Header
Destaque

Xiaomi TV Stick 4K e NOS TV testada por Diogo


Reputação 7
Crachá +1
  • Super User
  • 1834 comentários

Fotografias: @Diogo 

Olá comunidade ☀️,

 

Pensavam que me ia esquecendo dos usuários de Android TV? 

Além da Nvidia Shield que é uma box eleita pela NOS, trago-vos a experiência de utilização num equipamento Xiaomi.

Convido-vos a participar nos comentários! 

 

Queres saber como se comporta a Apple TV 4K? Confere aqui.

 

Para vos inteirar sobre o assunto, sou piloto da NOS TV para Android TV e Apple TV. Tenho vindo a testar a APP NOS TV mesmo antes do lançamento de ambas as versões. 

Recentemente alterei de equipamento e vendi a Xiaomi Mi Box S. Decidi, então, comprar o novo Xiaomi TV Stick 4K lançado este ano. 

 

Conteúdo da Caixa

O TV Stick;

Comando;

Adaptador de alimentação;

Cabo extensor HDMI.

 

Setup

A Pen conecta-se diretamente na TV via entrada HDMI (2.1). A ponta Micro USB do cabo de alimentação liga-se no TV Stick, a outra ponta (USB) no transformador ou diretamente numa entrada USB da vossa TV (se fornecer energia suficiente).

Mal colocam as pilhas no comando ele emparelha-se automaticamente. Depois, é só seguir as indicações na TV, iniciar sessão com a vossa conta Google e ficam livres para configurar ao vosso gosto. 

 

O que me fez trocar?

Muito simples. Este dispositivo tem suporte para *Dolby Vision 4K 60fps, *Dolby Atmos, vem com o Android 11, um processador atual e por ser pequenino. A Mi Box S estagnou no Android 9, então este terá mais atualizações futuras asseguradas.

Na altura queria comprar o TV Stick, mas como o anterior oferecia apenas 1Gb de Ram optei pela box. Na versão melhorada de 2022, o Xiaomi TV Stick 4K tem 2Gb de RAM e 8Gb de memória (como a Mi Box S). 

Para utilizações comuns está ok, aos que instalam muitas APPs ou alguns jogos tem pouco espaço interno. Contudo, é possível expandí-la, ou até mesmo estabelecer uma ligação ethernet.

Ainda não suporta Wi-Fi 6.

 

*Requer uma TV e/ou sistema de som compatível.

 

Comando

É bluetooth (5.0) oferecendo recursos de comando de voz para abrir APPs, pesquisar diretamente no menu Android TV conteúdos disponíveis na NOS TV, consultar a previsão do tempo, reproduzir músicas no Spotify e por aí fora.

As teclas produzem mais barulho do que eu gostaria, mas é confortável ao toque e agradavelmente leve. 

À semelhança do comando NOS UMA 5.0, existem botões de atalho para a Netflix e Prime Video. Permanecem os botões padrão Ligar/Desligar, Menu, Voltar, Home e Volume.

Este comando necessita de 2 pilhas AAA, ao contrário do comando Apple que é por carregamento. 

Curiosidade: É possível customizar os botões de acordo com as tuas necessidades, com a ajuda da APP Button Mapper.

 

Comando digital na Google TV

Esta funcionalidade pode substituir o comando físico. Dou por mim a utilizá-la na maior parte do tempo porque tenho o meu smartphone sempre à mão. 

Assim, posso escrever com maior facilidade e rapidez quando estou a pesquisar algo, por exemplo, na minha conta do Youtube ou quando é necessário digitar o e-mail e password.

Procurem por “Google TV” na Play Store ou App Store

*Opções de touchpad e botões direcionais disponíveis. 

 

NOS TV+

Este serviço é apenas necessário caso tenhas uma box própria.

Permite usufruíres da NOS TV na Android/Apple TV em qualquer parte da casa, dependendo da ligação da rede Wi-Fi do vosso serviço NOS.

A 2,49€ p/mês é um custo consideravelmente menor que alugar uma box extra ao operador. Basta aderir uma vez, onde vos permite fazer login na APP até 3 dispositivos em simultâneo com qualidade Full HD/4K.

 

Como aderir?

Deves instalar a App NOS TV e clicar em “Saber mais” e “Ativar grátis”.

