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Velocidade de PEN banda larga / Internet movel


Boas,

possuo dois cartões de internet móvel que utilizo por questões profissionais. De inicio funcionavam muito bem e sem dificuldades de maior em termos de registo na rede e velocidade, mas neste momento ou não se registam na rede ou a velocidade é muito lenta   0,10 e 0,08 mbts.

Registe-se no entanto que no mesmo local se fizer o teste de velocidade com os dados moveis do telemóvel já obtenho melhores velocidades, pelo que não é questão de falta de rede/sinal.

 

Fico a aguardar a verificação da situação

Melhor resposta por CP001

marcojrosa escreveu:

 

  Boa tarde @CP001 

 

segue as imagens de um dos hotspot, 

 

 

 

CP001 escreveu:

Sim, @marcojrosa, a hipótese mais provável é essa, é a hipótese 1.

Mas primeiro diga-nos qual é o modelo do hotspot (ou tire foto), para termos a certeza, por favor.

 

Só vejo quatro hipóteses:

  1. Hotspot/pen ser 3G 
  2. Hotspot/pen avariado
  3. Cartão SIM antigo limitado ao 3G ainda
  4. O 4G está inativo no servidor da NOS para esse cartão e é preciso contactar a NOS para ativar

 

 

 

 

Boa tarde, @marcojrosa

 

Como suspeitava, esse hostpot (Huawei E5330Bs-2 vendido pela NOS) é 3G. Deverá substituí-lo, idealmente por hotspot 5G. 

 

Se considerar caro, porque os hotspots 5G chegam a custar 200 €, recomendo um hotspot 4G+. Quanto aos hotspots 4G, são baratos, mas a velocidade pode variar muito em função da zona em que esteja e a experiência tenderá a piorar ao longo dos anos com cada vez mais utilizadores, por isso, caso venha a adquirir um hotspot 4G, aconselho-o a experimentar comprá-lo numa loja que tenha 14 dias para devolver. 

 

 

A NOS diz que notificou os clientes do desligamento do 3G. O que acontece é que provavelmente a mensagem foi parar à caixa de correio de SMS do hotspot, que ninguém lê.

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10 Comentários

CP001
  • 1524 comentários
  • 30 de setembro de 2024

Boa tarde, @marcojrosa,

 

A PEN é 3G? O 3G foi descontinuado este mês numa parte muito grande do país 

 

O espetro 3G passou para 4G.

 

Existem vários tecnologias. De forma simplificada, só consegue fazer um uso de dados móveis escorreito se estiver em ambiente 3G para cima. A NOS, ao descontinuar o 3G, fez com que apenas sejam viáveis 4 tecnologias para o seu caso:

4G

4G+ (que agrega muito mais bandas do que o 4G, e por isso a velocidade sobe)

5G NSA (que agrega ainda mais bandas)

5G SA (melhorias de latências e eficiência)

 

Mesmo entre o 4G e o 4G+ existe um mundo de diferença em largura de banda disponível. Enquanto um equipamento em 4G pode ainda ter velocidades lentas, um equipamento 4G+ pode funcionar com velocidades muito superiores. A maioria dos telemóveis hoje em dia são pelo menos 4G+, o que provavelmente é o caso do seu smartphone.

 

Tenha também em atenção que existem ainda zonas do país no Interior, que não têm 4G+, tal como há casos pontuais em que não existe rede, ou em que existe um 4G de potência de sinal tão baixo que não permite viabilidade no uso.


  • Autor
  • Gigabyte
  • 27 comentários
  • 30 de setembro de 2024

 

   Obrigado pela ajuda.

 

Terei então de adquirir outros hotspot??

 

 

CP001 escreveu:

Boa tarde, @marcojrosa,

 

A PEN é 3G? O 3G foi descontinuado este mês numa parte muito grande do país 

 

O espetro 3G passou para 4G.

 

Existem vários tecnologias. De forma simplificada, só consegue fazer um uso de dados móveis escorreito, se estiver em ambiente 3G para cima. A NOS, ao descontinuar o 3G, fez com que apenas sejam viáveis 4 tecnologias para o seu caso:

4G

4G+ (que agrega muito mais bandas do que o 4G, e por isso a velocidade sobe)

5G NSA (que agrega ainda mais bandas)

5G SA (melhorias de latências e eficiência)

 

Mesmo entre o 4G e o 4G+ existe um mundo de diferença em largura de banda disponível. Enquanto um equipamento em 4G pode ainda ter velocidades lentas, um equipamento 4G+ pode funcionar com velocidades muito superiores. A maioria dos telemóveis hoje em dia são pelo menos 4G+, o que provavelmente é o caso do seu smartphone.

 

Tenha também em atenção que existem ainda zonas do país no Interior, que não têm 4G+, tal como há casos pontuais em que não existe rede, ou em que existe um 4G de potência de sinal tão baixo que não permite viabilidade no uso.

 

 

 


CP001
  • 1524 comentários
  • 30 de setembro de 2024

Sim, @marcojrosa, a hipótese mais provável é essa, é a hipótese 1.

Mas primeiro diga-nos qual é o modelo do hotspot (ou tire foto), para termos a certeza, por favor.

 

Só vejo quatro hipóteses:

  1. Hotspot/pen ser 3G 
  2. Hotspot/pen avariado
  3. Cartão SIM antigo limitado ao 3G ainda
  4. O 4G está inativo no servidor da NOS para esse cartão e é preciso contactar a NOS para ativar

  • Autor
  • Gigabyte
  • 27 comentários
  • 30 de setembro de 2024

 

  Boa tarde @CP001 

 

segue as imagens de um dos hotspot, 

 

 

 

CP001 escreveu:

Sim, @marcojrosa, a hipótese mais provável é essa, é a hipótese 1.

