Skip to main content
Header
Pergunta

Reclamação - loja Nos Aqua Portimão e contratação de novo serviço

Venho por este meio colocar a minha reclamação relativamente à contratação dos serviços NOS TV+ Internet + 1 cartão comunicações. Dirigi me ontem dia 26/03 à loja da Nos no Aqua Portimão para aderir ao serviço, que me foi vendido pela vendedora como um serviço onde incluiriam 200gb de dados móveis nacionais e 25 gb de dados móveis no EEU, bem como me foi informado pela mesma de que a box era uma box android 4k sem fios , por Wi-Fi (recorri ao exemplo da MEO da qual já fui cliente e que utilizam uma box semelhante ) . Mais acrescento que a colaboradora foi questionada se a box tinha acesso a aplicações tais como Spotify, Youtube, etc, a qual me confirma que sim, erradamente, uma vez que só é disponibilizado a utilização de aplicações já disponiveis na mesma. A senhora confirma me toda esta informação e garante me que não haverá qualquer tipo de problemas. Assino o contrato, e assim que me dirigi para sair da loja recebo uma mensagem da contratação onde constam apenas 12,5 gb de internet móvel em roaming no EEU ( informação completamente diferente da que me foi dada pela colega), dirijo me novamente à loja para perguntar à senhora o que se estava a passar dado que a informação que me deu é de que teria 25 gb no EEU, a qual me informa que afinal são só 12,5 gb pelos vistos e não há nada a fazer, se quiser ter mais tenho de pagar mais e fazer upgrade para um pacote superior. 

Senti me enganada e induzida em erro, pela assinatura de um contrato onde as informações que me foram dadas pelo colaborador são completamente diferentes das contratadas. Para piorar a situação, hoje , durante a instalação dos serviços TV e internet em casa, o técnico informa me que a box não é sem fios e tem o nome de UMA, e que não é uma box android, e que para ter uma box sem fios teria de me dirigir à loja depois da instalação para negociar a box sem fios Android ( NVIDIA) e que ele depois de ter o OK da operadora poderia vir instalar. 

Vou à loja e sou informada que na loja não conseguem fazer nada e que so na linha de apoio ao cliente poderiam me ajudar. Informam me que posso usar a política dos 14 dias de insatisfação caso não se resolva a situação na linha de apoio. Encaminham a informação para ser contactada pela linha de apoio telefónica, que acabei por ser eu a contactar, e na qual fui informada que não seria possível ter acesso à box NVIDIA , uma vez que o que era vendido aos clientes era uma box NUMA 4k ( informação completamente diferente da que me foi dada em loja pela vossa colaboradora ), e que caso fosse possível acrescer esta box ao meu contrato, a mesma teria um custo acrescido de 7,5 euros , mas que era um privilégio que já me estava a ser concedido uma vez que não está contemplado esta oferta a clientes NOS no momento. Informam me que não posso usar a política de 14 dias de insatisfação porque a adesão foi feita em loja e não por canais digitais. 

Não posso deixar de me sentir enganada e profundamente insatisfeita com o serviço obsoleto que me foi vendido ( uma box sem fios e sem qualquer sistema android), quer pela colaboradora da loja que me induziu em erro e efetivamente tem zero conhecimento dos produtos que está a vender, formação empobrecida e não sabe informar de forma honesta o que está a ser vendido, quer pela segunda colaboradora que também me informou que podia desistir do contrato sem penalização nos 14 dias, sendo que esta informação também é errada. 

A colaboradora que me vendeu o pacote na loja NOS parecia me perdida e sem conhecimento realmente do que estava a fazer. Isto acabou por ter um grande impacto na minha experiência uma vez que fui induzida em erro e adquiri um serviço que não é efetivamente o que me foi vendido. 

Penso que agiram de má fé e induzem as pessoas em erro, pelas duas situações descritas acima, relativamente aos gigas móveis de roaming no EEU, quer pela questão da box sem fios, que efetivamente não é sem fios.

