Skip to main content
Header
Respondido

Como activar IoT num Smart Watch Samsung?

Quero saber como activar um cartão IoT num Smart Watch da Samsung (só para ter localização GPS no relógio - portanto sem ser Smart Number nem ter outras funcionalidades); usando um smartphone Samsung Galaxy A14 5G (ou seja, usando um smartphone que por si não tem eSIM) porque a Samsung obriga a que a activação do cartão seja via a app Wearable no dito smartphone.

Os passos que dei até agora foram estes:

1º Passo:

Comprei o cartão IoT da NOS online e chegou com um cartão SIM físico:

2º Passo:

Activei o cartão IoT no my NOS (como mandam as instruções); o cartão aparece activo e como estando insterido no telemóvel:

Cartão activo no my NOS

3º Passo:

Com o cartão físico no smartphone Samsung A14 5G o cartão indica ter rede (desactivei dados, SMS e chamadas) o smartphone tem acesso à internet via outro cartão. Entrei na app Wearable da Samsung, escolhi: “Definições do relógio”:

4º Passo:

Escolhi a opção “Planos móveis” seguido de “NOS”:

5º Passo:

Depois havia duas opções:

1. “Tenho um código QR ou código de activação” ou
  2. “Seguinte”

6º Passo:

Como o cartão IoT não vinha com código QR nem de activação, escolhi “Seguinte”; fui levado para o site do my NOS mas após completar o registo o my NOS diz que: “O número de telefone não se encontra associado a este utilizador” o que não é verdade dado que o registo foi mostrado como válido no 2º passo.

Portanto o que é suposto fazer agora para activar o cartão IoT com o Smart Watch da Samsung?

Melhor resposta por Mário P.

Agradecemos o seu contacto, ​@SmartWatch.

Informamos que a gestão desta comunidade é da exclusiva responsabilidade da Moderação, sendo conduzida em conformidade com os Termos e Condições e as boas práticas do Fórum NOS que promovemos entre os nossos membros.

Neste sentido, reforçamos que este espaço não se destina a debates ou discussões que se desviem dos temas relevantes e pertinentes à natureza desta comunidade. A participação deve pautar-se pelo respeito mútuo, urbanidade e contributo construtivo, independentemente de concordar ou não com a resposta, ​@Olaf e ​@SmartWatch.

Dirigindo-nos agora ao seu penúltimo comentário:
Após análise, não identificámos qualquer infração por parte do utilizador ​@Olaf relativamente ao tópico em discussão. Tal como mencionado nos comentários entretanto suprimidos, a informação por ele prestada é correta:

1. A emissão de uma 2.ª via de cartão SIM é realizada exclusivamente nas lojas NOS;
  2. O tarifário NOS IoT possui características técnicas próprias, operando através de uma APN específica, e destina-se a equipamentos IoT. Não deve, portanto, ser utilizado em smartphones, hotspots, tablets ou dispositivos similares.

Assim, e conforme já referido, todos os comentários que não apresentavam relevância para a discussão foram suprimidos.

@Olaf, respondemos, assim, também, ao reporte que fez quanto ao desaparecimento dos comentários. 

Agradecemos a vossa compreensão. 

Muito obrigado,

Ver pergunta inicial
Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?

38 Comentários

• Autor
  • Megabyte
  • 19 comentários
  • 16 de abril de 2025

7º Passo:

Como não existem tutoriais para cartão IoT neste forum da NOS fui ver os posts paralelos do Smart Number (ver Como emparelhar o smartwatch Samsung e ativar o Smart Number na App Wearable), num deles diz o moderador da NOS:

Usar só a ligação dos dados - 26 de Maio de 2022

A ativação está a ser feita utilizando os dados móveis ou o Wi-Fi. Caso seja por Wi-Fi, por favor, faça-o através dos dados móveis.

Para ser metódico e assegurar que o error não era meu, tentei repetir com o cartão IoT o 5º passo acima  (mas desta feita usando a ligação de dados do próprio cartão IoT e deixar o telemóvel sem qualquer outra conexão de dados), desta vez o resultado foi um “ecrã branco” em vez da mensagem de erro  “O número de telefone não se encontra associado a este utilizador” que tinha sucedido no 6º passo. Fica o screenshot do proverbial ecrã branco:

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30161 comentários
  • 16 de abril de 2025

Boa noite, ​@SmartWatch 

tarifário NOS IoT é um cartão SIM\eSIM para smartwatches conectados, localizadores GPS, alarmes e casa Inteligente que permitem conectar-se ao seu equipamento através das redes 2G, 3G, 4G, 5G ou NB – iOT.  Saiba mais 

O processo que nos mostra parece que está a seguir a ativação do serviço Smart Number. Conheça o serviço em:

Sugerimos que consulte ambos os tópicos e indique-nos, por favor, qual o serviço que pretende. 

