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Respondido

entrar na app nos sem acesso ao número telemovel para o acesso em 2 etapas?


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Tenho o telemóvel bloqueado, preciso do punk e não consigo entrar na app

Melhor resposta por Jose Rodrigues

AJCampos escreveu:

O meu problema é semelhante, mas porque estou no estrangeiro, sem roaming UE e com o número de telemóvel desactivado. Porque é que não é possível receber o código por e-mail?

Bom dia, experimente errar o código 3 vezes, deverá receber no seu email.

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14 Comentários

Jorge C
Super User
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  • Super User
  • 9365 comentários
  • 16 de junho de 2024

Bom dia @Gabriel Marques,

Mesmo com o login através do email necessita do código de validação.

Sugiro que aguarde a intervenção dos gestores da comunidade, para eventual confirmação dos seus dados através de mensagem privada e encaminhamento.

Obrigado.


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • 32455 comentários
  • 16 de junho de 2024

Boa tarde @Gabriel Marques,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

  • O seu número de telemóvel;
  • Data e valor dos últimos 3 carregamentos;

Obrigado


  • Kilobyte
  • 13 comentários
  • 10 de junho de 2025

O meu problema é semelhante, mas porque estou no estrangeiro, sem roaming UE e com o número de telemóvel desactivado. Porque é que não é possível receber o código por e-mail?


Jose Rodrigues
Super User
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  • Super User
  • 22210 comentários
  • Resposta
  • 10 de junho de 2025
AJCampos escreveu:

O meu problema é semelhante, mas porque estou no estrangeiro, sem roaming UE e com o número de telemóvel desactivado. Porque é que não é possível receber o código por e-mail?

Bom dia, experimente errar o código 3 vezes, deverá receber no seu email.


  • Kilobyte
  • 13 comentários
  • 10 de junho de 2025
Jose Rodrigues escreveu:
AJCampos escreveu:

O meu problema é semelhante, mas porque estou no estrangeiro, sem roaming UE e com o número de telemóvel desactivado. Porque é que não é possível receber o código por e-mail?

Bom dia, experimente errar o código 3 vezes, deverá receber no seu email.

Resultou. Obrigado. Mas não deixa de ser estranho, obrigar a um erro forçado.


Jose Rodrigues
Super User
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  • Super User
  • 22210 comentários
  • 10 de junho de 2025
AJCampos escreveu:
Jose Rodrigues escreveu:
AJCampos escreveu:

O meu problema é semelhante, mas porque estou no estrangeiro, sem roaming UE e com o número de telemóvel desactivado. Porque é que não é possível receber o código por e-mail?

Bom dia, experimente errar o código 3 vezes, deverá receber no seu email.

Resultou. Obrigado. Mas não deixa de ser estranho, obrigar a um erro forçado.

Geralmente a validação em 2 etapas, tal como nos bancos, é feita atraves de um codigo recebido no telemovel, neste caso, há este recurso e ainda bem que o há, já que há quem não disponha de telemóvel.


  • Kilobyte
  • 13 comentários
  • 10 de junho de 2025

Sim, sei desse processo. Há bancos que nem dão hipótese de prescindir do telemóvel. Ridículo. Qualquer validação em duas etapas devia sempre ter a opção de escolha dessa validação. Há sítios onde não se tem acesso a rede móvel, mas apenas a rede WiFi e sítios onde não há acesso à internet (wi-fi ou dados) mas há acesso a rede móvel.


Jorge C
Super User
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  • Super User
  • 9365 comentários
  • 10 de junho de 2025

Boa tarde ​@AJCampos

A autenticação em duas etapas é uma medida fundamental para proteger as contas dos utilizadores contra acessos não autorizados, principalmente em serviços onde estão dados sensíveis e informação pessoal, como na área de cliente da NOS.

Por isso, o envio do código via SMS é o método privilegiado: é um mecanismo simples, eficaz e que não depende de ligação à Internet, o que facilita o acesso e a segurança em vários contextos. 

Obrigado.


  • Kilobyte
  • 13 comentários
  • 10 de junho de 2025
Jorge C escreveu:

Boa tarde ​@AJCampos

A autenticação em duas etapas é uma medida fundamental para proteger as contas dos utilizadores contra acessos não autorizados, principalmente em serviços onde estão dados sensíveis e informação pessoal, como na área de cliente da NOS.