Peço a cuidadosa análise desta situação e revisão da vossa decisão. 

Recorram às câmaras de vigilância da loja pera comprovarem que realmente eu tentei perceber junto da colaboradora porque é que a informação que ela me vendeu não corresponde à informação que está no contrato e só me dei de conta depois de já o ter assinado, e que a mesma não foi capaz me solucionar o problema e apenas me deixou sair da loja de forma insatisfeita e inconformada. 

Agradeço que resolvam a situação o mais rápido possível e que coloquem uma box sem fios tal como me foi explicado no ato da contratação, ou caso não seja possível, que me deixem rescindir o contrato sem ser penalizada, para poder contratar com outra operadora que seja mais profissional e que efetivamente não induza os clientes em erro , como foi o caso da experiência péssima que tive, e que ofereça um produto com o qual eu me sinta satisfeita.

Mais informo que dirigi me a loja pela terceira vez para expor a situação , e foi me informado pelo gerente da loja que o máximo a fazer era fazer reclamação online na provedoria da NOS, que acabei também por o fazer, mas também questiono a atitude do gerente que em nenhum momento levantou os olhos para olhar o cliente na cara e ao invés disso mantém a cabeça a baixo em direção ao computador. Quando sai da loja, nem me respondeu quando lhe agradeci pela ajuda. 

Parece-me que para venderem são muito ágeis mas no que toca à resolução de problemas, ignoram e desprezam os clientes. 

Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?

12 Comentários

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • 2259 comentários
  • 27 de março de 2025

Acho que isto merecia um resumo no final, tipo sumário, porque estes testamentos é muita fruta pra um fórum amigo 😅nenhum user no fórum vai perder tempo a ler isso e ajudar 

um bem haja 

Caro Bruno, 

Fui à loja nos, contratei um serviço TV INTERNET MOVEL por 39,99 - deram me 200 gb dados moveis de 25 de roaming. prometeram me uma box android sem fios. 

Nao tive direito a 25 gb de roaming, apenas 12,5 gb, e a box é com cabo axial.

Está resumido - venderam me gato por lebre, o tecnico disse que podia reclamar e pedir a box sem fios, reclamei, querem que pague mais pela box sem fios quando o que me foi vendido foi a box sem fios, segundo a comercial em loja.

Não conhecem os produtos nêm sabem o que estão a vender e iludem os clientes erradamente.

Nao posso desistir do contrato por a lei dos 14 dias só é aplicavel a contrataçoes nos canais digitais.

Estou assim presa a um serviço que não vai de encontro às minhas necessidades.

Espero que este resumo tenha facilitado. 

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • 2259 comentários
  • 27 de março de 2025
DANIELA SOFIA PIRES escreveu:

Caro Bruno, 

Fui à loja nos, contratei um serviço TV INTERNET MOVEL por 39,99 - deram me 200 gb dados moveis de 25 de roaming. prometeram me uma box android sem fios. 

Nao tive direito a 25 gb de roaming, apenas 12,5 gb, e a box é com cabo axial.

Está resumido - venderam me gato por lebre, o tecnico disse que podia reclamar e pedir a box sem fios, reclamei, querem que pague mais pela box sem fios quando o que me foi vendido foi a box sem fios, segundo a comercial em loja.

Não conhecem os produtos nêm sabem o que estão a vender e iludem os clientes erradamente.

Nao posso desistir do contrato por a lei dos 14 dias só é aplicavel a contrataçoes nos canais digitais.

Estou assim presa a um serviço que não vai de encontro às minhas necessidades.

Espero que este resumo tenha facilitado. 

Acontece, pessoas novas que ainda não estão familiarizadas com o negócio ou com o mundo do trabalho ainda...

Tem sempre o diretio por arrependimento, seja uma venda online ou presencial: 

https://cec.consumidor.gov.pt/teste-cons/compras-online/direito-ao-arrependimento-

ligue e diga que quer cancelar segundo esse mesmo direito. Senão, aguarde pela moderaçãodo Fórum que são funcionarios da nos responderem!

