Boa noite,
Anteriormente tinha o ZON Hub e outro router ligado a este através de um cabo Ethernet e ocasionalmente deparava-me com problemas de ligação no segundo router (Asus). Há cerca de 9 meses (ou talvez mais) tenho o Power Router 5 e tenho reparado que este é sem dúvida bastante pior que o antigo ZON Hub… Funciona melhor em termos de cobertura Wifi (que a mim particularmente não é o que me interessa pois das pessoas da casa sou a que menos usa Wifi mas necessito de boas ligaçãoes via cabo de rede) mas em termos gerais, estabilidade de ligação, etc é bastante mau. Equipamentos que dependam de Streaming passam mal com este router: Smartv a correr aplicações de streaming como o Globoplay, por exemplo frequentemente, acusam instabilidade de ligação (Smartv ligada com cabo de rede directo ao Router NOS); o Steamlink - também ligado com cabo de rede - acusa muito mais vezes instabilidade de ligação com este router do que anteriormente com o ZON Hub. Se ligar o meu segundo router à porta 4 do Power Router e ativar o Modo Bridge, fico sem acesso à internet no segundo router (que está configurado com access point). E hoje reparei que no mapa de Rede do Power Router todas a portas LAN apresentam ligações a 100 MB excepto a porta 3 que por acaso indica ligação gigabit (isto independentemente de modo Bridge ou não) que é bizarro porque tanto a máquina ligada a dita porta 3 (ou o cabo que a liga) não são diferentes dos restantes (se por acaso forem não são de categoria superior… Aliás o cabo de rede mais recente que aqui tenho é o que liga a Smartv ao Router NOS. É suposto a porta 3 ser gigabit e as restantes não?
Já agora algum dia vão ter routers normais com uma página de configuração sem necessidade de ter acesso à internet para efectuar alguma configuração? É que se não tens net e precisas de net para poderes configurar ou resolver problemas com o acesso ficas agarrado. É um bocado como trancar as portas do carro por fora e deixar a chave na ignição