Skip to main content
Header
JJOM
Petabyte
October 21, 2017

Sintonizador NOS para grelha digital sem precisar de box

Boas
Tenho um sintonizador da NOS, mas não consigo ver os canais em 4:3 (convencional).
A ligação é via SCART e apesar de no Guia de instalação rápida dizer que o formato pode ser configurado, não encontro essa opção, tendo sempre a imagem em 16:9 (ecrã panorâmico), sendo que a minha TV é bastante antiga.

23 Comentários

Oscar7
    Kilobyte
    October 23, 2017
    @JJOM pelo que li no manual tens de carregar no menu e ir a configurações. Lá dentro escolhe a opção video e audio.
    JJOM
    JJOMAutor
    Petabyte
    October 23, 2017
    Já tentei, mas não encontro qualquer tipo de opção 4:3 ou 16:9
    JJOM
    JJOMAutor
    Petabyte
    October 23, 2017
    Gostava também de ter o manual completo e não o resumido.
    juli89
    Megabyte
    October 23, 2017
    @JJOM então o que te aparece na opção "Resolução vídeo"?
    JJOM
    JJOMAutor
    Petabyte
    October 23, 2017
    A NOS já me contactou a informar que a observação no folheto (ver imagem) não existe (é uma espécie de mentira ou incorrecção, como queiram).
    Ou seja, a imagem é SEMPRE 16;9 e não se pode alterar.
    Ou seja, vou devolver.
    Aliás, a NOS deveria oferecer-me um mês de mensalidade, pelo incomodo e mentirinha ! Se fosse nos USA estavam arrumados!
    juli89
    Megabyte
    October 24, 2017
    @JJOM tens a opção de alterar a resolução na própria tv ou ela é antiga ao ponto de não dar? 😕
    JJOM
    JJOMAutor
    Petabyte
    October 24, 2017
    Bastante antigo😣
    Carolina V.
    Moderador
    October 26, 2017
    Olá, @JJOM.

Para conseguirmos perceber o que se passa, e para que possamos ajudá-lo, precisamos de algumas informações:
    • Qual a marca e o modelo da sua televisão?
    • Como aparece a imagem? Será possível enviar fotografia do ecrã da sua TV?
    • Todos os canais aparecem com este formato?
    • Pode confirmar se o SCART está bem ligado?

Agradecemos o alerta para esta situação! 🙂
    Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    JJOM
    JJOMAutor
    Petabyte
    October 26, 2017
    A NOS já me contactou a informar que a observação no folheto não corresponde à verdade
    Ou seja, a imagem é SEMPRE 16;9 e não se pode alterar.
    De qualquer forma vou tentar responder (neste momento não estou com a TV), assim que tenha as respostas envio
    Mas posso adiantar já que a TV é uma Philips com cinescópio (envio modelo mais tarde), já bastante antiga.
    A imagem aparece em 16:9 (envio foto mais tarde)
    Todos os canais aparecem em 16:9
    A TV tem duas SCARTs e já experimentei numa e noutra
    October 26, 2017
    @JJOM, convem testar tambem com outros cabos SCART.
    Nao sei se sera o caso mas existem cabos SCART que teem apenas as ligaçoes essenciais (sinais de Audio e Video) enquanto outros utilizam todos os 21 pinos das fichas incluindo o de controlo de "Status & Aspect Ratio" que penso ser o pino 8...
    0–2 V → off
    5–8 V → on/16:9
    9.5–12 V → on/4:3
    Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)