Caros,
Preciso da vossa ajuda num tema que passo a expor (tendo inclusivamente o mesmo sido já exposto ao provedor do cliente, mas infelizmente, até ao momento, nem recebi nenhum contacto nem recebi sequer nenhum email com o número da reclamação que acabei por não assentar).
A minha fidelização acabou e, sendo cliente há muitos e longos anos (mais de 20 anos ainda dos tempos da TVCabo, depois NOS e afins, sem nunca ter mudado de operador), fui contactado com uma proposta aliciante uma vez que pretendia mudar de operador por causa a minha baixa velocidade de upload (trabalho muito em casa em VPN e preciso mesmo de uma velocidade de Upload significativamente superior a 100 Mbps.
Tinha uma proposta de 10 Gbps da Vodafone (operador da empresa onde trabalho) e ia mudar. Contudo, no contacto da NOS no dia 13-03-2025, conseguiram-me convencer a ficar na NOS uma vez que, para além de me baixarem significativamente o preço dos serviços que tenho, passavam-me a internet dos 500 Mbps / 100 Mbps para 1 Gbps / 400 Mbps.
Aceitei a proposta ao telefone e fiquei em espera para fazerem as ativações que tinham a fazer. Depois de uma longa espera e vários pedidos de desculpas por causa de dificuldades e afins, a pessoa que me ligou (a chamada partiu da NOS) diz-me que não tem permissão para fazer a transição para os 400 Mpbs, mas que ela própria não sabe o que se está a passar porque fez todas as verificações e a tecnologia está disponível na minha morada.
Sugere-me então que, quando fosse entregar a box anterior à loja (também me propuseram mudar do serviço Iris para a UMA) apresentasse a situação e que possivelmente na loja já teriam mais recursos para me ajuda.
O serviço demorou bastante tempo a ficar ativo, tendo apenas recebido a box UMA pelo correio (ainda que na chamada me tinham dito que no dia seguinte iria ser contactado para agendar o serviço técnico da mudança) a 26-03-2025. Pensei até que o atraso se devia pela necessidade de alguma alteração para efetivamente conseguirem colocar o serviço nos 400 Mpbs.
Instalei autonomamente a box UMA e verifiquei que o meu serviço ativo é indicado no site My Nos como sendo 1 Gbps / 100 Mbps.
No dia seguinte (27-03-2025) dirigi-me à loja do Centro Comercial UBBO para entregar a antiga box Iris e expus a situação que me foi apresentada ao telefone (uma vez que a chamada foi gravada, podem verificar na chamada que me foi feita a 13-04-2025 como tudo se passou). Na loja dizem-me que afinal não tenho ainda a tecnologia que é necessária no meu apartamento (FTTH e que tenho apenas HFC) e que, como não era um novo cliente, era muito difícil tecnicamente realizar essa alteração… Disseram-me que se desistisse do serviço e aparecesse como cliente novo, poderiam tecnicamente lançar a necessidade de fazer a alteração, mas que sendo já cliente não podia fazer grande coisa senão uma exposição ao provedor do cliente.
Fiz então no dia seguinte a exposição ao provedor do cliente (a 28-03-2025) e até ao momento não tenho qualquer resposta.
Moral da história e em resumo:
A NOS liga-me para oferecer um serviço que afinal não podem oferecer por eu ser cliente há mais de 20 anos, mas se fosse um qualquer cliente novo já o podiam fazer. Por esta razão continuo com uma tecnologia cada vez mais ultrapassada que não serve as minhas necessidades… contudo, aproveitaram-se de todo este estratagema de aliciamento para me manterem na NOS e com isto deixam-me com uma nova fidelização até 26-03-2027.
Para piorar ainda um pouco mais a situação, não estou a conseguir nem de perto nem de longe chegar aos 1 Gbps… O upload tem estado nos 100 Mbps exceto num único teste que fiz (apresento printscreen dos testes) que foi de 58 Mbps não sei bem porquê. Desde que tenho o serviço a velocidade mais rápida que consegui registar foram 752,23 Mbps às 14h de 31-03-2025.
Podem ajudar-me? Pelo que percebo preciso que atualizem a tecnologia que tenho disponível (e o prédio é recente apesar de ainda não ser ITED) para FTTH.
Segue o printscreen dos testes (método: tenho o router NOS em bridge pela porta 4 e essa respetiva porta ligada à porta WAN do meu router Asus Gigabit (RT-AX88U) através de cabo cat.6. O reste é feito diretamente no router (acabei de fazer um teste há minutos direto aos servidores NOS tendo obtido 696,15 Mbps de download e 103,01 Mpbs de upload, como podem ver, uma velocidade de download muito abaixo do contratado e com pings bastante elevadores sempre acima de 7 ms):

Fico a aguardar o vosso contacto (tipicamente, sendo cliente há tantos anos, já sei que é uma mensagem privada a pedir os dados de cliente, mas que conseguem encontrar de contactos anteriores).