Obrigado, 

• Autor
  • Megabyte
  • 19 comentários
  • 16 de abril de 2025

Boa noite ​@Mário P. 

>  indique-nos, por favor, qual o serviço que pretende.

Pretendo o IoT em Smart Watch LTE Samsung.

>  Sugerimos que consulte ambos os tópicos

Já li ambos os tópicos com todos os links e posts associados (alias, li todas as threads sobre IoT do fórum)… Se reparar com atenção os tópicos sobre IoT não têm nenhum tutorial sobre como fazer isto. Se puder explicar como devo proceder agradeço.

Jorge C
Super User
  • 8440 comentários
  • 16 de abril de 2025

Boa noite ​@SmartWatch

Parece que basta colocar o cartão IoT no smartwatch. 

Em alternativa pode usar o smart number em smartwatches compatíveis. 

Obrigado.

• Autor
  • Megabyte
  • 19 comentários
  • 16 de abril de 2025

Boa noite ​@Jorge C ,

>  Parece que basta colocar o cartão IoT no smartwatch.

Os Smart Watch LTE da Samsung não têm ranhura SIM. (Alias, dos smartwatches que a NOS suporta nenum tem ranhura SIM, são todos eSIM!)

Portanto, repetindo a pergunta: como usar o tarifário IoT da NOS num Smart Watch LTE da Samsung? (Dado o tarifário IoT dizer explicitamente que suporta smartwatches e todos os modelos smartwatch suportados são eSIM…)

Jorge C
Super User
  • 8440 comentários
  • 16 de abril de 2025
SmartWatch escreveu:

@Jorge C 

>  Parece que basta colocar o cartão IoT no smartwatch.

Os Smart Watch LTE da Samsung não têm ranhura SIM. (Alias, dos smartwatches que a NOS suporta nenum tem ranhura SIM, são todos eSIM!)

Portanto, repetindo a pergunta: como usar o tarifário IoT da NOS num Smart Watch LTE da Samsung? (Dado o tarifário IoT dizer explicitamente que suporta smartwatches e todos os modelos smartwatch suportados são eSIM…)

O tarifário NOS IoT é um cartão SIM\eSIM para smartwatches conectados, localizadores GPS, alarmes e casa Inteligente que permitem conectar-se ao seu equipamento através das redes 2G, 3G, 4G, 5G ou NB – iOT. 

Loja Online Cartão IoT NOS

Facultei uma alternativa.

Obrigado.

• Autor
  • Megabyte
  • 19 comentários
  • 16 de abril de 2025

Por favor explique-me isto melhor ​@Jorge C :

> Loja Online Cartão IoT NOS

>  Facultei uma alternativa.

Já comprei o cartão IoT e tenho-o aqui como indiquei na primeira fotografia do post. O que devo fazer agora?

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 4204 comentários
  • 16 de abril de 2025

O NOS IoT não é para meter num telemóvel mas sim no relógio.. 
O processo que está a fazer é de ativação de smart number

• Autor
  • Megabyte
  • 19 comentários
  • 16 de abril de 2025

Boa noite ​@Olaf ,

>  O NOS IoT não é para meter num telemóvel mas sim no relógio.. 

Pois, mas como os smartwatch não tem ranhura SIM e vinha o cartão físico (como mostrei na foto) inseri o cartão no telemóvel. Ora, agora, como devo fazer para pôr o cartão IoT da NOS activo no Smart Watch LTE da Samsung?

>  O processo que está a fazer é de ativação de smart number

Certo, mas qual o processo para activar o cartão IoT da NOS no Smart Watch LTE da Samsung? (Já corri o fórum e o site e não consta explicado em lado nenhum.)

Jorge C
Super User
  • 8440 comentários
  • 16 de abril de 2025
SmartWatch escreveu:

Por favor explique-me isto melhor ​@Jorge C :

> Loja Online Cartão IoT NOS

>  Facultei uma alternativa.

Já comprei o cartão IoT e tenho-o aqui como indiquei na primeira fotografia do post. O que devo fazer agora?

Suponho que deveria ter comprado o Cartão IoT Smartwatch. 

Obrigado. 

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 4204 comentários
  • 16 de abril de 2025
SmartWatch escreveu:

Boa noite ​@Olaf ,

>  O NOS IoT não é para meter num telemóvel mas sim no relógio.. 

