Skip to main content
Header

Burla NOS

Fui burlada via chamada telefónica da parte da NOS desde Setembro de 2024 e o assunto ainda não está resolvido!

Em Setembro de 2024 um operador da NOS assumiu que eu tinha aceite uma proposta telefónica e alterou-me o período de fidelização para 2 anos após a data do telefonema. Acontece que, para além de eu ter dito que NÃO aceitava a proposta, também NÃO respondi à mensagem de confirmação de alteração do produto.

O meu período de fidelização acabava em Fevereiro de 2025 e passou para Setembro de 2026. Fiz inúmeras chamadas para a NOS, desde então, a expor a situação e a pedir a reversão do período de fidelização para Fevereiro de 2025.

Sempre me confirmaram que o assunto estava resolvido mas no portal ia demorar um pouco a ser atualizado. Até hoje NADA!

Hoje liguei e concordaram que eu devia fazer uma queixa à ANACOM …..

Conclusão, constantemente enganada desde Setembro. Burla, falta de profissionalismo, enfim… NOS nunca mais!

20 Comentários

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29234 comentários
  • 5 de fevereiro de 2025

Boa tarde ​@Maria Jose Rodrigues Goncalves,

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos a situação. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

marcolopes
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 2525 comentários
  • 5 de fevereiro de 2025
Maria Jose Rodrigues Goncalves escreveu:

Fui burlada via chamada telefónica da parte da NOS desde Setembro de 2024 e o assunto ainda não está resolvido!

Em Setembro de 2024 um operador da NOS assumiu que eu tinha aceite uma proposta telefónica e alterou-me o período de fidelização para 2 anos após a data do telefonema. Acontece que, para além de eu ter dito que NÃO aceitava a proposta, também NÃO respondi à mensagem de confirmação de alteração do produto.

O meu período de fidelização acabava em Fevereiro de 2025 e passou para Setembro de 2026. Fiz inúmeras chamadas para a NOS, desde então, a expor a situação e a pedir a reversão do período de fidelização para Fevereiro de 2025.

Sempre me confirmaram que o assunto estava resolvido mas no portal ia demorar um pouco a ser atualizado. Até hoje NADA!

Hoje liguei e concordaram que eu devia fazer uma queixa à ANACOM …..

Conclusão, constantemente enganada desde Setembro. Burla, falta de profissionalismo, enfim… NOS nunca mais!

Isso é DUPLA burla… primeiro burlaram-na ao refidelizar sem a sua autorização, depois GARANTIRAM que o problema estava resolvido e afinal ficou na mesma!

Tem aí pano para mangas para fazer uma reclamação no LIVRO de RECLAMAÇÕES (para começar!), e pedir uma COMPENSAÇÃO pelos transtornos causados…

Se nada se resolver e não a compensarem, aí avança para Tribunal Arbitral (a abertura de processos é feita online e não custa nada!)

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29234 comentários
  • 6 de fevereiro de 2025

Bom dia,

Agradecemos a sua partilha ​@marcolopes.

Ainda assim, conforme partilhado acima, disponibilizamo-nos para ajudar a resolver a situação e também analisar a atuação internamente.

@Maria Jose Rodrigues Goncalves recebemos a sua mensagem privada e estamos a acompanhar este tema. Contamos ser breves na resposta.

Obrigado

Após 5 meses para a NOS repor o meu prazo de fidelização que tinha sido aumentado para mais 2 anos sem o meu consentimento (ver longa história já aqui exposta em 5/2), fiz o pedido de cancelamento do serviço assim que terminei esse prazo. Em 25/2/2025 pedi o cancelamento do serviço na minha área de cliente.

E agora aqui vem a continuação desta saga …. passado uns dias, ligaram-me da NOS para saber a razão do pedido de cancelamento e disseram-me para passar numa loja física para preencher um formulário para o desligamento. Assim o fiz em 11/3, ao que me responderam  em 14/3 com uma mensagem a referir que o desligamento seria feito no dia 16 de ABRIL (????!!!) e que nesta data os serviços deixarão de ser faturados.

WTF?? pedi o cancelamento em 25 de FEVEREIRO e vou ter que pagar até 16 de ABRIL?!

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29234 comentários
  • 19 de março de 2025

Agradecemos a sua mensagem e partilha.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este artigo onde aborda o mesmo tema.

