Skip to main content
Header

Direito de arrependimento

Bom dia, 

Se possivel, gostaria que me explicassem porque tenho que pagar aproximadamente 400 euros (instalação do serviço), pelo cancelamento do serviço que contratei á NOS dentro dos 14 dias de inicio de contrato, passo a explicar como decorreu o processo:

No dia 12/13 de fevereiro (2025) entrei em contacto com a parte comercial da NOS para uma eventual adesão ao serviço de TV+net+voz movel, entre as varias conversas e questão que coloquei aos comerciais uma delas foi a seguinte: 

Caso eu pretenda cancelar o serviço nos primeiros 14 dias tenho custos associados? 

A resposta do Comercial foi que não teria qualquer custo associado caso não pretendesse continuar com o serviço.

Aceitei  no dia 13/02 avançar para adesão á NOS e que a NOS iria tratar da protabilidade nos numeros e cancelamento com a operadora anterior. No dia seguinte (14/02) já estavam em minha casa a fazer a instalação do serviço, DESATIVARAM FISICAMENTE O SERVIÇO DA MINHAN OUTRA OPERADORA SEM O CONSENTIMENTO DA MESMA, colocaram o serviço NOS ativo e efeturaram a portabilidade dos numeros, no entanto nunca procederam ao cancelamento com a minha operadora antiga.   

Passado 2 dias da portabilidade no meu numero de telemovel que utilizo para fins profissionais deixei de conseguir fazer comunicações demoraram aproximadamente 8 dias para resolver a questão, o que na minha opinião é muito tempo visto que nos dias de hoje ficar sem conseguir comunicar é bastante problematico essencialmente em situações de urgencias.

Verifiquei que onde vivo a cobertura da rede movel é muito pouco, no exterior da casa tenho entre 1 traço de rede a 2 traços de rede, dentro de casa tenho 0 traços de rede a 1 traço de rede, em que muitas das vezes n consigo comunicar ou quando consigo tenho dificuldades em ouvir ou que me entendam ao telefone.

Perante estas situções, em que o que pretendo é um serviço de qualidade, estando eu no periodo dos 14 dias optei por entrar em contacto com a NOS (27-02-2025) para fazer o cancelamento do serviço em que me foi indicado que teria que pagar aproximadamente 400 euros pela instalação.

Considero que a NOS gere a parte comercial de uma forma enganosa, não sendo completamente explicita, existindo sempre algo “entre linhas”. 

Expliquem-me para que serve a seguinte lei, se os primeiros 14 dias de direito de arrependimento servem para que possamos analisar o serviço e verificar se vai ao encontro do que pretendemos/foi contratado e para que possamos livremente cancelá-lo sem custos e sem terem de alegar um motivo. Para isto obviamente necessito do serviço instalado e apartir do momento que instalam atribuem um valor á instalação, no meu caso o intalador esteve no maximo 1h em minha casa, a instalação já existia e só teve que mudar o ponto de ligação da fibra no poste da rua da antiga operadora para a NOS, e vão me cobrar 400 euros para efetuar o cancelamento dentro dos 14 dias.

Pergunta:

Este decorrer do processo é ético? é profissional? é legal? Devo ficar transtornado por pagar 400 euros pela instalação (valor atribuido após a intalação e contrato feito) ? ou devo ficar feliz visto que não me cobraram  4000 euros por ± uma hora de instalação?

Para que serve o “Direito de arrependimento”  “podem livremente cancelá-lo sem custos e sem terem de alegar um motivo” se  agem de forma para que exista custos associados para evitar o cancelamento. 

Da mesma forma como a NOS agiu para comigo, vou garantir que nunca colocarei o serviço NOS tanto a nivel profissional  como a nivel particular e sempre que possivel irei partilhar a minha breve experiencia para com amigos e familiares para que não cometam este erro ou para que estejam conscientes  do processo.

Obrigado,

(desculpem o longo texto)

11 Comentários

Jorge C
Super User
  • 8022 comentários
  • 28 de fevereiro de 2025

Boa tarde ​@MSantos2025,

Se formalizou o pedido dentro dos 14 dias é ilegal.

Obrigado. 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29268 comentários

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem e partilha ​@MSantos2025. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • 7 comentários
Jorge C escreveu:

Boa tarde ​@MSantos2025,

Se formalizou o pedido dentro dos 14 dias é ilegal.

Obrigado. 

Obrigado pela sua resposta, sim efetuei ontem e o 14º dia é hoje.

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 3838 comentários
  • 1 de março de 2025

está a contar os dias a partir da instalação ou do contrato?

• Autor
  • Kilobyte
  • 7 comentários
  • 1 de março de 2025
Olaf escreveu:

está a contar os dias a partir da instalação ou do contrato?