*Ambas as imagens retiradas do site da NOS.

 

O que tem de diferente do Chromecast e Airplay?

Tudo. É uma APP pensada e desenvolvida especificamente para assistir aos conteúdos na TV da maneira mais cómoda e imersiva para o utilizador.

Quando fazem Chromecast ou Airplay estão apenas e só a transmitir os conteúdos na TV em menor qualidade de imagem. 

 

Como se comporta a NOS TV no Xiaomi TV Stick 4K ao pé da Apple TV 4K?

Muito bem. Contudo, as versões apesar de muito idênticas a nível visual e de funcionalidades disponíveis, a experiência é completamente diferente. 

A versão criada para a Apple TV está mais aprimorada (recordo que foi lançada 1.º) e devido às características da box apresenta uma fluidez brilhante e ultra rápida. O comando ajuda imenso, pois é touchpad/clickpad. 

São equipamentos com especificações técnicas e valores muito dispersos, mas não deixam de ser equivalentes naquilo que oferecem em termos de usabilidade. 

 

Existe APPS além da NOS TV?

Sim! A Play Store permite-vos fazer o download de todas as vossas plataformas de streaming favoritas (Netflix, HBO Max, Amazon Prime Video, Spotify etc) e muito mais. 

 

UMA v2 ou Xiaomi TV Stick 4K?

Um equipamento Android TV torna-se sempre mais completo e favorece a experiência de utilização de qualquer utilizador. Conta com a Play Store que tem um catálogo “sem fim” de APPs para os mais variados gostos. 

Fãs de cable management, o TV Stick é facilmente escondido. Descarta os cabos coaxial e ethernet podendo ser ligado por Wi-Fi, e se a vossa TV fornecer energia suficiente podem estabelecer a ligação diretamente na TV pela entrada USB. 

 

A UMA v2 tem tido melhorias e está mais completa acompanhada de um comando por voz bem atual. Vejam aqui.

Conta com APPS de streaming como a Netflix e Amazon Prime Video e o Youtube, mas não muito mais do que isso. É muito dependente de acordos entre a operadora e as empresas detentoras dos conteúdos. 

Com o update anunciado no Fórum, descarta o cabo ethernet mas requer o cabo coaxial. 

 

Devo comprar o Xiaomi TV Stick 4K?

É o meu equipamento preferido abaixo dos 100€, apresentando o que eu acredito ser o melhor custo/benefício face aos concorrentes. Complementa muito bem as TVs de casa que não são smart.

Assim, poderão aceder à NOS TV com todos os canais e funcionalidades a um bom preço.

Podem levá-lo para qualquer lado, é super leve e compacto. 

 

Como posso obter o Xiaomi TV Stick 4K?

Comprei o meu na loja física da Xiaomi.

Podem efetuar a compra na loja online da marca em mistoreportugal.pt

O equipamento, também, está disponível nos pontos de venda habituais, com variações no preço. 

 

Alugar, posso?

Podes, mas a box Android TV da Nvidia Shield a 7,49€ p/mês. 

 

Disclaimer: 

Reviews 💯 imparciais baseadas nos meus testes, experiência, opinião e criatividade. Alheias a patrocínios, guião ou qualquer imposição por parte da NOS ou terceiros. 

 

2022 @Diogo - Créditos ao partilharem qualquer foto ou excertos de texto da minha autoria presentes nos meus artigos neste ou noutro local.

 


43 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde a todos, 

Agradecemos o seu testemunho sobre a Xiaomi TV Stick 4k e a NOS TV, @Diogo S.  

Mais uma vez,  presenteou à comunidade uma excelente review  e com bastante detalhe. 😊 

Agradecemos que, novamente, através do Fórum NOS, partilhe a sua experiência e opinião connosco e com a comunidade. 

Obrigado 

Muito boa review, mais uma vez @Diogo S.

 

Deixo a pergunta. Para ti o Mi Stick é superior à Mi box ou são equivalentes?

Reputação 7
Crachá +1

Olá @CP001,

Muito obrigado! 

Review sem ti nos comentários não é a mesma coisa. Não me habitues aos elogios. ☺️ 

Questão muito pertinente. Na experiência de utilização é ela por ela. De qualquer maneira, é um equipamento com melhorias que a Mi Box S (2017) não tem a nível de hardware e funcionalidades e, por isso, ficam bem servidos por mais uns aninhos.

