Skip to main content
Header
Respondido

uma dúvida

MARIA MANUELA PEREIRA AUGUSTO

Aderi a net nós 4 só que fiquei sem TV porque a minha televisão é antiga e não deu o técnico disse para eu comprar um Conversor de HDMI para Scart, só que não  dá não sei como instalar contnuo a sem tv e a pagar? Gostaria de saber o que fazer uma sugestão o técnico garantiu que dava comprei o conversor para nada porque enganam as pessoas obrigado 

Melhor resposta por Carlos AC

Boa noite, ​@MARIA MANUELA PEREIRA AUGUSTO

É isso mesmo. Só lhe falta o cabo hdmi para ligar à box, o cabo scart para ligar à Televisão  e um carregador de telemóvel dos antigos com entrada USB para ligar à corrente.  Se não tiver nenhum carregador dos antigos creio que há adaptador USB USB C para ligar a um carregador de telemóvel dos atuais. 

Verifique que o carregador de telemóvel é de uma boa marca, porque vai ficar sempre ligado à corrente. 

18 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • July 30, 2026

Se a sua tv só tem scart e precisa de hdmi então uma opção é comprar esse conversor, o técnico está correto

Mas eu comprei e não dá ou não o consigo ligar foi o que me disse para comprar?

Forum|alt.badge.img+2
  • Zettabyte
  • Resposta
  • July 31, 2026

Boa noite, ​@MARIA MANUELA PEREIRA AUGUSTO

É isso mesmo. Só lhe falta o cabo hdmi para ligar à box, o cabo scart para ligar à Televisão  e um carregador de telemóvel dos antigos com entrada USB para ligar à corrente.  Se não tiver nenhum carregador dos antigos creio que há adaptador USB USB C para ligar a um carregador de telemóvel dos atuais. 

Verifique que o carregador de telemóvel é de uma boa marca, porque vai ficar sempre ligado à corrente. 

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • July 31, 2026

Bom dia ​@MARIA MANUELA PEREIRA AUGUSTO, bem-vinda ao Fórum NOS.

Agradecemos a sua mensagem e a ajuda da comunidade em esclarecer o tema.

O ​@Carlos AC fez uma boa recomendação. Partilhe, por favor, connosco o seu testemunho.

Obrigada

Bom dia mas o aparelho só vinha asim com um cabo? Terei que comprar outro!!! Tenho um cabo scart nas duas pontas será que dá? Ou é neste que tenho que comprar opá só  chatices acho que a operadora é que devia fornecer essas coisas já  que adrimos a nete fibra não temos que ter TV modernas obrigado

Forum|alt.badge.img+2
  • Zettabyte
  • July 31, 2026

Boa tarde.

Tem que ser um cabo scart nas duas pontas. De certeza que deve ter algum aí por casa. O cabo hdmi é também igual nas duas pontas. O técnico devia ter deixado um mas se não deixou não é muito caro. 

O carregador de telemóvel dos antigos se calhar também tem um aí por casa.  Se não é comprar um dos novos e um adaptador USB A a USB-C.

Só pertencia à NOS fornecer o cabo hdmi. O resto é por causa da sua televisão ser muito antiga, mas com uma pequena despesa consegue pô-la a trabalhar perfeitamente. 

Armindo Mateus
Super User
Forum|alt.badge.img+1

Boas ​@MARIA MANUELA PEREIRA AUGUSTO 

O que o ​@Carlos AC se refere é que tem que ter estes dois cabos :

Um cabo  Scart/Scart -  para ligar ao seu Televisor á porta scart do conversor.

e um cabo com hdmi/hdmi para ligar a box ao conversor(devia ser fornecido junto com a box)

Forum|alt.badge.img+2
  • Zettabyte
  • July 31, 2026

Acrescento apenas para esclarecer qualquer dúvida que o cabo que veio junto ao conversor serve para ligar ao carregador de telemóvel ou, em alternativa, um carregador USB A para 220 volt pelo menos 1 Ampére.

Forum|alt.badge.img+2
  • Zettabyte
  • July 31, 2026

Boas ​@MARIA MANUELA PEREIRA AUGUSTO 

O que o ​@Carlos AC se refere é que tem que ter estes dois cabos :

Um cabo  Scart/Scart -  para ligar ao seu Televisor á porta scart do conversor.

e um cabo com hdmi/hdmi para ligar a box ao conversor(devia ser fornecido junto com a box)

Só para alertar que nesta figura o conversor está errado. O conversor correto é o que foi comprado. 

Armindo Mateus
Super User
Forum|alt.badge.img+1

Correto ​@Carlos AC tem toda a razão  , a ideia era para exemplificar o tipo de cabo .

😊

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • August 3, 2026

Bom dia,

Muito obrigada pela vossa partilha e ajuda neste tema, ​@Carlos AC e ​@Armindo Mateus.

@MARIA MANUELA PEREIRA AUGUSTO, partilhe, por favor, connosco o seu testemunho.

Boa tarde estou muito decepcionada com a Noss  não consigo ter TV só me deixou isto 

Não me deixou nenhum cabo? um cabo com hdmi/hdmi para ligar a box ao conversor(devia ser fornecido junto com a box)

Esta é a minha Tv

Deixou me cá esta box mas só caso eu comprasse uma TV moderna mas também só tem a ficha de ligar a corrente tambem não percebo não  ter mais nenhum cabo 

Como se faz a ligação mesmo da antena nas duas obrigado 

Armindo Mateus
Super User
Forum|alt.badge.img+1

Boa tarde ​@MARIA MANUELA PEREIRA AUGUSTO 

Já entendi a sua dificuldade .

Confirme aqui o modelo da sua box  :https://www.nos.pt//ajuda/tv/instalar-e-configurar-a-tv

Penso que seja a  Box 4K Powered by Android TV™ https://www.nos.pt/ajuda/tv/instalar-e-configurar-a-tv/instalar-minha-nova-android-tv-4k

Vai ter que entender um pouco como mexer nestas boxes  porque já deve ter instalada  app NosTV  para Android TV

Estranho foi quem instalou a box nao ter explicado que  estas boxes “exigem” alguns conhecimentos iniciais, depois de instalada é so ligar, mas inicialmente nao.

Vá a uma loja e tente trocar a box por uma mais convencional  Box UMA v1, ou pedir a alguem que de uma ajuda inicial a utilizar esta Box.

Foi esta box que deixou

Armindo Mateus
Super User
Forum|alt.badge.img+1

Foi esta box que deixou

Pois -é essa mesmo a  Box 4K Powered by Android TV™.

Armindo Mateus
Super User
Forum|alt.badge.img+1

Vai ter que entender um pouco como mexer nestas boxes  porque já deve ter instalada  app NosTV  para Android TV

Se nao está á “vontade” com este tipo de Box ...aconselho que vá a uma loja e tente trocar a box por uma mais convencional ( Box UMA v1), ou pedir a alguem que de uma ajuda inicial a utilizar esta Box.

Mas não deixou cabo nenhum? Só mesmo a boxe e a ficha de alimentação. Eu penso que esse cabo que deveria ter deixado daria para ligar este conversor hdmi para a TV antiga que é o que preciso agora neste momento ou estarei enganada? O que falta obrigado