Header

Solução para falta de sinal


  • Megabyte
  • 9 comentários
Boas.
Sou novo cliente da NÓS.
A fibra finalmente chegou à minha área de residência, (Viana) e o serviço ficou operacional na passada terça feira.
Instaladores profissionais, e um serviço 5 estrelas com imagem da box UMA melhor que o meu antigo operador embora mais lenta, aliada a 200 Megas de net, como nunca tinha visto (a net anterior raramente ultrapassava os 8 Megas).
Estava expectante por poder ver televisão em todos os aparelhos sem a limitação que tinha anteriormente (2 Boxes)
No dia da instalação confirmei com sucesso os canais em aberto numa tv que estava mais proxima do sistema do operador, e como tinha de trabalhar optei por não confirmar o sinal nas restantes tv's, o que fiz no dia a seguir.
Pasme-se!: Só entravam os canais analógicos, e nada dos digitais.
Como a instalação sempre deu os canais terrestres e o TDT sem problemas, depois de muitas tentativas de sintonia, pedi ajuda ao apoio técnico que me enviaram uma equipa que confirmou o impensável: o sinal não passava da primeira tomada de tv da casa, e para receber os canais digitais ou colocar outra box teria de reformular toda a cablagem existente.
Fiquei incrédulo pois a instalação tinha servido até agora sem problema algum!
Explicaram que a cablagem passa de tomada para tomada e o sinal vai enfraquecendo, atenuando o sinal e inviabilizando a recepção do serviço, e a solução passaria por alterar a arquitectura da rede coaxial, ou seja, um cabo por tomada. O problema é que a instalação foi feita há 15 anos e os tubos não comportam mais que um cabo coaxial, e está fora de questão andar com fios por fora das paredes.
Conhecem alguma forma de dar a volta à situação? Voltar às boxes, Não por favor...

18 Comentários

Pode eventualmente existir algum constrangimento na sua instalaçao particular, porem sera necessario perceber antes, que niveis de sinal e sobretudo em que tecnologia se suporta o serviço que lhe entra em casa.
Quando diz "A fibra finalmente chegou à minha área de residência", fibra refere-se ao tipo de pacote (fibra/satelite) ou esta a referir-se mesmo a Fibra óptica a chegar a casa do cliente?
Resumindo, trata-se de uma rede HFC (cabo coaxial) ou de uma rede FTTH (Fibra óptica)?
No caso das redes FTTH, as portadoras RF sao geradas pelo ONT instalado em casa do cliente, enquanto nas redes HFC sao geradas no equipamento do operador no exterior. Serve isto para perceber, onde e em que medida, pode a força do sinal ser devidamente regulada.
Os "Instaladores profissionais" burraram a escrita com essa do "...um cabo por tomada..." ;)
As novas instalaçoes segundo o regulamento ITED sao de facto executadas assim, mas tal nao inviabiliza milhares de instalaçoes com essa idade e mais antigas, de funcionarem sem problemas.
Viva e obrigado pela ajuda.

O sinal do operador entra em casa por fibra óptica (rede FTTH)e as portadoras RF são geradas pelo ONT.
A soluçao, por ordem de prioridade, passa por:
1) Verificar a instalaçao existente e corrigir eventuais atenuaçoes excessivas;
2) Instalar amplificador de sinal a saida do ONT.

O facto de se tratar de uma instalaçao em serie, nao é impeditivo da normal utilizaçao dos serviços. Depende obviamente da qualidade dos componentes (cabos, tomadas, etc) e das distancias envolvidas.
Reputação 7
Crachá +6
Olá @Pita, bem-vindo ao Fórum NOS.

O @C24XXXX201 deu uma excelente ajuda.

Uma vez que se trata de uma situação específica da instalação, para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos ligue, por favor. Saiba aqui para onde ligar.
Obrigado C24XXXX201

Vou seguir o conselho e substituir as primeiras tomadas por outras atuais. Depois posto o resultado.
Puf... Perdi o texto todo quando estava a terminar o post
Pois o fim de semana "foi para a romaria"
Instalei cabos novos e tomadas de baixas perdas no inicio da instalação mas a melhoria não foi significativa na recepção dos canais digitais.
Tentei ainda dividir a rede tentando instalar um segundo cabo a e liga-lo parir da terceira tomada... nem imaginam o tempo que perdi por causa das curvas que a tubagem tem, inviabilizando esta solução
Acho que este sistema é para servir uma ou duas tv's e pouco distantes do ONT
Resta-me o consolo de ter uma imagem de excelência da UMA, embora sem a poder replicar através do modulador, pois só tem uma saída HDMI, e uma net como nunca tinha visto.
Amplificador para esta banda seria eficaz?
@Pita, nao quero induzi-lo em erro, dizendo que a soluçao passa por um amplificador, pois caso existam perdas anormais na instalaçao, ate com um amplificador podera continuar a ter dificuldades. Por isso, sera importante perceber:
- Que valores de potencia/qualidade de sinal consegue obter com a box instalada na tomada mais distante possivel? E na mais proxima do ONT?
- Quais as distancias entre tomadas?

Existem alguns receptores de Fibra para CATV com regulaçao da potencia de saida de RF, mas creio que os ONT raramente dispoem desse ajuste.
- Confirma que o ONT instalado nao permite tal ajuste?
- Ainda que nao disponha de ajuste "fisico", questionou a equipe tecnica de instaladores quanto a possibilidade de esse ajuste poder eventualmente ser efetuado remotamente pelo operador?
Agradeço-lhe mais uma vez a disponibilidade C24XXXX201.

Nas duas ultimas tomadas da instalação não há sinal. Apenas os analógicos com pouca qualidade. Se quisesse instalar uma box nesses locais teriam de colocar um cabo direto, segundo o pessoal técnico. No entanto o TDT ou o modulador que tinha funcionava sem problemas. Nessa altura havia o tradicional amplificador. Esse equipamento foi entretanto retirado. (disseram não ser compatível...)
Na tomada mais próxima do ONT o sinal ronda os 45% com qualidade de 100%.
A instalação tem bastante cabo. Mais ou menos 10 metros de cabo entre tomadas (descem da parte superior das divisões, atravessam o pavimento e voltam a subir até à próxima tomada.
Em relação ao ajuste de potencia do ONT não faço ideia. Mas a equipa da Nós também não me falou nisso. Daí não deve ser possível esse ajuste.
@Pita, sugiro, se possivel, que verifique as informaçoes do sinal atraves dos menus da box (nao posso ajudar porque nao tenho UMA). Em vez das percentagens que referiu, indique p.f. os valores de BER e SNR (p.ex. BER = 1,5E-5 / SNR = 61dBuV).
Comparando estes valores (para uma mesma portadora) ao longo da instalaçao, sera mais facil determinar a existencia de pontos de elevada atenuaçao.

Existem no mercado amplificadores compativeis com instalaçoes CATV.
Um dos requisitos costuma ser a bi-direcionalidade, mas até mesmo essa pode ser dispensada nos casos em que a conectividade da box é obtida por cabo ethernet.
Viva e peço desculpa pela demora.
Valores medidos na box (que nunca deu problemas):

BER: 0.00E+0
SNR: 35.13 db

Vou tentar recuperar o amplificador e injectar o sinal para as tv's pois estas não precisam de bidireccionalidade.

O problema é o tempo que se vai gastando...
Os valores que indicou foram verificados numa tomada em que o sinal ainda é aceitavel.
E nas restantes? So verificando a diferença de valores se podera determinar a existencia de pontos da instalaçao com demasiada atenuaçao.
A instalaçao do amplificador podera atenuar o problema, mas se conseguisse resolver uma eventual atenuaçao excessiva, poderia evitar o consumo desnecessario de energia... 😉
Boas.

Pois este fim de semana foi o tudo ou nada.
Mas tenho de dar a "mão à palmatória" e ainda bem: Agora tenho serviço 5 Estrelas em tudo.
Deu trabalho mas foi.
Na continuidade do post anterior, tentei instalar o amplificador de sinal na rede onde não era necessária bidirecionalidade por causa da net, mas o resultado foi nulo para os canais digitais. Talvez pela central amplificadora ter filtros "Passa Banda" que impedem recepção de frequências mais altas.
Não contente com o resultado, dividi a instalação em 3 zonas, e por cada zona fiz nova divisão para outros 3 espaços.
Comprei 4 derivadores triplos,gastei mais de 100 metros de cabo coaxial do mais fino para poder passar dois fios no mesmo tubo, passei cabos por onde passam outros fios, anulei todas as tomadas e deixei o cabo a ligar diretamente aos equipamentos e ... RESULTOU!
Praticamente sem fios à mostra, tenho sinal suficiente em todos os espaços, e uma qualidade de imagem como nunca tive.
Reconheço não ter sido fácil a solução, e só depois de várias tentativas se chegou a este resultado. Se fossem os instaladores da NÓS provavelmente teriam-me "mandado às urtigas"
Fica esta dica para os desgostosos com o serviço, mas valeu a pena!
Abraços
Reputação 7
Crachá +1
Boas.

Pois este fim de semana foi o tudo ou nada.
Mas tenho de dar a "mão à palmatória" e ainda bem: Agora tenho serviço 5 Estrelas em tudo.
Deu trabalho mas foi.
Na continuidade do post anterior, tentei instalar o amplificador de sinal na rede onde não era necessária bidirecionalidade por causa da net, mas o resultado foi nulo para os canais digitais. Talvez pela central amplificadora ter filtros "Passa Banda" que impedem recepção de frequências mais altas.
Não contente com o resultado, dividi a instalação em 3 zonas, e por cada zona fiz nova divisão para outros 3 espaços.
Comprei 4 derivadores triplos,gastei mais de 100 metros de cabo coaxial do mais fino para poder passar dois fios no mesmo tubo, passei cabos por onde passam outros fios, anulei todas as tomadas e deixei o cabo a ligar diretamente aos equipamentos e ... RESULTOU!
Praticamente sem fios à mostra, tenho sinal suficiente em todos os espaços, e uma qualidade de imagem como nunca tive.
Reconheço não ter sido fácil a solução, e só depois de várias tentativas se chegou a este resultado. Se fossem os instaladores da NÓS provavelmente teriam-me "mandado às urtigas"
Fica esta dica para os desgostosos com o serviço, mas valeu a pena!
Abraços
cabo a ligar diretamente aos equipamentos é o melhor que pode fazer, o pior é aquelas instalações antigas onde o cabo coaxial vai de tomada a tomada, isso é do pior para o sinal digital. Ter um cabo individual ir de um splitter para cada tomada resolvia muitos problemas de sinal.
Nem Mais!
Concordo que o ideal sera mesmo um cabo a terminar em cada equipamento, com ou sem tomada, isso dependera da potencia a entrada e do sentido estetico de cada um...
Mas, se bem entendi, ficou com 9 pontos de ligaçao na instalaçao, certo? Sendo que o melhor deles ficou com 25% (+/-8dB) do sinal a entrada e os piores com cerca 6% (+/-16dB) do sinal a entrada. Se como diz, ficou com o problema resolvido, entao o sinal a saida do ONT nao era assim tao fraco como supunha e o problema reside mesmo algures na instalaçao original. E nao sera unicamente por ser uma instalaçao em serie. Conheço muitas instalaçoes desse tipo com meia duzia de tomadas e sem problema nenhum nos DTV ou DOCSIS.
Antes de mais o meu reconhecimento pela ajuda que presta no forum. Foi fundamental para conseguir ter as coisas a funcionar como deve ser.
Uma coisa que retive desta experiência foi a sensibilidade que este tipo de sinal tem. Cada componente no circuito, por muito bom que seja provoca sempre atenuação considerável do sinal, coisa que no analógico não é tão notório.
Assisto a um fenómeno curioso: há tv´s com menos sinal , mas a imagem não "quadricula" como anteriormente, ainda que indicasse melhor sinal que agora.
Mas olhe que quando liguei o amplificador à instalação os canais analógicos ganharam outra vida na rede, o que indica que as coisas não estariam tão mal quanto isso. Só os digitais é que "iam à vida"
Bom mas agora está tudo a funcionar como deve ser. Os derivadores ficaram junto ás tomadas, que felizmente são tapadas pelas tv's, por isso não houve stress com a cara metade por causa dos fios à mostra:8 .
Reputação 7
Crachá +1
Antes de mais o meu reconhecimento pela ajuda que presta no forum. Foi fundamental para conseguir ter as coisas a funcionar como deve ser.
Uma coisa que retive desta experiência foi a sensibilidade que este tipo de sinal tem. Cada componente no circuito, por muito bom que seja provoca sempre atenuação considerável do sinal, coisa que no analógico não é tão notório.
Assisto a um fenómeno curioso: há tv´s com menos sinal , mas a imagem não "quadricula" como anteriormente, ainda que indicasse melhor sinal que agora.
Mas olhe que quando liguei o amplificador à instalação os canais analógicos ganharam outra vida na rede, o que indica que as coisas não estariam tão mal quanto isso. Só os digitais é que "iam à vida"
Bom mas agora está tudo a funcionar como deve ser. Os derivadores ficaram junto ás tomadas, que felizmente são tapadas pelas tv's, por isso não houve stress com a cara metade por causa dos fios à mostra:8 .
Esse fenómeno é normal, no digital tem 2 fatores importantes, potencia de sinal e qualidade, potencia forte nem sempre tem qualidade, por isso esse fenómeno, tem agora menos sinal mas a qualidade melhorou. em muitos casos a qualidade é mais importante.
Sim a Fibra optica chega a porta do seu predio, eventualmente ate a sua porta. A partir dai tera que reformolar toda a cabelagem da casa. Os tecnicos das operadores deviam informa-lo disso, logo n altura da aquisicao do pacote ou contrato, mas como tudo na Nos e direcionado para a responsabilidade do cliente, pois o cliente e que tem que descobrir como funciona, o processo pode ser moroso e as vezes sem uma solucao logica e pratica. Veja so este aburdo. Voce vai a uma loja nos para tratar de uma assunto a pedido dos call centers da mesma. Quando la chega passam-no para os call centers para resolver sistematicamente os problemas. A gestao dos servicos devia ser seriamente revista.

Comentário