Existindo a possibilidade de ligar na mesma periféricos pela entrada Micro USB (OTG) com um Hub, também não deverá ser um grande entrave.

Reputação 7
Crachá +2

Está otimo!! Parabéns @Diogo S. 

Reputação 7
Crachá +1

Olá @Olaf,

Muito obrigado. É um gosto ver-te por aqui. ☺️

Reputação 6
Crachá +2

Está com muitos detalhes, está tudo bom! Parabéns 🎉!

Reputação 7
Crachá +1

Olá @PuccaPlayer,

Deixa-me muito contente que tenhas tirado uns segundos para escrever uma mensagem de carinho. ☺️

Sente-te à vontade para participares nas minhas reviews debatendo os temas, colocar possíveis dúvidas e/ou dar sugestões. 

Ótimo feedback e parecer de uma box alternativa android! 👏

Reputação 7
Crachá

Outra espetacular review do nosso amigo @Diogo S.  aqui no fórum. Adorei ler mais uma vez o essencial está dito.

 

Ficou a comparação com a apple tv. No entanto comparando esta xiaomi tv com a android tv que a NOS disponibiliza, a Nvidia, a nivel de experiência tens alguma opinião ou alguem com esta box tem, entre estes dois androids tv?

 

Parabéns novamente por esta review 👌👌

Reputação 7
Crachá +1

Olá @Miguel V. e @DalleyBorges,

Enchem-me de vontade para continuar a partilhá-las. 💯

Significa mesmo muito para mim as vossas mensagens de apoio.

@DalleyBorges

Não posso incluir ou dar feedback da Nvidia Shield porque não tenho uma na minha posse. 😕

Mil obrigados aos dois! 🥺

Boas. Vejo que utilizam a Mi Stick, eu também, mas para poder espelhar a App NosTv para a minha MI stick, que conseguia perfeitamente, mas nos últimos dias já não consigo.

A opção está lá, mas não espelha, e não é problema nem do meu telefone muito menos da Mi Stick, quero saber se bloquearam novamente essa opção.

 

Agradecia ajuda.

 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @vitorzamith15

Devido a Politicas de Proteção de Dados Digitais (DRM), a imagem fica bloqueada quando é usado o Mirroring.

Sugerimos que em alternativa, utilize as funcionalidade como Chromecast ou Airplay.

Obrigado

Bom dia @vitorzamith15

Devido a Politicas de Proteção de Dados Digitais (DRM), a imagem fica bloqueada quando é usado o Mirroring.

Sugerimos que em alternativa, utilize as funcionalidade como Chromecast ou Airplay.

Obrigado

A sério? E qual é basicamente a diferença entre um Mirroring, numa Mi Stick e uma Chromecast?

Estas políticas da NOS são por vezes incompreensíveis. 

Reputação 7
Crachá +1

Olá @vitorzamith15,

Tendo a APP NOS TV instalada e login feito no seu Xiaomi TV Stick, deve aceder à APP mobile e ser-lhe-á permitido transmitir o conteúdo diretamente para o seu equipamento através da funcionalidade Chromecast/Airplay. Por ex. está a assistir um filme no canal TVCine TOP e quer continuar a ver na TV. 

O Screen Mirroring apresenta a tela do seu dispositivo móvel na TV. Com a NOS TV essa opção é incompatível, até porque existe uma APP nativa da NOS TV para dispositivos Android TV.

Reputação 5
Crachá

Olá @vitorzamith15,

Tendo a APP NOS TV instalada e login feito no seu Xiaomi TV Stick, deve aceder à APP mobile e ser-lhe-á permitido transmitir o conteúdo diretamente para o seu equipamento através da funcionalidade Chromecast/Airplay. Por ex. está a assistir um filme no canal TVCine TOP e quer continuar a ver na TV. 

O Screen Mirroring apresenta a tela do seu dispositivo móvel na TV. Com a NOS TV essa opção é incompatível, até porque existe uma APP nativa da NOS TV para dispositivos Android TV.

Bom bom era a NOS ter APP android gratuita para todos os dispositivos como a concorrência. Pagar mais para ter não sei bem o quê de diferente da APP de tablet não parece nada simpático.

