Skip to main content

Fotografias: @Diogo 

Olá comunidade ☀️,

Pensavam que me ia esquecendo dos usuários de Android TV? 

Além da Nvidia Shield que é uma box eleita pela NOS, trago-vos a experiência de utilização num equipamento Xiaomi.

Convido-vos a participar nos comentários! 

Queres saber como se comporta a Apple TV 4K? Confere aqui.

Para vos inteirar sobre o assunto, sou piloto da NOS TV para Android TV e Apple TV. Tenho vindo a testar a APP NOS TV mesmo antes do lançamento de ambas as versões. 

Recentemente alterei de equipamento e vendi a Xiaomi Mi Box S. Decidi, então, comprar o novo Xiaomi TV Stick 4K lançado este ano. 

Conteúdo da Caixa

O TV Stick;

Comando;

Adaptador de alimentação;

Cabo extensor HDMI.

Setup

A Pen conecta-se diretamente na TV via entrada HDMI (2.1). A ponta Micro USB do cabo de alimentação liga-se no TV Stick, a outra ponta (USB) no transformador ou diretamente numa entrada USB da vossa TV (se fornecer energia suficiente).

Mal colocam as pilhas no comando ele emparelha-se automaticamente. Depois, é só seguir as indicações na TV, iniciar sessão com a vossa conta Google e ficam livres para configurar ao vosso gosto. 

O que me fez trocar?

Muito simples. Este dispositivo tem suporte para *Dolby Vision 4K 60fps, *Dolby Atmos, vem com o Android 11, um processador atual e por ser pequenino. A Mi Box S estagnou no Android 9, então este terá mais atualizações futuras asseguradas.

Na altura queria comprar o TV Stick, mas como o anterior oferecia apenas 1Gb de Ram optei pela box. Na versão melhorada de 2022, o Xiaomi TV Stick 4K tem 2Gb de RAM e 8Gb de memória (como a Mi Box S). 

Para utilizações comuns está ok, aos que instalam muitas APPs ou alguns jogos tem pouco espaço interno. Contudo, é possível expandí-la, ou até mesmo estabelecer uma ligação ethernet.

Ainda não suporta Wi-Fi 6.

*Requer uma TV e/ou sistema de som compatível.

Comando

É bluetooth (5.0) oferecendo recursos de comando de voz para abrir APPs, pesquisar diretamente no menu Android TV conteúdos disponíveis na NOS TV, consultar a previsão do tempo, reproduzir músicas no Spotify e por aí fora.

As teclas produzem mais barulho do que eu gostaria, mas é confortável ao toque e agradavelmente leve. 

À semelhança do comando NOS UMA 5.0, existem botões de atalho para a Netflix e Prime Video. Permanecem os botões padrão Ligar/Desligar, Menu, Voltar, Home e Volume.

Este comando necessita de 2 pilhas AAA, ao contrário do comando Apple que é por carregamento. 

Curiosidade: É possível customizar os botões de acordo com as tuas necessidades, com a ajuda da APP Button Mapper.

Comando digital na Google TV

Esta funcionalidade pode substituir o comando físico. Dou por mim a utilizá-la na maior parte do tempo porque tenho o meu smartphone sempre à mão. 

Assim, posso escrever com maior facilidade e rapidez quando estou a pesquisar algo, por exemplo, na minha conta do Youtube ou quando é necessário digitar o e-mail e password.

Procurem por “Google TV” na Play Store ou App Store

*Opções de touchpad e botões direcionais disponíveis. 

NOS TV+

Este serviço é apenas necessário caso tenhas uma box própria.

Permite usufruíres da NOS TV na Android/Apple TV em qualquer parte da casa, dependendo da ligação da rede Wi-Fi do vosso serviço NOS.

A 2,49€ p/mês é um custo consideravelmente menor que alugar uma box extra ao operador. Basta aderir uma vez, onde vos permite fazer login na APP até 3 dispositivos em simultâneo com qualidade Full HD/4K.

Como aderir?

Deves instalar a App NOS TV e clicar em “Saber mais” e “Ativar grátis”.

*Ambas as imagens retiradas do site da NOS.

O que tem de diferente do Chromecast e Airplay?

Tudo. É uma APP pensada e desenvolvida especificamente para assistir aos conteúdos na TV da maneira mais cómoda e imersiva para o utilizador.