Pois, mas como os smartwatch não tem ranhura SIM e vinha o cartão físico (como mostrei na foto) inseri o cartão no telemóvel. Ora, agora, como devo fazer para pôr o cartão IoT da NOS activo no Smart Watch LTE da Samsung?

> compreendo mas não é assim que funciona o serviço. 

>  O processo que está a fazer é de ativação de smart number

Certo, mas qual o processo para activar o cartão IoT da NOS no Smart Watch LTE da Samsung? (Já corri o fórum e o site e não consta explicado em lado nenhum.)

> inserir o cartão no relógio seja através de eSIM ou Cartão SIM. 

• Autor
  • Megabyte
  • 19 comentários
  • 16 de abril de 2025

@Jorge C 

>  Suponho que deveria ter comprado o Cartão IoT Smartwatch.

Suponho que sim, mas falei com 10 funcionários da NOS em loja e por telefone tendo mostrado o equipamento e explicado a finalidade sem nenhum me indicar esse cartão. Aonde está o link para esse cartão “NOS IoT Smartwatch” nos cartões da loja online? Como o posso comprar?

Jorge C
Super User
  • 8440 comentários
  • 16 de abril de 2025
SmartWatch escreveu:

@Jorge C 

>  Suponho que deveria ter comprado o Cartão IoT Smartwatch.

Suponho que sim, mas falei com 10 funcionários da NOS em loja e por telefone tendo mostrado o equipamento e explicado a finalidade sem nenhum me indicar esse cartão. Aonde está o link para esse cartão “NOS IoT Smartwatch” nos cartões da loja online? Como o posso comprar?

O cartão IoT Smartwatch parece de momento estar indisponível na Loja Online, sugiro outra loja. 

Cartão NOS IoT Smartwatch | Worten 

Conforme pode e deve comprovar a maior parte dos clientes opta pelo smart number. 

Obrigado.

• Autor
  • Megabyte
  • 19 comentários
  • 16 de abril de 2025

@Jorge C é possivel os moderadores fazerem a conversão do cartão IoT NOS que tenho aqui para ser compativel com o Smart Watch? Para eu poupar tempo e o trabalho de cancelar o cartão IoT que já tenho aqui?

Jorge C
Super User
  • 8440 comentários
  • 16 de abril de 2025

@SmartWatch é possível que a titulo excecional lhe possam facultar um cartão IoT smartwatch. 

No entanto julgo que seria mais simples aderir ao serviço Smart Number da NOS. 

Obrigado.

• Autor
  • Megabyte
  • 19 comentários
  • 16 de abril de 2025

@Jorge C 

>  No entanto julgo que seria mais simples aderir ao serviço Smart Number da NOS.

Não pretendo smartnumber porque não preciso (nem quero) ter voz/SMS no relógio, só preciso de GPS. A diferença entre pagar 4.99€ ou 2.99€ (smartnumber ou IoT) -ou seja, mais 24€/ano- é um acréscimo desnecessário por serviços extra que não vou usar.

• Autor
  • Megabyte
  • 19 comentários
  • 17 de abril de 2025

@Jorge C  Mas se eu mandar vir o cartão “NOS IoT Smartwatch” é possivel instalá-lo no Smart Watch usando um Samsung A14 5g que não tem suporte para eSIM? Convinha saber isto antes de comprar.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30231 comentários
  • 17 de abril de 2025

Boa tarde ​@SmartWatch,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos esclarecer.

O serviço iot é direcionado a, smartwatches conectados, localizadores GPS, alarmes e casa Inteligente que permitem conectar-se ao seu equipamento através das redes 2G, 3G, 4G, 5G ou NB – iOT através de uma APN.
Neste serviço, o SIM card IoT deve ser colocado no equipamento terminal ao qual pretende aceder ou gerir. Este não é o caso de smartwatches Samsung que, como refere, não são dotados de ranhura SIM, pelo que necessitam de estar conectados ao tarifário de um equipamento terminal para estabelecer comunicações móveis.

Para a finalidade que pretende, é necessária a utilização do serviço Smartnumber, que lhe permite utilizar da dotação do seu tarifário móvel já existente, no smartwatch. O Smartnumber apenas está disponível para equipamentos Apple e Samsung por esse motivo, permitindo conectar Smartwatches Samsung a terminais da mesma marca, e Apple Watches a iPhones. Mais informação está disponível no nosso artigo: 

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Jorge C
Super User
  • 8440 comentários
  • 17 de abril de 2025
SmartWatch escreveu:

@Jorge C  Mas se eu mandar vir o cartão “NOS IoT Smartwatch” é possivel instalá-lo no Smart Watch usando um Samsung A14 5g que não tem suporte para eSIM? Convinha saber isto antes de comprar.