Mas primeiro diga-nos qual é o modelo do hotspot (ou tire foto), para termos a certeza, por favor.

 

Só vejo quatro hipóteses:

  1. Hotspot/pen ser 3G 
  2. Hotspot/pen avariado
  3. Cartão SIM antigo limitado ao 3G ainda
  4. O 4G está inativo no servidor da NOS para esse cartão e é preciso contactar a NOS para ativar

 

 

 

 


CP001
  • 1524 comentários
  • Resposta
  • 30 de setembro de 2024
marcojrosa escreveu:

 

  Boa tarde @CP001 

 

segue as imagens de um dos hotspot, 

 

 

 

CP001 escreveu:

Sim, @marcojrosa, a hipótese mais provável é essa, é a hipótese 1.

Mas primeiro diga-nos qual é o modelo do hotspot (ou tire foto), para termos a certeza, por favor.

 

Só vejo quatro hipóteses:

  1. Hotspot/pen ser 3G 
  2. Hotspot/pen avariado
  3. Cartão SIM antigo limitado ao 3G ainda
  4. O 4G está inativo no servidor da NOS para esse cartão e é preciso contactar a NOS para ativar

 

 

 

 

Boa tarde, @marcojrosa

 

Como suspeitava, esse hostpot (Huawei E5330Bs-2 vendido pela NOS) é 3G. Deverá substituí-lo, idealmente por hotspot 5G. 

 

Se considerar caro, porque os hotspots 5G chegam a custar 200 €, recomendo um hotspot 4G+. Quanto aos hotspots 4G, são baratos, mas a velocidade pode variar muito em função da zona em que esteja e a experiência tenderá a piorar ao longo dos anos com cada vez mais utilizadores, por isso, caso venha a adquirir um hotspot 4G, aconselho-o a experimentar comprá-lo numa loja que tenha 14 dias para devolver. 

 

 

A NOS diz que notificou os clientes do desligamento do 3G. O que acontece é que provavelmente a mensagem foi parar à caixa de correio de SMS do hotspot, que ninguém lê.


  • Autor
  • Gigabyte
  • 27 comentários
  • 30 de setembro de 2024

 

@CP001    Boa tarde,

 

Antes de mais, mais uma vez bem haja pela ajuda.

 

Outra questão, um 5G funciona mesmo que eu não tenha contratualizado serviço 5G? ou estou a dizer disparate!    Existe alguma especificidade técnica de bandas ou algo a ter em conta para adquirir o hotspot?

 

   Obrigado


CP001
  • 1524 comentários
  • 30 de setembro de 2024
marcojrosa escreveu:

 

@CP001    Boa tarde,

 

Antes de mais, mais uma vez bem haja pela ajuda.

 

Outra questão, um 5G funciona mesmo que eu não tenha contratualizado serviço 5G? ou estou a dizer disparate!    Existe alguma especificidade técnica de bandas ou algo a ter em conta para adquirir o hotspot?

 

   Obrigado

A sua pergunta é pertinente. No início apenas alguns tarifários tinham 5G, mas atualmente todos os tarifários já têm 5G (5G NSA).

 

 

Bandas/canais que a NOS usa em 4G: 1, 3, 7, 8, 20

Bandas/canais que a NOS usa em 4G/5G (ou pode usar no futuro): 1, 3, 7, 8, 20, 28, 78

Bandas que outros operadores em Portugal usam e a NOS não usa: 38, 41

 

Procure por 5G SA e 5G NSA incluído, fica future proof. Em princípio qualquer boa marca de equipamentos móveis terá carrier aggregation de 4 bandas, que é o pretendido.

 

A ANACOM está a estudar colocar bandas superiores, mas por agora são estas.

 


Mário P.
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  • Gestor da comunidade
  • 30109 comentários
  • 2 de outubro de 2024

Bom dia a todos, 

@marcojrosa, o @CP001 deu uma boa ajuda. 😊

Devido ao movimento tecnologicamente natural e gradual, o Hotspot que nos mostra, de momento, apenas é compatível com a tecnologia 3G, pelo que com o desligamento das redes 3G nesse equipamento o cartão NOS não funcionará. Assim, e conforme indicado, e bem, é necessário adquirir um que suporte a rede 4G ou 5G. Atualmente a NOS comercializa o Hostpot ZTE 4G.

A título esclarecedor, quanto à forma de notificação do desligamento da rede 3G foram enviadas, para além de comunicação em fatura ou por SMS, cartas e e-mails para os que tinham morada ou email, naturalmente aqueles que não têm qualquer informação nos contactos podem consultar as novidades, com toda a informação e ajuda que NOS disponibiliza através dos meios digitais, como as páginas dedicadas no Fórum NOS ou Site NOS.  
Assim, sugerimos que, também, adicione os seus dados à conta em que tem o serviço de internet móvel para conseguir receber toda a informação quanto ao seu serviço, caso esta exista. 
Caso tenha alguma questão adicional, por favor, fale connosco. 
Obrigado,


CP001
  • 1524 comentários
  • 2 de outubro de 2024

@Mário P. sobre essa questão das mensagens, eu que tenho um equipamento 3G na conta cliente e contactos atualizados (email e telemóvel de contacto) só recebi por SMS no telemóvel de contacto. Creio que não enviam cumulativamente um email:

 


Poderá haver clientes em que o número da banda larga móvel esteja como número de contacto.


Mário P.
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  • Gestor da comunidade
  • 30109 comentários
  • 2 de outubro de 2024

Sim, é isso mesmo @CP001. 😊

É um ou outro meio. Certo, nesses casos, infelizmente, não temos meios de notificar para além dos meios públicos como o site NOS ou Fórum NOS. 
Obrigado,