Quando fazem Chromecast ou Airplay estão apenas e só a transmitir os conteúdos na TV em menor qualidade de imagem. 

Como se comporta a NOS TV no Xiaomi TV Stick 4K ao pé da Apple TV 4K?

Muito bem. Contudo, as versões apesar de muito idênticas a nível visual e de funcionalidades disponíveis, a experiência é completamente diferente. 

A versão criada para a Apple TV está mais aprimorada (recordo que foi lançada 1.º) e devido às características da box apresenta uma fluidez brilhante e ultra rápida. O comando ajuda imenso, pois é touchpad/clickpad. 

São equipamentos com especificações técnicas e valores muito dispersos, mas não deixam de ser equivalentes naquilo que oferecem em termos de usabilidade. 

Existe APPS além da NOS TV?

Sim! A Play Store permite-vos fazer o download de todas as vossas plataformas de streaming favoritas (Netflix, HBO Max, Amazon Prime Video, Spotify etc) e muito mais. 

UMA v2 ou Xiaomi TV Stick 4K?

Um equipamento Android TV torna-se sempre mais completo e favorece a experiência de utilização de qualquer utilizador. Conta com a Play Store que tem um catálogo “sem fim” de APPs para os mais variados gostos. 

Fãs de cable management, o TV Stick é facilmente escondido. Descarta os cabos coaxial e ethernet podendo ser ligado por Wi-Fi, e se a vossa TV fornecer energia suficiente podem estabelecer a ligação diretamente na TV pela entrada USB. 

A UMA v2 tem tido melhorias e está mais completa acompanhada de um comando por voz bem atual. Vejam aqui.

Conta com APPS de streaming como a Netflix e Amazon Prime Video e o Youtube, mas não muito mais do que isso. É muito dependente de acordos entre a operadora e as empresas detentoras dos conteúdos. 

Com o update anunciado no Fórum, descarta o cabo ethernet mas requer o cabo coaxial. 

Devo comprar o Xiaomi TV Stick 4K?

É o meu equipamento preferido abaixo dos 100€, apresentando o que eu acredito ser o melhor custo/benefício face aos concorrentes. Complementa muito bem as TVs de casa que não são smart.

Assim, poderão aceder à NOS TV com todos os canais e funcionalidades a um bom preço.

Podem levá-lo para qualquer lado, é super leve e compacto. 

Como posso obter o Xiaomi TV Stick 4K?

Comprei o meu na loja física da Xiaomi.

Podem efetuar a compra na loja online da marca em mistoreportugal.pt

O equipamento, também, está disponível nos pontos de venda habituais, com variações no preço. 

Alugar, posso?

Podes, mas a box Android TV da Nvidia Shield a 7,49€ p/mês. 

Disclaimer: 

Reviews 💯 imparciais baseadas nos meus testes, experiência, opinião e criatividade. Alheias a patrocínios, guião ou qualquer imposição por parte da NOS ou terceiros. 

2022 @Diogo - Créditos ao partilharem qualquer foto ou excertos de texto da minha autoria presentes nos meus artigos neste ou noutro local.

A "ginástica” que se tem de fazer por algo que deveria ser tão simples como carregar no botão do mirroring. Não o vou fazer, agradeço a quem tentou ajudar. 

Até numa simples app, existe uma “burocracia” inacreditável.

Olá @vitorzamith15,

O que é que lhe aparece quando tenta prosseguir com os seus dados na APP?

Pode subscrever ao NOS TV+ através da sua APP NOS Mobile e Área de Cliente no site em 👉 "Alterar serviços" e "Ativar e gerir canais premium".

É que nem sequer é um canal premium, é um serviço que permite limitar a forma como os clientes vêem TV, limitação essa que nem sequer está prevista no contrato.

Compreendemos, @vitorzamith15
Agradecemos a partilha. No entanto, o DRM, é definido pelos fornecedores, pelo que cabe a NOS cumprir com o imposto.

Lamentamos. 

Obrigado

Compreendemos, @vitorzamith15
Agradecemos a partilha. No entanto, o DRM, é definido pelos fornecedores, pelo que cabe a NOS cumprir com o imposto.

Lamentamos. 