A formalização de intenção de renúncia deve ser entregue com, pelo menos, 10 dias de antecedência do fim do ciclo de faturação, de forma a que este não seja renovado.

Pelo que compreendemos, formalizou o pedido dia 11 de março, pelo que, já estando dentro de um novo ciclo de faturação, o serviço apenas é efetivamente desligado no término do ciclo em curso.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Boa tarde João H.,

Entendo, pode enviar-me sff onde está esse procedimento descrito no contrato que é tão facilmente feito via telefónica ou via net? (contrariamente ao cancelamento, pelo que vejo)

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 3822 comentários
  • 19 de março de 2025

veja as clausulas gerais contratuais Condições da oferta dos serviços | NOS

marcolopes
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 2525 comentários
  • 19 de março de 2025

Após 5 meses para a NOS repor o meu prazo de fidelização que tinha sido aumentado para mais 2 anos sem o meu consentimento (ver longa história já aqui exposta em 5/2), fiz o pedido de cancelamento do serviço assim que terminei esse prazo. Em 25/2/2025 pedi o cancelamento do serviço na minha área de cliente.

E agora aqui vem a continuação desta saga …. passado uns dias, ligaram-me da NOS para saber a razão do pedido de cancelamento e disseram-me para passar numa loja física para preencher um formulário para o desligamento. Assim o fiz em 11/3, ao que me responderam  em 14/3 com uma mensagem a referir que o desligamento seria feito no dia 16 de ABRIL (????!!!) e que nesta data os serviços deixarão de ser faturados.

WTF?? pedi o cancelamento em 25 de FEVEREIRO e vou ter que pagar até 16 de ABRIL?!

1. NÃO devia ter acedido a esse pedido que serve apenas para ARRASTAR o processo. Deveria ter EXIGIDO o envio da SMS de confirmação de desligamento!!! A NOS tenta por tudo arrastar o processo… de qualquer forma, faz FÉ a data do seu pedido ONLINE, ainda que a NOS não tenha enviado qualquer SMS… O problema é sempre a burocracia que acarreta agora resolver a questão...
  2. Como fez o pedido no dia 25, está “perto” do próximo período de facturação, pelo que tem de ver na LEI se a NOS tem fundamento para lhe cobrar mais um CICLO (eu fiz recentemente cancelamentos e não cheguei a ver exactamente quantos dias antes do final do ciclo é que estão contemplados na LEI para que o operador possa incluir mais um ciclo, mas parece-me que dia 25 já não deveria incluir o próximo ciclo)

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29399 comentários
  • 20 de março de 2025

Boa noite a todos, 
Não nos revemos no género de prática que descreve. O envio de SMS de formalização do pedido, é utilizado em casos em que o pedido é feito pela área de cliente my NOS. 

Quanto à faturação, o ​@Olaf deu uma boa ajuda, ao partilhar as cláusulas gerais contratuais. 
Obrigado, 

Obrigada ​@Mário P. , mas não sei se percebeu que o pedido foi inicialmente feito pela área de cliente NOS, em 25/02/2025 - 17 dias antes no novo ciclo de faturação.

Obrigada ​@marcolopes pelas dicas e por entender claramente o que se passa.

Obrigada ​@Olaf pelo envio das cláusulas mas não encontro as cláusulas contratuais, nomeadamente as “letras pequeninas”.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29234 comentários
  • 20 de março de 2025

Agradecemos o seu testemunho.

A informação em causa, pode ser consultada através do link partilhado pelo ​@Olaf, no serviço que tem contratado, em “Condições contratuais típicas”, também identificadas no contrato. 

Através do link acima partilhado, pode consultar a informação sobre este tema no ponto 8.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Boa tarde ​@João H. ,

Penso que se está a referir ao ponto:

8.12. O pedido de denúncia contratual, que preencha os requisitos identificados no número anterior, poderá ser comunicado pelo Cliente à NOS por via postal, enviado para o Apartado 52111, EC Campo Grande, 1721-501 Lisboa, numa loja NOS, na sua Área de Cliente, ou por qualquer outro meio que venha a ser criado para o efeito. O Cliente poderá encontrar mais informações sobre as formas de rescisão do Contrato em https:// www.nos.pt 

pelo que ainda reforça mais a minha questão. O pedido de cancelamento foi feito na minha área de cliente 17 dias antes do período de faturação.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29234 comentários
  • 20 de março de 2025

Agradecemos a sua mensagem.

