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Pergunta

Apps nao abrindo ou abrindo com lentidao na rede fixa da NOS


Ola, estou com um tema na minha rede fixa da NOS.

 

Tenho um router modelo Fast5657_GPON na versao SGDc10000095, que estava a funcionar normalmente, mas de uns dias pra ca notei que alguns apps em 2 smartphones diferentes nao abrem ou abrem com extrema lentidao.

 

Porem, se abro essas mesmas aplicacoes em outra rede wifi ou na rede movel funciona perfeitamente.

Quando entro nesta rede wifi, mas usando VPN tambem funciona.

Me parece algum tipo de block, nao sei bem dizer, mas esta a ser extremamente chato ter de usar rede movel ou VPN dentro da propria rede fixa.

Ja reiniciei o router varias vezes, ja removi da energia por algum tempo e ja tentei repor as configuracoes padroes pelo app da NOS, mas nenhum efeito ainda.

 

Conseguiriam ajudar?

 

Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?

24 Comentários

Jorge C
Super User
  • 8022 comentários
  • 16 de junho de 2024

Boa noite @joaocbarbosa,

Sugiro que verifique a reputação desse ip address aqui e/ou confirme se está a usar IPv6 aqui.

Obrigado.

 


  • Autor
  • Megabyte
  • 7 comentários
  • 16 de junho de 2024

Ola @Jorge C , acabei de o fazer usando o www.spamhaus.org, mas obtive a resposta “No malicious detections”.

 

No caso, estou a usar IPV4.

 

Alguma outra sugestao?


Jorge C
Super User
  • 8022 comentários
  • 16 de junho de 2024

@joaocbarbosa deverá estar tudo bem, sugiro que use os DNS da Cloudfare nos dispositivos.

1.1.1.1 ou 1.0.0.1

Obrigado.


  • Autor
  • Megabyte
  • 7 comentários
  • 17 de junho de 2024

Ola, boa tarde, obrigado pela sugestao.

 

Entao, fiz a alteracao para o DNS da cloudflare e ainda nao resolveu.

 

Tentei alterar o hostname para one.one.one.one e da mesma forma, tambem tentei o dns.google, ainda parece haver algum tipo de block.

 

Esta demasiado lento, alguns apps como spotify, google authenticator,  esta a entrar como offline e demora um bocado pra reconhecer que esta conectado.

 

E realmente so acontece na minha rede wifi fixa, ja conectei em redes externas e funciona normalmente.

 

Mais alguma ideia do que pode estar a acontecer?


Jorge C
Super User
  • 8022 comentários
  • 17 de junho de 2024

Boa tarde @joaocbarbosa,

A única possibilidade para forçar a mudança de ip address é deixar o router desligado durante a noite, de forma a que seja ultrapassado o lease time e receba outro, que com sorte funcionará.

Obrigado.


isplitter
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  • Exabyte
  • 141 comentários
  • 17 de junho de 2024
joaocbarbosa escreveu:

Ola, boa tarde, obrigado pela sugestao.

 

Entao, fiz a alteracao para o DNS da cloudflare e ainda nao resolveu.

 

Tentei alterar o hostname para one.one.one.one e da mesma forma, tambem tentei o dns.google, ainda parece haver algum tipo de block.

 

Esta demasiado lento, alguns apps como spotify, google authenticator,  esta a entrar como offline e demora um bocado pra reconhecer que esta conectado.

 

E realmente so acontece na minha rede wifi fixa, ja conectei em redes externas e funciona normalmente.

 

Mais alguma ideia do que pode estar a acontecer?

Confirme nas definições do Wi-Fi se o Android tem endereços IPv6 auto configurados?

 

Acho que está a ter o problema que muitos outros clientes têm. A rede IPv6 da NOS está em baixo há mais de um mês. Todos os pacotes enviados por IPv6 são descartados.

Não é uma questão de DNS, DNS da NOS funciona corretamente, nem de nenhuma configuração que o cliente possa alterar.

Confirme só que apesar de não ter conectividade IPv6, tem endereços autoconfigurados no Android.


Jorge C
Super User
  • 8022 comentários
  • 17 de junho de 2024

@isplitter o cliente informou que está a usar IPv4.

Obrigado.


isplitter
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  • 141 comentários
  • 17 de junho de 2024
Jorge C escreveu:

@isplitter o cliente informou que está a usar IPv4.

Obrigado.

Eu li isso. Mas acho que a informação foi o resultado do teste que o @Jorge C lhe tinha pedido, usando o link: https://www.whatismyip.com/. O resultado desse teste não indica que o Android não tenha auto configurado IPv6 público.