Obrigado

Seria muito fácil de resolver se tal como as outras operadoras a aplicação nativa não fosse a pagar. Até resolveria outro problema não necessitando de ter 2 dispositivos ligados nesta altura que a electricidade está cara.

Eu acho que está mal informado a app da MEO paga-se em qualquer equipamento pra usar fora de casa 

https://www.meo.pt/tv/multiplataforma/meo-go

que eu saiba a nós só cobra em alguns equipamentos 

Eu acho que está mal informado a app da MEO paga-se em qualquer equipamento pra usar fora de casa 

https://www.meo.pt/tv/multiplataforma/meo-go

que eu saiba a nós só cobra em alguns equipamentos 

Não estou a falar de usar fora de casa, mas sim na minha própria casa. A MEO tal como a Vodafone permite usar a APP para ver TV nas SmartTV sem pagar.

https://www.vodafone.pt/pacotes/televisao/em-todos-ecras.html#android-tv

E a MEO Go também é grátis dentro de casa.

Não faz qualquer sentido a NOS cobrar para eu ver TV na minha SmartTV.

Boa noite, alguém me consegue explicar porque consigo aceder à app no meu tlm e na mi stick encaminha-me sempre para pagar 2.49€ pela Nos tv+? Já instalei e desinstalei uma data de vezes, já tentei autenticar a conta com um código e no fim vai sempre para a essa treta... Desde já agradeço a quem puder ajudar. 

Olá @Sandro10,

Por não ser um equipamento alugado à NOS acresce esse custo mensal.

Olá @Sandro10,

Por não ser um equipamento alugado à NOS acresce esse custo.

Boas, mas eu já tive isso a funcionar lá e noutros aparelhos... Ou seja no telemóvel funciona pq tenho o telemóvel no pacote? Obrigado 

@Sandro10,

Tem alguma box Apple TV ou Nvidia Shield alugada à NOS? 

A APP NOS TV Mobile é gratuita para clientes com serviço de TV da NOS. Aos que pretendem aceder à NOS TV em equipamentos próprios é necessário subscrever ao NOS TV+. 

@Sandro10,

A APP NOS TV Mobile é gratuita para clientes com serviço de TV da NOS. Aos que pretendem aceder à NOS TV em equipamentos próprios é necessário subscrever ao NOS TV+. 

A única box que tenho da NOS é a UMA na sala e num dos quartos como só apanha os 23 canais comprei uma mi stick.... 

@Sandro10,

Então, nesse caso, será mesmo necessário recorrer à subscrição do NOS TV+.

@Sandro10,

A única box que tenho da NOS é a UMA na sala e num dos quartos como só apanha os 23 canais comprei uma mi stick.... 

Então agora paga +, o que significa é isso, NOS TV + Cara, acho que esqueceram o "Cara".

Continuo sem perceber então porque funciona no telemóvel, o telemóvel não é da NOS. Se assim for quer dizer que em vez de evoluírem a qualidade do serviço, estão a regredir... Antigamente funcionava e agora não. 

@Sandro10,

Então agora paga +, o que significa é isso, NOS TV + Cara, acho que esqueceram o "Cara".

Continuo sem perceber então porque funciona no telemóvel, o telemóvel não é da NOS. Se assim for quer dizer que em vez de evoluírem a qualidade do serviço, estão a regredir... Antigamente funcionava e agora não. 

Até Janeiro era grátis, agora já tem que NOS Pagar + 🤣

Para mim continua a não fazer sentido, porque só comprei o mi stick para a minha filha no dia da criança (1 de Junho) e a Nos Tv esteve a funcionar até há pouco tempo. Mas o que realmente importa é que vou ter que arranjar uma alternativa para poder continuar a ver TV naquela televisão 😑

@Sandro10,

Não hesite se surgir alguma dúvida adicional. 

Uma questão. 

Penso em comprar uma na Radio Popular…

Eu não entendi. Liga se por onde na TV? Entrada do USB Media ou do HDMI?

Uma questão. 

Penso em comprar uma na Radio Popular…

Eu não entendi. Liga se por onde na TV? Entrada do USB Media ou do HDMI?

Boa noite @CosmoRandom,

Liga-se no HDMI da TV.

Obrigado

Boa tarde @CosmoRandom,

Agradecemos a sua mensagem e ajuda do @Jorge C a esclarecer a questão. 🤗

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Comentário