Por isso, o envio do código via SMS é o método privilegiado: é um mecanismo simples, eficaz e que não depende de ligação à Internet, o que facilita o acesso e a segurança em vários contextos. 

Obrigado.

Obrigado pelo esclarecimento. Sou um adepto da segurança em tudo o que é informatizado, especialmente acessos. No entanto, quando o próprio utilizador, em determinadas situações, não consegue aceder aos seus dados, deixa de fazer sentido.

De forma a evitar custos inesperados, como já ocorreu no passado, quando me desloco ao estrangeiro fora do EEE, desactivo o SIM da NOS e uso apenas a internet. Logo, tudo o que requeira uma comunicação móvel não é viável para mim. 


Jorge C
Super User
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  • Super User
  • 9365 comentários
  • 10 de junho de 2025
AJCampos escreveu:
Jorge C escreveu:

Boa tarde ​@AJCampos

A autenticação em duas etapas é uma medida fundamental para proteger as contas dos utilizadores contra acessos não autorizados, principalmente em serviços onde estão dados sensíveis e informação pessoal, como na área de cliente da NOS.

Por isso, o envio do código via SMS é o método privilegiado: é um mecanismo simples, eficaz e que não depende de ligação à Internet, o que facilita o acesso e a segurança em vários contextos. 

Obrigado.

 

Obrigado pelo esclarecimento. Sou um adepto da segurança em tudo o que é informatizado, especialmente acessos. No entanto, quando o próprio utilizador, em determinadas situações, não consegue aceder aos seus dados, deixa de fazer sentido.

De forma a evitar custos inesperados, como já ocorreu no passado, quando me desloco ao estrangeiro fora do EEE, desactivo o SIM da NOS e uso apenas a internet. Logo, tudo o que requeira uma comunicação móvel não é viável para mim. 

 

Compreendo perfeitamente a sua preocupação e a situação que descreve. 

De facto, a autenticação via SMS, apesar de ser o método mais utilizado pela sua simplicidade e segurança, tem a limitação de depender da rede móvel, o que pode ser problemático em deslocações internacionais fora do EEE, como refere.

Nesses casos, e tendo em conta a sua preferência por não incorrer em custos adicionais, uma alternativa que pode ponderar é a utilização de apps de autenticação, como o Google Authenticator ou o Microsoft Authenticator, que geram códigos temporários sem necessidade de ligação móvel ou Internet.

Contudo, esta funcionalidade não está, até ao momento, integrada na área de cliente NOS para a autenticação em duas etapas.

Obrigado pelo seu contributo para esta discussão, que é importante para melhorar a experiência de todos os utilizadores. 


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • 32455 comentários
  • 10 de junho de 2025

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@AJCampos e ajuda doi ​@Jose Rodrigues sobre este tema.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


  • Kilobyte
  • 13 comentários
  • 10 de junho de 2025
João H. escreveu:

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@AJCampos e ajuda doi ​@Jose Rodrigues sobre este tema.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Também agradeço e aproveito para dizer que, de facto, o Authenticator, como referiu o ​@Jorge C , para ser uma excelente alternativa e evita os constrangimentos referidos. Oxalá a NOS o passe a usar.


Jorge C
Super User
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  • Super User
  • 9365 comentários
  • 10 de junho de 2025
AJCampos escreveu:
João H. escreveu:

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@AJCampos e ajuda doi ​@Jose Rodrigues sobre este tema.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

 

Também agradeço e aproveito para dizer que, de facto, o Authenticator, como referiu o ​@Jorge C , para ser uma excelente alternativa e evita os constrangimentos referidos. Oxalá a NOS o passe a usar.

 

Agradeço o reconhecimento pela minha ajuda 😊 

Caso tenha mais questões disponha, estou aqui apenas para ajudar outros utilizadores. 

Obrigado.


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • 32455 comentários
  • 10 de junho de 2025

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho ​@AJCampos e também a partilha do ​@Jorge C.

Os testemunhos da comunidade são importantes para nós, para que possamos continuar a melhorar e, como tal, analisadas internamente pelas equipas NOS responsáveis.

Partilhe connosco caso surja alguma questão ou tema.

Obrigado


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