● O cancelamento de um contrato de prestação de serviço

A um contrato de prestação de serviços celebrado à distância também se aplica o direito de livre resolução no prazo de 14 dias (contado a partir da data de celebração do contrato).

é uma prestação de serviço e foi celebrada presencialmente - não à distÂncia, pelo que neste caso não se aplica. 

Jorge C
Super User
  • 8100 comentários
  • 28 de março de 2025

Boa noite ​@DANIELA SOFIA PIRES

Tem razão! Nas vendas feitas numa Loja NOS, sendo um canal de venda assistida, não existe direito de livre resolução previsto por lei, segundo DL n.º 24/2014, de 14 de Fevereiro. 

No entanto, como é sempre boa ideia manter os clientes, suponho que à NOS poderia reformular os termos do contrato para que reflitam a ideia que tinha inicialmente.

Aguarde um esclarecimento do gestores da comunidade que costumam ajudar bastante. 

Obrigado.

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • 2259 comentários
  • 28 de março de 2025

Isso é sobre compras de produtos, não tem nada a ver com celebrações de contratos.

Sobre contratos de prestação de serviços há sempre esse direito, seja uma celebração presencial ou À distância. e se não for informado deste direito no momento da celebração, o prazo é estendido para 12 meses. 

Ha algumas questões particulares ai, que convem ler no diário da republico ou no site da anacom. 

Mande mensagem privada pra moderação que eles podem tentar ajudar > ​@Fórum 

um bem haja 

Obrigada Bruno e Jorge, 

Ainda não obtive qualquer resposta por parte da moderação do Forum.

Fico a aguardar.

Entretanto, após ter feito reclamação da provedoria, hoje recebi uma mensagem a recusarem a reclamação porque supostamente a mesma ainda pode ser resolvida em Forum ou outros canais digitais. A solução que me apresentam não resolve o meu problema. 

Escrevi no livro de reclamações online e aguardo.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29383 comentários
  • 28 de março de 2025

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@DANIELA SOFIA PIRES e lamentamos a situação.

Agradecemos também a ajuda e partilha da comunidade. Vamos ajudar a analisar a situação.

Recebemos a sua mensagem privada no perfil ​@Fórum e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado

Jorge C
Super User
  • 8100 comentários
  • 28 de março de 2025
Bruno Aleixo escreveu:

Isso é sobre compras de produtos, não tem nada a ver com celebrações de contratos.

Sobre contratos de prestação de serviços há sempre esse direito, seja uma celebração presencial ou À distância. e se não for informado deste direito no momento da celebração, o prazo é estendido para 12 meses. 

Ha algumas questões particulares ai, que convem ler no diário da republico ou no site da anacom. 

um bem haja 

Os contratos têm um período de experiência ou de arrependimento? | Portal do Consumidor 

Jorge C escreveu:
Bruno Aleixo escreveu:

um bem haja 

Os contratos têm um período de experiência ou de arrependimento? | Portal do Consumidor 

Exato, este é o meu maior problema !

É ter que ficar atada a um produto que me foi vendido que não corresponde às minhas necessidades, mas que me foi vendido como tal. 

Estou extremamente descontente com a situação mas acho que neste caso a NOS deveria abrir uma excepção dado que foi um erro do colaborador.

João H. escreveu:

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@DANIELA SOFIA PIRES e lamentamos a situação.

Agradecemos também a ajuda e partilha da comunidade. Vamos ajudar a analisar a situação.

Recebemos a sua mensagem privada no perfil ​@Fórum e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado

Obrigada fico a aguardar, mas até ao momento eu é que tenho entrado sempre em contacto com a linha de apoio e em nenhum momento a NOS me contactou para averiguar a situação.

Continuo sem respostas satisfatorias.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29383 comentários
  • 28 de março de 2025

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho ​@DANIELA SOFIA PIRES e a sua partilha ​@DANIELA SOFIA PIRES.

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado