Skip to main content
Header
Respondido

rooming fora da Eu faturacao indevida

Boa tarde

Sou jose moreira vosso cliente á muitos anos e em todas as vertentes.Tenho nif 2xxxxx0.

Recentemente em abril vim ferias para o brasil, e ainda dentro do aviao em fortaleza ao desligar os dados pois ia aterrar e sei custos, podem ver anexo consumiu me dados sem que os tenha usado.

Nr 93xxxx9

Isto dia 8/4/2025

Como se nao chegasse e uma vez que ja tinha consumido dados totais disponiveis por mes de 61.50 eur no conjunto de todos os tlf. Do cliente e nao por telf. ontem dia 30/4/2025 inadvertivelmente sem querer no bolso meus dados no tlf.93xxxxx1 se ligaram mas logo desliguei ao ver cair emails.....mas meu espanto é que se ja tinha atingido limite tal como comprova sms anexa, relativo a conta cliente, a sms é explicita limite da conta e nao do telemovel, como me permitiu o sistema duplicar limite?

Por isso tenho a pedir a v/exas. Que no imediato corrijam estes dois consumos pois na verdade um nao existiu pois nao tinha aterrado nem usei dados ate porque aviao nao permite, e o outro porque depois de atingir limite permite que gaste mais sem razao.

Aguardo feedback celere

Pois caso nao limpem esses erros vou interpor respectiva acao judicial  e tenho materia probatoria suficiente para avancar.

Melhor resposta por Mário P.

Boa tarde, ​@xaronmen 1 

Editamos o seu comentário por conter os seus dados privados, sugerimos que não os partilhe publicamente para os proteger.

A totalidade das comunicações feitas em roaming é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por essas operadoras a que o equipamento se ligou, pelo que o valor é devido. 

Ainda assim, após verificar, existem consumos do número que termina em “401” no Brasil quer na utilização de dados móveis como no envio de comunicações nos seguintes dias: 

• 22 de abril de 2025;
  • 29 de abril de 2025; 
  • 30 de abril de 2025.

Quanto ao número que termina “199”, também, existem consumos no Brasil quer na utilização de dados bem como comunicações para números internacionais nas seguintes datas: 

• 9 de abril de 2025;
  • 19 de abril de 2025;

Assim, e face ao indicado, o valor é devido pelo que não há lugar a acerto. 

Obrigado, 

Ver pergunta inicial
Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?

10 Comentários

• Autor
  • Megabyte
  • 6 comentários
  • 2 de maio de 2025

Boa tarde

Sou jose moreira vosso cliente á muitos anos e em todas as vertentes.Tenho nif 2xxxxx0.

Recentemente em abril vim ferias para o brasil, e ainda dentro do aviao em fortaleza ao desligar os dados pois ia aterrar e sei custos, podem ver anexo consumiu me dados sem que os tenha usado.

Nr 93xxxxx9

Isto dia 8/4/2025

Como se nao chegasse e uma vez que ja tinha consumido dados totais disponiveis por mes de 61.50 eur no conjunto de todos os tlf. Do cliente e nao por telf. ontem dia 30/4/2025 inadvertivelmente sem querer no bolso meus dados no tlf.93xxxxxx1 se ligaram mas logo desliguei ao ver cair emails.....mas meu espanto é que se ja tinha atingido limite tal como comprova sms anexa, relativo a conta cliente, a sms é explicita limite da conta e nao do telemovel, como me permitiu o sistema duplicar limite?

Por isso tenho a pedir a v/exas. Que no imediato corrijam estes dois consumos pois na verdade um nao existiu pois nao tinha aterrado nem usei dados ate porque aviao nao permite, e o outro porque depois de atingir limite permite que gaste mais sem razao.

Aguardo feedback celere

Pois caso nao limpem esses erros vou interpor respectiva acao judicial  e tenho materia probatoria suficiente para avancar.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30377 comentários
  • Resposta
  • 3 de maio de 2025

Boa tarde, ​@xaronmen 1 

Editamos o seu comentário por conter os seus dados privados, sugerimos que não os partilhe publicamente para os proteger.

A totalidade das comunicações feitas em roaming é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por essas operadoras a que o equipamento se ligou, pelo que o valor é devido. 

Ainda assim, após verificar, existem consumos do número que termina em “401” no Brasil quer na utilização de dados móveis como no envio de comunicações nos seguintes dias: 

• 22 de abril de 2025;
  • 29 de abril de 2025; 
  • 30 de abril de 2025.

Quanto ao número que termina “199”, também, existem consumos no Brasil quer na utilização de dados bem como comunicações para números internacionais nas seguintes datas: 

• 9 de abril de 2025;
  • 19 de abril de 2025;

Assim, e face ao indicado, o valor é devido pelo que não há lugar a acerto. 

Obrigado, 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30377 comentários
  • 3 de maio de 2025

Respondemos à sua questão neste tópico, onde já expôs a mesma mensagem ​@xaronmen 1

Pedimos que evite partilhar a mesma mensagem por diversos tópicos, sendo esta conduta considerada SPAM. 
Obrigado,

• Kilobyte
  • 3 comentários
  • 11 de maio de 2025

Olá, tenho NIF 30xxxxx5, Sou Lorraine Castro de Lima. 

Sou uma pessoa que viaja muito e ao contratar o serviço NOS, o atendente me informou que no Reino Unido não havia cobrança de roaming e nem de chamadas. (talvez ele não estivesse atualizado do BREXIT?) Pelo visto me informou errado porque, ao usar a primeira vez os dados, fui cobrada a um valor próximo dos 76 euros, mesmo tendo usado pouco os dados. Evitei a todo custo utilizar o roaming, mas em um momento, precisei por não ter internet.

Como devo proceder quando o atendente nos informa errado no momento da contratação ? 

E o pior, para além desse incidente é que no momento estou em outro país, na Tailândia, vim passar por uma cirurgia médica pois estou com um problema de saúde, e me cobraram novamente roaming do mês de ABRIL. Porém eu já não utilizo a internet no celular onde está o SIM da NOS. Eu tive o cuidado de manter os dados desligados e também não atendo chamadas de voz. Tenho 2 celulares para isso, um deixo um SIM LOCAL (do país em que estou) e o outro deixo o SIM de Portugal com os dados móveis desligados. Essa conta de abril, veio 19,99 euros, sendo que no contrato que assinei, o valor da mensalidade eram 12 euros, o valor combinado. Felizmente a cobrança não foi muito além, mas mesmo assim houve um erro de faturação.

Não há email para contactar a NOS e eu não vou ligar pois sei que me cobrarão mais. Como devo proceder ? Há algum email para me comunicar. Ou algum agente pode entrar em contato comigo seja me ligando ou mesmo enviando um email ? Preciso de ajuda nesse caso pois sei que existem direitos quando um atendente nos informa errado e também, para além disso, fui cobrada indevidamente no mês de abril. Espero que algum agente me ajude. Obrigada.

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 4254 comentários
  • 11 de maio de 2025

Mesmo depois do brexit o roaming no reino unido manteve-se. Mas caso tenha um utilização maior no estrangeiro, face a utilização em portugal tem custos extras. veja se na fatura não diz qualquer coisa de taxa permanente

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30377 comentários
  • 11 de maio de 2025

Boa tarde, ​@Lorraine Lima 

Editámos o seu comentário por conter o seu número de contribuinte, sugerimos que não partilhe os seus dados publicamente. 

Sugerimos que, por favor, verifique o detalhe de comunicação na my NOS, onde pode verificar a que se deve o custo de Roaming que não tem que ver com comunicações no Reino Unido. 

Saiba como consultar o detalhe de comunicações em: 

Obrigado, 

• Kilobyte
  • 3 comentários
  • 19 de maio de 2025

OI Mário, obrigada por tentar ajudar. Não consigo ver esse histórico de comunicações. Eu já acessei aqui e pela app. Para mim não tem essa opção. Mas na fatura, eu lembro que veio a cobrança de um pacote de 100G ou mais, algo assim para o Reino Unido, então supostamente eu passei do limite de utilização no Reino Unido. Eu não sabia que haviam essas regras. Fui saber quando recebi uma mensagem me avisando que por ultrapassar, minha conta encontrava-se a 65 euros de consumo. Foi quando parei de usar, mesmo assim, eu sempre tomei cuidado para não usar os dados da NOS em viagem, mas nesse mês em específico posso ter um usado um pouco mais. 

foi esse pacote cobrado: Mais Gigas 100GB/3500min 

Fico chateada de o pacote ser automaticamente ativado sem perguntar se desejamos ou não.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30377 comentários
  • 19 de maio de 2025

@Lorraine Lima, boa noite. 

Conforme indicado, o custo de Roaming que tem,  não está relacionado com comunicações no Reino Unido. 

Existem custos, por exemplo, no número que termina em “199” devido a utilização do serviço no Brasil de 1/04 a 1/05.  Quanto ao número que termina em “001”, também. 

No entanto, querendo, mais informações sugerimos que se desloque a uma loja NOS para verificar a situação. 
Obrigado, 

• Kilobyte
  • 3 comentários
  • 21 de maio de 2025

Então não entendo o que se passa. 
Daqui a poucos dias vai vencer o segundo prazo que me deram para pagar a fatura. Disseram podem romper com o contrato.

Não há email para que eu possa contactar a NOS ? 

Retorno apenas segunda semana de junho a Portugal, então não tenho como ir a uma loja NOS.

Ou faço um post no site do livro de reclamações de Portugal ? Para deixar registrada a minha dúvida. Não sei o que fazer. Obrigada.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30480 comentários
  • 21 de maio de 2025

Boa tarde ​@Lorraine Lima,

Agradecemos a sua mensagem.

Lamentamos, contudo a NOS não dispõe de contacto e-mail para o efeito pretendido. Os meios disponíveis estão descritos no Site NOS.

Sendo que o valor é devido, é necessária a liquidação da fatura através de um dos meios disponíveis. 

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado