Skip to main content
Header
Respondido

Utilização de Router Próprio (UniFi UDM SE) com Fibra NOS

Olá a todos,

Sou cliente NOS e gostaria de saber se é possível utilizar o meu próprio router em vez do equipamento fornecido pela operadora. Tenho um UniFi UDM SE, que suporta módulos GBIC SFP para ligações de fibra ótica. No entanto, entendo que para isto funcionar, é necessário que a NOS permita esse tipo de configuração.

Alguém sabe se a NOS suporta a utilização de módulos GBIC SFP com routers de terceiros? Caso sim, quais seriam os requisitos técnicos ou configurações necessárias para que funcione corretamente?

Agradeço desde já a ajuda!

Melhor resposta por Mário P.

@CP001, boa noite. 
A informação que nos pede não nos é possível partilhar. 
Obrigado, 

Ver pergunta inicial
Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?

32 Comentários

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • 2312 comentários
  • 7 de fevereiro de 2025

Pode usar sim, mas não individualmente. 

Tem que ter o router nos para entrada de sinal. ativa o bridge na lan 4 do router nos e liga o seu nesse router. unica maneira. 

um bem haja

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30088 comentários
  • 8 de fevereiro de 2025

Boa tarde, ​@Peter Teichner 

O ​@Bruno Aleixo deu uma boa ajuda. 

No entanto, advertimos que não garantimos a ligação que pretende realizar. 
Obrigado, 

• Autor
  • Kilobyte
  • 5 comentários
  • 8 de fevereiro de 2025

Sim, obrigado ​@Bruno Aleixo, já fiz isso e coloquei a porta do router em modo de passagem. Não sou grande fã de usar 2 dispositivos quando podia usar apenas um. Mais eletricidade. Por isso estava à espera que a NOS desse apoio fornecendo ou ajudando a configurar um módulo sfp gpon para usar com o meu equipamento. Alguns fornecedores ajudam-no.

CP001
  • 1524 comentários
  • 9 de fevereiro de 2025
Mário P. escreveu:

Boa tarde, ​@Peter Teichner 

O ​@Bruno Aleixo deu uma boa ajuda. 

No entanto, advertimos que não garantimos a ligação que pretende realizar. 
Obrigado, 

Boa noite, ​@Mário P.

A NOS não garante.

Mas autoriza? 

Como sabe, houve um cliente que o conseguiu fazer:

Retirou o router fornecido pela NOS e colocou um router e ONT próprio.

A NOS autoriza? Seria muito bom para os clientes.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30088 comentários
  • 9 de fevereiro de 2025

Bom dia. 

Apenas aconselhamos a utilização do Router disponibilizado pela NOS, uma vez que apenas com esse conseguimos garantir a prestação do serviço, pelo que não, ​@CP001.

Obrigado, 

CP001
  • 1524 comentários
  • 10 de fevereiro de 2025
Mário P. escreveu:

Bom dia. 

Apenas aconselhamos a utilização do Router disponibilizado pela NOS, uma vez que apenas com esse conseguimos garantir a prestação do serviço, pelo que não, ​@CP001.

Obrigado, 

Bom dia, ​@Mário P.,

Uma coisa é um conselho, outra é uma obrigação.

Queria saber se a NOS aconselha apenas ou se a NOS obriga a fazê-lo, proibindo o uso fora do seu router (retirando o router NOS).

Que é tecnicamente possível, sabemo-lo, mas gostaria de saber qual a posição oficial da NOS sobre o assunto. Eu acho que faria todo o sentido que a NOS dissesse pelo menos que não o proíbe.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30045 comentários

Boa tarde ​@CP001,

Agradecemos a sua mensagem e partilha.

De forma a garantir os serviços prestados é necessária a utilização do router fornecido pela NOS, para distribuição do serviço de televisão e telefone fixo. 

Ao descartar este equipamento e utilizar um proprio, não é possível à NOS garantir a entrega dos serviços conforme descrito nas condições contratualizadas, nem prestar apoio sobre situações derivadas da instalação.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

CP001
  • 1524 comentários
João H. escreveu:

Boa tarde ​@CP001,

Agradecemos a sua mensagem e partilha.

De forma a garantir os serviços prestados é necessária a utilização do router fornecido pela NOS, para distribuição do serviço de televisão e telefone fixo. 

Ao descartar este equipamento e utilizar um proprio, não é possível à NOS garantir a entrega dos serviços conforme descrito nas condições contratualizadas, nem prestar apoio sobre situações derivadas da instalação.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Boa tarde, ​@João H. 

Eu entendo o que está a dizer, mas a minha pergunta vai noutro sentido, vai no sentido de saber se a NOS tem alguma coisa a objetar a que o cliente retire o router e ONT da NOS e o substitua por um equipamento próprio. A minha pergunta é:

A NOS considera isso uma violação do contrato que fez com o cliente?

Ou, pelo contrário, nada tem a objetar para além do mencionado pelo ​@João H.?

Que a NOS não garante, nem dá suporte, eu entendo isso, mas a minha questão é outra.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30088 comentários

@CP001, boa noite. 

O que podemos indicar é que a NOS desaconselha o género de alteração aqui indicada. No entanto, as Condições Gerais Contratuais no seu ponto 9.6 refere o seguinte:

“O Cliente poderá optar livremente pelos equipamentos terminais necessários para utilizar o Serviço, correndo por sua conta os respetivos custos de aquisição ou de aluguer, instalação e manutenção, obrigando-se, porém, a utilizar apenas os que obedeçam às exigências legais em cada momento vigentes e ainda às características e requisitos técnicos necessários à boa e eficaz utilização do Serviço, nomeadamente, as que constituam Condições de Acesso ao Serviço previstas nas Condições Específicas e/ou Formulário, cabendo-lhe assegurar que os mesmos não interferem com a rede ou serviços da NOS.”

