Fotografias:
Olá Comunidade ,
Será que damos conta à quantidade de amigos virtuais que temos? Muitas das vezes nem chegamos a conhecê-los ao vivo por variadas razões, ficando um rasto de coisas banais por se concretizarem. Por isso, considero tão importante sermos criativos e arranjar forma de manter um contacto menos superficial com aquilo que dispomos, sem estarmos fisicamente na mesma divisão.
A funcionalidade Ver em Grupo aproxima-nos dos amigos e familiares, que estão espalhados pelas diferentes regiões do país e que não podem estar connosco devido à distância.
Como assim?
Talvez já tenham usado algo semelhante nas APPS vizinhas como a Netflix e Disney Plus.
Conseguem assistir a um filme ou programa em direto até *5 pessoas (contando contigo) em casa ou noutro lugar, sendo uma excelente oportunidade para porem a conversa em dia ou comentarem aquilo que estão a ver.
(*) Todos os participantes precisam ser clientes TV da NOS. Os dados de login da APP NOS ou Área de Cliente são válidos para o acesso à APP NOS TV.
Sessões de cinema com a vossa cara metade à distância? Porque não?
Esta funcionalidade sempre atenua um pouco o coraçãozinho e pula alguns passos.
Eu sei que muitos de vocês fazem videochamada, colocam o conteúdo individualmente nos vossos dispositivos e iniciam os players relativamente ao mesmo tempo para estarem sincronizados.
Na NOS TV só é preciso que um entre no canal, envie o convite e aguarde que a pessoa se junte.
O vosso sentido crítico está em dia?
Façam-se ouvir no vosso grupo e realcem todos os pontos negativos e positivos que vão vendo ao longo do filme e partilhem curiosidades dos elencos e realizadores. Por mim é 100% garantido na Rotten Tomatoes!
Sempre quiseram reunir um grupo de comentadores amadores enquanto assistem ao Big Brother? Perfeito! É a vossa chance de incorporarem sem inibições a Ana Garcia Martins que há em vós e darem as vossas opiniões com respeito pela individualidade de cada concorrente ou não.
Que mais me é permitido fazer?
Ajustar o som do programa e do grupo;
Ativar/Desativar a câmara e o microfone;
Sair do grupo continuando a ver o conteúdo sem interrupções;
Possibilidade de ocultar as câmaras caso queiras estar mais concentrad@ no conteúdo. Continuarás a ouvir os participantes;
Qualquer um pode recuar, avançar ou colocar em pausa a emissão ou regressar ao momento em direto.
Mostras-me os passos?
Mostro. Olha as imagens:
Clicas nesse ícone para selecionares a opção “Ver em grupo”
Aqui escolhes “Convidar”
E terás uma lista de APPS ou contactos onde podes partilhar automaticamente o link da sessão.
De modo a que consigas ajustar o volume dos integrantes
ou do conteúdo escolhes o símbolo:
A 1.ª barra ajusta o volume da emissão e a 2.ª dos participantes:
Para saíres da sessão clicas onde a seta indica:
E podes sair por completo ou continuas a assistir sozinh@ a série/filme etc.
Como correu das vezes que testaste?
Agradavelmente bem. A única coisa que poderá atrapalhar um pouco na emissão do conteúdo em direto é atrasar ou adiantar-se uns 2 segundos face aos restantes. Se estivermos a ver um filme de terror, alguém poderá assistir e comentar com antecedência alguma cena sangrenta, estragando o elemento surpresa para os demais.
A ter em atenção
Se estiveres a criar uma sessão pelo smartphone e quiseres copiar o link manualmente, por exemplo terás que colocar a emissão em modo PIP (Picture in Picture) até regressares à APP.
De outra forma, a APP NOS TV assume que deixaste a sessão e o link não funcionará.
Abrange todos os canais?
Para já, ainda não. Consegues testar nos seguintes canais e em direto:
(¹) TVCine: TOP, EDITION, EMOTION, ACTION;
(²) NOS Studios;
Casa e Cozinha;
e (³) Set Asia.
Edit: Usufruam do "Ver em Grupo" em todos os canais do vosso pacote e subscritos.
(¹) Canais Premium. Requer uma subscrição.
(²) Grátis para clientes UMA. Disponível para subscrição.
(³) Canais Premium. Requer uma subscrição.
É limitado a smartphones iOS e Android?
Não. A versão web da NOSTV.pt também te reúne a quem mais gostas.
Curiosidade: A NOS é atualmente a única operadora em território português com esta funcionalidade.
Sugestões
- Convidar clientes NOS para a funcionalidade Ver em Grupo ativando a localização, sendo-nos apresentado clientes na área e/ou procurar pelo e-mail, n.º de telemóvel ou username associados ao NOS ID da pessoa;
- Creio ser de muito valor extender a conteúdos do Videoclube, NOS Play e outros mediante o aluguer/compra e subscrição de ambas as partes;
- Usufruir destas sessões em conteúdos gravados;
- Designar um host (aquele que cria a sessão) que consiga dar mute ou remover alguém do grupo;
- Permitir ao host decidir se o link para o group watch permanece ativo ou não. Evita-se, dessa forma, a partilha de convites regulares para as mesmas pessoas;
- Em adição ao ajuste de volume de todo o grupo de participantes ou da própria emissão, ser-nos possível ajustar, também, o som de um participante em específico com impacto apenas na pessoa que define;
- Para não ser tão confuso, atribuir botões dedicados ao ajuste de volumes para cada função ao pé dos botões de microfone e câmara;
- Hipótese de escolher em que lado queremos as câmaras (direito ou esquerdo);
- Encolher as câmaras de modo a que consigamos ver todos sem fazer scroll;
- Um chat em direto para os participantes que têm preferência pela escrita e opção de reagir com emojis à semelhança do Instagram Live.
Encontro-vos nos comentários em baixo?
Quero apenas que mantenham as interações pacíficas e propícias à aprendizagem da Comunidade. Todos ganhamos com isso.
Estarei cá para o que for preciso.
Queres que organize algum artigo sobre um outro tema?
Envia-me uma mensagem privada com as tuas ideias e pontos que achas que deva melhorar.
Surpresa! Gravei um *cover meu da música utilizada para o anúncio NOS Natal 2022: O Carrossel. 🫢
*O áudio está longe de ser profissional.
Disclaimer:
Reviews imparciais baseadas nos meus testes, experiência, opinião e criatividade. Alheias a patrocínios, guião ou qualquer imposição por parte da NOS ou terceiros.
2022 Diogo S. - Créditos ao partilharem qualquer foto ou excertos de texto da minha autoria presentes nos meus artigos neste ou noutro local.