Boa tarde ​@SmartWatch

O cartão é eSIM portanto deverá conseguir adicioná-lo ao Smart Watch LTE da Samsung. 

Não é para instalar no smartphone basta no smartwatch. 

Obrigado. 

• Autor
  • Megabyte
  • 19 comentários
  • 17 de abril de 2025

@Jorge C ​

Jorge C escreveu:

Boa tarde ​@SmartWatch

O cartão é eSIM portanto deverá conseguir adicioná-lo ao Smart Watch LTE da Samsung.

Não é tão simples e não basta ser eSIM, com a NOS há este duplo problema:

1. Não basta ser eSIM, primeiro comprei um cartão Livres Dia eSIM 5G que sendo eSIM não funcionou no Smart Watch… Provavelmente é bloquado pela NOS para o Smart Watch, porque ontem instalei o cartão equivalente (também eSIM tarifário livre) de outra operadora nacional e funcionou à primeira! (Não há indicações sobre a incompatibilidade no site da NOS, os funcionários em loja e na linha de apoio não souberam esclarecer, e não há cartão alternativo na loja online...)
  2. A própria Samsung (o fabricante) dificulta Instalar um eSIM no Smart Watch sem ser emparelhado com um cartão no telemóvel, a forma de contornar a aparente limitação de instalar o eSIM isolado num Smart Watch é algo obscura, mas é preciso activar o “CURRENT TEST MODE e CURRENT QR TEST MODE” explicado de forma sucinta no site da Samsung no 5º comentário aqui: Galaxy watch 5 pro. (Usem o google para encontrar a mesma explicação mas mais detalhada noutros sites.)

Ou seja, a pergunta inicial era como fazer isto com um Samsung A14 que não tem eSIM, e qual o cartão apropriado da NOS para fazer isto?! Porque não funcionaram -foi surpreendente- nem o cartão “Livres Dia eSIM 5G NOS” nem o cartão “IoT NOS”. Só o último funcionário da NOS com quem falei me soube explicar isto, enquanto os outros por não saberem informaram-me mal…

@Jorge C repare que também estou a escrever para ajudar futuros leitores que irão ter estas mesmas dificuldades.

Jorge C
Super User
  • 8440 comentários
  • 17 de abril de 2025

@SmartWatch pode verificar a imagem que colocou na sua 1ª mensagem que é bem clara. 

Obrigado. 

• Autor
  • Megabyte
  • 19 comentários
  • 17 de abril de 2025
Jorge C escreveu:

@SmartWatch pode verificar a imagem que colocou na sua 1ª mensagem que é bem clara.

Outra vez, não é tão simples! Esse diálogo usando a app Wearable (obrigatório para Smart Watch) não aparece se o smartphone (caso do A14) não suportar eSIM; para chegar a esse diálogo somos obrigados antes a escolher um dos SIMs físicos que já esteja inserido. A única forma de chegar a esse diálogo num smartphone que não suporta eSIM é usar o método que indiquei no segundo ponto do meu comentário anterior (ou usando um SIM físico) - portanto o que vai acontecer com o cartão “NOS IoT Smartwatch” se num A14 com configurações por defeito nunca conseguimos chegar a esse diálogo sem SIM físico inserido? (Entende por que não é tão simples?)

Jorge C
Super User
  • 8440 comentários
  • 17 de abril de 2025

Caro ​@SmartWatch

Segundo compreendi apenas manifestou interesse em usar a localização! 

Sugiro que se informe sobre os localizadores de GPS pois é basicamente o mesmo. 

No entanto, conforme referi a maior parte dos clientes opta pelo smart number. 

Obrigado.

• Autor
  • Megabyte
  • 19 comentários
  • 17 de abril de 2025
Jorge C escreveu:

Caro ​@SmartWatch

Segundo compreendi apenas manifestou interesse em usar a localização! 

Sugiro que se informe sobre os localizadores de GPS pois é basicamente o mesmo.

Aqui fui impreciso, não é só o GPS mas também algumas outras funcionalidades que funcionam por dados. Portanto sem necessidade de voz/SMS mas sim, o Smart Watch com a ligação de dados.

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 4204 comentários
  • 19 de abril de 2025

também não tem dotação de dados móveis o NOS IoT.. Por isso, talvez o que queira é mesmo um smart number

Comentário