Skip to main content
Header
Pergunta

transição do contrato da MEO para a NOS

Venho por este meio apresentar uma reclamação relativamente à transição do meu contrato da MEO para a NOS, a qual não está a decorrer conforme nos foi assegurado por uma colaboradora das NOS, que me contactou através do número +351 928 036 543.
Foi-me garantido que o serviço da NOS apenas começaria a ser faturado após a conclusão da portabilidade e término do contrato com a MEO, de forma a evitar qualquer duplicação de custos. No entanto, já recebi a fatura nº 202693/804554 num valor muito acima do contratado e apesar de a portabilidade ainda não ter sido concluída.
Assim, informo que não procederei ao pagamento da referida fatura, nem de quaisquer valores, enquanto o serviço da MEO não estiver efetivamente terminado e a portabilidade concluída. Não é aceitável a cobrança de dois serviços em simultâneo.
Saliento ainda que a instalação do serviço de TV e internet foi realizada antecipadamente por iniciativa exclusiva da NOS, apesar de eu ter alertado que ainda não se encontrava na altura adequada, tendo-me sido assegurado que tal não implicaria qualquer cobrança antecipada.
Adicionalmente, fomos informados pela MEO de que a documentação enviada pela NOS não se encontrava conforme, tendo sido solicitada nova cópia do meu Cartão de Cidadão, a qual já foi enviada.
Apesar de várias tentativas de contacto, através de mensagens via WhatsApp e chamadas telefónicas, continuamos sem qualquer resposta ou resolução, apesar das promessas de retorno.
Esta situação arrasta-se há mais de 15 dias, pelo que solicito uma resposta urgente e a regularização imediata do processo

4 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • April 16, 2026

Se falou por whatsapp então falou com alguém não oficial, que o enganou e agora não lhe vai responder mais. É algo comum.

A NOS vai sempre lhe enviar a fatura do seu serviço porque o serviço está ativo e operacional. Quer tenha a portabilidade ou não isso é irrelevante pois os numeros provisórios da NOS já estão ativos e a funcionar.

Ligue para a linha de apoio NOS 931699000 e explique a situação com a MEO. Acho que até 1 ou 2 meses a NOS pode assumir, mais que isso não.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+2
  • Gestor da comunidade
  • April 17, 2026

Bom dia ​@joao Pedro Abreu FAiões, bem-vindo ao Fórum NOS. 😊

Queremos ajudar. Para podermos verificar a sua situação, envie-nos, por favor, uma mensagem privada através do perfil ​@Fórum com o NIF associado e a morada completa.

Obrigada

Venho por este meio apresentar nova reclamação formal relativa ao processo de transição do meu contrato da MEO para a NOS, uma vez que a situação continua por resolver, apesar das várias comunicações já efetuadas, da intervenção do apoio ao cliente e do encaminhamento do caso para o Provedor.

Aquando da adesão ao serviço NOS, foi-nos garantido por uma colaboradora da NOS, que nos contactou através do número +351 928 036 543, que o serviço apenas começaria a ser faturado após o término efetivo do contrato com a MEO, de forma a evitar qualquer duplicação de custos.

Relembramos que a instalação do serviço de TV e internet foi realizada antecipadamente por iniciativa exclusiva da NOS, apesar de termos alertado que ainda não se encontrava na altura adequada para avançar por ainda estar longe a data de términus com a MEO. Ainda assim, foi-nos assegurado que essa instalação antecipada não implicaria qualquer cobrança antes da conclusão do processo de transição de operadoras.

No entanto, contrariamente ao que nos foi assegurado, começámos a receber faturas e pedidos de pagamento referentes a períodos em que ainda tínhamos o contrato da MEO ativo e em que a portabilidade não estava concluída, embora nos tenha sido garantido expressamente que não iria acontecer.

Na sequência da reclamação inicial, recebi uma chamada do apoio ao cliente, que não foi capaz de resolver a situação. O caso foi posteriormente encaminhado para o Provedor que acabou por me dar razão, de acordo com outra chamada feita por um vosso colaborador garantindo que o meu pagamento à NOS só começaria a ser faturado e cobrado a partir de 03/05/2026, data em que a MEO deu por terminada a transição do serviço, uma vez que um erro da vossa parte no envio da documentação aquela operadora atrasou todo o processo.

Acresce ainda que, no que diz respeito ao serviço móvel, apenas comecei, efetivamente, a usufruir do mesmo a partir do dia 05/05/2026, data em que a portabilidade ficou funcional.

Apesar de tudo isto, continuo a receber pedidos de pagamento relativos a faturas anteriores a 03/05/2026, bem como comunicações gravadas com ameaça de suspensão do serviço. Considero esta situação totalmente inaceitável e uma conduta intencional de má fé.

Desta forma, solicito, com caráter urgente e definitivo:

1 - A anulação de todas as faturas anteriores a 03/05/2026;

2 - Início da faturação a partir de 03/05/2026;

3 - A cessação imediata de pedidos de pagamento, avisos de dívida ou ameaças de suspensão relativos a faturas anteriores a essa data;

4 - Confirmação por escrito de que não existe qualquer valor em dívida referente ao período anterior a 03/05/2026;

5 - A ativação imediata da promoção prometida da Sport TV durante 1 ano, que continua por cumprir.

Reforço, mais uma vez, que não irei proceder ao pagamento de valores que considero indevidos, referentes a períodos anteriores a 03/05/2026.

Pretendemos resolver esta situação de forma definitiva e sem necessidade de recorrer novamente a outras entidades competentes, nomeadamente o Livro de Reclamações, a ANACOM ou outros meios legais adequados.

Por último, informo que, se procederem à suspensão do serviço, considerarei uma quebra do contrato e legitimamente mudarei de operadora em qualquer penalização.

NOTA: Já enviei faturas e carta da MEO por vós solicitadas. 

Aguardo uma resposta urgente, por escrito, com a regularização integral da situação e a correção definitiva da faturação.

Cumprimentos

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+2
  • Gestor da comunidade
  • May 8, 2026

Boa tarde ​@joao Pedro Abreu FAiões,

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos o inconveniente causado.

A primeira fatura é enviada logo após a ativação dos serviços e tem um período de faturação inferior ou igual a um mês completo, que se inicia no dia da ativação do serviço e se prolonga até ao final do ciclo de faturação.

Relativamente à instalação dos serviços, esta pode ser reagendada pelo cliente para outra data caso a vaga definida não vá ao encontro da sua disponibilidade através da my NOS ou apoio ao cliente.

No entanto, e pelo que nos indica, vamos ajudar a analisar a sua situação. Para isso, envie-nos uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF, por favor.

Obrigada