Conforme referido no documento partilhado:

8.1. Para os efeitos previstos na cláusula 4.1. das Condições, o Contrato relativamente a cada Serviço tem um prazo mínimo de duração inicial indicado no Formulário e no MRC, renovando-se automaticamente por períodos de 1 (um) mês, salvo denúncia de qualquer das partes comunicada à outra por escrito, com uma antecedência mínima de 1 (um) mês em relação à data do termo do período inicial do Contrato ou de qualquer das suas renovações. É aplicável, com as devidas adaptações, a cláusula 4.2. das Condições.

8.2. No caso do Serviço de Televisão, se o pedido de cessação dos Serviços for recebido até 10 (dez) dias antes do termo do ciclo de faturação em curso, a desativação/desligamento será efetuada no f inal do referido ciclo de faturação. Caso o pedido não seja recebido com a referida antecedência, a desativação/desligamento só será efetuada no final do ciclo de faturação seguinte, o qual será faturado ao Cliente. 

Obrigado

Boa noite ​@João H. ,

Penso que não encontrei a parte onde refere que a renúncia deverá ser feita em formato de papel, pelo que reitero que fiz o pedido por escrito na área de cliente, tal como indicado no ponto 8.12.

marcolopes
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 2525 comentários
  • 20 de março de 2025
Mário P. escreveu:

Boa noite a todos, 
Não nos revemos no género de prática que descreve. O envio de SMS de formalização do pedido, é utilizado em casos em que o pedido é feito pela área de cliente my NOS. 

Quanto à faturação, o ​@Olaf deu uma boa ajuda, ao partilhar as cláusulas gerais contratuais. 
Obrigado, 

Nem sempre…

Eu tive de o pedir várias vezes através do apoio telefónico...

marcolopes
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 2525 comentários
  • 20 de março de 2025

Boa noite ​@João H. ,

Penso que não encontrei a parte onde refere que a renúncia deverá ser feita em formato de papel, pelo que reitero que fiz o pedido por escrito na área de cliente, tal como indicado no ponto 8.12.

E não é!!!

Isso foi o que a NOS me disse por DUAS VEZES! E eu fui bem claro nas minhas intenções (quando pedi o cancelamento de contratos, recentemente - há 2 meses - para migrar clientes para outra operadora)

Juraram-me a pés juntos que era necessário enviar DOCUMENTAÇÃO EM PAPEL, assinada!!!!!

Insisti, até que dias depois alguém em DESMENTIU tudo isso!

Enfim… talvez seja asneira de alguns funcionários da NOS, talvez estejam instruídos para dificultar ao máximo a vida do cliente!

RESUMO: Se o pedido for efectuado pela ÁREA de cliente, e o TELEMÓVEL de contacto do titular estiver devidamente actualizado, o processo é efectuado 100% ONLINE através de envio de mensagem (SMS) para desligamento (ou assim deve ser!)

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • 2237 comentários
  • 21 de março de 2025

Boa noite ​@João H. ,

e não tem, pode ser feita por outras vias “o pedido”, mas esse tem que ser formalizado, e isso é que é o momento importante. Não interessa o momento em que fazes o pedido, mas sim o momento em que formalizas a intenção de denúncia. 

um bem haja 

Bom dia ​@Bruno Aleixo , 

e o pedido de cancelamento na tua área de cliente não conta como uma formalização do pedido?

Jorge C
Super User
  • 8006 comentários
  • 21 de março de 2025

Boa tarde ​@Maria Jose Rodrigues Goncalves

Sugiro que conheça os diversos tipos de “formalização do pedido” existentes neste tópico. 

Obrigado.

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • 2237 comentários
  • 21 de março de 2025

Bom dia ​@Bruno Aleixo , 

e o pedido de cancelamento na tua área de cliente não conta como uma formalização do pedido?

é um pedido… 

está tudo explicado no site da nos:https://www.nos.pt/ajuda/a-minha-conta/gerir-o-contrato/cancelar-o-contrato/como-cancelar-servico?tabsId=generated-tabs-0&tabId=tenho-dificuldades-em-pagar-os-servios#precisa-saber

pra questões sobre legalidades de o que é válido ou não, o melhor é falares com um advogado, opiniões na internet valem o que valem. 

um bem haja