Skip to main content
Header
Respondido

Router Nos giga wifi 6 como Moca

olá, tudo bem?

Tenho uma duvida, eu posso usar o router giga wifi 6 como um adpetador Moca?

Melhor resposta por CP001

Bom dia a todos, 

Falámos deste tema recentemente aqui 

Pelos motivos expostos ali, para quem tem uma rede coaxial em casa diria que é uma solução recomendável em ambiente FTTH, mas que em HFC não é recomendável (por motivo de possível interferência com a rede DOCSIS) e de possivelmente se ter de andar com o trabalho de colocar filtros https://www.reddit.com/r/HomeNetworking/comments/vcwfzt/symptoms_of_moca_interference/?rdt=43177

Em ambiente FTTH a única possível interferência seria com os canais de TV. Contudo, nesse caso é muito mais fácil testar – ou funciona ou não funciona – e não interfere com a rede externa de outros clientes, enquanto em HFC existe sempre esse risco, se não se tiver os devidos cuidados, como procurei explicar no comentário citado acima.

Ver pergunta inicial
Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?

6 Comentários

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 4311 comentários
  • 22 de setembro de 2024

o que é um adaptador moca?

transmite o sinal de internet do cabo coaxial para wifi ou cabo de rede, dependendo da situação.

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 4311 comentários
  • 22 de setembro de 2024

Mas já não faz isso? O Serviço HFC é por um cabo coaxial que se liga ao router, e o router transmite o wi-fi 

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12464 comentários
  • 23 de setembro de 2024

Á partida parece que se liga a qualquer router mas vai ser uma questão de experimentares. Acho dificil aparecer aqui alguém que tenha esse adaptador mais o router 6 por isso não sei se obterás alguma resposta por aqui

CP001
  • 1546 comentários
  • Resposta
  • 23 de setembro de 2024

Bom dia a todos, 

Falámos deste tema recentemente aqui 

Pelos motivos expostos ali, para quem tem uma rede coaxial em casa diria que é uma solução recomendável em ambiente FTTH, mas que em HFC não é recomendável (por motivo de possível interferência com a rede DOCSIS) e de possivelmente se ter de andar com o trabalho de colocar filtros https://www.reddit.com/r/HomeNetworking/comments/vcwfzt/symptoms_of_moca_interference/?rdt=43177

Em ambiente FTTH a única possível interferência seria com os canais de TV. Contudo, nesse caso é muito mais fácil testar – ou funciona ou não funciona – e não interfere com a rede externa de outros clientes, enquanto em HFC existe sempre esse risco, se não se tiver os devidos cuidados, como procurei explicar no comentário citado acima.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31171 comentários
  • 23 de setembro de 2024

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Daniel Araújo Sousa e partilha da comunidade sobre o tema.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado