Skip to main content
Header
Respondido

Modernização: Voz HD, VoLTE, RCS


  • Megabyte
  • 6 comentários
Boa tarde.
Foi recentemente lançada a versão 2.0 do Universal Profile pela GSMA. Aproveito a ocasião para questionar sobre o estado de implementação de tecnologias que um cliente espera de uma rede móvel moderna: Voz HD, VoLTE e RCS (Comunicações Ricas).

Especialmente em relação à Voz HD, é uma tecnologia tão antiga e testada, implementada por todas as outras operadoras portuguesas, que não compreendo como não existe na NOS. Mas também a voz por LTE, e as "mensagens enriquecidas", que já são uma realidade num dos operadores portugueses e em muitos outros europeus.

São tecnologias que pessoalmente valorizo, e que o público em geral pode não conhecer, mas repara quando passam a ser oferecidas (por diferenças de qualidade, fiabilidade).

É com muita pena que reparo que a NOS não está listada como parceiro deste "Universal Profile", mas conto que o venha a implementar independentemente desse facto.

Espero uma resposta com o estado da situação da implementação destas tecnologias, e deixo a minha forte sugestão para que seja feita prioridade.

Cumprimentos

Melhor resposta por Carolina V.

Olá, joaof,

Agradecemos as ótimas sugestões. De momento não temos novidades sobre este tema, caso surjam comunicaremos nos locais habituais. 🙂
Ver pergunta inicial
Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?

19 Comentários

Carolina V.
Forum|alt.badge.img+5
  • Moderador
  • 2589 comentários
  • Resposta
  • 19 de julho de 2017
Olá, joaof,

Agradecemos as ótimas sugestões. De momento não temos novidades sobre este tema, caso surjam comunicaremos nos locais habituais. 🙂

  • Megabyte
  • 17 comentários
  • 1 de março de 2018
Nos últimos tempos têm surgido novos protocolos de comunicação nos telemóveis com o objetivo de unificar e simultaneamente trazer melhorias para os serviços que quotidianamente utilizamos. O VoLTE tem como premissa melhorar a qualidade de áudio das chamadas de voz, e o rcs promete trazer para o serviço de mensagens universal aquilo que tem ficado relegado para third-party apps como whatsapp, messenger do Facebook implementarem, como recibo de leitura, comunicações seamless por dados de rede ou Wi-Fi, troca de ficheiros áudio, vídeo e imagem fora do limite dos 300kb, etc.
Gostaria de perceber se no que toca à NOS, existe alguma expectativa de implementar estes sistemas de comunicação, que a meu ver trariam não só vantagens para os consumidores, como permitiria aos operadores evitar a fuga dos paradigmas actuais chamada de voz/SMS/MMS para aplicações totalmente baseadas da Internet e aplicações de terceiros, com tudo o que isso implica de plataformas fechadas, fidelização de utilizadores a marcas externas, etc.

Carolina V.
Forum|alt.badge.img+5
  • Moderador
  • 2589 comentários
  • 2 de março de 2018
Olá, @Pedro Varela. :)

Movemos a sua publicação para este tópico, onde o tema já está a ser debatido. Se surgirem novidades, partilhamos aqui no Fórum, assim como nos restantes canais. 🙂

Olá,
Gostaria de renovar o tópico e acrescentar o meu interesse às questões levantadas pelo @joaof e @Pedro Varela.
Aguardando novidades ou alguma informação relevante aos planos da NOS para incorporar estas tecnologias.
Cumprimentos

Tiago C.
Forum|alt.badge.img+6
  • Moderador
  • 8809 comentários
  • 13 de abril de 2018
Bem-vindo à comunidade, @Daniel Monteiro.

Neste momento não temos novidades sobre este tema. Caso existam, divulgamos no Fórum NOS e canais habituais. 🙂

AKRYL
Forum|alt.badge.img+2
  • Exabyte
  • 237 comentários
  • 14 de abril de 2018
Daniel Monteiro escreveu:
Olá,
Gostaria de renovar o tópico e acrescentar o meu interesse às questões levantadas pelo @joaof e @Pedro Varela.
Aguardando novidades ou alguma informação relevante aos planos da NOS para incorporar estas tecnologias.
Cumprimentos


Talvez no final do ano haja novidades, já há testes com estas tecnologias, é uma questão de se aguardar.

Forum|alt.badge.img
  • Super User
  • 703 comentários
  • 26 de novembro de 2019

Olá, 

Reavivo este tópico para questionar a moderação, se há novidades em relação à implementação do VoLTE e do RCS.

 

Obrigado 


Tiago C.
Forum|alt.badge.img+6
  • Moderador
  • 8809 comentários
  • 26 de novembro de 2019

Olá @Pedro Rios,

A rede de voz da NOS está desenhada de forma a que, independentemente da tecnologia de acesso ou terminal que esteja a ser usada pelo cliente, a chamada é realizada garantindo a alocação de recursos de forma a que o tempo de estabelecimento da chamada seja o mínimo possível e que a qualidade seja garantida.

Neste momento não temos novidades. Caso existam, partilhamos através do Fórum NOS e dos canais habituais. 


CCF
  • Megabyte
  • 41 comentários
  • 5 de maio de 2020

RCS chegou hoje ao meu telemóvel.


Forum|alt.badge.img+1
  • Exabyte
  • 253 comentários
  • 6 de maio de 2020

Como está a questão do VoLTE? 


Tiago C.
Forum|alt.badge.img+6
  • Moderador
  • 8809 comentários
  • 7 de maio de 2020

Olá @Celso Costa,

Assim que existam novidades partilhamos através do Fórum NOS. :grinning:


  • Kilobyte
  • 3 comentários
  • 7 de maio de 2020
CCF escreveu:

RCS chegou hoje ao meu telemóvel.

Ao meu Xiaomi Mi8 ainda não chegou nada, apenas diz “As funcionalidades do chat estão indisponiveis para este dispositivo”  O seu operador não suporta esta funcionalidade.

 

Parece que para este lado ainda não foi ativado, vou continuar á espera a ver se chega


Tiago C.
Forum|alt.badge.img+6
  • Moderador
  • 8809 comentários
  • 15 de maio de 2020

Olá a todos,

O RCS já está disponível na NOS. Saibam mais aqui.


  • Byte
  • 1 comentário
  • 1 de agosto de 2020

Foi muito bom terem deixado a Google finalmente implementar o RCS, mas ainda está em falta o VoLTE! 

 

Em tempos de trabalho remoto é inadmissível ficar sem ligação 4G só porque recebi uma chamada telefónica. O VoLTE evitava estes problemas, existe alguma previsão de quando será implementado?


Diogo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • 1873 comentários
  • 1 de agosto de 2020
NunoSousa80 escreveu:

Foi muito bom terem deixado a Google finalmente implementar o RCS, mas ainda está em falta o VoLTE! 

 

Em tempos de trabalho remoto é inadmissível ficar sem ligação 4G só porque recebi uma chamada telefónica. O VoLTE evitava estes problemas, existe alguma previsão de quando será implementado?

Para já está disponível em alguns tarifários Corporate e clientes residenciais com tarifários antigos Z-Total. Confirmado pela NOS. 


Forum|alt.badge.img+1
  • Exabyte
  • 253 comentários
  • 1 de agosto de 2020
NunoSousa80 escreveu:

Foi muito bom terem deixado a Google finalmente implementar o RCS, mas ainda está em falta o VoLTE! 

 

Em tempos de trabalho remoto é inadmissível ficar sem ligação 4G só porque recebi uma chamada telefónica. O VoLTE evitava estes problemas, existe alguma previsão de quando será implementado?

É verdade no outro dia estava em vídeo conferência e foi abaixo devido há ligação ter mudado de 4g para 3g...É muito frustrante 


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30161 comentários
  • 2 de agosto de 2020

Olá @Diogo S., @Celso Costa e @NunoSousa80:grinning:

Antes de mais, gostaríamos de dar as boas-vindas ao @NunoSousa80

O @Diogo S. deu uma boa ajuda. :sunglasses: Actualmente estas tecnologias estão disponíveis somente para alguns tarifários. 

@Celso Costa e @NunoSousa80, contamos disponibilizar, em breve, estas tecnologias em todos os tarifários. 

Muito obrigado


Forum|alt.badge.img+1
  • Exabyte
  • 253 comentários
  • 3 de agosto de 2020
Mário P. escreveu:

Olá @Diogo S.@Celso Costa e @NunoSousa80:grinning:

Antes de mais, gostaríamos de dar as boas-vindas ao @NunoSousa80

@Diogo S. deu uma boa ajuda. :sunglasses: Actualmente estas tecnologias estão disponíveis somente para alguns tarifários. 

@Celso Costa e @NunoSousa80, contamos disponibilizar, em breve, estas tecnologias em todos os tarifários. 

Muito obrigado

Existe previsão? 


Ana P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Moderador
  • 12822 comentários
  • 3 de agosto de 2020

Olá @Celso Costa

Em relação a este tema, assim que surgirem novidades, partilharemos com todos aqui, no Fórum NOS, e através dos canais habituais. :blush:

Obrigada 


Comentário