Skip to main content
Header
Respondido

Problemas com internet intermitente


Duarte Cabral

Boa tarde,

Verifiquei nos últimos dias que estou com problemas com a internet fixa a qual se evidencia por quebras de acesso à internet por alguns segundos o que interrompe chamadas de trabalho e me faz ter de pedir às pessoas para repetir o que estavam a dizer, o que não é muito simpático com clientes que pagam pelos serviços que presto.

Decidi fazer ping ao gateway 89.155.159.254 e verifiquei que além de uns request timeouts também se verifica erro de Destination net unreachable.

 

92 bytes from <my router IP address> Destination Net Unreachable

Vr HL TOS  Len   ID Flg  off TTL Pro  cks      Src      Dst

4  5  00 5400 cd9a   0 0000  40  01 7af6 <my IP address> 89.155.159.254

 

No espaço de uma hora, verifiquei mais de 10 request timeouts e 3 Destination Net Unreachable.

 

Contactei o suporte técnico mas a única sugestão para despiste foi fazer testes de velocidade e a afirmação de que do lado do serviço não se verificam quaisquer problemas. Talvez haja falta de logs que possam fornecer mais informação à equipa de suporte.

 

Gostaria de perceber se alguém poderá ajudar a perceber como é que posso partilhar esta informação com a NOS e o seu suporte técnico de forma a ser investigado um potencial problema na infrastrutura que serve a internet para a minha casa.

 

Obrigado desde já.

 

Cumprimentos

Melhor resposta por Duarte Cabral

Update: Estive em chamada com um representante que colaborou comigo para despistar onde estaria o problema e chegamos à conclusão que a visita de um técnico seria positiva.

A visita do técnico já aconteceu, na qual se concluiu após alguns testes que o Router 4.0 estava com uma anomalia e que possivelmente estava relacionada com a última versão do firmware, no entanto poderia ser apenas degradação do Router após mais de 4 anos em actividade.

A solução passou pela colocação do router 5.0 que até agora teve resultados positivos:
- chamadas de conferência online não tiveram interrupções desde a instalação
- o teste de ping ao gateway revelou melhorias no tempo de resposta a cada ping e o número de problemas (timeout ou destination net unreachable) desapareceram.

Penso que ficou resolvido pelas evidências verificadas. 

Ver pergunta inicial
Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?

25 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12142 comentários
  • 12 de outubro de 2021

Tens só o router na residência ou por exemplo extensores/powerlines, outros equipamentos?

Se não tens nada que interfira vê se o problema acontece em 2 ou 3 equipamentos diferentes.


Duarte Cabral
  • Autor
  • 19 comentários
  • 12 de outubro de 2021

Boa tarde

O meu set up é:
Router 4 em bridge mode.

Router da Ubiquiti a servir a internet em casa.
 

Ping ao gateway, tal como escrevi no OP tem os problemas e agora mesmo quando o que se segue aconteceu:

92 bytes from meu router: Destination Net Unreachable

Vr HL TOS  Len   ID Flg  off TTL Pro  cks      Src      Dst

4  5  00 5400 0d2a   0 0000  40  01 3b67 computador  89.155.159.254

 

Eu estava a pingar directamente o meu router que não teve qualquer perda de pacotes.

Isto leva-me a concluir que o problema está entre o router 4 da NOS e a comunicação com o gateway que serve a internet.

Além disto, tive esta configuração a funcionar durante mais de 6 meses sem qualquer problema deste género e desde ontem que comecei a verificar este problema sem qualquer alteração em nenhum dos meus equipamentos ou infraestrutura doméstica.

Penso que as evidências acima apontam claramente para um problema na prestação de serviço.

 

Há algum endereço de email da NOS para onde eu possa enviar logs que estou a registar com estes logs de ping?

 

Obrigado.

 


Duarte Cabral
  • Autor
  • 19 comentários
  • 12 de outubro de 2021

Gateway dá timeout
IP aprovisionado pela NOS da timeout
Router WIfi não dá timeout


Duarte Cabral
  • Autor
  • 19 comentários
  • 12 de outubro de 2021

Entrei agora em contacto com o apoio técnico e pelos vistos nada deste trabalho de despiste que estive a fazer é útil.

Vai ser necessário colocar o Router 4 nas configurações por defeito para serem feitos testes.


Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12142 comentários
  • 12 de outubro de 2021
Duarte Cabral escreveu:

Entrei agora em contacto com o apoio técnico e pelos vistos nada deste trabalho de despiste que estive a fazer é útil.

Vai ser necessário colocar o Router 4 nas configurações por defeito para serem feitos testes.

claro. O apoio não quer saber de logs. Da parte deles tem de desligar o seu router próprio e fazer reset de fábrica ao router da NOS. depois disso testar em 2 ou 3 equipamentos.


Duarte Cabral
  • Autor
  • 19 comentários
  • Resposta
  • 14 de outubro de 2021

Update: Estive em chamada com um representante que colaborou comigo para despistar onde estaria o problema e chegamos à conclusão que a visita de um técnico seria positiva.

A visita do técnico já aconteceu, na qual se concluiu após alguns testes que o Router 4.0 estava com uma anomalia e que possivelmente estava relacionada com a última versão do firmware, no entanto poderia ser apenas degradação do Router após mais de 4 anos em actividade.

A solução passou pela colocação do router 5.0 que até agora teve resultados positivos:
- chamadas de conferência online não tiveram interrupções desde a instalação
- o teste de ping ao gateway revelou melhorias no tempo de resposta a cada ping e o número de problemas (timeout ou destination net unreachable) desapareceram.

Penso que ficou resolvido pelas evidências verificadas. 


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29310 comentários
  • 15 de outubro de 2021

Boa tarde @Duarte Cabral ,

Lamentamos a situação que nos descreveu, e agradecemos o seu testemunho sobre o tema.

Ficamos felizes pelo serviço estar a funcionar devidamente. 

Caso surja alguma outra questão, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


  • Megabyte
  • 15 comentários
  • 3 de dezembro de 2022
Duarte Cabral escreveu:

Boa tarde,

Verifiquei nos últimos dias que estou com problemas com a internet fixa a qual se evidencia por quebras de acesso à internet por alguns segundos o que interrompe chamadas de trabalho e me faz ter de pedir às pessoas para repetir o que estavam a dizer, o que não é muito simpático com clientes que pagam pelos serviços que presto.

Decidi fazer ping ao gateway 89.155.159.254 e verifiquei que além de uns request timeouts também se verifica erro de Destination net unreachable.

 

92 bytes from <my router IP address> Destination Net Unreachable

Vr HL TOS  Len   ID Flg  off TTL Pro  cks      Src      Dst

4  5  00 5400 cd9a   0 0000  40  01 7af6 <my IP address> 89.155.159.254

 

No espaço de uma hora, verifiquei mais de 10 request timeouts e 3 Destination Net Unreachable.

 

Contactei o suporte técnico mas a única sugestão para despiste foi fazer testes de velocidade e a afirmação de que do lado do serviço não se verificam quaisquer problemas. Talvez haja falta de logs que possam fornecer mais informação à equipa de suporte.

 

Gostaria de perceber se alguém poderá ajudar a perceber como é que posso partilhar esta informação com a NOS e o seu suporte técnico de forma a ser investigado um potencial problema na infrastrutura que serve a internet para a minha casa.

 

Obrigado desde já.

 

Cumprimentos

que sorte….


Boa tarde,

Com o meu PC fixo ligado ao router por ethernet (cabo de rede), tem dias que a internet está intermitente mas tem outros dias que funciona bem !

Por vezes chega a ser desesperante !

Cumps,
Filipe Santos


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29310 comentários
  • 19 de fevereiro de 2024

Boa noite @José Filipe Lopes Santos,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

As quebras no acesso, que descreve, ocorrem em vários equipamentos em simultâneo? 

Obrigado


João H. escreveu:

Boa noite @José Filipe Lopes Santos,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

As quebras no acesso, que descreve, ocorrem em vários equipamentos em simultâneo? 

Obrigado

Boa noite,

As quedas de acesso ocorrem sobretudo no PC relativamente perto do router ligado por cabo ethernet, nos outros dispositivos via wifi não tenho tido problemas … !

Só de vez em quando mas raramente, nas box’s … !


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29457 comentários
  • 25 de fevereiro de 2024

@José Filipe Lopes Santos, boa tarde.

Diga-nos, por favor, se já experimentou ligar o cabo RJ45 numa outra porta LAN do Router. Se sim, as dificuldades mantêm-se?
Obrigado,


  • Megabyte
  • 22 comentários
  • 26 de fevereiro de 2024
José Filipe Lopes Santos escreveu:
João H. escreveu:

Boa noite @José Filipe Lopes Santos,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

As quebras no acesso, que descreve, ocorrem em vários equipamentos em simultâneo? 

Obrigado

Boa noite,

As quedas de acesso ocorrem sobretudo no PC relativamente perto do router ligado por cabo ethernet, nos outros dispositivos via wifi não tenho tido problemas … !

Só de vez em quando mas raramente, nas box’s … !

Por aqui voltaram estes mesmos problemas…

 

é de dar em doidos este router


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29310 comentários
  • 26 de fevereiro de 2024

Boa noite @pgmss,

Agradecemos a sua mensagem.

Detalhe-nos, por favor, a situação que está a experienciar na utilização do serviço.

Recomendamos que faça um diagnóstico ao serviço através da App NOS:

Obrigado


  • Megabyte
  • 22 comentários
  • 26 de fevereiro de 2024

é o costume, por acabo o serviço falha imensas vezes. o que ja foi reportado imensas vezes


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29310 comentários
  • 27 de fevereiro de 2024

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @pgmss.

Partilhe connosco o resultado do diagnóstico da app NOS.

Obrigado 


Duarte Cabral escreveu:

Boa tarde,

Verifiquei nos últimos dias que estou com problemas com a internet fixa a qual se evidencia por quebras de acesso à internet por alguns segundos o que interrompe chamadas de trabalho e me faz ter de pedir às pessoas para repetir o que estavam a dizer, o que não é muito simpático com clientes que pagam pelos serviços que presto.

Decidi fazer ping ao gateway 89.155.159.254 e verifiquei que além de uns request timeouts também se verifica erro de Destination net unreachable.

 

92 bytes from <my router IP address> Destination Net Unreachable

Vr HL TOS  Len   ID Flg  off TTL Pro  cks      Src      Dst

4  5  00 5400 cd9a   0 0000  40  01 7af6 <my IP address> 89.155.159.254

 

No espaço de uma hora, verifiquei mais de 10 request timeouts e 3 Destination Net Unreachable.

 

Contactei o suporte técnico mas a única sugestão para despiste foi fazer testes de velocidade e a afirmação de que do lado do serviço não se verificam quaisquer problemas. Talvez haja falta de logs que possam fornecer mais informação à equipa de suporte.

 

Gostaria de perceber se alguém poderá ajudar a perceber como é que posso partilhar esta informação com a NOS e o seu suporte técnico de forma a ser investigado um potencial problema na infrastrutura que serve a internet para a minha casa.

 

Obrigado desde já.

 

Cumprimentos

Boa tarde,

Infelizmente o sinal de net sobretudo fixa tem vindo a piorar de dia para dia, ligo para a assistência técnica, aparentemente resolvem, mas passados dias tá tudo na mesma, não há maneira de chamar um técnico para fazer um teste exaustivo !

Já fiz N Resets ao Router e não deu em nada, que tristeza … !


Jorge C
Super User
  • 8055 comentários
  • 2 de agosto de 2024

Boa tarde @José Filipe Lopes Santos,

Por favor detalhe como verifica o problema, sugiro que faça testes nestas condições aqui.

Obrigado.


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29457 comentários
  • 3 de agosto de 2024

Boa tarde, @José Filipe Lopes Santos
​​@Jorge C deu uma boa ajuda. 
Detalhe-nos, por favor, a sua questão. Estamos aqui para ajudar. 

Obrigado, 


Jorge C escreveu:

Boa tarde @José Filipe Lopes Santos,

Por favor detalhe como verifica o problema, sugiro que faça testes nestas condições aqui.

Obrigado.

Já tenho executado o speedtest.net e muitas vezes tbm falha …. !

De facto é pena não termos acesso ao histórico de despoiste, mas ainda ontem a conexão tava horrível, através de um despiste na app my NOS, detetou que era a porta wlan2, fez refresh do wifi e ontem nunca mais tive problemas …. !


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29310 comentários
  • 5 de agosto de 2024

Boa tarde @José Filipe Lopes Santos,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

  • O seu número de cliente NOS;
  • Número de contribuinte associado ao contrato;

Obrigado


Boa noite,

 

A minha net fixa tá constantemente a falhar, uso o meu telemóvel parta fazer muitas vezes vários despistes, isso (penso eu fica tudo registado na NOS) e nada !

Pode tar 1 ou 2 dias bem, que depois volta ao mesmo !

Ligo para a assistência e dizem que tá tudo bem, quando de verdade tá tudo mal, não entendo como nestes casos insistentes não chamam 1 técnico para verificar o que se passa !

Mas o mais estranho que nalgumas horas dá tudo bem !


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29457 comentários
  • 30 de agosto de 2024

Boa tarde, @José Filipe Lopes Santos
Lamentamos a situação que descreve. Sugerimos que, por favor, utilize a funcionalidade que assegura um processo de diagnóstico inteligente do seu serviço de internet fixa, identificando as ações de correção mais rápidas e eficazes para o seu caso através da página online de resolver problemas técnicas é possível solucionar dificuldades ou avarias técnicas com o seu serviço de internet. Saiba como o fazer em: 

Obrigado, 


Mário P. escreveu:

Boa tarde, @José Filipe Lopes Santos
Lamentamos a situação que descreve. Sugerimos que, por favor, utilize a funcionalidade que assegura um processo de diagnóstico inteligente do seu serviço de internet fixa, identificando as ações de correção mais rápidas e eficazes para o seu caso através da página online de resolver problemas técnicas é possível solucionar dificuldades ou avarias técnicas com o seu serviço de internet. Saiba como o fazer em: 

Obrigado, 

Mas isso eu tenho feito através da app my NOS no meu telemóvel !


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29310 comentários
  • 9 de setembro de 2024

Agradecemos o seu testemunho @José Filipe Lopes Santos,

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado


Comentário