Skip to main content
Header
Respondido

Cobrança indevida de Roaming dora da UE

Boa tarde, 

Estou em Angola há 1 mês e meio e recebi uma cobrança do mês de Dezembro abaixo:

A pagamento

Roaming

€3,000

Tráfego de dados em roaming

€62,508

O meu telemóvel é dual sim, então mantive o meu número angolano e o da NOS, no entanto desde que cheguei tenho utilizado o meu número local e desactivei logo o uso do número da NOS para SMS, chamadas e dados móveis. 

Após esta cobrança, tenho pesquisado e existe a informação de que o limite mensal é de 61,5 euros e após atingido esse limite o acesso à Internet fica inibido.

Gostaria de saber como é que este valor foi atingido e saber como posso contestar esta cobrança, para que não seja feito o débito direto.

É possível a operadora rever os dados de consumo? Este valor é inadmissível.

É importante notar que não sou a titular da conta, esta é familiar.

Obrigada.

Melhor resposta por Mário P.

@AnaCordeiro.01, ora essa. 

Segundo o que indica o valor que tem a pagar é de €65,51 (sessenta e cinco euros e cinquenta e um cêntimos) em roaming. 
Obrigado, 

Ver pergunta inicial
Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?

6 Comentários

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29872 comentários
  • 11 de janeiro de 2025

Boa tarde, ​@AnaCordeiro.01 

A totalidade das comunicações feitas em roaming é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por essas operadoras a que o equipamento se ligou. 

Sugerimos que confirme os consumos realizados pelos números em questão através da my NOS. Saiba como em: 

Obrigado, 

• Autor
  • Kilobyte
  • 3 comentários
  • 11 de janeiro de 2025

Boa tarde ​@Mário P. 

Pode ver em anexo o meu histórico de comunicações para o período em que estive fora de Portugal ao dia de hoje.

Tendo em conta os valores definidos para Angola, os 4 MB de internet, as 4 SMS enviadas e os 4 minutos de chamada usados em Roaming deveriam totalizar 76,6 euros.

Posto isto, confirma-se que o valor cobrado é abusivo.

• Autor
  • Kilobyte
  • 3 comentários
  • 11 de janeiro de 2025

5 SMS* = 77,25 euros

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29872 comentários
  • 11 de janeiro de 2025

Esclareça-nos, por favor,  refere que o valor é abusivo por ultrapassar o valor definido de €61,5 é isso, ​@AnaCordeiro.01?

Obrigado, 

• Autor
  • Kilobyte
  • 3 comentários
  • 11 de janeiro de 2025

@Mário P.  Desculpe, não entendo a sua questão. Posso ter lido de forma errada o valor a debitar, pode me esclarecer se o valor é 62 mil e 508 euros, correto? Ou seria 62 euros? O que não faz sentido com as três casas décimas 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29872 comentários
  • Resposta
  • 11 de janeiro de 2025

@AnaCordeiro.01, ora essa. 

Segundo o que indica o valor que tem a pagar é de €65,51 (sessenta e cinco euros e cinquenta e um cêntimos) em roaming. 
Obrigado, 

Comentário