Header
Pergunta

SNR no exterior da nossa fração


Reputação 2

Exmos. Srs.,

Antes de mais, quero felicitar a NOS pelo excelente serviço que nos tem proporcionado longo dos mais de 15 anos em nossa casa. Continuo a achar, caso tivesse atualmente de ponderar um novo serviço de telecomunicações, que seria a NOS que escolheria. Não para me armar em esperto, mas partilho também que sou Eng. Eletrotécnico e por dentro da tecnologia de telecomunicações e que muitas vezes o que ouvem falar dos outros operadores são apenas publicidade enganosa.

Todos os serviços e operadores têm problemas e a NOS obviamente não está isento deles.

Há várias semanas tinha problemas com a minha box em termos da compatibilidade de sinal do protocolo DOCSIS. Tinha internet (o miúdo queixava-se de vez enquanto que o Fortnite ia abaixo mas eu pensava que era manha dele), a imagem da TV funcionava bem, mas não tinha qualquer serviço interativo da TVBox, nem restart, nem guia, nada…

Liguei para os serviços da NOS que funcionaram tão bem que no mesmo dia, ao final do dia, tinha um técnico em casa a tentar resolver o problema. Depois de me substituir a tomada de casa e feito uma ligação direta entre a entrada em casa e a ligação à sala (substituindo o repartidor que tinha para as outras divisões onde não tenho televisão), assumiu, após medições na coluna do prédio, que o problema já vinha de fora. Aparentemente o nível de sinal está de acordo com o esperado, mas a relação sinal ruído não está. Recebo mais ruído do que sinal (pelos vistos).

Passou-se uma semana e o problema mantém-se, já que o técnico não conseguiu resolver apesar de todas as suas diligências dentro de casa. Aparentemente vem de fora. Será que foi um amplifiador que estoirou?

Passa-se agora uma semana após a visita e tudo continua na mesma. Em casa uma instalação praticamente nova, mas não consigo usufruir de nenhum serviço interativo da BOX. Tenho uma televisão igual à que tinha à 30 anos, apenas com mais canais (nada de gravações, recomeçar, andar para trás, etc...).

É verdade que o técnico me informou que por vezes estas situações demoram 30 dias a ser resolvidas já que dão prioridade a quem efetivamente nem sequer televisão tem… Mas será assim? Terei eu de continuar a pagar mais de 70 € por mês por um serviço que não me dá oferece o que contratei?

Fica o testemunho e interrogação se efetivamente o processo está a ser tratado na distribuição (já que o problema não é dentro de casa e pelo que parece no prédio também não já que se trata de uma rede passiva num prédio de 5 pisos - lembrem-se no início que referi que posso estar a apresentar-me como inocente, mas sou Engenheiro Eletrotécnico que percebe “um bocadinho” de telecomunicações…

Para evitar já aquelas respostas típicas de “envie-nos o seu número de cliente ou outros dados” fica aqui o meu número de cliente para procurarem no sistema e confirmarem se efetivamente está em sistema a resolução do problema que aparentemente temos na nossa rua ou não.

O meu número de cliente é xxxxxxxxxx. Cliente há mais de 15 anos. Fiel até porque conheço a tecnologia e faço questão de continuar a acompanhar e apoiar… Ainda assim, sabem que mais dia menos dia, especialmente por causa das velocidades de Upload, vão ter de se render à FTTH…

Antes de começar a chatear-me (é verdade que muitas vezes nestes últimos 15 anos tive de “exaltar” um pouco mais que simples textos como deixo aqui) queria novamente tentar deixar aqui um testemunho que sirva de exemplo a outros clientes. Obviamente é verdade que a NOS não pode ser culpabilizada das avarias que ocorrem na rede (apesar de poder ser culpabilizada por não ter mecanismos de monotorização que os identifiquem) ou ser obrigada a realizar as reparações no mesmo dia (apesar que 1 semana já me pareça razoável quando a mensalidade continua igual). Assim, vou aguardar 4 dias (e para mim são 4 dias seguidos uma vez que pago fatura também de sábados e domingos) e fico a aguardar que no final de dia de 2ª feira possa chegar a casa, depois de um dia árduo de trabalho, e possa por o telejornal para trás ou simplesmente ver o que está a dar naquela momento na televisão.

Abraços beijinhos e continuo a reiterar: a NOS é atualmente a melhor operadora de mercado. Muitas vezes têm de fazer opções de prioridade de manutenção aos clientes, mas não se podem esquecer que pagamos todos pelo menos serviço. Obviamente percebo que se existir um cliente com um corte total de serviço deva ter prioridade, mas 1 semana para mim é suficiente para resolverem o meu problema (prioridade baixa). Trata-se de cerca de ¼ da mensalidade. Vão começar a fazer esse desconto caso não me disponibilizem os serviços que contratei?

Fico a aguardar. Reparação na minha rua. Possivelmente simplesmente falta de apertos ou substituição de amplificador.


3 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Leandro Corceiro,

Agradecemos o seu testemunho. A sua opinião é importante para nós. 

Lamentamos também a situação que descreve. Vamos ajudar a resolver.

Ocultámos dados privados da sua mensagem para proteção dos mesmos.

Pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente, através do perfil @Fórum  por favor, para que possamos acompanhar este tema.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Esta situação de interativos muito provavelmente não estará a ser resolvida no exterior. Terá que contactar novamente e provavelmente deverão marcar técnico outra vez.  ( assumo dado que é o habitual)

Não há compensação em situações de interativos.

Reputação 2

Terá que contactar novamente e provavelmente deverão marcar técnico outra vez.  ( assumo dado que é o habitual)

Bom dia caro Guimas.

Julgo não haverá nada mais a fazer em minha casa. A tomada foi substituída  por uma tomada com duas saídas F diretas (uma para o router e outra para box) e na entrada foi retirado o repartidor que tinha para as várias tomadas da casa e colocada uma ligação direta entre o cabo de entrada em casa e a tomada da sala (que é a única em uso).

Em termos técnicos, em casa, só se fosse substituir o cabo que está na tubagem dentro da parede, mas não há qualquer indício de mau funcionamento a esse nível.

Ainda assim, agradeço o seu testemunho e opinião. Obviamente se a situação se mantiver muitos mais dias, terei de contactar novamente o serviço de apoio ao cliente.

Comentário