Obrigado, 

CP001
  • 1524 comentários

Muito muito obrigado, como sempre.

Estou esclarecido ​@Mário P.  

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30088 comentários

@CP001, boa noite. 

Ficamos contentes em conseguir esclarecer. 

Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos disponíveis para ajudar. 
Obrigado, 

• Autor
  • Kilobyte
  • 5 comentários
  • 11 de fevereiro de 2025

@Mário P. É possível pedir a password do PLOAM à NOS? Penso que é a única coisa que é necessária para usar um https://uk.store.ui.com/uk/en/products/uf-instant.

CP001
  • 1524 comentários
Peter Teichner escreveu:

@Mário P. É possível pedir a password do PLOAM à NOS? Penso que é a única coisa que é necessária para usar um https://uk.store.ui.com/uk/en/products/uf-instant.

Bom dia,

Os técnicos à cautela costumam na instalação fornecer a PLOAM Password para quando o router e ONT da NOS perdem sincronismo e assim o cliente conseguir resolver essas situações por si.

@Mário P. ​@João H. creio que se possa pedir essa informação diretamente aos técnicos? É assim?

Jorge C
Super User
  • 8381 comentários

Boa tarde ​@CP001

Habitualmente essa informação não é fornecida.

A senha PLOAM é usada para gerir a infraestrutura física da rede GPON, e é mantida segura pelo ISP para garantir a integridade e segurança do serviço.

Obrigado.

CP001
  • 1524 comentários

Boa tarde, ​@Jorge C,

Eu tenho a minha PLOAM password, como expliquei, dadas as questões de sincronismo do router. A nível internacional há essa prática de fornecer, nos países em que os operadores autorizam (ou pelo menos não proíbem) o cliente a substituir o seu router, como é o caso da NOS.

E por isso estou a questionar a NOS sobre esse assunto. Visto que os técnicos já a fornecem, pode ser que o apoio também o faça, e já agora queria que a NOS dissesse qual é a sua posição sobre este assunto.

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12278 comentários

Não é possivel fornecer tal informação

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30088 comentários
  • Resposta

@CP001, boa noite. 
Obrigado, 

CP001
  • 1524 comentários
  • 12 de fevereiro de 2025
Mário P. escreveu:

@CP001, boa noite. 
Obrigado, 

Boa noite, ​@Mário P.,

E os técnicos podem partilhar essa informação ou não? É que já houve aqui várias situações relatadas de técnicos que partilham essa informação (o meu caso inclusive), nomeadamente para precaver situações futuras quando o router FTTH perde a sincronia e pede essa PLOAM password. 

Nesse caso essa mesma PLOAM Password permite facilitar a substituição do router e ONT.

Por último quero deixar a sugestão de que a NOS passe a ser um operador mais aberto e passe a fornecer essa informação aos clientes pelo apoio. Há operadores por todo o mundo que o fazem.

CP001
  • 1524 comentários
  • 14 de fevereiro de 2025

Bom dia, 

Estou a aguardar uma resposta da parte da NOS à minha mensagem anterior neste tópico.

Venho só protestar também porque neste tópico importante a resposta marcada como certa não corresponde ao que o utilizador perguntou na sua mensagem inicial. A resposta que deveria ser marcada como certa, a  meu ver, deveria ser esta do ​@Mário P. que encaminha as pessoas para o contrato

• Autor
  • Kilobyte
  • 5 comentários

Encomendei este https://uk.store.ui.com/uk/en/category/fiber-gpon/products/uf-instant - vou ver se o consigo pôr a funcionar. Já consegui extrair a palavra-passe PLOAM e outras informações do router Sagemcom utilizando a técnica de cópia de segurança/desencriptação. Embora a maior parte da informação também esteja disponível utilizando os scripts XMO...

CP001
  • 1524 comentários
Peter Teichner escreveu:

Encomendei este https://uk.store.ui.com/uk/en/category/fiber-gpon/products/uf-instant - vou ver se o consigo pôr a funcionar. Já consegui extrair a palavra-passe PLOAM e outras informações do router Sagemcom utilizando a técnica de cópia de segurança/desencriptação. Embora a maior parte da informação também esteja disponível utilizando os scripts XMO...

Acho indesejável usar esse tipo de técnicas porque aí talvez extravase um pouco os termos do serviço. 

Estou mesmo à espera da resposta do Fórum e continuarei a insistir pelos meios que tiver para que a PLOAM password esteja livremente acessível a todos nós clientes, também pela linha de apoio ao cliente.

• Autor
  • Kilobyte
  • 5 comentários

De acordo com ​@Mário P. , tem direito a utilizar o seu próprio equipamento.

• Autor
  • Kilobyte
  • 5 comentários

@Mário P. É possível utilizar o VOIP do meu computador com um software SIP para o meu número de telefone fixo? Consegui obter os detalhes do router Sagemcom.

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12278 comentários
Peter Teichner escreveu:

@Mário P. É possível utilizar o VOIP do meu computador com um software SIP para o meu número de telefone fixo? Consegui obter os detalhes do router Sagemcom.

A resposta é a mesma. A NOS não garante o funcionamento.

Relativamente á password ploam, não é possivel nem pelo apoio nem pelos técnicos ( apesar destes o fazerem indevidamente).

CP001
  • 1524 comentários

Boa noite, ​@Guimas,

Agradeço a sua resposta. A ser verdade, isso é altamente criticável do lado da NOS. Espero que mudem essa prática de limitar o acesso à PLOAM password.

Em todo o caso, vou aguardar a resposta oficial da NOS aqui no Fórum. 

Comentário