Bom dia, do contrato, no entanto efetuei o contrato no dia 13 e no dia 14 fizeram a instalação.

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 3838 comentários
  • 1 de março de 2025

se formalizou dentro dos 14 dias deve conseguir a rescisão sem a indeminização. como formalizou? Pla area de cliente?

• Autor
  • Kilobyte
  • 7 comentários
  • 1 de março de 2025
Olaf escreveu:

se formalizou dentro dos 14 dias deve conseguir a rescisão sem a indeminização. como formalizou? Pla area de cliente?

Sim, a adesão e o pedido de cancelamento forma feitos através do call center.

• Autor
  • Kilobyte
  • 7 comentários
  • 1 de março de 2025
MSantos2025 escreveu:
Olaf escreveu:

O que me estão a informar é que mesmo cancelando dentro dos 14 dias terei que pagar o valor da instalação do serviço (+-400 euros), contráriamente ao que me informaram aquando a adesão que caso pretendesse cessar contrato nesse periodo não teria qualquer tipoo de penalização. No entanto como avancei com a resolução do contrato indicaram que teria que pagar esse valor. tambem me informaram para aguardar pela fatura e depois entrar em contacto.

Já reparei tambem que a informação que passam não é coerente, sendo que “uns” dizem uma coisa e outros dizem outra.

O colaborador que está a seguir o meu processo diz que no resumo do contrato, o valor da instalação é oferta caso não exista recisão do contrato, caso o cliente pretenda cancelar o contrato, esse valor tem que ser pago pelo cliente.

Não me parece correto, mas é legal ? é uma forma que encontraram para “fugir” ao direito de arrependimento?

• Autor
  • Kilobyte
  • 7 comentários
  • 1 de março de 2025
MSantos2025 escreveu:
MSantos2025 escreveu:
Olaf escreveu:

O que me estão a informar é que mesmo cancelando dentro dos 14 dias terei que pagar o valor da instalação do serviço (+-400 euros), contráriamente ao que me informaram aquando a adesão que caso pretendesse cessar contrato nesse periodo não teria qualquer tipoo de penalização. No entanto como avancei com a resolução do contrato indicaram que teria que pagar esse valor. tambem me informaram para aguardar pela fatura e depois entrar em contacto.

Já reparei tambem que a informação que passam não é coerente, sendo que “uns” dizem uma coisa e outros dizem outra.

O colaborador que está a seguir o meu processo diz que no resumo do contrato, o valor da instalação é oferta caso não exista recisão do contrato, caso o cliente pretenda cancelar o contrato, esse valor tem que ser pago pelo cliente.

Não me parece correto, mas é legal ? é uma forma que encontraram para “fugir” ao direito de arrependimento?

• Autor
  • Kilobyte
  • 7 comentários
  • 1 de março de 2025
  Artigo 11.º
Exercício e efeitos do direito de livre resolução

1 - O consumidor pode exercer o seu direito de livre resolução através do envio do modelo de «Livre resolução» constante da parte B do anexo ao presente decreto-lei, ou através de qualquer outra declaração inequívoca de resolução do contrato.
2 - Para efeitos do presente decreto-lei considera-se inequívoca a declaração em que o consumidor comunica, por palavras suas, a decisão de resolver o contrato designadamente por carta, por contacto telefónico, pela devolução do bem ou por outro meio suscetível de prova, nos termos gerais.
3 - Considera-se exercido o direito de livre resolução pelo consumidor dentro do prazo quando a declaração de resolução é enviada antes do termo dos prazos referidos no artigo anterior.
4 - Quando no sítio na Internet do fornecedor de bens ou prestador de serviços seja possibilitada a livre resolução por via eletrónica e o consumidor utilizar essa via, o fornecedor de bens ou prestador de serviços, acusa, no prazo de 24 horas, ao consumidor a receção da declaração de resolução em suporte duradouro.
5 - Incumbe ao consumidor a prova de que exerceu o direito de livre resolução, nos termos do presente decreto-lei.
6 - O exercício do direito de livre resolução extingue as obrigações de execução do contrato e toda a eficácia da proposta contratual, quando o consumidor tenha feito tal proposta.
7 - São nulas as cláusulas contratuais que imponham ao consumidor uma penalização pelo exercício do direito de livre resolução ou estabeleçam a renúncia ao mesmo.

Caso tenha interpretado bem o artigo, a NOS não poderá atribuir qualquer custo mesmo este estando identificado no resumo do contrato, visto que o direito de livre resolução  extinge as obrigação de execução do contrato e toda a eficácia da proposta contratual. 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29411 comentários
  • 1 de março de 2025

Boa tarde, ​@MSantos2025 

Agradecemos a cooperação. Confirmamos a recepção da sua mensagem. Vamos responder o mais rápido que nos for possível. 
Obrigado, 

Comentário