Skip to main content
Header

Problemas atrás de problemas desde Dezembeo de 2020

Boa noite. Já abordei alguns assuntos num tópico que reutilizei de outro utilizador mas está na hora de criar um novo para transmitir o descontentamento. Tenho serviço de Net fixa de 100 megas num pacote que inclui TV, telefone que nem funciona e dois telemóveis. O router num escritório, e a box no quarto da minha mãe.

Desde final de 2020, devido a problemas com a ligação à internet na área de residência, que o serviço aqui em casa está a deteriorar cada vez mais. Fiquei sem internet durante várias horas em dois dias diferentes. Entretanto, o sinal voltou, mas a ligação passou a estar instável. Ora passo vários dias com tudo a mais de 120 megas, como em momentos aleatórios cai para 30, 40, até uma vez abaixo de 1mb sem que de repente consiga sequer fazer uma pesquisa no google. Contactei o apoio ao cliente e o técnico cá em casa substituiu todos os cabos, spliters e router muito velho da ZON para um da NOS, 5.0. Pensei que talvez ficasse tudo bem mas enganei-me.

Os problemas agravaram. Além de continuar na mesma com a ligação instável em períodos ou dias aleatórios, sem conseguir dar uma videochamada por Google Meet com os videos a pararem todos, perdi drasticamente o acesso à internet através de Wifi porque este novo equipamento pode ser todo XPTO mas o alcance do sinal perdeu-se quase todo. A minha mãe ficou fula quando viu que o sinal que tinha no quarto passou de médio para praticamente inexistente no seu cantinho. Passei de cavalo para burro. Contactei o apoio ao cliente várias vezes. Ficou de telefonar uma equipa técnica que tentou ligar uma vez exactamente no dia e na hora que disse que não podia por estar no Google Meet em videochamada, e apesar da minha insistência junto do 16990 e de, por duas vezes, me ter sido dado 2 períodos em 2 dias diferentes para ser contactado, nunca fui!

A minha mãe reclamou ontem por causa do Wifi e agendou com um técnico para vir cá hoje, que confirmou que as ligaçoes estão boas e que deverá mesmo ser problema externo à minha casa, e que por acontecer em períodos aleatórios tem de ser investigada e não há prazo… Referiu que a perda do sinal de Wifi não era com ele, mas com a NOS, que não fez nada sobre isso sequer até agora. O tecnico trocou um splitter triplo por um duplo que o anterior técnico já tinha mudado. Eis que para piorar, hoje à noite quando me sento refastelado preparado para para puxar um episódio de uma série para ver com a minha mãe, vejo que a box estava sem o Guia, a dar a grelha de canais sem informação e erros em alguns dos menus.

Perdi a noite entre reiniciar box e repor as definições da mesma e ligar para o apoio ao cliente novamente à espera de ser atendido e seguir as instruções todas que me deram e que nada resolveram. Só há disponibilidade para verem o problema no local na Quinta feira ao final do dia…

A minha mãe sentou-se no quarto agora à noite resignada por não ter nem net no espaço onde gosta de estar, nem conseguir escolher filmes ou séries como costuma fazer para passar o tempo. Começo a ficar muito chateado com isto tudo, e ela ainda mais.

Perante tudo isto, estou cansado e já é uma da manhã. Amanhã tenho de dar videochamada via Google Meet e estou cheio de receios como nos outros dias, constantemente a fazer testes de velocidade antes de começar porque é muito desagradável ter 20 a 30 pessoas ligadas ao mesmo tempo e não conseguir fazer nada de jeito em vários momentos por problemas de rede, com os vídeos todos a parar. Ninguém ainda me falou nada sequer sobre a perda de cobertura do sinal de Wifi, que está a deixar a minha mãe ainda mais chateada do que eu. Estou a ficar seriamente descontente.

11 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12171 comentários
  • 3 de fevereiro de 2021

Desde que mudei do router 3.0 para o 5.0 que notei melhoria muita ligeira em termos de wifi. Há quem diga que ficou pior mas o wifi é wifi e não dá para aumentar o alcance.

As descidas de velocidade acontece noutros equipamentos? Porque há muitos casos que o problema é do próprio equipamento

• Autor
  • Kilobyte
  • 20 comentários
  • 3 de fevereiro de 2021
Guimas escreveu:

Desde que mudei do router 3.0 para o 5.0 que notei melhoria muita ligeira em termos de wifi. Há quem diga que ficou pior mas o wifi é wifi e não dá para aumentar o alcance.

As descidas de velocidade acontece noutros equipamentos? Porque há muitos casos que o problema é do próprio equipamento

Se só tenho um router em casa com net fixa por cabo não tenho outros equipamentos para verificar. O wifi é mau em qualquer equipamento, até no meu telemóvel que tem boa captação de sinal fica com sinal fraco onde antes o sinal estava no médio ou bom. Isto não acontecia antes da nova intervenção. Essa do Wifi não dar para aumentar o alcance, para mim é areia para os olhos, porque maneiras há e toda a gente sabe que sim, a começar pelos equipamentos que instalam em casa. 

Além do equipamento ser novo, já vieram cá dois técnicos e o último já constatou que o problema da net fixa não é do interior de casa e reencaminhou para outra equipa. E quanto ao Wifi, a pioria foi drástica porque este equipamento tem um sinal muito mais fraco que o router antigo, seja lá por que motivo for. Passei de rede boa ou média em toda a casa, para fraca ou nenhuma em metade da casa, era o que mais faltava passar de cavalo para burro e a minha mãe ficar privada de usar Wifi no quarto dela sem que a NOS faça alguma coisa ou toque sequer no assunto e ainda continuar a pagar o mesmo. .

Vieram cá para resolver um problema que ffoi o da net fixa, e em vez de o resolver como deve ser, ainda criaram outros problemas e é cada vez a piorar. Net fica instável aleatoriamente por problemas externos que precisam de ser vistos e nem há datas para isso, súbita perda de cobertura no Wifi ao ponto de ser inutilizável nalguns sítios da casa, e agora depois da vinda do novo técnico e de ter mexido no splitter, foi a vez da televisão deixar de estar ok, o que é fantástico. 

Não vou a cada visita nova de técnicos continuar continuar a perder tempo a telefonar, a reclamar e a ter de lidar com problemas que não se resolvem e ainda se agravam.

Inês B.
Forum|alt.badge.img+2
  • Moderador
  • 7094 comentários
  • 5 de fevereiro de 2021

Olá @PedroGSDias,

Lamentamos a demora na resposta.

Recebemos a sua mensagem e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigada

• Autor
  • Kilobyte
  • 20 comentários
  • 5 de fevereiro de 2021
Inês B. escreveu:

Olá @PedroGSDias,

Lamentamos a demora na resposta.

Recebemos a sua mensagem e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigada

Já enviei todas as informações para vários lados, inclusivé os de reclamação. Apesar dos problemas, os dois primeiros  técnicos eram simpáticos, pacientes e gostei da sua vinda e da disponibilidade de verem tudo e de trocarem os fios e equipamentos. Este terceiro técnico que cá veio da ultima vez foi para esquecer. Mal entrou não quis sequer ouvir a explicação dos problemas e das intervenções dos técnicos anteriores. Muito convencido, arrogante e super impaciente. Calei-me e afastei-me para não desconversar e tentei deixá-lo fazer o seu trabalho, mas com as perguntas e comentários que foi fazendo, acabei por me começar a chatear e por acabar a discutir. Acusou-me de estar a recebê-lo com três pedras na mão, o que não foi bem verdade.  Não interessa só ser bom técnico se não sabe minimamente interagir e não tem paciência para os clientes, sobretudo quando envolvem problemas que por vezes persistem. E eu estou muito longe de ser das pessoas mais complicadas ao lado do que por aí há, mas com aquele tipo de atitudes as coisas ainda se complicam mais.

• Autor
  • Kilobyte
  • 20 comentários
  • 6 de fevereiro de 2021

Ligaram-me há pouco para informar que irão agendar uma auditoria na segunda feira.

Ainda agora estava à frente do PC em estudos e vi subitamente uma mensagem a aparecer: “a sua ligação à internet foi restabelecida”. Não dei conta de nada a não ser esse pop up na barra do windows.

Voltei a medir a velocidade e voltei a perder 30 megas face ao que é normal. Não me apetece estar a fazer novamente testes atrás de testes para verificar a estabilidade da velocidade e da latência. Espero que se consiga tirar alguma conclusão com a auditoria.

Ana P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Moderador
  • 12822 comentários
  • 8 de fevereiro de 2021

Olá @PedroGSDias

Pedimos desculpa pela demora. 

Ficamos aguardar o seu feedback em relação à auditoria. 

Obrigada 

• Autor
  • Kilobyte
  • 20 comentários
  • 8 de fevereiro de 2021

Ficou agendada para sexta feira de manhã. Depois divulgo os resultados. Não estou muito optimista que vão detectar algo a não ser que ocorra no momento em que cá estejam. Espero apenas que sejama pessoas que saibam lidar com os clientes porque a última experiência não foi positiva...

Inês B.
Forum|alt.badge.img+2
  • Moderador
  • 7094 comentários
  • 10 de fevereiro de 2021

Olá @PedroGSDias,

Respondemos à mensagem que nos enviou.

Obrigada

• Autor
  • Kilobyte
  • 20 comentários
  • 12 de fevereiro de 2021
Inês B. escreveu:

Olá @PedroGSDias,

Respondemos à mensagem que nos enviou.

Obrigada

A visita correu bem, na medida em que tanto o técnico como o auditor eram acessíveis e simpáticos. Trocaram o fio do poste, que era o único elemento de ligação com a rede pública que faltava trocar. Minutos depois de terem ido embora, percebi que continuava com problemas. A primeira coisa que tentei fazer foi abrir o Facebook. Ficou a página em branco, a carregar. Para testar, abri novo separador e tentei abrir o youtube. Só ao fim de uns 20 segundos as páginas deram resposta. Tentei correr um video do youtube, mas ficava a tentar carregar. Fiz teste de velocidade, e tinha novamente quebras para 40 megas e metade da velocidade normal de upload. Fiz restart a tudo, testei wifi e ligação por cabo, ora a velocidade baixava ora voltava aos 120 megas.

Contactaram-me do apoio ao cliente pouco depois, e expliquei a intervenção que foi feita tal como os resultados. Ficaram de me ligar de outra equipa técnica, pelo qual aguardo.

Ligaram-me entretanto da provedoria a lamentar os transtornos causados com os problemas de ligação, com a compensação da mensalidade mais recente e disseram que a NOS não podia fazer mais nada por mim, para procurar alternativas na concorrência uma vez que não estou fidelizado… :rolling_eyes:

Mal desliguei a chamada tive de iniciar uma videoconferência pelo google meet, e foi das piores que já dei… em 17 videos, na conferência, só conseguia ver 4 ou 5 de cada vez, a maior parte desligados ou intermitentes. Não pude estar constantemente a fazer testes de velocidade, mas quando fiz deu normal… Completamente baralhado com isto tudo.

Vou ser honesto, tirando o terceiro técnico, até me surpreendeu o trabalho dos técnicos e o investimento geral que fizeram a tentar resolver o problema, mas infelizmente não chega...

Inês B.
Forum|alt.badge.img+2
  • Moderador
  • 7094 comentários
  • 17 de fevereiro de 2021

Olá @PedroGSDias,

Lamentamos a situação e agradecemos o seu feedback.

Se tiver mais questões que possamos ajudar, estamos disponíveis.

Obrigada

• Autor
  • Kilobyte
  • 20 comentários
  • 18 de fevereiro de 2021

Já percebi que deram o problema como encerrado. Ficaram de ligar de outra equipa técnica e nunca o fizeram. Em contrapartida, ligaram da provedoria, deram-me uma compensação e sugeriram-me procurar alternativas porque já não estou fidelizado. :rolling_eyes:  Não sei que comente.