Se o IPv6 da NOS não funciona, o site vai sempre dizer que o Android não tem IPv6, apesar de ter e de o estar a tentar utilizar.

O Fast5657_GPON quase de certeza que tem IPv6. Em FTTH do que tenho visto, todos os gigarouter têm.


  • Autor
  • Megabyte
  • 7 comentários
  • 17 de junho de 2024

Obrigado pelas sugestões, realmente tenho o ipv6 autoconfigurado no Android, e fazendo algumas pesquisas, não vi como desabilita-lo, pelo menos não para rede wifi.

Existe alguma alternativa de fazer isso no router? Olhando pelo app NOS net não vi formas de fazer isto.

Pode ser que isso seja um caminho.


Jorge C
Super User
  • 8022 comentários
  • 17 de junho de 2024

@joaocbarbosa tinha dito que estava a user IPv4 mas se quiser confirme neste site.

Obrigado.


  • Autor
  • Megabyte
  • 7 comentários
  • 17 de junho de 2024

Este foi o resultado,  me parece ser ipv4 mesmo.

Confesso que já não sei mais, estou tentando esgotar as possibilidades.

Uma forma temporaria que encontrei pra funcionar normalmente é deixar conectado 100% do tempo na vpn da surfshark, ou na warp da cloudflare, é o que tem resolvido por enquanto enquanto não descubro o que acontece.

 

 


Jorge C
Super User
  • 8022 comentários
  • 18 de junho de 2024

Confirma-se que é IPv4 portanto acabou a teoria do IPv6 😅

 

Sugiro que faça um teste por cabo de rede CAT5E+, verifique todas as condições referidas no site oficial aqui e desligue o Wi-Fi nas definições.

 

Obrigado.


isplitter
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  • 141 comentários
  • 18 de junho de 2024
joaocbarbosa escreveu:

Este foi o resultado,  me parece ser ipv4 mesmo.

Confesso que já não sei mais, estou tentando esgotar as possibilidades.

Uma forma temporaria que encontrei pra funcionar normalmente é deixar conectado 100% do tempo na vpn da surfshark, ou na warp da cloudflare, é o que tem resolvido por enquanto enquanto não descubro o que acontece.

 

O problema é este. O seu telemóvel configurou endereços IPv6, corretamente. Estes endereços são anunciados pelo router da NOS, também corretamente.

O problema é que depois a rede IPv6 não funciona. Ou seja não há tráfego de internet por IPv6, por isso é que os sites que consultou dizem que não tem IPv6. Algumas aplicações, não conseguem alterar para a utilização IPv4, tendo o IPv6 disponível. Como o telemóvel tem configurado IPv6, e a NOS descarta todo o tráfego IPv6, é como se essas aplicações não tivessem IPv6.

Já agora consgue dizer-me que aplicações não funcionam. Também é importante reportar aos criadores das aplicações esta dificuldade em alterarem para IPv4, embora seja atípico o IPv6 falhar...

 

@Jorge C está a interpretar incorretamente os resultados desse site.

 

joaocbarbosa escreveu:

Obrigado pelas sugestões, realmente tenho o ipv6 autoconfigurado no Android, e fazendo algumas pesquisas, não vi como desabilita-lo, pelo menos não para rede wifi.

Existe alguma alternativa de fazer isso no router? Olhando pelo app NOS net não vi formas de fazer isto.

Pode ser que isso seja um caminho.

Infelizmente não há nenhuma configuração que o utilizador possa fazer para desativar o IPv6. No NOSNET consegue apenas consultar informação do endereço IPv6, mas não há nenhuma configuração possível.

A única solução é contactar o apoio técnico, e explicar que com o IPv6 ativado não consegue aceder a sites na internet, e as APPS não funcionam. É provável que o técnico que atenda evoque desconhecimento da situação, mas que acabe por conseguir resolver o problema com o IPv6.


isplitter
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  • 141 comentários
  • 18 de junho de 2024
Jorge C escreveu:

Confirma-se que é IPv4 portanto acabou a teoria do IPv6 😅

 

Sugiro que faça um teste por cabo de rede CAT5E+, verifique todas as condições referidas no site oficial aqui e desligue o Wi-Fi nas definições.

 

Obrigado.

O problema não é replicável no Windows ou Linux. É sobretudo um problema no Android, e a dificuldade em mudar para IPv4, quando o tráfego IPv6 é descartado.


  • Autor
  • Megabyte
  • 7 comentários
  • 18 de junho de 2024

@isplitter alguns apps que nao funcionam (nao abrem ou abrem depois de um bocado de delay):

google authenticator, spotify, max, tuneIn, microsoft teams, binance …

 

esses sao alguns deles.