@Diogo S. obrigado pela resposta, irei tentar instalar essa app na Mi Stick e logo vejo.

@EuSó concordo a 100% qualquer app da concorrência dá perfeitamente para MIrroring sem ter que fazer o que for.

 

Reputação 5
Crachá

@EuSó concordo a 100% qualquer app da concorrência dá perfeitamente para MIrroring sem ter que fazer o que for.

 

Não precisa de mirroring, pelo que sei têm APP nativa gratuita, os clientes NOS é que precisam fazer ginástica 🤣

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @vitorzamith15

A funcionalidade de Mirroring permite aceder não só ao conteúdo da aplicação, mas a todos os dados do equipamento. Já a funcionalidade Casting permite apenas aceder ao conteúdo que quer transmitir.

O DRM é imposto pelo fornecedor de conteúdo, pelo que cabe à NOS cumprir as imposições para salvaguardar a Politica de proteção de imagem. 
Lamentamos o transtorno. 
Obrigado

Reputação 5
Crachá

Boa tarde @vitorzamith15

A funcionalidade de Mirroring permite aceder não só ao conteúdo da aplicação, mas a todos os dados do equipamento. Já a funcionalidade Casting permite apenas aceder ao conteúdo que quer transmitir.

O DRM é imposto pelo fornecedor de conteúdo, pelo que cabe à NOS cumprir as imposições para salvaguardar a Politica de proteção de imagem. 
Lamentamos o transtorno. 
Obrigado

Duvido muito que os donos do conteúdo TV etc tenham algum problema em os utilizadores enviarem os dados dos seus dispositivos para outros dispositivos, e tendo em conta que grande parte dos conteúdos são iguais para a NOS e para a concorrência então ninguém poderia fazer Mirroring.

Olá @vitorzamith15,

Tendo a APP NOS TV instalada e login feito no seu Xiaomi TV Stick, deve aceder à APP mobile e ser-lhe-á permitido transmitir o conteúdo diretamente para o seu equipamento através da funcionalidade Chromecast/Airplay. Por ex. está a assistir um filme no canal TVCine TOP e quer continuar a ver na TV. 

O Screen Mirroring apresenta a tela do seu dispositivo móvel na TV. Com a NOS TV essa opção é incompatível, até porque existe uma APP nativa da NOS TV para dispositivos Android TV.

É que nem dá para fazer login na app da NOS na Mi Stick. 

Incrivelmente incompreensível. 

Reputação 5
Crachá

Olá @vitorzamith15,

Tendo a APP NOS TV instalada e login feito no seu Xiaomi TV Stick, deve aceder à APP mobile e ser-lhe-á permitido transmitir o conteúdo diretamente para o seu equipamento através da funcionalidade Chromecast/Airplay. Por ex. está a assistir um filme no canal TVCine TOP e quer continuar a ver na TV. 

O Screen Mirroring apresenta a tela do seu dispositivo móvel na TV. Com a NOS TV essa opção é incompatível, até porque existe uma APP nativa da NOS TV para dispositivos Android TV.

É que nem dá para fazer login na app da NOS na Mi Stick. 

Incrivelmente incompreensível. 

Pagando bem até dá. Ou talvez fazendo maroscas 🤣.

Mas pode mudar para uma das outras duas grandes operadoras que ambas tem APP para smarttv grátis.

Reputação 7
Crachá +1

Olá @vitorzamith15,

O que é que lhe aparece quando tenta prosseguir com os seus dados na APP?

Pode subscrever ao NOS TV+ através da sua APP NOS Mobile e Área de Cliente no site em 👉 "Alterar serviços" e "Ativar e gerir canais premium".

Reputação 5
Crachá

Olá @vitorzamith15,

O que é que lhe aparece quando tenta prosseguir com os seus dados na APP?

Pode subscrever ao NOS TV+ através da sua APP NOS Mobile e Área de Cliente no site em 👉 "Alterar serviços" e "Ativar e gerir canais premium".

O que isto significa é pode ser roubado através da área de cliente NOS. Não faz qualquer sentido quererem cobrar mais aos clientes para eles verem televisão. Já pagam televisão e levam no pacote da NOS todos os meses.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @vitorzamith15

O @Diogo S. deu uma boa ajuda. 

Diga-nos, por favor, se conseguiu. 

Obrigado

Comentário