possuo dois cartões de internet móvel que utilizo por questões profissionais. De inicio funcionavam muito bem e sem dificuldades de maior em termos de registo na rede e velocidade, mas neste momento ou não se registam na rede ou a velocidade é muito lenta 0,10 e 0,08 mbts.
Registe-se no entanto que no mesmo local se fizer o teste de velocidade com os dados moveis do telemóvel já obtenho melhores velocidades, pelo que não é questão de falta de rede/sinal.
Como suspeitava, esse hostpot (Huawei E5330Bs-2 vendido pela NOS) é 3G. Deverá substituí-lo, idealmente por hotspot 5G.
Se considerar caro, porque os hotspots 5G chegam a custar 200 €, recomendo um hotspot 4G+. Quanto aos hotspots 4G, são baratos, mas a velocidade pode variar muito em função da zona em que esteja e a experiência tenderá a piorar ao longo dos anos com cada vez mais utilizadores, por isso, caso venha a adquirir um hotspot 4G, aconselho-o a experimentar comprá-lo numa loja que tenha 14 dias para devolver.
A NOS diz que notificou os clientes do desligamento do 3G. O que acontece é que provavelmente a mensagem foi parar à caixa de correio de SMS do hotspot, que ninguém lê.
Existem vários tecnologias. De forma simplificada, só consegue fazer um uso de dados móveis escorreito se estiver em ambiente 3G para cima. A NOS, ao descontinuar o 3G, fez com que apenas sejam viáveis 4 tecnologias para o seu caso:
4G
4G+ (que agrega muito mais bandas do que o 4G, e por isso a velocidade sobe)
5G NSA (que agrega ainda mais bandas)
5G SA (melhorias de latências e eficiência)
Mesmo entre o 4G e o 4G+ existe um mundo de diferença em largura de banda disponível. Enquanto um equipamento em 4G pode ainda ter velocidades lentas, um equipamento 4G+ pode funcionar com velocidades muito superiores. A maioria dos telemóveis hoje em dia são pelo menos 4G+, o que provavelmente é o caso do seu smartphone.
Tenha também em atenção que existem ainda zonas do país no Interior, que não têm 4G+, tal como há casos pontuais em que não existe rede, ou em que existe um 4G de potência de sinal tão baixo que não permite viabilidade no uso.
Existem vários tecnologias. De forma simplificada, só consegue fazer um uso de dados móveis escorreito, se estiver em ambiente 3G para cima. A NOS, ao descontinuar o 3G, fez com que apenas sejam viáveis 4 tecnologias para o seu caso:
4G
4G+ (que agrega muito mais bandas do que o 4G, e por isso a velocidade sobe)
5G NSA (que agrega ainda mais bandas)
5G SA (melhorias de latências e eficiência)
Mesmo entre o 4G e o 4G+ existe um mundo de diferença em largura de banda disponível. Enquanto um equipamento em 4G pode ainda ter velocidades lentas, um equipamento 4G+ pode funcionar com velocidades muito superiores. A maioria dos telemóveis hoje em dia são pelo menos 4G+, o que provavelmente é o caso do seu smartphone.
Tenha também em atenção que existem ainda zonas do país no Interior, que não têm 4G+, tal como há casos pontuais em que não existe rede, ou em que existe um 4G de potência de sinal tão baixo que não permite viabilidade no uso.
Como suspeitava, esse hostpot (Huawei E5330Bs-2 vendido pela NOS) é 3G. Deverá substituí-lo, idealmente por hotspot 5G.
Se considerar caro, porque os hotspots 5G chegam a custar 200 €, recomendo um hotspot 4G+. Quanto aos hotspots 4G, são baratos, mas a velocidade pode variar muito em função da zona em que esteja e a experiência tenderá a piorar ao longo dos anos com cada vez mais utilizadores, por isso, caso venha a adquirir um hotspot 4G, aconselho-o a experimentar comprá-lo numa loja que tenha 14 dias para devolver.
A NOS diz que notificou os clientes do desligamento do 3G. O que acontece é que provavelmente a mensagem foi parar à caixa de correio de SMS do hotspot, que ninguém lê.
Outra questão, um 5G funciona mesmo que eu não tenha contratualizado serviço 5G? ou estou a dizer disparate! Existe alguma especificidade técnica de bandas ou algo a ter em conta para adquirir o hotspot?
Outra questão, um 5G funciona mesmo que eu não tenha contratualizado serviço 5G? ou estou a dizer disparate! Existe alguma especificidade técnica de bandas ou algo a ter em conta para adquirir o hotspot?
Obrigado
A sua pergunta é pertinente. No início apenas alguns tarifários tinham 5G, mas atualmente todos os tarifários já têm 5G (5G NSA).
Bandas/canais que a NOS usa em 4G: 1, 3, 7, 8, 20
Bandas/canais que a NOS usa em 4G/5G (ou pode usar no futuro): 1, 3, 7, 8, 20, 28, 78
Bandas que outros operadores em Portugal usam e a NOS não usa: 38, 41
Procure por 5G SA e 5G NSA incluído, fica future proof. Em princípio qualquer boa marca de equipamentos móveis terá carrier aggregation de 4 bandas, que é o pretendido.
A ANACOM está a estudar colocar bandas superiores, mas por agora são estas.
Devido ao movimento tecnologicamente natural e gradual, o Hotspot que nos mostra, de momento, apenas é compatível com a tecnologia 3G, pelo que com o desligamento das redes 3G nesse equipamento o cartão NOS não funcionará. Assim, e conforme indicado, e bem, é necessário adquirir um que suporte a rede 4G ou 5G. Atualmente a NOS comercializa o Hostpot ZTE 4G.
A título esclarecedor, quanto à forma de notificação do desligamento da rede 3G foram enviadas, para além de comunicação em fatura ou por SMS, cartas e e-mails para os que tinham morada ou email, naturalmente aqueles que não têm qualquer informação nos contactos podem consultar as novidades, com toda a informação e ajuda que NOS disponibiliza através dos meios digitais, como as páginas dedicadas no Fórum NOS ou Site NOS. Assim, sugerimos que, também, adicione os seus dados à conta em que tem o serviço de internet móvel para conseguir receber toda a informação quanto ao seu serviço, caso esta exista. Caso tenha alguma questão adicional, por favor, fale connosco. Obrigado,
@Mário P. sobre essa questão das mensagens, eu que tenho um equipamento 3G na conta cliente e contactos atualizados (email e telemóvel de contacto) só recebi por SMS no telemóvel de contacto. Creio que não enviam cumulativamente um email:
Poderá haver clientes em que o número da banda larga móvel esteja como número de contacto.
É um ou outro meio. Certo, nesses casos, infelizmente, não temos meios de notificar para além dos meios públicos como o site NOS ou Fórum NOS. Obrigado,
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