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Respondido

Wake on WAN


Boa tarde,

 

Estou a tentar ativar a função de ligar o meu NAS fora da minha rede doméstica, usando WAN (não Wake On Lan, pois estarei fora da minha LAN). De forma geral, segui os passos indicados neste link: https://community.synology.com/enu/forum/17/post/72516

1. Static IP provided by your ISP or a Dynamic Domain Name Server (DDNS).
2. Static IP for your NAS inside your LAN
3. An open Port, in the router, pointing at your NAS’s IP port 22.
4. NAS´s IP and MAC address binded in your router.
5. Software that sends a Magic Packet.

 

Creio que destes pontos, consegui fazer tudo excepto o ponto 4, que não consigo no meu router (tenho o router gigabit mais recente (Hitron CHITAHUB5), instalado em Setembro 2020). Agradecia ajuda sobre como fazer o IP - MAC binding, ou uma forma alternativa de ativar o  WOW.

 

Obrigado

Melhor resposta por CP001

José Encarnação escreveu:

O router não altera o ip, liberta o ip do dhcp para poder ser usado por outro equipamento.

Se eu ligar o pc com ip fixo ele aparece novamente com o ip que foi atribuido.

Mas isso nao funciona para o wake on lan, pois o pc está desligado, logo ao fim de alguns minutos desaparece da memoria do router. Por isso não é possivel utilizar o wake on lan. So com configuração de ip fixo no jiga router que não tem para configurar.

Ah, percebi a situação. Quando o equipamento está desligado o Gigarouter da NOS não associa o seu aparelho ao IP. Só volta a associar quando o equipamento é ligado.

 

O hub 3.0 permite Wake on LAN. Usei durante vários anos. Lamento que o Gigarouter não o permita.

 

A solução é ligar um segundo router na porta 4 e ativar modo bridge.

 

Se seguiu corretamente os passos indicados neste comentário e não conseguiu

(trata-se de fixar o IP no próprio aparelho e não no router)

então nada a fazer. Só a solução que indiquei.

 

 

Com o modo brdige ligado, por uma questão de segurança, não deve ligar aparelhos comuns à LAN, apenas deve ligar routers. Como certamente sabe, qualquer router é capaz de bloquear tentativas de acesso exterior, o que não acontece com outros aparelhos em que fica exposto à internet.

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35 Comentários

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  • 23 de setembro de 2020

Algum(a) moderador(a) capaz de ajudar? 🤔


Jose Rodrigues
Super User
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  • 23 de setembro de 2020

Experimente o suporte técnico 16990 opção 3


oTonyStark
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  • 30 de setembro de 2020

Olá, mas qual é o seu Router?


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  • 30 de setembro de 2020

Viva,

O meu router é o que referi no primeiro post, um “Hitron CHITAHUB5”, que aparentemente é a versão mais recente que a NOS está a utilizar (Setembro 2020). Se ajudar, anexo a sua foto:

 

Router NOS - Setembro 2020

 


Inês B.
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  • 2 de outubro de 2020

Olá @bfmcosta ,

Pedimos desculpa pela demora na resposta. :confused:

Pode, por favor, detalhar-nos qual é a dificuldade que tem no ponto 4, que nos indicou?

Tentou aceder à página interna do router sem sucesso?

Obrigada

 


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  • 2 de outubro de 2020

Boa tarde,

Consigo aceder à página de configuração do router. Mas não sei como fazer o IP - MAC binding.

Além disso, se tiverem outra forma alternativa que permita ativar o WOW, além da que coloquei no post original, agradeço que me indiquem.

 

Muito obrigado


oTonyStark
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  • 8 de outubro de 2020

Ola, o melhor mesmo para estas questões é contactar os parceiros , pc médic.


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  • 8 de outubro de 2020

Parceiros, pc medic??? Não sei do que se trata... Pode clarificar?


Guimas
Super User
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  • 8 de outubro de 2020

Estas questões informáticas são sempre tratados pela empresa parceira de micro informática. Pcmedic - 16991 - 34,9 cents por minuto.


oTonyStark
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  • 8 de outubro de 2020

O @Guimas explicou muito bem! É isso mesmo


Boa tarde,

Estou a tentar configurar o Wake on LAN (ou melhor, WAN no meu caso) para poder ligar um computador da rede remotamente. Configurei o reencaminhamento da porta 9 para o ip estático do computador em questão, e de facto consigo ligar o computador remotamente, mas apenas pouco tempo depois de o desligar. Pelo que pesquisei, tal deve-se ao computador deixar de estar presente no ARP pouco depois de ser desligado e por isso gostava de poder editar através do telnet o ARP para permitir que o WoL funcione sempre, mas não o consigo fazer graças ao único acesso possível às configurações do router ser através do https://aminhanet.nos.pt/. Como posso assim configurar corretamente o Wake on LAN?

 

O router é o Power Router (Router Wi-Fi 4.0)


Inês B.
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  • 23 de outubro de 2020

Olá @João Nos Palma,

Sugerimos que através do seu browser aceda à página interna do router, colocando o endereço 192.168.1.1.

Terá que ter o cabo de rede ligado ao computador.

Obrigada

 


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  • 18 de fevereiro de 2021

Boa tarde,

Estou com o mesmo problema desde que mudei do Zon Hub para este Router novo ( Hitron CHITA-HUB5 ).

Com o Zon Hub o Wake on Wan funcionava sem problemas porque se conseguia fazer o binding do endereço IP com o endereço MAC do PC a  ligar/acordar nos registos da tabela ARP do Router.

Por exemplo :

O endereço IP : 192.168.1.100 era atribuído sempre para o PC com o endereço MAC :  C5-FC-15-4F-50-A9  independentemente se desligar o PC ou o Router ou do numero de PC´s na rede.

Com este Router novo ( Hitron CHITA-HUB5 ) não há forma de fazer isso nem na pagina de configuração (aminhanet.nos.pt) ou por Telnet visto que foi desactivado esse acesso neste Router.

Gostava de saber se já arranjaram ou quando é que arranjam solução para esta falha.

Basta colocarem uma opção nas configurações avançadas para ser possível fazer uma reserva de endereço IP por endereço MAC , tal como é possível de fazer reencaminhamento de portas por IP. 

Obrigado.

Angelo Cruz

 

 


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  • 18 de fevereiro de 2021

Boa tarde,

Experimente fazer o seguinte:

Na página INÍCIO, atribui um nome ao equipamento em questão (se não estiver já atribuído; caso esteja, ignore este passo)

Na página CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS → PORT FORWARDING → Criar nova regra → Seleciona o equipamento. Seleciona o serviço “A definir pelo utilizador” (pode dar um nome ao serviço). Depois é só preencher o protocolo e as portas, tal como fazia no router antigo.

Depois diga se funcionou.


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  • 18 de fevereiro de 2021
cdag escreveu:

Boa tarde,

Experimente fazer o seguinte:

Na página INÍCIO, atribui um nome ao equipamento em questão (se não estiver já atribuído; caso esteja, ignore este passo)

Na página CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS → PORT FORWARDING → Criar nova regra → Seleciona o equipamento. Seleciona o serviço “A definir pelo utilizador” (pode dar um nome ao serviço). Depois é só preencher o protocolo e as portas, tal como fazia no router antigo.

Depois diga se funcionou.


Boas,

Funcionar funciona , mas 5 minutos depois de desligar o PC já não funciona porque o Router perde do cache da tabela ARP o endereço MAC associado ao endereço IP.


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  • 18 de fevereiro de 2021

Okok. Sendo assim, culpa da NOS. Nada a fazer até eles decidirem atualizar os routers.

Sinceramente, não entendo o que fazem os informáticos desta empresa, que não lançam uma atualização para os novos routers há anos, nem são capazes de permitir funcionalidades tão básicas como endereços IP estáticos para os dispositivos LAN.

É como a porta USB, não sei para que serve... Já era tempo de a porem a funcionar. 


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  • 19 de fevereiro de 2021
cdag escreveu:

Okok. Sendo assim, culpa da NOS. Nada a fazer até eles decidirem atualizar os routers.

Sinceramente, não entendo o que fazem os informáticos desta empresa, que não lançam uma atualização para os novos routers há anos, nem são capazes de permitir funcionalidades tão básicas como endereços IP estáticos para os dispositivos LAN.

É como a porta USB, não sei para que serve... Já era tempo de a porem a funcionar. 


A porta USB serve para sharing na rede, a minha penso que está a funcionar .

Quanto ao resto penso ter encontrado uma solução , estou a testar a ver se é uma solução definitiva.


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  • 19 de fevereiro de 2021

A porta USB servia, sim, mas nos routers anteriores ao 4.0. Desde então, foi desativada. Só serve para carregar o tlm


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  • 19 de fevereiro de 2021
cdag escreveu:

A porta USB servia, sim, mas nos routers anteriores ao 4.0. Desde então, foi desativada. Só serve para carregar o tlm


Dê uma vista de olhos:

https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/giga-router-usb-nao-esta-disponivel-14951/index4.html


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  • 17 de julho de 2021
Angelo Cruz escreveu:
cdag escreveu:

Okok. Sendo assim, culpa da NOS. Nada a fazer até eles decidirem atualizar os routers.

Sinceramente, não entendo o que fazem os informáticos desta empresa, que não lançam uma atualização para os novos routers há anos, nem são capazes de permitir funcionalidades tão básicas como endereços IP estáticos para os dispositivos LAN.

É como a porta USB, não sei para que serve... Já era tempo de a porem a funcionar. 


A porta USB serve para sharing na rede, a minha penso que está a funcionar .

Quanto ao resto penso ter encontrado uma solução , estou a testar a ver se é uma solução definitiva.

Também substitui o Zon Hub esta semana, e agora não consigo o WOW ao fim de alguns minutos…

Sempre conseguiu a solução definitiva?

Pode partilhar?

 

Obrigado desde já. 


oTonyStark
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  • 19 de julho de 2021

Olá, ligue para a PC Médic, eles ajudam. 


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  • 31 de dezembro de 2021

Não sei se ainda ajuda, mas eu tenho conseguido usar WOW com consistência.

Fixei o ip do PC num endereço fixo (por exemplo 192.168.1.3) e modifiquei no router o DHCP para apenas atribuir endereços a outros dispositivos a partir do 192.168.1.10 . Assim abrindo a porta para o .3 fica sempre a funcionar.


Inês B.
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  • 2 de janeiro de 2022

Olá @fmbaptista,

Obrigada por partilhar com a comunidade a resolução. :blush:

 


no jiga router o problema é não poder configurar ip fixos na lan. para quando a alteração ??


fmbaptista escreveu:

Não sei se ainda ajuda, mas eu tenho conseguido usar WOW com consistência.

Fixei o ip do PC num endereço fixo (por exemplo 192.168.1.3) e modifiquei no router o DHCP para apenas atribuir endereços a outros dispositivos a partir do 192.168.1.10 . Assim abrindo a porta para o .3 fica sempre a funcionar.

nep, não funcionou, só durante algum, depois não dá, no jiga router o problema é não poder configurar ip fixos na lan. para quando a alteração ??