 

mas obrigado pelos esclarecimentos, entrarei em contacto com o apoio tecnico.

enquanto nao se resolve, usarei via WARP ou VPN mesmo.

 

muito obrigado @Jorge C e @isplitter 


  • Byte
  • 1 comentário
  • 15 de março de 2025

Alguém tem informação atualizada obre este tópico? Estou com o mesmo problema.


Bruno Aleixo
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  • 2237 comentários
  • 17 de março de 2025
JOSÉ LAMELAS escreveu:

Alguém tem informação atualizada obre este tópico? Estou com o mesmo problema.

que apps é que não  estão a funcionar e em que equipamentos? 

um bem haja 


  • Kilobyte
  • 3 comentários
  • 18 de março de 2025

Eu também tenho o mesmo problema. Já existe alguma solução ? ou só ligando para o apoio ao cliente?


Bruno Aleixo
Super User
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  • 18 de março de 2025
Marina Peixoto escreveu:

Eu também tenho o mesmo problema. Já existe alguma solução ? ou só ligando para o apoio ao cliente?

que apps é que não  estão a funcionar e em que equipamentos? 

um bem haja 


João H.
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  • 29268 comentários
  • 18 de março de 2025

Boa tarde,

Agradecemos as vossas mensagens ​@JOSÉ LAMELAS e ​@Marina Peixoto.

Por favor, partilhem mais detalhes connosco sobre a situação que estão a experienciar.

Obrigado


  • Kilobyte
  • 3 comentários
  • 18 de março de 2025
Bruno Aleixo escreveu:
Marina Peixoto escreveu:

Eu também tenho o mesmo problema. Já existe alguma solução ? ou só ligando para o apoio ao cliente?

que apps é que não  estão a funcionar e em que equipamentos? 

um bem haja 

Spotify, binance, google autenticador, entre outras.
E dá-me a sensação que algumas das outras aplicações que funcionam quando ligadas ao wifi ficam mais lentas a carregar conteúdos que necessitem de internet.
E mais uma vez se trocar para dados moveis ou ligar uma VPN as aplicações carregam os conteúdos quase instantaneamente.
Mas estas não são um problema, agora as que não consigo utilizar isso é chato.

Isto acontece no meu telemóvel Android. 

Já repôs definições do router, já alterei DNS, já mexi em tudo o que era possível de alterar nas definições do router e nada. 

A única coisa que ainda não testei foi desligar o router durante a noite para ser atribuído um novo IP.

 


Bruno Aleixo
Super User
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  • Super User
  • 2237 comentários
  • 19 de março de 2025
Marina Peixoto escreveu:
Bruno Aleixo escreveu:
Marina Peixoto escreveu:

Eu também tenho o mesmo problema. Já existe alguma solução ? ou só ligando para o apoio ao cliente?

que apps é que não  estão a funcionar e em que equipamentos? 

um bem haja 

Spotify, binance, google autenticador, entre outras.
E dá-me a sensação que algumas das outras aplicações que funcionam quando ligadas ao wifi ficam mais lentas a carregar conteúdos que necessitem de internet.
E mais uma vez se trocar para dados moveis ou ligar uma VPN as aplicações carregam os conteúdos quase instantaneamente.
Mas estas não são um problema, agora as que não consigo utilizar isso é chato.

Isto acontece no meu telemóvel Android. 

Já repôs definições do router, já alterei DNS, já mexi em tudo o que era possível de alterar nas definições do router e nada. 

A única coisa que ainda não testei foi desligar o router durante a noite para ser atribuído um novo IP.

 

  Qual o android? testaste com outro equipamento? 

Podes testar deixar o router desligado durante a noite pra ser atribuido um novo ip.

Também pode ser um tema que já foi muito falado aqui, que é o router estar a atribuir um IPV6 ao teu dispositivo e ele não conseguir fazer a ligação com esse protocolo. Nesse caso, só desativando o ipv6 no router.

Tenta a primeira sugestão e aguarda que a moderação diga algo! 

um bem haja 


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • 29268 comentários
  • 20 de março de 2025

Boa tarde ​@Marina Peixoto,

Agradecemos o seu testemunho e também as recomendações do ​@Bruno Aleixo.

Diga-nos, por favor, se a situação ocorre em mais algum equipamento. Seguiu a sugestão do ​@Bruno Aleixo em deixar o router desligado para forçar atribuição de novo IP?

Obrigado


Jorge C
Super User
  • 8022 comentários
  • 20 de março de 2025

Boa tarde ​@Marina Peixoto

Sugiro que verifique se tem um IP CGNAT seguindo estas indicações. 

Pode verificar  se tem IP address IPv6 mas a informação existente é que não está implementado. 

IPv6 | Google 

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Obrigado.