenho contratado IP Fixo e Router 6 em modo bridge (LAN4) para que o equipamento ligado nesta porta obter o IP Fixo (público).
Na configuração pela NOS, foi feita a reserva do IP pelo MAC Address do equipamento.
Quando se liga o equipamento, obtém-se o IP público por DHCP.
Existe ligação e acesso à Internet.

Quando se configura a interface de rede do equipamento exatamente com os mesmos dados obtidos por DHCP (IP, máscara e gateway), fica-se sem rede.

Testei com um computador, utilizando o mesmo MAC Address, e o sintoma é o mesmo: obtém IP público por DHCP, mas configurando com IP estático, não funciona.

Como ter o IP Publico como estático no equipamento?

Existe alguma limitação para esta situação da NOS, como DHCP lease binding, autenticação IPoE, proteção ARP Spoofing ou outra?
Será limitação do serviço ou do Router 6?

10 Comentários

CP001
  • 1512 comentários
  • 14 de fevereiro de 2025
E-Veloso escreveu:

Bom dia.

Tenho contratado IP Fixo e Router 6 em modo bridge (LAN4) para que o equipamento ligado nesta porta obter o IP Fixo (público).
Na configuração pela NOS, foi feita a reserva do IP pelo MAC Address do equipamento.
Quando se liga o equipamento, obtém-se o IP público por DHCP.
Existe ligação e acesso à Internet.

Quando se configura a interface de rede do equipamento exatamente com os mesmos dados obtidos por DHCP (IP, máscara e gateway), fica-se sem rede.

Testei com um computador, utilizando o mesmo MAC Address, e o sintoma é o mesmo: obtém IP público por DHCP, mas configurando com IP estático, não funciona.

Como ter o IP Publico como estático no equipamento?

Existe alguma limitação para esta situação da NOS, como DHCP lease binding, autenticação IPoE, proteção ARP Spoofing ou outra?
Será limitação do serviço ou do Router 6?

Boa tarde,

Tenho uma questão. Qual é o interesse do IP estático na sua situação? Tem um IP público que vem do modo bridge que há de ser sempre aquele, já que, como diz, contratou o serviço de IP fixo da NOS.

Como sabe, modo bridge serve para expor os equipamentos diretamente à internet, com o IP público novo e sem firewall. Por essa razão se costuma ligar um router na LAN 4 em bridge com firewall ativa. Em vez de um router, pode ligar diretamente um equipamento, mas terá de ter alguma espécie de firewall.

• Autor
  • Kilobyte
  • 3 comentários
CP001 escreveu:

Boa tarde,

Tenho uma questão. Qual é o interesse do IP estático na sua situação? Tem um IP público que vem do modo bridge que há de ser sempre aquele, já que, como diz, contratou o serviço de IP fixo da NOS.

Como sabe, modo bridge serve para expor os equipamentos diretamente à internet, com o IP público novo e sem firewall. Por essa razão se costuma ligar um router na LAN 4 em bridge com firewall ativa. Em vez de um router, pode ligar diretamente um equipamento, mas terá de ter alguma espécie de firewall.

Agradeço o seu comentário mas a sua questão não adiciona informação com vista à resolução do problema.

CP001
  • 1512 comentários
E-Veloso escreveu:

Agradeço o seu comentário mas a sua questão não adiciona informação com vista à resolução do problema.

Boa tarde,

Antes de mais, desculpe se não me fiz entender. Eu não percebi é qual é o problema que ao certo está em causa. O objetivo do post era questionar qual era o problema que tinha.

Porque do que eu percebi está tudo a comportar-se da maneira esperada. Se liga um equipamento diretamente à LAN 4 em modo bridge, o IP com que esse equipamento fica é o IP público da rede. 

Pelo contrário, se ligar a máquina às LAN 1-3, o IP atribuído é um IP privado no formato 192.168.1.X

Jorge C
Super User
  • 8078 comentários

Boa noite ​@E-Veloso

Sugiro que partilhe qual é o IP estático que usa em modo bridge e causa o problema. 

Obrigado.

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 3888 comentários
  • 15 de fevereiro de 2025

Ligue 16100

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29457 comentários

Bom dia, ​@E-Veloso 

Queremos ajudar. 

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de contribuinte para o perfil ​@Fórum 

Obrigado, 

• Autor
  • Kilobyte
  • 3 comentários

Agradeço as sugestões ou questões colocadas:

Já liguei o 16100. Já fui contactado por um nível superior, mas sem solução ou confirmação do problema. 

Resumo:

Solução FTTH, com Router 6 e aquisição de IP Fixo (público).

Configuração do Router 6 em modo bridge, LAN4 equipamento que quero com o IP Fixo.

Reserva do IP na NOS feita para o MAC ADDRESS pretendido.

Com DHCP, obtem-se o IP Fixo 195.123.123.123 MASK 255.255.254.0, GW 195.123.123.1

Configurando a interface do equipamento como IP estático exatamente com os mesmos dados, não existe conectividade.

​​​​​​​

​​​​​​​​​​​​​​Testado com outro equipamento, com clonagem do MAC. Mesmo sintoma.

Jorge C
Super User
  • 8078 comentários

Boa tarde ​@E-Veloso

Posso garantir que a situação que reporta não se aplica ao Router 5 em modo bridge. 

Sugiro que envie a mensagem privada solicitada pelos gestores da comunidade. 

Obrigado.

• Autor
  • Kilobyte
  • 3 comentários
  • 19 de fevereiro de 2025
Jorge C escreveu:

Boa tarde ​@E-Veloso

Posso garantir que a situação que reporta não se aplica ao Router 5 em modo bridge. 

Sugiro que envie a mensagem privada solicitada pelos gestores da comunidade. 

Obrigado.

Boa tarde ​@Jorge C 

Obrigado pelo comentário.

Pelo suporte via telefónico não confirmam nenhuma limitação do Router 6, mas também não confirmam se a situação relatada por mim é verificada.

Aguardo resposta a mensagem privada do forum.

Só para não ter dúvidas do problema relatado por mim: ao configurar o IP Fixo (público) numa firewall na porta LAN4 do router que está em modo bridge, só tenho acesso à internet se o mesmo for obtido por DHCP e não configurado estaticamente na interface da firewall.

No limite, solicito substituição do Router 6 pelo Router 5.
O que pode haver estar a acontecer no meu caso é estar ativo IPoE DHCP lease binding ao MAC Address e só permitir aceder quando obtido por DHCP e quem dá suporte não saber todos os pormenores de implementação da infraestrutura da NOS.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29364 comentários
  • 19 de fevereiro de 2025

Boa tarde ​@E-Veloso,

Agradecemos o seu testemunho.

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado